Representantes das montadoras de carros instaladas no Brasil se reuniram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última quinta-feira, para avaliar a manutenção da alíquota congelada do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos. O IPI deveria subir já a partir de segunda feira, mas o governo teme o impacto da elevação dos preços dos automóveis na inflação.

Imposto IPI Automóveis

Entre maio e dezembro de 2012, o governo reduziu as alíquotas do IPI dos veículos flex, até 1.000 cilindradas, de 7% para zero. A partir de 1º de janeiro, a alíquota dessa categoria subiu para 2% e deverá subir para 3,5% a partir de segunda-feira (1º), voltando aos 7% originais em 1º de julho.


Já para os veículos flex, de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI, de 11%, caiu para 5,5% até 31 de dezembro, subiu para 7% em 1º de janeiro e deverá ir para 9% na segunda-feira.

Para os veículos a gasolina, o IPI original saiu de 13% para 6,5% entre maio e dezembro do ano passado, foi para 8% em 1º de janeiro e a previsão é de que chegará a 10% a partir de segunda-feira. Já para os veículos utilitários, a alíquota de 8% ficou em 1% até dezembro, subiu para 2% em janeiro e deverá ir para 3% a partir de segunda feira.

As montadoras pedem a manutenção das alíquotas nos valores atuais em decorrência da fraca demanda por automóveis vista desde o começo de 2013. Um aumento de imposto, e consequente subida de preços poderia reduzir ainda mais as vendas.

Fonte: Estadão

26 Comentários

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  1. As montadoras estão sem desculpa pra aumentar ainda mais os preços, pois já aumentaram além do ipi parcial.

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  2. A Volks ta com estoque de gol cheio,olha a foto

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    1. concordo plenamente, pois elas não repassam o desconto de maneira integral para o consumidor final.. não é atoa q elas já estão chorando para o governo não prosseguir com o aumento gradativo do IPI..
      elas não irão assumir ests diferenças.. estão repassando nos preços estes aumentos e o consumidor não está bancando essa farra deles.. deu no q deu.. carros encalhados..

      e tende à aumentar.. TOMARA..

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  3. engraçado é q essas montadoras sanguesugas só querem que o governo reduza IPI e num sei o q mais.. Agora, a fatia monstruosa do bolo delas, elas nao querem nem saber d reduzir..

    espero q as coisas só piorem mais e mais com o passar dos meses.. que as quedas nas vendas se acentuem e no fim o desespero se instale para vc´s.. já faturaram por demais nas mãos dos otários brasileiros..

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  4. nesse ponto concordo com as montadoras de manter a redução do ipi acho até que deveria ser permanente já se paga imposto demais se não me engano 40% do valor de um carro novo e imposto igual aos combustiveis um absurdo sem tamanho

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  5. IPI reduzido serve para dar mais lucro as montadoras.

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    1. concordo plenamente, pois elas não repassam o desconto de maneira integral para o consumidor final.. não é atoa q elas já estão chorando para o governo não prosseguir com o aumento gradativo do IPI..

      elas não irão assumir ests diferenças.. estão repassando nos preços estes aumentos e o consumidor não está bancando essa farra deles.. deu no q deu.. carros encalhados..

      e tende à aumentar.. TOMARA..

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  6. Se tem imposto demais, reclamam. Se tem imposto de menos, reclamam...

    Brasileiro é uma desgraça. Nunca tá contente...

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    1. Verdade Man, é F*** e nem vo me alongar muito, se não sai altas revoltas aqui, rss.

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    2. Redução de impostos e preços é bom para todos!

      Acho que o governo poderia fazer um acordo sério com as montadoras.

      Efetivar a redução de 7% do IPI, desde que as montadoras também reduzam o mesmo percentual nos preços de tabela de todos os seus carros e financiem carros com 50% de entrada, dividindo os 50% restantes em 36 parcelas, sem juros, como ocorre no resto do mundo civilizado.

      Com essa redução de preços, carros como o HB20 1.6 Style, o Onix LTZ 1.4 e o 208 Allure custariam menos de R$40K e poderiam ser comprados com R$20K de entrada e mais 36 parcelas fixas de R$555,00.

      O governo abriria mão mão de uma pequena parte da altíssima carga tributária e as montadoras idem, em suas altíssimas margens de lucro.

      Teríamos um redução imediata de 14% nos preços de todos os carros, aumentando as vendas e a acelerando a renovação da frota, além de gerar mais empregos e atrair mais investimentos.

      Não resolveria, mas ajudaria bastante.

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    3. Lembrando que ainda existem os impostos estaduais: ICMS - incidência direta - (alguém viu algum governador abaixar a aliquota sobre a cadeia de produção automotiva?) IPVA - incidência indireta - porque por exemplo, no estado de SP a aliquota para carros é tão alta (4% gasolina e flex e 3% etanol)?

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    4. Na realidade o IPI é um imposto federal, só que o produto da arrecadação é dividido com estados e municípios. Sendo assim, quando o governo federal baixa o IPI, ele derruba o caixa dos estados e municípios. Então o governo federal faz caridade com chapéu alheio.
      A maior carga tributária em cima dos carros é a PIS/COFINS, que é de arrecadação inteiramente federal. Sendo assim, o governo federal que deveria reduzir o PIS/COFINS sobre os carros, para baixar ainda mais os preços.

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    5. O IPI é parcialmente divido (cerca de 22%) com os estados da federação, juntamente com uma parcela do IR. Não se trata de "caridade com chapéu alheio" desta forma. É obvio que com a renúncia do IPI, diminuirá tamb/COFINSém a parte dos estados, porém entendo que o ICMS, que permeia toda a cadeia, também poderia ter a aliquota revista, para diminuir o preço, em contrapartida à manutenção do PIS/COFINS, que possui aliquota em torno de 8%, que tem um carater mais social. O IPVA, de forma indireta, também deveria ser revisado, pois também afeta a contabilidade automotiva. Mas a grande questão continua sendo o dilema entre as "ameaças" das montadoras (demissão de empregados) com a renùncia fiscal por parte do governo, pois quem acompanha o mercado certamente verificou que imediatamente antes da redução do IPI os preços dos veiculos eram praticados com desconto, com a redução acabaram-se os descontos! Ou seja os repasses de desconto se perderam no meio, foram parar no caixa das montadoras, que interromperam os bonus, utilizados normalmente nas retrações do mercado.

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    6. O IPI é parcialmente divido (cerca de 22%) com os estados da federação, juntamente com uma parcela do IR. Não se trata de "caridade com chapéu alheio" desta forma.

      Não é só com Estados. É com os municípios também. Portanto, quando o governo reduz o IPI, ele reduz a arrecadação dos Estados e Municípios, e mantém a dele intacta, já que a maior parte vem da COFINS. Portanto, é sim, caridade com chapéu alheio.
      Os governos estaduais tem apenas o ICMS para dar conta de Educação, Saúde, cuidar de estradas, fazer obras e etc.
      E é esse que vc quer que baixe.
      Enquanto o governo federal tem IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, Imposto de Importação, IOF, IRRF.
      Ou seja, a maior parte dos preços dos carros é resultado de impostos federais ABUSIVOS.
      E vc vem aqui ainda fazer política defender o governo federal? No mínimo deve ser um desses petralhas pagos com o dinheiro público para defender os impostos que são arrancados da população e embutidos nos preços dos carros para pagar desocupados que ficam na Internet fazendo política, que parece ser o seu caso.


      É obvio que com a renúncia do IPI, diminuirá tamb/COFINSém a parte dos estados

      Errado. A renúncia de IPI impacta o caixa dos Estados e Municípios, que é quem tem a obrigação de manter escolas, estradas e hospitais. Já a renúncia do COFINS impactaria o caixa do Governo Federal, cujo maior despesa é pagar os salários de seus funcionários.
      Portanto, se o governo federal tivesse vergonha na cara, deveria reduzir o monte de impostos que incidem sobre os carros, como PIS/PASEP, COFINS, IRPJ, CSLL, IOF, Imposto de Importação, entre outros.


      em contrapartida à manutenção do PIS/COFINS, que possui aliquota em torno de 8%, que tem um carater mais social.

      Caráter social? Caráter social tem o ICMS que paga as escolas e os hospitais, as universidades estaduais, mantém as estradas, paga a polícia militar e civil dos estados.

      Já a COFINS serve para pagar salário de militante político que fica na Internet o dia inteiro fazendo propaganda de governo. Eu se fosse um desses petralhas virtuais, teria vergonha de dizer isso.

      Mas nós temos um exemplo bem aqui: um autêntico petralha vindo aqui defender que o governo federal com seus 80.000 aspones. Ou seja, nós estamos pagando, com os impostos embutidos nos preços dos nossos carros, o salário de gente como esse sujeito que vem infestar um blog de carro fazedno propaganda de governo. Tenha vergonha na cara, meu amigo.


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    7. Prezado Senhor

      Agradeço as suas informações a respeito do assunto. Os debates sempre são enriquecedores, com a observação e respeito dos diversos pontos de vista, propiciados por canais de alto nível como este blog. Não tenho a pretensão de dar uma conotação politica para os meus comentários, tampouco provocar a ira alheia ou atingir pessoalmente qualquer um que discorde das minhas opiniões. Se essa foi a impressão, peço desculpas aos participantes, o viés principal dos meus comentários tem a ver com a redução do preço final ao consumidor, com a revisão também dos tributos da esfera estadual, que também tem a sua parcela na composição dos preços dos automóveis.

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  7. SERÁ UMA CRISE AUTOMOTIVA?

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    1. ESTAMOS CAMINHANDO PARA TAL..

      ..MAS AÍ É SÓ AS MONTADORAS AMEAÇAREM DEMISSÕES E MASSA Q O GOVERNO ABRE AS PERNAS E VOLTA COM OS DESCONTOS NO IPI..

      AÍ ELAS ABOCANHAM UM BOCADO E REPASSAM UMA PARTE PARA OS RETARDAS FICAREM FELIZES PARA SEMPRE... HAHAHAHAHA

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    2. q q eu disseeeeeeeee????

      as fdp´s fizeram a pressão e molharam os bolsos dos políticos e já é fato.. IPI permanecerão nos patamares atuais até dez/2013..

      tomara q continue não vendendo.. aí elas vão ter q chorar denovo pro governo voltar aos patamares do ano de 2012..

      estava desenhado q isto iria acontecer..

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  8. Ainda bem que existe os Civic's e Corolla's Usados (:

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  9. se as montadoras estao com carros encalhados ,como explicar a demora na hora da entrega,fiz pedido de um onix 60 dias atras e ainda nao me entregaram ,estao me pedindo mais 60 dias ,que absurdo !!!!

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    1. conhece uma palavra chamada incopetência?
      esperar 120 dias por um carro com motor de 10 anos atrás.. complicado..

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  10. q q eu disseeeeeeeee????

    as fdp´s fizeram a pressão e molharam os bolsos dos políticos e já é fato.. IPI permanecerão nos patamares atuais até dez/2013..

    tomara q continue não vendendo.. aí elas vão ter q chorar denovo pro governo voltar aos patamares do ano de 2012..

    estava desenhado q isto iria acontecer..

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    1. O que vc queria? Que o imposto aumentasse?
      É interessante: quando o imposto está elevado o povo reclamada.
      E quando o governo resolve manter o imposto mais baixo, o povo reclama também...
      Fico sem entender..

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    2. não é questao de reclamar por causa do governo abaixar imposto.. na verdade, a reclamação é pq as montadoras só sabem fazer é isso mesmo.. chorar para o governo abaixar.. a parte delas, elas não fazem.. e não fazem mesmo.. quero ver como q vai ficar, na hora que o governo chegar e falar q não vai baixar mais em nada.. será q as montadoras vão assumir alguma redução? CLARO Q NÃO!!!!! Nem repassar os descontos integrais para os consumidores elas não passam..

      continuo torcendo para q a manutenção das alíquotas atuais não seja suficiente para aquecer as vendas.. quero que a coisa fique mais feia, pq sei q muita coisa pode melhorar em cima dos patamares e preços atuais...

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  11. Negócio é enrolar a troca de carro ao Maxxximo.......

    Afinal assim que se pega o carro, já começa o prejuízo, um popularzinho 1.0 dá prejú de R$400,00 por mês, qual R$150 é do que se deixa de ganhar se deixasse corrigindo e R$250 é depreciação.

    Isto sem falar que logo de cara tóma no tóba: R$1000 ipva + R$700 (placa,licenc,seg obrig e despacha) + 1500 de seguro. Total R$3200,00

    Tô maluco

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  12. a matéria e o assunto renderam.. baum taméim!!!!

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