O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira, 19, o resultado dos testes dos modelos Hyundai HB20 e Ford EcoSport, que completam a Fase 3 do crash-test de automóveis comercializados no Brasil e no Mercosul – ao total, foram dez veículos testados nesta fase. O hatch compacto sul-coreano conseguiu três estrelas para a proteção de adultos e apenas uma para crianças, apesar de dispor do sistema Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.


De acordo com o divulgado da instituição, o HB20 apresentou uma boa estabilidade estrutural, porém, pecou nos sistemas de retenção (que inclui os cintos de segurança, os apoios de cabeça e o suporte de cadeirinha), que não funcionaram conforme o esperado. Durante os testes, um dos sistemas de retenção infantil se rompeu devido às cargas, fazendo com que o “dummie” que representava uma criança de três anos de idade se chocasse contra o encosto do banco dianteiro.

Essa pontuação obtida pelo Hyundai HB20, inclusive, é menor que a do Palio de geração anterior, que nada mais é que o primeiro modelo da linha, lançado na década passada, que conseguiu duas estrelas para a proteção infantil. Pode-se dizer que o modelo asiático decepcionou nesse quesito, já que se esperavam pelo menos quatro estrelas (a exemplo do Toyota Etios) de um modelo lançado há poucos meses no mercado e com modernidade e nível de construção um pouco acima dos demais rivais nacionais.


Por outro lado, o Ford EcoSport recebeu elogios por parte da comissão do Latin NCAP. Com apenas dois airbags, dos seis disponíveis em suas versões mais caras, a nova geração do utilitário-esportivo da Ford recebeu quatro estrelas para a proteção de adultos. Para crianças, o modelo ganhou três estrelas. Assim como o HB20, o novo EcoSport dispõe de Isofix no banco traseiro.

Fase 4

Completando a Fase 3, totalizando 28 modelos testados desde a primeira fase, a Fase 4 do Latin NCAP passa a adotar testes mais rigorosos. Agora, os automóveis adotarão um novo protocolo e passarão por testes de impacto lateral – até então, os veículos eram submetidos a testes de colisão frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável, que atinge 40% da frente do carro. Os resultados da nova fase serão divulgados entre outubro e novembro.

56 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. acho que o MELHOR CARRO DO MUNDO VOLTOU PRA TERRA DA RAINHA. haha qual a explicaçao agora fã boys da hyundai?? a mesma coisa vai ser.com o hb20s... ah e cade o carros de plataforma antiga com o palio?? o modelo de 2010 com plataforma da decada de 90 conseguiu tirar a mesma nota que esse "atual" coreano..

    ResponderExcluir
  2. O engraçado é que 90% dos participantes deste Blog não conseguem absorver a informção sem tomar partido. Como eu sou a favor da concorrência e do consumidor eu quero é mais que as vendas da Hyndai esfrie, pois a montadora já começou a se igual ou talvez mais que as outras. A prova disso é o preço do HB20S. Já está na hora dela receber um corretivo. Espero que estja próximo com o New Fiesta restilizado e o novo 208 completaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem espero que a ford consiga manter o mesmo nivel de segurança do new fiesta mexicano, que por sinal eh pra mim ta sendo o melhor carro abaixo dos 50 mil reais... a ford tem tudo pra.crescer cada vez mais no brasil, vide o fusion.. o carro eh simplismente perfeito, ate traçao awd tem, e vem a hyundai com a sua politica de preços, de se achar melhor que as outras e coloca o elantra ( com frieo a tambor nas rodas traseiras) custando 90 mil reais..

      Excluir
    2. Cara, não gosta da hyundai? Existem muitas outras marcas de carro, divirta-se!

      Excluir
  3. O que me surpreende é a falta de interpretação de dados das pessoas. O que separou o HB20 das 4 estrelas (o qual se tivesse recebido não seria criticado) foi 1 ponto dos 16 pontos possíveis. Será que este 1 ponto a menos significa carro inseguro e o 1 ponto a mais me tornaria imortal em qualquer acidente?

    Se eu tivesse que comprar um carro pequeno, certamente não seria o etios, e, quase com certeza, seria o HB20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uai se para voce um carro pecar no sistema de retençao eh normal vai em frente, quem va morrer num acidente vai ser vc msm... o etios realmente eh, mas no que eles nao se preocuparam com o design ele colocaram na segurança estrutural da carroceria... certamente vc eh mais um dos brasileiros que compra carro pra se mostrar pro vizinho e n tem a minima preocupaçao com a verdadeira segurança do automovel...

      Excluir
    2. O problema do etios é ser feio demais... nem se ele fosse o carro mais seguro do mundo, mesmo assim eu também não compraria!
      O hb20, eu também não compro, mas é por ele ser pequeno demais!
      Nessa faixa de preço, de 30 a 40 mil, hoje, eu só compraria o Ônix.
      O New Fiesta, se manter a segurança do mexicano... será o melhor carro popular! Ele terá segurança e beleza!
      Carro feio não dá pra comprar!

      Excluir
    3. sim.. como falaram ali em cima a ford esta conseguindo ali beleza com segurança, como eh o caso do fusion, do focus e possivelmente do novo ka.. o problema da hyundai eh o marketing que eles e os fas boys fazem a respeito do carro, que na verdade eh um popular com outro qualquer..

      Excluir
    4. Pecou no sistema de retenção e ficou com 2,5 pontos a menos que o etios que é o próprio superman/carro de aço? Ih, será que o etios é tão seguro assim?

      Anônimo,
      vc mostre uma inteligência funcional e perceba que não são 2,5 pontos que salvam vidas, principalmente pela medição ter sido feita em laboratório sob condições particulares de colisão.

      Excluir
    5. como você disse pode ser que 2,5 pontos não tornem um carro mais ou menos seguro, mas hb20 nao fica somente 2,5 somente atras do etios. não sei se você observou mais foram 2,5 pontos em relação ao adulto e 2 estrelas em relaçao a criança.. você acha que um carro pecar no sistema de retençao e a montadora fazer econimias porcas em relaçao a segurança eh um carro digno de ser considerado o melhor, de que essas "bobeiras" nao sao capazes de custar uma vida??? e pra ficar bem claro, eu na minha opiniao o etios eh horriveç, eh patinho feio da toyota.

      Excluir
    6. Mas eu não estou dizendo que vc considera etios bonito nem que o HB20 vale pelo design. Também não estou dizendo que HB20 é melhor carro do mundo. Eu observei a segurança para crianças e considerei, claro, pífio o resultado. Mas algumas condições particulares de laboratório nem sempre são as situações reais que se vive.

      Excluir
    7. na boa cara, se as condiçoes de laboratorio n servem de nada como vc esta insistindo em dizer, pra que ele compram o carro e fazem o teste?? deve ser pra torrar dinheiro... o resultado do hb20 foi decepcionante principalmente para os fas boys da marca q ainda batem o martelo pra dizer que ele eh o melhor popular a venda no brasil... se ele fosse tao seguro como vc afirma por a hyundai resolveu economizar ao nao coloca abs na versao de entrada?? isso porque o teste eh realizado a 64km/h o q n eh a realidade que mtos.motoristas andam nas estradas brasileiras, se fosse considerar colisao lateral, capotamento o hb20 certamente tiraria um nota bem pior, pq alias eh um carros feito para o mercado brasileiro, ou seja, vale mto mais a pena pensar no design do que em qualquer outro requisito..

      Excluir
    8. Será que uma Saida de emergencia salvaria todas aquelas pessoas na Boate Kiss em Janeiro passado? COmo assim "um" ponto? Se existem pontos a serem observados, é porque devem ser observados. Simples como isso.

      Excluir
  4. os fan boy vao continuar comprando hb 20 pelo design,o etios alem de ser seguro é economico ,so falta o onix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haishhshahshshs ah o onix vao comprar por causa da central multimidia de fabrica...

      Excluir
    2. O etios não é tão seguro não... apenas DUAS estrelas para as crianças!

      Carro seguro foi...

      Melhores:
      New Fiesta... Adulto 4 e criança 4
      Honda City... Adulto 4 e criança 4

      Intermediários:
      Ford Ecosport... Adulto 4 e criança 3
      Ford Focus Hatch... Adulto 4 e criança 3
      GM Cruze Adulto... 4 e criança 3
      VW Polo... Adulto 4 e criança 3

      O Corolla que teve Adulto 4, teve somente UMA para criança (vergonha)

      Excluir
  5. Fala sério, a hyundai sabe que o consumidor brasileiro está se lixando pra segurança, tanto é que o abs só vem nas versões mais caras.
    Sabe que o consumidor compra carro pelo design, por isso fez um belo carro que, porventura, se sofrer uma colisão, vai matar os filhos de quem tá dirigindo.
    E eu não acredito no resultado do Etios, pois a carroça foi testada antes das vendas se iniciarem, com um veiculo cedido pela Toyota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade.. o grande problema do brasileiro eh a "fuligem" nos olhos que atrapalham a visao e, n so em relaçak as montadoras com seus carros e sim em relaçao a tudo... politica so criar um auxilio alguma coisa q o povo fica satisfeito, educaçao coloca cotas q a populaçao acha q a educaçao ta melhorando.. lastimavel a conduta dos habitantes do brasil

      Excluir
  6. etios 4 estrelas pra adulto e 2 pra criança,os outros carros sao mais caros,fan boy do hb 20 tão bravos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. hb20 3 estrelas pra adulto e 1 pra criança tem q ser fan boy pra comprar o carro

    ResponderExcluir
  8. nao testaram o elantra,o veloster e o i 30 , ate hj nao sei quantos cavalos realmente tem o melhor carro do mundo hyundai

    ResponderExcluir
  9. hyundai o melhor carro do mundo so tem propaganda como diz boris casoy isso e 1 vergonha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. tao com inveja do etios os fany boy do hb 20 nao to nem ai kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Carros seguros...

    Melhores:
    New Fiesta... Adulto 4 e criança 4
    Honda City... Adulto 4 e criança 4

    Intermediários:
    Ford Ecosport... Adulto 4 e criança 3
    Ford Focus Hatch... Adulto 4 e criança 3
    GM Cruze Adulto... 4 e criança 3
    VW Polo... Adulto 4 e criança 3

    Os piores com apenas 1 estrela:
    Jac J3 e COM airbags
    Chevrolet Celta sem airbags
    Chevrolet Classis sem airbags
    Fiat Palio (antigo) elx 1.4 sem airbags
    Fiat Uno Evo sem airbags
    Ford Ka sem airbags
    Renault Sandero sem airbags
    Peugeot 207 em airbags
    Volkswagen Trend 1.6 sem airbags

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... no Volkwagen Trend 1.6 sem airbags, é o Volkwagen GOL ;)

      Excluir
    2. o ford ka ainda conseguiu 3 estrelas p criança, melhor q o HB 20

      Excluir
  12. muitos carros nao foram testados

    ResponderExcluir
  13. latin ncap pra adulto:corsa , gol,celta,uno e ka 1 estrela, bora e meriva 3 estrelas,pra criança:meriva 1,fluence 2

    ResponderExcluir
  14. Foi uma vergonha o HB20 tirar apenas UMA estrela para crianças... assim como Corolla também levou apenas UMA estrela para crianças.

    Acho que eles tinham até que ser proibido de vender até consertarem isso, incluindo o Jac J3!

    Sendo que praticamente quase todos os populares montados no Brasil tiraram Adultos 3 e criança 2 estrelas com airbags

    Na verdade acho que o governo só poderia liberar a venda dos carros com no mínimo 3 estrelas para adulto e 3 estrelas para criança!

    ResponderExcluir
  15. GM,ford,fiat,renault ,hyundai e volks tem poucos carros testados

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. porra cara ce vai falar todos os carros q n foram testados msm?? n seria mais facil falar os que ja passaram pell teste n?? achk q a lista seria menor, ocuparia menos espaço na pagina...

      Excluir
  17. carros da kia nao foram nenhum testados

    ResponderExcluir
  18. citroen nao teve nenhum carro testado

    ResponderExcluir
  19. cobalt,hb20 sedã e prisma nao foram testados,nem 10 por cento dos carros foram testados,ja pensou testar picapes,motos e caminhoes?
    tem que testar tb carros importados principalmente chines,por q nao testa tb carros de luxo bmw,audi e mercedes?etc............

    ResponderExcluir
  20. acho que vai ter que fazer recall ate em aviao americano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. O gerenciador do Blog deveria excluir a opção de perfil Anônimo. Com certeza haveria uma redução significativa das atrocidades que ocorrem aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta encomodado mano??? cai fora, ninguem ta pedindo pra tu ler nada aqui n.. VAZA....

      Excluir
    2. Até parece que o fato de você colocar seu nome faz alguma diferença pra alguém.
      Pra mim você é tão anônimo quanto qualquer um.

      Excluir
  22. o onico carro da ford que ainda não foi e nem vai ser testado é o fiesta rocam, porque vai sair de linha,quando eles pedem um fiesta aford manda o new fiesta, o novo ford KA chega em novembro, ele será feito na mesma plataforma do new fiesta, e sera fabricado em camaçari bahia no lugar do fiesta rocam, com as mesmas medidas do fiesta rocam, agora o KA virou gente grande cresceu de tamanho e sera de 4 portas com motores 1.0 de 90cv e 1.5 do new fiesta, tambem terá a inedita versão sedan 1.0 e 1.5 aguardem a ford vai trazer muita coisa boa para os brasileiros, carros mordenos e tecnologicos, e se não fosse esse tal de flex seria 1.0 com 125cv e 20de torque o mesmo do new fiesta europeu e consumo de 20km por litro na gasolina.

    ResponderExcluir
  23. ENTRE AS 4 QUATRO GRANDES A FORD É A QUE TEM OS CARROS MAIS SEGUROS E MODERNOS, FORD NEW FIESTA, ECOSPORT, FORD FOCUS, FORD FUSION, FORD EDGE, E NOVA RANGER A MELHOR PICK-UP DA CATEGORIA, E TEM GENTE QUE ABRE A BOCA E DIZ QUE CARROS DA FORD NÃO PRESTA, É POR ISSO QUE A FIAT É LIDER DE VENDAS NO DIA QUE OS BRASILEIROS ESTUDAREM MAIS E SE INFORMAREM MAIS AI AS COISAS MUDAM.

    ResponderExcluir
  24. O mundo não passa de uma grande ilusão, você espera ISTO mais na realidade é isto.

    ResponderExcluir
  25. É a Hyundai fazendo carro do Brasil para o brasileiro, conforme o comercial.

    Confirmação definitiva de que é mais do mesmo. Elevou um pouco o nível do mercado, mas ainda estamos à espera de uma verdadeira revolução.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem