Ter-se transformado no quarto maior mercado de veículos do mundo significa, afinal, que a defasagem generalizada de modelos lançados no País começa a desaparecer. Exemplo evidente, o todo novo Peugeot 208 chega às ruas agora em abril, apenas 11 meses depois do mercado europeu.

Novo Peugeot 208 Griffe Automático

Posicionado no padrão mais alto de equipamentos, o hatch compacto da marca francesa parte de R$ 39.990 (Active, motor 1,5/93 cv) e vai a R$ 54.690 (Griffe, motor 1.6/122 cv, automático). Seu preço de entrada, curiosamente, é igual ao do Citroën C3, marca do mesmo grupo, só que oferece mais. 

Novo Peugeot 208 Griffe Automático

No ano passado, ao contrário do resto do mundo, Citroën superou em quase 10% as vendas da “matriz” Peugeot, sem novidades em tempo recente. A decisão estratégica do grupo, agora, é evitar essa situação em todos os mercados. Meta é vender de 2.500 a 3.000 unidades do 208 por mês, factível por sua diferenciação.

Novo Peugeot 208 Griffe Automático

Estilo arrojado, vincos marcantes e luzes diurnas de LED (Griffe) destacam o modelo entre tantos. Com a maior distância entre eixos dos hatches compactos (2,54 m), coloca-se muito bem em termos de espaço interno, mas o porta-malas de 285 litros se alinha à média dos concorrentes. 

Novo Peugeot 208 Griffe Automático - interior

Destaque para o maior teto fixo panorâmico de vidro (0,66 m²), disponível de série a partir da versão intermediária Allure, embora o para-brisa estendido do C3 provoque melhor sensação. Em ambos, aliás, estão ausentes as úteis alças de teto.

Novo Peugeot 208 Griffe Automático - paddle shifters

Direção de assistência elétrica com regulagem da coluna em distância/altura (de série), ar-condicionado de duas zonas de resfriamento (inédito em compactos nacionais) e apliques cromado e preto piano nas versões mais caras colocam o carro como referência do segmento, embora plásticos menos rígidos fossem desejáveis. 

Novo Peugeot 208 Griffe Automático - sistema multimídia

Tela de toque multimídia de 7 polegadas inclui GPS (mapas da América Latina), diversos recursos e operação intuitiva.

Novo Peugeot 208 Griffe Automático - interior

Um dos pontos altos do carro é a posição de guiar, diferente dos outros. Volante tem diâmetro horizontal de 35 cm (cerca de 10% menos que o convencional) e vertical de 33 cm. Permite, assim, visão do quadro de instrumentos por cima do volante, de forma natural e desvio mínimo do olhar. 

Novo Peugeot 208 Griffe Automático - interior

Se todos adotassem esse arranjo, não seria má ideia, pois a tendência de uso generalizada de direção assistida dispensa volante de maior diâmetro. Regulagem do banco em altura (de série) é fácil e de modo correto, ao contrário de concorrentes como Onix e HB20.

Novo Peugeot 208 Griffe Automático - interior

Ideal no dia a dia é o motor mais potente, porém o de 1,5 l também mostra seu valor. Acerto de suspensões muito bom, como a grande maioria dos carros aqui afinados, apesar da altura livre do solo 1 cm acima do versão europeia. Câmbio manual poderia ter cursos de engates mais curtos, enquanto o automático de quatro marchas é caro (R$ 4.000) para o que oferece em termos de suavidade.

Novo Peugeot 208 Griffe Automático - painel de instrumentos

Estratégia da Peugeot, a exemplo de outros, é reposicionar os atuais 207 sedã e hatch em torno do R$ 30 mil. Quando o motor de 3 cilindros/1 litro estiver disponível, em menos de um ano, o 208 terá versão mais acessível para brigar por volume. E o SUV compacto 2008 complementará a linha no início do segundo semestre de 2014 para a árdua luta pela quinta colocação no mercado com Hyundai, Renault, Honda e Toyota.

Novo Peugeot 208 Griffe Automático - ar-condicionado dual-zone



RODA VIVA

FORD prevê ao menos dobrar vendas, a partir de 20 de abril, do novo Fiesta hatch graças ao início da produção em São Bernardo do Campo (SP). Antes importado do México, só tinha versões de topo. É primeiro carro de classe mundial produzido no município que foi berço da indústria automobilística e perdeu investimentos ao longo do tempo por problemas sindicais.

SINCRONIZAR saída de cena do Gol G4 e entrada do inteiramente novo subcompacto Up!, entre o final deste ano e o começo do próximo, toma as atenções da VW que completa 60 anos no Brasil. Posicionamento de preço é segredo bem guardado. Tanto pode posicioná-lo abaixo como acima do atual Gol G5, numa gaveta estratégica que pode incluir realocação do Fox.

COMEÇA a se consolidar a solução híbrida para carros médios e principalmente grandes em vários dos principais mercados mundiais do Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul o preço continua um grande empecilho. Primeiro híbrido com motor turbo, VW Jetta acaba de ser lançado com objetivo de fazer frente às boas vendas do Prius, em especial nos EUA.

RÁPIDA avaliação do Jetta híbrido, nos arredores de Genebra (Suíça), impressionou. Apesar de a bateria acrescentar 104 kg ao peso total, quando o motor elétrico entra em ação em paralelo ao de combustão (5-cilindros/2,5 litros) a sensação de colar as costas no banco é quase a de um esportivo. Pormenor: ponteira de escapamento foi escondida para lembrar um elétrico puro.

NOVA regulamentação que estimula produções brasileiras na TV por assinatura abre oportunidades a programas dedicados ao automóvel. No próximo dia 8, canal +Globosat, estreia Oficina Motor em horário nobre, 21 horas. Com 52 min. (uma hora, no ar) é responsabilidade da produtora carioca Midmix.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

8 Comentários

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  1. Mudei de ideia , Em vez do Hb20 vou querer o 208 lol

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  2. o presente de 60 anos da vw e a perda da liderança do mercado por pura incompetência do gol 1.0 16v 1997 pra ca foi so porcaria g3 g4 o problemático g5 .

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  3. Parabéns para Peugeot, o novo 208 tem um visual muito bonito e também um interior confortável com um painel que é um show.Vem com boa tecnoligia embarcada e mostra o que o BRASILEIRO quer, CARRO BONITO.

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  4. Vou no Etios muito mais carro com 38k (motor 1.3 90cv que ja dá mais potencia que esse 208 1.5 ). Não compro carro pela beleza, vou de Etios.

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    1. vai economizando então pra sair do seu golzinho 1.0...

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  5. Cabe salientar que esse veiculo eh classificado como de uma " categoria superior" ao do etios, vale a pena fazer um test drive pra tirar conclusoes, as vezes a primeira impressao pode enganar, assim como me enganei perante a vasta propaganda do hb 20. Que por sinal (me desculpem os fas) nao chegam ao nivel de carros do tipo (new fiesta, punto, sonic, etc) por ser de fato concorrente direo dos veiculos mais simples (fiesta rocam, palio, onix, etc), nota se a diferenca evidente... tambem cheguei a conclusao de que so beleza nao eh tudo.

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  6. Cabe salientar que esse veiculo eh classificado como de uma " categoria superior" ao do etios, vale a pena fazer um test drive pra tirar conclusoes, as vezes a primeira impressao pode enganar, assim como me enganei perante a vasta propaganda do hb 20. Que por sinal (me desculpem os fas) nao chegam ao nivel de carros do tipo (new fiesta, punto, sonic, etc) por ser de fato concorrente direo dos veiculos mais simples (fiesta rocam, palio, onix, etc), nota se a diferenca evidente... tambem cheguei a conclusao de que so beleza nao eh tudo.

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  7. o conjunto é bom apesar de não gosta muito do painel a Peugeot fez um bom carro pelo visto agora e aguarda os primeiros rodarem por ai para ver no que vai dá

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