A Renault do Brasil apresentará no Salão do Automóvel de São Paulo dois modelos elétricos: o Twizy e o Fluence ZE (Zero Emission).

Renault Twizy

O Twizy é um compacto de dois lugares com apenas 473 kg, 2,34 m de comprimento e 1,23 m de largura, sendo mais de duas vezes mais leve que um carro, destinando-se ao uso urbano.
Renault Twizy

O carrinho pode ser recarregado em qualquer tomada 220 V. Em 3h30, a bateria é completamente recarregada, permitindo uma autonomia de 100 quilômetros.

Renault Twizy

Os passageiros andam no Twizy de maneira semelhante a de uma motocicleta, porém, com mais conforto e segurança. O volante é idêntico ao de um carro, e o câmbio é automático com opção apenas para frente e para trás. O painel digital traz velocímetro e informação sobre a carga da bateria, com autonomia e hora.

Renault Twizy

O motor elétrico empurra o veículo a até 80 km/h. São 13 kw de potência, o equivalente a 17,6 cavalos. Com tração traseira, o Renault tem pneus de 13 polegadas (Continental EcoContact), ligeiramente mais estreitos na dianteira e calibrados com elevada pressão a fim de minimizar o atrito com o solo. A direção é facilitada ainda pelos dois amplos retrovisores que permitem uma visão completa do que está atrás do veículo.

Fluence Z.E.

Com 4,75 m de comprimento, a versão elétrica do Fluence é 13 cm mais longa que seu “irmão” com motor a combustão interna, para permitir a instalação das baterias atrás dos bancos traseiros. A lateral da carroceria também foi redesenhada para manter o equilíbrio geral da versão original.

Renault Fluence ZE

Completando este perfil, o Renault Fluence Z.E. distingue-se pelas duas portinholas de recarga localizadas nos para-lamas dianteiros. Além disso, a parte inferior do para-choque traseiro é dotada de um difusor preto para melhorar a resistência aerodinâmica.

Renault Fluence ZE

Na mesma linha, as rodas com design específico foram desenhadas para reduzir as turbulências aerodinâmicas. Sete cores de carroceria são oferecidas, entre elas, o Azul Energia (mostrada nestas imagens).

Renault Fluence ZE

O motor elétrico, com rotor bobinado, atinge potência máxima de 70 kW (equivalente a 95 cv), alcançada a 3.000 rpm; o torque máximo atinge 23,1 kgfm e é obtido instantaneamente, o que proporciona ao motorista uma sensação inédita e surpreendente. Não é preciso trocar as marchas.

Renault Fluence ZE - painel

A alimentação do motor é bateria com a tecnologia íon-lítio, que contém 48 módulos de potência, tendo cada um deles 4 células elementares. Dentro destas células acontecem reações eletroquímicas que permitem produzir corrente ou armazenar energia. Cada módulo tem o tamanho de um notebook.

Fotos: Divulgação Renault

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem