Nos Estados Unidos -  na Universidade Carnegie Mellon em Pittsburg -  pequisadores desenvolveram um novo farol inteligente  cuja propriedade principal é ocultar as ofuscantes gotas de chuva de uma tempestade que cegam o motorista. Os novos farois inteligentes melhoram em até 90% a visão do motorista a  4 metros de distancia e seu funcionamento é incrivelmente simples. Uma vez que é não é a água que bloqueia a visão mas o reflexo da luz, os grupos óticos dos farois inteligentes iluminam todo o horizonte menos as particulas de água em questão.


Utilizando um projetor DLP Viewsonic, um PC com processador quad core i7 e um micro Flea3 GigE Point Grey, o protótipo prevê a trajetória das gotas de água, com a ajuda de um divisor de feixe que mantém a iluminação .O resultado é um aumento significativo da visibilidade na estrada. É como que se num passe de mágica a chuva desaparecesse. Muito interesante.




Há ainda muito por fazer até que tal tecnologia seja empregada em "carros reais"fabricados em série e a BMW já pensa lançar automóveis com farois de laser até 2015 portanto nada impede a integração de sistemas similares nos carros de amanhã.




Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem