Os incentivos tributários para a compra de carros 0KM, apesar de em muitos casos não terem chegado ao consumidor, provocará redução dos preços nos automóveis seminovos - modelos com até 2 anos de uso. A expectativa é que os valores caiam em média 25% nos próximos dias.


Assim, quem pretende comprar carro usado deve esperar, pois os preços vão cair. Por outro lado, se você tem um carro semi-novo e pretende vendê-lo, o ideal é fazê-lo o mais rápido possível. Essa redução de preços de usados deve-se ao fato de que as vendas desse tipo de carro tende a despencar, com os incentivos às vendas de 0KM.

Outro problema enfrentado pelo mercado de carros usados é sobre os financiamentos. Os bancos estão mais restritivos, e o pacote de incentivo do governo atingiu apenas o financiamento de automóveis novos. Assim, soma-se à desvantagem em termos de taxas de juros com a maior dificuldade de financiamento e tem-se um cenário não muito animador para o setor.

O estoque atual de carros usados no Brasil é 1,5 milhão de unidades. A redução da demanda e o aumento da oferta (oriunda de quem quer trocar por um carro novo) tende a provocar redução de preços de 25% nos automóveis suados, como já pode ser observado em algumas lojas multimarcas - que estão reduzindo os preços para desovar estoques.

A avaliação de proprietários de concessionárias e multimarcas é a de que o setor, que já estava parado, terá que reduzir os preços ainda mais, pois não terá outra alternativa para concorrer com o carro zero.

Com informações: JT

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. quem sai ganhando 2x sao as montadoras/concessionarias, o consumidor que continua sendo trouxa, pq o seu usado fica bem mais desvalorizado do que a vantagem propiciada pelo beneficio concedido pelo governo e os descontos oferecidos pelas concessionarias.. ate os lojistas de usados sairam perdendo... ta na hora de dar um basta de vez por todas no lucro brasil, dah pra diminuir ainda uns 10% dos valores praticados TRANQUILAMENTE.... basta segurar um pouco a troca/compra de carro ate o fim do ano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto puder segurar a compra, melhor, pois os preços vão continuar a cair.

      Excluir
  2. O IPI reduz, os preços dos usados despencam 25% mas na prática continua tudo caro e eu sem coragem de dar meu suado dinheiro nessas peças plásticas obsoletas que chamamos de carro aqui no país.

    ResponderExcluir
  3. O IPI foi reduzido porem a diferença do seu usado para um okm aumento.....o brasileiro acha que esta levando vantagem, mas na verdade esta mais caro (diferença na troca)
    Vejam no youtube "canal do otario" o lucro das montadoras....NÃO COMPRE CARRO, 2 meses e as montadoras berram

    ResponderExcluir
  4. com certeza no inicio de 2013 vai ter muito carro semi novo a preço de banana, o mercado é auto regulador, tem muita gente fazendo loucura

    ResponderExcluir
  5. É fato que o mercado de carros usados no final de ano despenca, isso se dá pelo fato de ninguém querer pagar os impostos referentes a IPVA, Seguro Obrigatório e DPVAT, sendo assim os preços dos carros tendem a cair.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem