A novidade é boa e vem da Europa: pneus que se adaptam ao estado das estradas  e ao clima Aqui no Brasil temos pneus polivalentes usados continuamente em qualquer circunstância .No norte da  Europa, devido ao clima, há pneus para neve também,  de modo que a cada estação eles trocam de pneus-o que não é nada prático.


No nosso caso são as estradas mal cuidadas e esburacadas que acabam com nossos pneus polivalentes  por vezes dando-nos grandes sustos .


Tanto para os invernos rigorosos quanto para estradas irregulares está sendo concluída um projeto da Universidade de Ciências Aplicadas de Leipzig , na Alemanha, que parece ter encontrado a solução com "pneus inteligentes"que se adaptam ao estado da estrada e ao clima.


 Esses pneus oferecem características de agarre excelentes tanto no inverno quanto no verão e são fruto de alta tecnologia.
Nos perguntamos até que ponto é viável ou real este projeto. Pois bem: o projeto foi guardado a sete chaves por uns bons anos até ser revelado na Feira Industrial de Hannover.Consiste em  sensores  flexíveis que captariam o estado da estrada ;essa informação seria transmitida para as rodas e  pneus  que  fabricados com uma liga inteligente seriam capazes de modificar o padrão e profundidade do piso por impulsos elétricos  e fariam os ajustes automaticamente.Parece coisa de ficção.
Com certeza ainda levará um tempo para vermos os primeiros protótipos mas realmente esta boa nova nos deixa muito esperançosos.
Uma última nota: a invenção já foi devidamente patenteada.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem