A variação de divisas causa estranhos efeitos em  certos mercados. Um bom exemplo disso é a fortaleza do Franco Suiço, cuja relação de câmbio com o Euro está fazendo com que os cidadãos suiços aumentem consideravelmente seu poder aquisitivo apenas cruzando a fronteira com a Alemanha.


Tão vantajosa é a situação que muitos consumidores decidiram comprar carros fora da Suiça e importá-los para seu país, economizando significativas quantidades de dinheiro. Um exemplo prático dessa economia é o seguinte: um cidadão suiço que intenta comprar uma BMW série 7, se comprá-lo na Alemanha o mesmo carro custará 10 mil Euros mais barato. 

Ora 10 mil Euros é muito dinheiro em qualquer lugar do mundo; no Brasil é o equivalente a R$ 25 mil e pode-se comprar um carro popular.

Quem não gostou nadinha dessa manobra foi a BMW Suiça que tentou impor medidas de bloqueio à importação de carros novos de sua marca. Mas as leis na União Européia permitem essa manobra e o processo - iniciado em 2010 - que terminou este mês deu ganho de causa aos cidadãos suiços e a BMW Suiça foi multada em nada mais nada menos que 130,5 milhões de Euros - R$ 325 milhoes!

A BMW não aceitou a decisão do tribunal suíço argumentando que "suas atividades estão dentro da lei suiça"e vai apelar para um tribunal superior. Como acabará esta história?Depois contaremos....

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem