Agora é lei.O Contran - Conselho Nacional de Trânsito- decretou que todos os carros e utilitários vendidos no Brasil daqui a dois anos( 2014) terão obrigatoriamente de ter airbags e freios ABS, medidas essas que não só ampliarão a segurança de motoristas e passageiros mas também elevarão o padrão tecnológico dos carros nacionais, sempre mais defasados que os estrangeiros.

Na verdade, mesmo pagando 56% de imposto ao carro importado ainda assim compensa comprá-lo devido aos equipamentos e acabamentos.


No caso dos freios ABS não é tão complicado porque o sistema pode ser instalado sem grandes problemas e a lei exige que em 2012, 30% dos veículos com peso igual a 3.5 toneladas tenham esse sistema instalado.Em 2013 serão 60% e em 2014, 100%.



Evidentemente vai ser ótimo pois teremos uma renovação da nossa frota nacional.Mas teremos que pagar os ônus desse tratamento de choque: muitos carros sairão de linha simplesmente porque não foram projetados para ter airbags e Freios ABS como é o caso do Fiat Uno Mille e da Kombi da Volkswagen- clássicos do mercado brasileiro.
Segundo a legislação do Contran, neste ano ( 2012) 30% da frota entregue às Concessionárias deverão ter airbags e no ano que vem, 100% para os novos carros lançados e 60% para os já em produção. Em 2014 todos os modelos novos sairão com airbags.
Para as empresas haverá um trabalho duro de adaptar tais tecnologias (que custam caro) sem que isso represente um aumento no custo dos carros nacionais que já são os mais caros do mundo devido à tributação.E isso significa altas negociações com fornecedores que deverão também manter a qualidade dos produtos.
Nota-se que o consumidor está muito bem informado hoje dos avanços tecnológicos e muito mais consciente da noção de segurança ao dirigir e por isso mesmo ele está mais exigente.
A próxima obrigatoriedade será com relação aos cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros.










3 Comentários

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  1. Eu compro um carro zero só ou 2014 ou vocês acham que não compensa esperar? Abraços!

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  2. Então vale a pena eu comprar um carro zero em 2013?

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  3. Acho que os modelos 2014 terão que já virem equipados com air-bag e abs, caso não, não poderão sair como ano 2013 e modelo 2014 já que a carros ano e modelo 2014 terão que ter estes equipamentos.

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