O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo alerta para um e-mail que voltou a circular na internet neste início de ano com informações incorretas sobre os procedimentos que envolvem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Parque do Ibirapuera - SP - próximo à antiga sede do Detran SP

De acordo com o texto do e-mail, quem estiver coma CNH vencida e não renovar o documento no prazo de 30 dias perderá o direito de dirigir, além de pagar multa. O órgão afirmou que a informação é mentira e lembrou não existir prazo para a renovação. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estipula multa ou outra penalidade para o condutor que não fizer o procedimento logo após o prazo de validade.

Segundo a lei, não podem conduzir veículos pessoas não habilitadas ou com o documento vencido há mais de 30 dias. Esse é o prazo que o motorista tem para utilizar a CNH vencida. O período é contado a partir da data do vencimento.

Quem infringir a norma receberá as penalidades previstas no artigo 162 do CTB: multa no valor de R$ 191,54, sete pontos no prontuário (pois a infração é gravíssima), recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

As informações completas para renovação da CNH, bem como os valores das taxas e documentos necessários, estão disponíveis no portal www.detran.sp.gov.br, clique em "Carteira de Habilitação" e, em seguida, em "Renovação da CNH".

Carga horária. Outra informação do e-mail que tem causado confusão é a de que mudou a carga horária dos cursos teóricos e práticos. A mudança ocorreu em 2008, por meio da resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desde então, as autoescolas ministram os cursos seguindo o que a legislação de trânsito determina: 45 horas para as aulas teóricas e 20 para as práticas.

Extintor de incêndio. A mensagem também afirma que o motorista será multado caso não retire o plástico que envolve o extintor de incêndio, o que não é verdade. O equipamento é um item de segurança obrigatório e deve ser instalado na parte dianteira do veículo, ao alcance do condutor.

O uso do extintor em veículos é normatizado pela resolução 157 do Contran, que não faz nenhuma menção à obrigatoriedade de retirar o plástico do extintor.

As exigências referem-se à condição do equipamento, que deve conter o selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), pressão adequada, estar dentro do prazo de validade, apresentar integridade do lacre e não possuir amassados ou ferrugem.


Fonte: Estadao

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Voltou a circular esta mentirada pelo WhatsApp... Pessoal não tem o que fazer mesmo...

    ResponderExcluir
  2. A minha esta vencida a um ano e meio e falarão q agora janeiro 2015 entrou nova lei e eu perdi sera q e vdd ou ainda posso renovar normal?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem