A crescente preocupação com o meio-ambiente passa também pela questão dos ruídos exagerados, a poluição sonora que se constitui em risco para a saúde dos cidadãos.

Poluição sonora - novas regras européias

A Comissão Europeia preocupada com esta questão quer instaurar uma nova regulamentação que contempla uma reduçao de 25% dos ruídos dos carros do futuro . Seria desnecessário dizer que os fabricantes  estão, particularmente, descontentes com a idéia?
As normas estão sendo gestadas em Bruxelas  e os carros de turismo , furgões e ônibus deverão ser os primeiros a reduzir o ruído gerado por seu funcionamento em dois decibéis após dois anos de aprovada  a nova regulamentação, mais dois decibéis após tres anos.

A despoluição sonora é considerada essencial para melhorar a qualidade de vida  e a saúde dos cidadãos europeus. Convém acrescentar que o decibel é uma unidade logarítmica ,portanto, uma pequena modificação numérica poderia ter um impacto significativo.

 Segundo a Associação de Fabricantes de Automóveis- ACEA- esta medida não seria  factível portanto eles lutarão para modificar o texto para 72 decibéis e aumentar o tempo para implementação, que, segundo eles,  levaria no minimo , 8 anos para conclusão desse processo.

Além disso, dizem eles, o ruído dos pneus no solo seria o grande problema da poluição sonora da cidades e não o motor. Seja como for, esta nova legislação levará pelo menos três anos até ser aprovada e implementada.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem