Os carros elétricos e a tecnologia híbrida não são mais nenhuma novidade. O Toyota Prius já vai para sua terceira geração, do mesmo modo que o Honda Insight, isso só para citar dois modelos.


Há apenas poucos dias de terminar o ano e certamente 2011 ficará marcado na história do automobilismo pelo grande número de propostas reais e tangíveis, tornando acessível à todos uma tecnologia que há apenas dois anos só víamos em carros conceituais.


Exemplificando: temos aí o Nissan Leaf, o primeiro carro elétrico produzido em massa, comercializado na Europa e o Chevrolet Volt, um carro que já é oferecido ao mercado norte-americano.

Os carros elétricos e híbridos tem ainda um longo caminho a ser percorrido mas caminhamos a passos largos para uma solução inteligente.

Os motores à combustão também se aperfeiçoaram. Exemplo da linha EfficientDynamics da BMW, a Ecomotive da Seat e o Econetic da Ford: carros normais com mecânicas normais e tecnologia acessível a todo mundo, com melhorias eletronicas ( tecnologia start/stop,sistemas de desativação de cilindros), aerodinâmicas(suspensão rebaixada para melhorar o coeficiente de penetração no ar, rodas aerodinâmicas) e de pneus, que acabam fazendo deles um exercício de eficiência.

Passemos ao melhor da indústria automotiva de 2011:

Volvo V60 Hibrido



Com motor diesel de 2.4 l e 215 CV e outro motor elétrico de 70CV , num total de 285 CV com autonomia de 1 200 km,sendo 50 km 100% elétrico.Será comercializado a partir de 2012.

O Nissan Leaf

Carro  100% elétrico promete autonomia de 120 a 170 km e já à venda por 36 mil euros ou R$ 90 mil.
 Bem caro, se considerarrmos sua pouca autonomia para viagens mais longas que o tornam o carro numero dois da família, portanto não seria uma alternativa ao carro convencional.

Fisker Karma




É o modelo já em versão definitiva de produção,   com 3000 pedidos na espera.Com motores de 202CV, tem autonomia para 80 km totalmente elétrico com reserva de bateria  atarvés de um motor à combustao de
quatro cilidros turbo-alimentado que se encarrega de recarregar as baterias até seu nivel ótimo.Isso lhe permite homologar  um consumo de 2,4 li/100km em ciclo combinado.

Renault Twizy



 Este pequeno carro de apenas dois lugares,abre caminho para um novo tipo de veículo eficiente, acessível e prático.Já em versão definitiva de produção, custará por volta de 6000 euros, ou 15 mil reais 

Como já mencionamos, os carros convencionais também avançaram em relaçao à saude do meio ambiente.Sao eles:

BMW 520d EfficientDynamics




Ford Focus ECOnetic



Mercedes-Benz SLK55 AMG

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