O tunning pode ser definido como o processo por meio do qual um proprietário incorpora características únicas a seu carro com o objetivo de torná-lo esteticamente diferenciado e, no caso de alterações mecânicas, com performance aperfeiçoada. 

Voyage Trend 2010 1.0 Flex - rebaixado

O VW Voyage é um carro bastante escolhido por quem gosta de dar um toque pessoal em seu automóvel, e este VW Voyage 2010 Trend é um exemplo.

Voyage Trend 2010 1.0 Flex - frente

O proprietário partiu de um Voyage 2011 Trend 1.0 Flex equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, e adicionou rodas de 17" e fez um pequeno rebaixamento na suspensão.

Voyage Trend 2010 1.0 Flex - lateral

Do ponto de vista de estilo o resultado ficou interessante. A carroceria com formas volumosas, associado ao perfil em cunha e à traseira alta do Voyage "pede" rodas maiores que as de 15" originais, e assim, as rodas de 17" harmonizam-se muito bem com o estilo geral do carro, entregando um aspecto mais esportivo.

Voyage Trend 2010 1.0 Flex - tunning

O rebaixamento da suspensão, porém, é um processo que exige cuidados tendo em vista que se está mexendo em um sistema complexo que pode alterar as características dinâmicas do carro. 

Voyage Trend 2010 1.0 Flex rodas 17 socado

No caso deste Voyage, as molas e amortecedores foram substituídos por modelos específicos para tunning, e o serviço foi executado por uma preparadora especializada de São Paulo.

Voyage Trend 2010 1.0 Flex - lateral

O resultado agrada bastante: o Voyage Trend 1.0 com rodas 17 e suspensão rebaixada transita normalmente pelas ruas praticamente como um modelo normal. O conforto interno dos passageiros não foi afetado com o carro mantendo-se confortável e firme.

Voyage Trend 2010 1.0 Flex - interior - bancos

O interior do Voyage Trend 1.0 permaneceu inalterado e, portanto, com a tradicional elevado nível de qualidade construtiva da Volkswagen, com revestimentos internos de excelente qualidade, com costuras muito bem executadas, e os componentes bem encaixados.

Voyage Trend 2010 1.0 Flex - painel

A posição de dirigir é muito boa, com todos os comandos ao alcance das mãos do motorista e um quadro de instrumentos com as informações necessárias. Dispondo de ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico, este Voyage entrega um nível de conforto adequado para seus ocupantes.

Voyage Trend 2010 1.0 Flex - frente

Como dissemos acima, este Voyage 2010 Trend não sofreu alterações no motor, permanecendo o competente VW 1.0 Total Flex VHT com cilindrada de 999 cm³, 76 cv (álcool) e 10,6 kgfm @ 3.850 rpm. O resultado disso em termos de consumo e desempenho é o seguinte:

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 Km/h em 12,9 s
Velocidade máxima: 169 km/h

Consumo de combustível

Ciclo urbano (cidade): 7,4 Km/l de álcool e 10,8 Km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 9,5 Km/l de álcool e 14,1 Km/l de gasolina.

Voyage Trend 2010 1.0 Flex - tabela de consumo - INMETRO

Preço

Um Voyage 2010 Trend completo como este é encontrado no mercado de usados da Grande São Paulo por preços ao redor dos R$ 27.500 (novembro / 2011).

Conclusão

O estilo volumoso da carroceria do Voyage 2010 Trend 1.0 parece ter sido criado para receber rodas maiores que as tradicionais 15 polegadas originais. O uso de rodas de 17 polegadas com uma suspensão rebaixada deixa o carro com um estilo ainda mais esportivo.

Ficha Técnica - Novo Voyage 2010 1.0 Modulo Trend

Características Técnicas - Novo Voyage 2010 1.0 Flex Modulo Trend
Motor
TipoQuatro cilindros em linha, 1.6 VHT Total Flex
PosiçãoDianteiro, transversal
Cilindrada (cm3)999
Válvulas8
Diâmetro/Curso (mm)67,1 x 70,6
Taxa de compressão12:1
Potência (cv/rpm)72 (G) / 76 (A) a 5.250
Torque (mkgf/rpm)9,7 (G) / 10,6 (A) a 2.500
CombustívelGasolina/Álcool
Transmissão
Câmbio manual de cinco marchas; tração dianteira
Suspensão
DianteiraIndependente, do tipo McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilizadora
TraseiraInterdependente, com braços longitudinais
Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)
Freios
DianteiroDiscos ventilados
TraseiroTambores
Rodas/Pneus
Liga leve 6J x 17" 
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m)4,23
Largura (m)1,65
Altura (m)1,46
Entre-eixos (m)2,46
Porta-Malas (l)480
Tanque de Combustível (l)55
Peso em ordem de marcha (kg)989
Desempenho
0 a 100 km/h (s)13,1 (G) / 12,9 (A)
Velocidade máxima (km/h)167 (G) / 169 (A)
Consumo
Cidade (km/l)7,5 (G) / 7,4 (A)
Estrada (km/l)14,1 (G) / 10,8 (A)


3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Essa mola que foi colocado no Voyage, é a Mola Esportiva então?

    ResponderExcluir
  2. boa tarde! tem como colocar o dvd multimidia no voyage novo? vinicius621@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Qual o modelo dessas Rodas Aro 17"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem