O tunning pode ser definido como o processo por meio do qual um proprietário incorpora características únicas a seu carro com o objetivo de torná-lo esteticamente diferenciado e, no caso de alterações mecânicas, com performance aperfeiçoada.
O VW Voyage é um carro bastante escolhido por quem gosta de dar um toque pessoal em seu automóvel, e este VW Voyage 2010 Trend é um exemplo.
O proprietário partiu de um Voyage 2011 Trend 1.0 Flex equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, e adicionou rodas de 17" e fez um pequeno rebaixamento na suspensão.
Do ponto de vista de estilo o resultado ficou interessante. A carroceria com formas volumosas, associado ao perfil em cunha e à traseira alta do Voyage "pede" rodas maiores que as de 15" originais, e assim, as rodas de 17" harmonizam-se muito bem com o estilo geral do carro, entregando um aspecto mais esportivo.
O rebaixamento da suspensão, porém, é um processo que exige cuidados tendo em vista que se está mexendo em um sistema complexo que pode alterar as características dinâmicas do carro.
No caso deste Voyage, as molas e amortecedores foram substituídos por modelos específicos para tunning, e o serviço foi executado por uma preparadora especializada de São Paulo.
O resultado agrada bastante: o Voyage Trend 1.0 com rodas 17 e suspensão rebaixada transita normalmente pelas ruas praticamente como um modelo normal. O conforto interno dos passageiros não foi afetado com o carro mantendo-se confortável e firme.
O interior do Voyage Trend 1.0 permaneceu inalterado e, portanto, com a tradicional elevado nível de qualidade construtiva da Volkswagen, com revestimentos internos de excelente qualidade, com costuras muito bem executadas, e os componentes bem encaixados.
A posição de dirigir é muito boa, com todos os comandos ao alcance das mãos do motorista e um quadro de instrumentos com as informações necessárias. Dispondo de ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico, este Voyage entrega um nível de conforto adequado para seus ocupantes.
Como dissemos acima, este Voyage 2010 Trend não sofreu alterações no motor, permanecendo o competente VW 1.0 Total Flex VHT com cilindrada de 999 cm³, 76 cv (álcool) e 10,6 kgfm @ 3.850 rpm. O resultado disso em termos de consumo e desempenho é o seguinte:
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 Km/h em 12,9 s
Velocidade máxima: 169 km/h
Consumo de combustível
Ciclo urbano (cidade): 7,4 Km/l de álcool e 10,8 Km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 9,5 Km/l de álcool e 14,1 Km/l de gasolina.
Preço
Um Voyage 2010 Trend completo como este é encontrado no mercado de usados da Grande São Paulo por preços ao redor dos R$ 27.500 (novembro / 2011).
Conclusão
O estilo volumoso da carroceria do Voyage 2010 Trend 1.0 parece ter sido criado para receber rodas maiores que as tradicionais 15 polegadas originais. O uso de rodas de 17 polegadas com uma suspensão rebaixada deixa o carro com um estilo ainda mais esportivo.
Ficha Técnica - Novo Voyage 2010 1.0 Modulo Trend
| Características Técnicas - Novo Voyage 2010 1.0 Flex Modulo Trend | ||
| Motor | ||
| Tipo | Quatro cilindros em linha, 1.6 VHT Total Flex | |
| Posição | Dianteiro, transversal | |
| Cilindrada (cm3) | 999 | |
| Válvulas | 8 | |
| Diâmetro/Curso (mm) | 67,1 x 70,6 | |
| Taxa de compressão | 12:1 | |
| Potência (cv/rpm) | 72 (G) / 76 (A) a 5.250 | |
| Torque (mkgf/rpm) | 9,7 (G) / 10,6 (A) a 2.500 | |
| Combustível | Gasolina/Álcool | |
| Transmissão | ||
| Câmbio manual de cinco marchas; tração dianteira | ||
| Suspensão | ||
| Dianteira | Independente, do tipo McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilizadora | |
| Traseira | Interdependente, com braços longitudinais | |
| Direção | ||
| Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional) | ||
| Freios | ||
| Dianteiro | Discos ventilados | |
| Traseiro | Tambores | |
| Rodas/Pneus | ||
| Liga leve 6J x 17" | ||
| Dimensões e Capacidades | ||
| Comprimento (m) | 4,23 | |
| Largura (m) | 1,65 | |
| Altura (m) | 1,46 | |
| Entre-eixos (m) | 2,46 | |
| Porta-Malas (l) | 480 | |
| Tanque de Combustível (l) | 55 | |
| Peso em ordem de marcha (kg) | 989 | |
| Desempenho | ||
| 0 a 100 km/h (s) | 13,1 (G) / 12,9 (A) | |
| Velocidade máxima (km/h) | 167 (G) / 169 (A) | |
| Consumo | ||
| Cidade (km/l) | 7,5 (G) / 7,4 (A) | |
| Estrada (km/l) | 14,1 (G) / 10,8 (A) | |