As familias jovens normalmente se deparam com um problema na hora de escolher seus carros: a necessidade de espaço para acomodar com conforto os filhos em geral vem em modelos que não apresentam nenhum traço de esportividade, o que acaba frustrando as expectativas de alguns pais. A Fiat Idea Sporting 2011 é uma resposta a esse desafio.


O novo integrante da minivan italiana parte do mesmo conceito da versão aventureira Adventure, porém com uma proposta mais urbana e direcionada à performance dinâmica no asfalto - ambiente preferencial dos consumidores desse tipo de carro.



Estilo

Visualmente, a versão Sporting traz uma idéia inovadora e linhas belas e agressivas, configurando-se no modelo mais agradável - do ponto de vista estético - da linha Idea 2011.


Esta versão Sporting é claramente é a mais bonita das versões da Idea 2011, com seu visual destacadamente esportivo, e que conta com faróis e lanternas com máscara negra, rodas exclusivas com pintura em preto e prata, além do teto-solar panorâmico (opcional, como nas demais versões).


Além disso, esta versão Sporting recebe minissaias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio, formando um conjunto que é bastante chamativo e harmonioso do ponto de vista estético.



Essa nova proposta estética e de comportamento também tem como foco atrair novos públicas para a mini-van, de forma a seduzir consumidores que estejam inclinados a adquirir o Honda Fit e o Kia Soul, carros estes que procuraram também se distanciar do conceito de carro familiar para uma proposta mais esportiva e jovem.


Além disso, a Fiat Idea Sporting 2011 pode se configurar em uma alternativa interessante também para os consumidores que estejam de olho no Volkswagen Fox e Chevrolet Agile, algo necessário para atingir os patamares de venda desejados pela FIAT para a linha Idea 2011: 2.000 unidades vendidas por mês, o seria o suficiente para dar a liderança do segmento de monovolumes para a marca italiana.

Acompanhando a reformulação estilística promovida no modelo 2011, a Fiat Idea Sporting 2011 vem com a nova frente dianteira - com um apelo mais agressivo, e lanternas traseiras formadas por LEDs, configurando-se no primeiro carro produzido no Brasil com esse tipo de iluminação traseira.


É claro que uma versão verdadeiramente esportiva precisa se diferenciar dos demais modelos também no comportamento dinâmico e, sobretudo, no motor. E a FIAT não deixou por menos e equipou essa versão com o novo motor E.TorQ 1.8 16V com 132 cavalos e 18,4 Kgfm de torque, um nível de potência respeitável para o tamanho e peso da Fiat Idea Sporting 2011.


Essa proposta da Fiat Idea Sporting 2011 já foi tentada pela Chevrolet há alguns anos atrás com o lançamento da Meriva SS, entretanto, o modelo da GM não tinha um diferencial de performance que justificasse a decoração esportiva, o que acabou por não seduzir os consumidores.

Comportamento dinâmico

O resultado final da Fiat Idea Sporting 2011 é um carro que é mais divertido de dirigir - em decorrência do ganho de performance em relação às demais versões, mas está longe de propiciar um comportamento verdadeiramente esportivo.


Essa característica decorre, em parte, da própria proposta do carro - minivan -, o que acaba produzindo um centro de gravidade elevado não adequado para maiores ousadias em curvas, mas também pelo motor E.TorQ 1.8 16V 132 cv que, apesar de potente, não entrega toda a potência necessária para se caracterizar como um esportivo.


Apesar disso, a Fiat Idea Sporting 2011 mostra respostas rápidas ao acelerador, porém, sem a brutalidade empolgante observada em carros como o Fiat Punto T-Jet. Em relação ao antigo motor 1.8 8V que equipava a Idea até 2010, o funcionamento ficou mais suave e a disponibilidade de torque e potência ocorre de forma mais progressiva.

O peso de 1.280Kg também é outro limitador que impede um desempenho verdadeiramente esportivo na Fiat Idea Sporting 2011. Entretanto, caso se mantenha a rotação do motor acima das 4.500RPM, ponto onde estão presentes o torque e a potência máxima, a performance apresenta uma melhora significativa, evidentemente, em sacrifício do consumo de combustível.

Ainda na comparação com a Idea 2011 1.9 8V, a nova Fiat Idea Sporting 2011 mostra um desempenho bastante superior. A suspensão mostra um ótimo compromisso entre firmeza e estabilidade, e, associada às belas rodas de aro 16" e aos pneus de perfil baixo, entrega ao motorista doses adicionais de diversão.

Segundo os dados da FIAT, a Fiat Idea 2011 Sporting acelera de 0 a 100Km/h em 10,2 segundos quando abastecida com álcool, e atinge uma velocidade máxima de 185 km/h.

O interior, como forração em couro de ótima qualidade, além do teto-solar panorâmico, e da decoração do painel, torna-se um ambiente sofisticado, luxuoso e espaçoso. O porta-malas tem capacidade para 380 litros, o que talvez esteja um pouco aquém das necessidades do público ao qual a Fiat Idea Sporting 2011 se dirige.


O volante apresenta-se com melhor empunhadura e com uma anatomia mais adequada a condução esportiva. O ponto negativo fica pela ausência de comandos centralizados de comando do sistema de som, computador de bordo.



Os bancos também são novos e mais anatômicos, segundo a fábrica. O que fica evidente é que são maiores que os presentes nos modelos 2010.

Mercado e Preço

A expectativa da FIAT é que a Fiat Idea 2011 Sporting responda por um volume de vendas de 10% do total de Idea 2011 vendidas. Já o modelo Attractive deve ficar com 20% do volume total, e, a campeã da turma será o modelo Essence, a qual, segundo os prognósticos, responderá por 40% das vendas do novo carro.

Equipamentos

Entre os equipamentos de série presentes nesta versão encontramos: ar-condicionado, computador de bordo de segunda geração, faróis de neblina, retrovisores elétricos, CD Player compatível com o formato MP3. Na questão de opcionais, pode-se optar por airbags frontais e freios ABS.



O preço da versão básica do Fiat Idea 2011 Sporting é de R$ 54.280, na versão com câmbio manual, e parte de R$ 56.390 para o modelo equipado com câmbio Dualogic. Se forem incluídos todos os opcionais, o preço chega a R$ 69.667.


Essa grande diferença de preço se explica pelos R$ 975 pedidos pela coz azul Trinidad, além dos R$14.400 necessários para incorporar no caso os seguintes equipamentos: revestimento de couro, sensores de chuva, retrovisor eletrocrômico, CD com MP3 e sistema Bluetooth e subwoofer, vidros elétricos traseiros, Teto-Solar Skydome, freios ABS e airbags frontais e laterais.

Conclusão

A Fiat Idea Sporting 2011 vem com as belas linhas de toda linha 2011 acompanhada de um novo motor 1.8 E.TorQ. Além disso, oferece uma nova proposta de esportividade e espaço, que pode agradar um segmento de famílias que precisam de espaço mas não querem abdicar de luxo e esportividade.

Tendo como alvo carros de outros segmentos, como compactos premium, entretanto, pode não se mostrar uma alterativa adequada em função dos preços um tanto quanto elevados, mesmo nas versões básicas, valores estes que são suficientes para adquirir versões completas do VW CrossFox, por exemplo.

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. como e que faz para abrir o teto solar trazeiro do idea sporting

    ResponderExcluir
  2. quero saber se esse modelo é um bom carro no geral incluíndo o consumo?

    ResponderExcluir
  3. Olá eu tenho um Idea 2011 Sporting vermelho e muito bom carro vale a pena faz uma média muito boa no consumo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem