O avanço da tecnologia de direção assistida já permite que os carros dispensem o motorista, como pode ser visto, por exemplo, no projeto Audi Pikes Peak - no qual um Audi TTS pilotado por computador sobe a famosa montanha americana (veja o vídeo a seguir).

Protótipo de carro dirigido por cegos

Sendo assim, não existem mais motivos técnicos que impeçam que as pessoas com deficiência visual possam dirigir seus próprios carros. No ano passado, o Laboratório de pesquisas robóticas do Estado Norte-Americano da Virgínia - RoMeLa, em uma parceria com a Associação Americana de Pessoas com Deficiência Visual - NFB - testou com sucesso um buggy equipado com interfaces a laser, onde várias pessoas cegas puderam dirigir com segurança.



Entretanto, os avanços nessa área não param e a NFB pretende demonstrar uma versão de carro off-road com a mesma tecnologia no próximo ano. Em janeiro de 2011, dois Ford Escape totalmente customizados oara a permitir que sejam dirigidos por pessoas cegas serão mostrados na pista de Daytona.

Esses carros serão equipados com interfaces não visuais, como luvas vibratórias e um volante que informa por meio de sinais auditivos quando é necessário virar. Além disso, há também um dispositivo que é vestido e informa, por meio de pequenos jatos de ar-comprimido, a situação da via e os obstáculos que estão em volta do carro.



O vídeo acima mostra a reportagem completa. Obs: ele está em inglês, mas é possível ativar a transcrição de áudio e a tradução simultânea para o Português - que, apesar de não ser perfeita, permite a compreensão do conteúdo.

Fonte: Engadget

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem