A Peugeot mostrou nesta quarta-feira (10/03/2010) as fotos de sua pick-up leve que tem a difícil tarefa de enfrentar a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro. Denominada de Peugeot Hoggar, ela apresenta a maior caçamba da categoria, com capacidade de até 1.151 litros e três versões de acabamento (as imagens são da versão Hoggar Escapade).

Peugeot Hoggar - Frente

As opções de motorização serão 1.4L e 1.6L flex. O nome Hoggar deriva de um carro conceitual da Peugeot na Europa, e é também o nome de uma formação rochosa que fica no deserto do Saara, denominado "Maciço de Hoggar".

Peugeot Hoggar

A necessidade de investir no segmento de pick-ups leves levou a filial brasileira a convencer a matriz francesa em desenvolver o modelo para o mercado brasileiro, o qual, sendo um mercado em forte expansão, facilitou a vida dos executivos brasileiros a obterem US$100 milhões de dólares para a tarefa.

Peugeot Hoggar Escapade Interior



Evidentemente a Peugeot Hoggar não é um carro destinado a cargas pesadas, mas destinado a um público jovem que usa o carro durante a semana, e durante o final de semana, para incursões em off-road leve ou mesmo para viajar à praia. O mercado é estimado em 534 mil unidades mensais.

Peugeot Hoogar Escapade - Traseira
Versões de acabamento

A Peugeot Hoggar será oferecida em três opções de acabamento, e dois tipos de motores.

Peugeot Hoggar X-Line

O modelo mais barato é a Peugeot Hoggar X-Line, que tem preço fixado em R$ 31.400, dispondo de um motor quatro cilindros flex 1.4L com potência de 82 cv.

A Peugeot Hoggar X-Line vem com rodas de 14" e fabricadas em aço, mas os para-choques são pintados na pintados na cor da carroçeria.

Peugeot Hoggar XR

Esta é a opção intermediária, cujos preços partem de R$35.350, dispondo, como itens de série: faróis com máscara negra, pneus de uso misto, faróis de neblina e direção hidráulic, além do mesmo motor 1.4L flex de 82cv.

Peugeot Hoggar Escapade

Esta é a versão mais sofisticada e potente, tendo em vista que vem equipada com um motor 1.6L de 113 cavalos, e o preço começa em R$43.500. As imagens que ilustram este artigo são da Peugeot Hoggar Escapade, e, como pode ser visto, ela conta uma série de diferenciais estéticos, como molduras nos para-lamas  dianteiras, rodas de 15", ar-condicionado, trio-elétrico e preparação para som.

Comportamento dinâmico

O projeto da Peugeot Hoggar partiu do princípio que a posição de dirigir deveria se mostrar confortável, e isso significava dispor de uma visibilidade dianteira aprimorada em relação às suas concorrentes: Chevrolet  Montana, Volkswagen Saveiro e Fiat Strada.

Peugeot Hoggar Escapade Traseira

A caçamba tem capacidade para transportar até 742Kg de carga e um volume de 1.151 litros - o que se configura como o maior volume entre as pick-ups leves, pois a segunda colocada nesse requisito dispõe de 800 litros.

Design moderno e exclusivo

A Peugeot Hoggar incorpora uma série de inovações estilísticas em relação ao Peugeot 207 do qual é derivada. Assim, a traseira tem um estilo robusto e quadrado, com barras instaladas no alto da cabine.

Peugeot Hoggar Frente
Peugeot Hoggar XR - Frente

No conjunto, a aspirante francesa consegue se posicionar e trazer força ao segmento, mesmo com uma ousada e inédita tática para a marca. Agora é esperar o próximo jogador que entrará nesta disputa: a picape do Chevrolet Agile. A briga é de gente grande.

Peugeot Hoggar XR Traseira
Peugeot Hoggar XR - Traseira

Interior

O interior da Peugeot Hoggar não deixa a desejar, com um painel moldado em plástico que não apresenta barulhos e que, associado ao bom isolamento acústico, deixa o ambiente interno agradável e confortável.

Peugeot Hoggar Interior Painel

Conclusão

A Peugeot Hoggar é uma pick-up média agradável mas que comete alguns pecados, como não oferecer o sistema de freios ABS (anti-travamento) nem como opcional. Outro equipamento de segurança como o Air-Bag também não é oferecido nas versões X-Line e XR, estando disponível apenas na versão topo de linha Escapade.

De qualquer forma, trata-se de um carro que chega com um estilo diferenciado em relação aos seus concorrentes, um acabamento de boa qualidade, ótima posição de dirigir e um motor 1.4L econômico, sendo disponível também o motor de 113cv 1.6 na versão mais cara.

Ficha Técnica- Peugeot Hoggar XR


úmero de cilindros4
Número de válvulas8
Cilindrada1.360
Potência máxima cv (DIN) / rpmÁlcool: 82 / 5250 - Gasolina: 80 / 5250
Torque máximo mkgf (DIN) / rpmÁlcool: 12,85 / 3.250 - Gasolina: 12,85 / 3.250
AlimentaçãoInjeção eletrônica multiponto seqüencial
  Transmissão
TraçãoDianteira
Caixa de mudançasManual (5 frente e 1 ré)
  Direção
DireçãoHidráulica
  Suspensões
DianteiraRodas independentes, pseudo McPherson, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados.
TraseiraRodas independentes, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos semi-horizontais e barra estabilizadora (salvo versão X-Line).
  Freios
DianteirosDiscos
TraseirosTambor
  Pneus
Pneus175/70 R14 H


  Características físicasPeugeot Hoggar XR 1.4
2010/2011
  Volumes
Volume da caçamba (litros)1.151
  Número de lugares
Lugares2
  Massa (Kg)*
Massa do veículo em ordem marcha1135
  Pesos (kg)*
Carga útil (Kg)660
  Performances CEE**
Aceleração de 0 a 100 km/h (seg) - "condutor"14,4
Velocidade máxima km/h156
  Combustível
Capacidade do tanque (litros)55
CombustívelFlex: Gasolina e/ou Álcool
  Dimensões
Altura (mm)11524
Entre-eixos (mm)2.745
Comprimento (mm)4.526
Largura (mm)1.668



Ficha Técnica - Peugeot Hoggar Escapade


Características técnicasPeugeot Hoggar Escapade 1.6
2010/2011
  Motor
Número de cilindros4
Número de válvulas16
Cilindrada1.587
Potência máxima cv (DIN) / rpmÁlcool: 113 / 5.600 - Gasolina: 110 / 5.600
Torque máximo mkgf (DIN) / rpmÁlcool: 15,5 / 4.000 - Gasolina: 14,2 / 4.000
AlimentaçãoInjeção eletrônica multiponto seqüencial
  Transmissão
TraçãoDianteira
Caixa de mudançasManual (5 frente e 1 ré)
  Direção
DireçãoHidráulica
  Suspensões
DianteiraRodas independentes, pseudo McPherson, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados.
TraseiraRodas independentes, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos semi-horizontais e barra estabilizadora (salvo versão X-Line).
  Freios
DianteirosDiscos ventilados
TraseirosTambor
  Pneus
Pneus185/65 R15 H

  Características físicasPeugeot Hoggar Escapade 1.6
2010/2011
  Volumes
Volume da caçamba (litros)1.151
  Número de lugares
Lugares2
  Massa (Kg)*
Massa do veículo em ordem marcha1216
  Pesos (kg)*
Carga útil (Kg)650
  Performances CEE**
Aceleração de 0 a 100 km/h (seg) - "condutor"11,9
Velocidade máxima km/h179
  Combustível
Capacidade do tanque (litros)55
CombustívelFlex: Gasolina e/ou Álcool
  Dimensões
Altura (mm)11524
Entre-eixos (mm)2.745
Comprimento (mm)4.526
Largura (mm)1.668

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Uma observação da Strada dupla... Qual a utilidade daquilo afinal?

    Meu banco encosta no banco de trás quando ajusto (tenho 1,85m e um Fiat 500, onde não encosta), não cabendo ninguém atrás, além da cabine ser pífia. Não duvido se for menor que o porta-malas de Logan e Cobalt.

    Enfim, um carro inútil.

    A Saveiro é a mais confortável, mas caríssima e de péssima qualidade estrutural. Meu pai pagou 47 mil numa Trooper e em menos de 1 ano o para-lamas pegava na roda quando a mesma estava totalmente esterçada. Meu primo tem uma, versão mais simples, e já quebrou 2 vezes e vaza óleo direto. Isso em 2 anos.

    Resumindo, quer conforto, compre uma Saveiro. Quer trabalho, compre uma Courier. Quer um pouco de cada, compre a Strada. Quer torrar dinheiro, compre uma Montana ou uma Hoggar.

    Curioso é que, na geração anterior, a Montana era superior em tudo aos concorrentes.

    ResponderExcluir
  2. Natan Oracic:o problema não são os carros e sim a sua altura .......rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem