A idéia de usar em automóveis um tipo de turbina de propulsão, similar às usadas pelos aviões a jato, não é nova. Entretanto, pelas dificuldades óbvias nunca foi implementada. Isso, porém, pode mudar com a nova geração de automóveis equipados com motores elétricos.


A fabricante britânica Jaguar, recentemente comprada pela Tata indiana, está desenvolvendo um sistema de recarga de baterias baseado em micro-turbinas. Esse sistema de micro-turbinas irá acionar um gerador de energia elétrica para fazer o recarregamento das baterias dos carros, de forma a permitir que esse tipo de automóvel tenha sua autonomia ampliada.

A vantagem de usar as micro-turbinas é que uma turbina é muito mais eficiente em termos energéticos em relação a um motor convencional à gasolina, sobretudo pelo fato de que um sistema desse tipo pode trabalhar a rotações constantes, pois não irá trabalhar na tração do carro, mas apenas recarregando as baterias que irão alimentar os motores elétricos.

O fato é que a indiana Tata Motors está investindo uma quantidade considerável de dinheiro para se tornar líder em tecnologia ecológica. As estimativas iniciais para lançamento de um veículo elétrico com sistema de recarga de baterias por micro-turbinas é para 2012.

Fonte: AutoBlog

1 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. antes de mais nada que frente nervosa desse Jaguar ! absurdamente lindo !!!!!! mas voltando, a idéia dos caras parece bem interessante , segundo o autor estão investindo forte em tecnologia ecológica , só ai ja ganha meus parabéns ! e os carros verdes estão muito fracos em autonomia ...se isto realmente ajudar vai ser um avanço enorme neste segmento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem