A Volkswagen apresentou o Gol e Voyage com o câmbio I-Motion. O lançamento é a resposta da VW ao lançamento do FIAT Palio equipado com o câmbio Duaologic.

Gol e Voyage i-Motion com câmbio automático - painel

Os novos modelos da montadora alemã começaram a ser vendidos no começo de novembro com preços que variam de R$ 34.605 para o Gol 1.6 I-Motion à R$ 38.695 para o Gol Power 1.6 I-Motion. O Voyage começa em R$ 37.090 para a versão de entrada e chega a R$ 41.265 na versão Comfortline.


Gol e Voyage i-Motion com câmbio automático - Voyage Trend

Os lançamentos do Palio Dual-Logic e do Gol e Voyage i-Motion colocam definitivamente no segmento de entrada o conforto dos câmbios automáticos. Ponto para o consumidor, que agora pode escolher entre duas opções. A VW, apesar de chegar um pouco depois, adotou uma estratégia agressiva de preços e ostenta agora em seu portfólio de produtos, além do carro mais vendido do Brasil - o Gol - também o carro automático mais barato do mercado.

Gol e Voyage i-Motion com câmbio automático - pedaleira

Além de mais barato, o sistema automatizado adotado pela Volkswagen é mais avançado do ponto de vista tecnológico, contando com aperfeiçoamentos não verificados no modelo da Fiat. Os motoristas são mais bem tratados pelo Gol, cuja caixa de câmbio automatizada é mais suave e inteligente, não apresentado os tradicionais "soluços" observados nas trocas de marchas dos primeiros modelos equipados com esse tipo de transmissão.

Gol e Voyage i-Motion com câmbio automático

No Gol e no Voyage I-Motion, a Volkswagen adotou relações entre segunda, terceira e quarta marchas mais curtas, propiciando uma menor queda de rotação durante as trocas, o que se reflete em maior conforto para os passageiros.

Gol e Voyage i-Motion com câmbio automático

Os carros populares equipados com câmbios automatizados são uma excelente opção para quem precisa enfrentar o trânsito das grandes cidades, tendo em vista que por R$2.500,00, o motorista fica livre da necessidade de pisar na embreagem e reduzir as marchas: a central eletrônica troca as marchas, reduz e avança quando necessário.

Gol e Voyage i-Motion com câmbio automático - cambio automatizado

O motor 1.6 do Gol i-Motion dispõe de 104 cavalos, o que é mais do que suficiente para interagir de forma adequada com o novo câmbio. A programação da central eletrônica de troca de marchas atua no sentido de economizar o máximo de combustível, o que penaliza, de certa forma, a agilidade do carro.

Gol e Voyage i-Motion com câmbio automático

Entretanto, para quem quer mais performance e um carro mais ágil nas respostas, pode usar a opção "S" do câmbio, que muda a programação da central para uma opção mais esportiva, deixando o motor trabalhar em rotações mais elevadas.


Como opcional o Gol e o Voyage i-Motion podem ser equipados com o volante do Passat CC, que, entre outros "mimos" para o motorista, trás borboletas atrás do volante que podem ser usadas para subir ou descer as marchas quando o câmbio está na opção de trocas manuais.



Fotos: Revista Quatro-Rodas / G-1

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Tenho um vizinho que tem um carro desse muito bonito e quém sabe um dia eu consiga comprar um.

    ResponderExcluir
  2. Fiz o consorcio de um voyage i-motion
    Espero que saia em breve !

    ResponderExcluir
  3. A tendência é a embreagem e a alavanca de marchas sumirem de vez. O câmbio manual só se justifica em carros de competição e utilitários de uso pesado. No trânsito caótico anda-pára das cidades o câmbio automático estressa menos, e se você estiver bem acompanhado, a sua mão direita está livre para atividades mais interessantes...

    ResponderExcluir
  4. Ja tem ate caminhão com cambio automatizado, a grande questão e a manutenção cara, e a falta de mecânico gabaritado para mexer nesse tipo de cambio, ja ouvi falar de autorizada chega a cobra mais de 10,000 para repara esse cambio, mais no final o proprietariado acho uma oficina que realizo o reparo 1900, mesmo assim comparado a o cambio comum fico 3 vezes o preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha no YouTube o Fabiano da motorthech , e quem tem um câmbio desse tem q estudar ele pra não ser passado pra trás por picaretas.
      Abraço .

      Excluir
  5. Automatizado infelizmente não presta é caro e não é bom igual o automático verdadeiro, pena que essas montadora ficam vendendo essas porcarias e as pessoas ainda chamam de automático sendo que é uma imitação do automático verdadeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem