A força da Chevrolet no segmento dos sedãs compactos é notável, pois, além do Prisma, a marca figura, neste ranking, com outros dois modelos de sucesso: o Classic e o Corsa sedã. Juntos, os três modelos da Chevrolet emplacaram 56.339 unidades no acumulado deste ano de 2009, e detem 40,4% de participação no segmento, ou seja, a cada 10 sedãs compactos vendidos no Brasil, quatro são da marca Chevrolet.
Com exatamente metade dos emplacamentos da Chevrolet, a segunda posição foi da Volkswagen, com 28.011 unidades emplacadas, com 20,08% de participação, seguida pela Fiat, que emplacou 27.242 unidades do Siena e obteve 19,5% de participação.
A chegada do Chevrolet Prisma com a versão de motorização 1.0 litro, no último mês de março, mostrou ainda mais a força da marca no segmento dos sedãs compactos. O mesmo motor VHCE Flexpower já equipa outros veículos de sucesso da marca Chevrolet desde o início de 2009, como o Classic e o Celta.
“O Prisma, definitivamente, trouxe um novo conceito de veículo sedã para o mercado que, além de um design inovador, oferece o excelente motor 1.4 e, agora, com a chegada do incomparável 1.0 VHCE, o mais potente do mercado nacional, quer aumentar ainda mais a participação no segmento de sedãs compactos”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
Prisma 2010 - desempenho
Produzido pela GM Powertrain, o motor 1.4 Econo.Flex utiliza a consagrada tecnologia VHC (Very High Compression) e conta agora com um novo coletor de admissão em plástico, sistema “drive by wire” de acelerador eletrônico e módulo de controle (ECM).
Com estas alterações, o motor mais potente de sua categoria gera agora 97 cv quando abastecido com álcool e, 95 cv com gasolina. O torque do motor também foi elevado para 13,7 kgf.m com álcool e 13,2 kgf.m com gasolina.
O Chevrolet Prisma 1.4 apresenta números expressivos, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando álcool a velocidade máxima é de 182 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s9, ou seja, mais rápido até que modelos de cilindrada superior. Já quando se utiliza a gasolina a velocidade máxima fica em 178 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 11s4.
O Chevrolet Prisma, recem-lançado com o motor 1.0 Flexpower VHCE desenvolve 78 cavalos com 9,7 kgf.m, quando abastecido com álcool, e 77 cavalos com 9,4 kgf.m, com a gasolina. O desempenho do Chevrolet Prisma 1.0 VHCE está entre os melhores da categoria. Sua velocidade máxima é de 164 km/h (álcool) e 162 km/h (gasolina), e acelera de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos (álcool) e 14,8 segundos (gasolina).
Chevrolet Prisma 2010 1.0 - Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média): Gasolina: 13,7 / 17,5 / 15,2
(Cidade/Estrada/Média)Álcool: 9,2 / 12,2 / 10,3
Chevrolet Prisma 2010 1.4 - Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média): Gasolina: 13,0 / 18,3 / 14,9
(Cidade/Estrada/Média): Álcool: 9,0 / 12,4 / 10,3
Como o Chevrolet Prisma 1.4 litro Econo.Flex, o modelo 1.0 VHCE também tem o tanque de combustível com 54 litros de capacidade, o que favorece a sua autonomia.
| CHEVROLET PRISMA 1.0 FLEXPOWER VHCE | |
| RESUMO | |
| Modelo: | Prisma 1.0 VHCE |
| Carroceria / motorização: | Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira |
| Construção: | Aço galvanizado nos painéis exteriores |
| Fabricação: | Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil |
| Principais competidores: | Fiat Siena e Ford Fiesta Sedã |
| MOTOR | |
| Modelo: | N10YFH |
| Disposição: | Transversal |
| Número de cilindros: | 4 em linha |
| Cilindrada (cm3): | 999 |
| Diâmetro e Curso (mm): | 71,1 x 62,9 |
| Válvulas: | OHC, duas válvulas por cilindro |
| Injeção eletrônica de combustível: | M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection) |
| Taxa de compressão: | 12,6:1 |
| Potência máxima líquida | |
| (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): | Álcool: 78 cv a 6.400 rpm Gasolina: 77 cv a 6.400 rpm |
| Torque máximo líquido | |
| (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): | Álcool: 9,7 kgfm (95 Nm) a 5.200 rpm Gasolina: 9,5 kgfm (93 Nm) a 5.200 rpm |
| Combustível recomendado: | Gasolina comum e/ou Álcool hidratado |
| Rotação máxima do motor (rpm): | 6.800 |
| Bateria: | 12V, 42 Ah |
| Alternador: | 60 A ( 90 A com ar condicionado) |
| Consumo NBR 7024 (km/l) | |
| (Cidade/Estrada/Média): | Gasolina: 13,7 / 17,5 / 15,2 Álcool: 9,2 / 12,2 / 10,3 |
| TRANSMISSÃO | |
| Modelo: | F17 Minus HR |
| Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas | |
| Relação de marchas: | |
| Primeira: | 4,27:1 |
| Segunda: | 2,35:1 |
| Terceira: | 1,48:1 |
| Quarta: | 1,05:1 |
| Quinta: | 0,80:1 |
| Ré: | 3,31:1 |
| Diferencial: | 4,87:1 |
| CHASSIS/SUSPENSÃO | |
| Dianteira: | Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora ligada a haste tensora |
| Traseira: | Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril progressivas, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás |
| Direção: | Manual, pinhão e cremalheira (Hidráulica, pinhão e cremalheira) |
| Direção redução: | Manual: 22,0:1 (Hidráulica: 16,0:1) |
| Direção número de voltas | |
| (batente a batente): | Manual: 4,1 (Hidráulica: 2,75) |
| Diâmetro de giro (m): | Manual: 9,80 (Hidráulica: 9,95) |
| FREIOS | |
| Tipo: | Discos dianteiros, tambor traseiro |
| Disco diâmetro x espessura (mm): | Dianteiro: 236 x 12,7; traseiro 180 x 30 |
| RODAS/PNEUS | |
| Roda tamanho e tipo: | 14 X 5½ |
| Pneus: | 175/65R14 |
| DIMENSÕES | |
| Distância entre eixos (mm): | 2.443 |
| Comprimento total (mm): | 4.127 |
| Largura carroceria (mm): | 1.645 |
| Largura total (mm): | 1.857 |
| Altura (mm): | 1.463 |
| Bitola (mm): | Dianteira: 1.371; traseira: 1.376 |
| Altura mínima do solo (mm): | 105 |
| Peso em ordem de marcha (kg): | 921 (951 com ar-condicionado) |
| Distribuição de peso | |
| (% dianteira/traseira): | 60 / 40 (61 / 39 com ar-condicionado) |
| CAPACIDADES | |
| Porta-malas (litros): | 439 |
| Carga útil (kg): | 440 |
| Tanque de combustível (litros): | 54 |
| Óleo do motor (litros): | 3,25 (3,5 com o filtro) |
| Sistema de refrigeração (litros): | 6,4 (6,6 com ar-condicionado) |
| DESEMPENHO | |
| Velocidade máxima (km/h): | Álcool: 164 |
| Gasolina: 162 | |
| Aceleração 0 a 100 km/h (s): | Álcool: 14s3 |
| Gasolina: 14s8 | |
| Aceleração 0 - 400 m (s): | Álcool: 19s3 |
| Gasolina: 19s5 | |
| Aceleração 0 – 1.000 m (s): | Álcool: 35s8 |
| Gasolina:36s2 | |
| Retomada 40 a 100 km/h (s): | Álcool: 17s6 (4amarcha) |
| Gasolina: 17s9 (4a marcha) | |
| Retomada 80 a 120 km/h (s): | Álcool: 20s7 (5a marcha) |
| Gasolina: 21s2 (5a marcha) | |
| CHEVROLET PRISMA 1.4 ECONO.FLEX | |
| RESUMO | |
| Modelo: | Prisma 1.4 Econo.Flex |
| Carroceria / motorização: | Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira |
| Construção: | Aço galvanizado nos painéis exteriores |
| Fabricação: | Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil |
| Principais competidores: | Fiat Siena e Ford Fiesta Sedã |
| MOTOR | |
| Modelo: | N14YFL |
| Disposição: | Transversal |
| Número de cilindros: | 4 em linha VHC (Very High Compression) |
| Cilindrada (cm3): | 1.389 |
| Diâmetro e Curso (mm): | 77,6 x 73,4 |
| Válvulas: | OHC, duas válvulas por cilindro |
| Injeção eletrônica de combustível: | M.P.F.I (Multi Point Fuel Injection) |
| Taxa de compressão: | 12,4:1 |
| Potência máxima líquida | |
| (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): | Álcool: 97 cv a 6.000 rpm Gasolina: 95 cv a 6.000 rpm |
| Torque máximo líquido | |
| (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): | Álcool: 13,7 mkgf (134 Nm) a 2.800 rpm Gasolina: 13,2 mkgf (129 Nm) a 2.800 rpm |
| Combustível recomendado: | Gasolina comum e/ou Álcool hidratado (flex fuel) |
| Rotação máxima do motor (rpm): | 6.300 |
| Bateria: | 12V, 42 Ah (55 Ah com ar condicionado) |
| Alternador: | 55 A ( 70 A com ar condicionado) |
| Consumo NBR 7024 (km/l) | |
| (Cidade/Estrada/Média): | Gasolina: 13,0 / 18,3 / 14,9 Álcool: 9,0 / 12,4 / 10,3 |
| TRANSMISSÃO | |
| Modelo: | F15-5 CR |
| Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas | |
| Relação de marchas: | |
| Primeira: | 3,73:1 |
| Segunda: | 2,14:1 |
| Terceira: | 1,41:1 |
| Quarta: | 1,12:1 |
| Quinta: | 0,89:1 |
| Ré: | 3,31:1 |
| Diferencial: | 3,74:1 |
| CHASSIS/SUSPENSÃO | |
| Dianteira: | Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora ligada a haste tensora |
| Traseira: | Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril progressivas, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás |
| Direção: | Manual, pinhão e cremalheira (Hidráulica, pinhão e cremalheira) |
| Direção redução: | Manual: 22,0:1 (Hidráulica: 16,0:1) |
| Direção número de voltas | |
| (batente a batente): | Manual: 4,3 (Hidráulica: 2,75) |
| Diâmetro de giro (m): | Manual: 9,80 (Hidráulica: 9,95) |
| FREIOS | |
| Tipo: | Discos dianteiros ventilados, tambor traseiro |
| Disco diâmetro x espessura (mm): | Dianteiro: 236 x 20; traseiro 180 x 30 |
| RODAS/PNEUS | |
| Roda tamanho e tipo: | 13 x 4½ (Opc.: 14 X 5½) |
| Pneus: | 165/70R13 (Opc.: 175/65R14) |
| DIMENSÕES | |
| Distância entre eixos (mm): | 2.443 |
| Comprimento total (mm): | 4.127 |
| Largura carroceria (mm): | 1.645 |
| Largura total (mm): | 1.857 |
| Altura (mm): | 1.463 |
| Bitola (mm): | Dianteira: 1.371; traseira: 1.376 |
| Altura mínima do solo (mm): | 105 |
| Peso em ordem de marcha (kg): | 905 (935 com ar-condicionado) |
| Distribuição de peso | |
| (% dianteira/traseira): | 60 / 40 (61 / 39 com ar-condicionado) |
| CAPACIDADES | |
| Porta-malas (litros): | 439 |
| Carga útil (kg): | 470 |
| Tanque de combustível (litros): | 54 |
| Óleo do motor (litros): | 3,25 (3,5 com o filtro) |
| Sistema de refrigeração (litros): | 6,4 (6,6 com ar-condicionado) |
| DESEMPENHO | |
| Velocidade máxima (km/h): | Álcool: 182 |
| Gasolina: 178 | |
| Aceleração 0 a 100 km/h (s): | Álcool: 10s9 |
| Gasolina: 11s4 | |
| Aceleração 0 - 400 m (s): | Álcool: 17s6 |
| Gasolina: 17s9 | |
| Aceleração 0 – 1.000 m (s): | Álcool: 32s4 |
| Gasolina: 33s0 | |
| Retomada 40 a 100 km/h (s): | Álcool: 15s3 (4a marcha) |
| Gasolina: 15s7 (4a marcha) | |
| Retomada 80 a 120 km/h (s): | Álcool: 15s2 (5a marcha) |
| Gasolina: 15s8 (5a marcha) | |








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