Car.blog.br

Pesquisar este blog

Novo Audi A3 2009: fotos, preços, desempenho - detalhes

Categorias: , 0 Comentários

O novo Audi A3 Sportback 2009 acaba de ganhar um perfil ainda mais esportivo graças às novidades incorporadas ao design. Com linhas elegantes e esportivas, o hatch incoporta tecnologia e proporciona grande prazer de dirigir.

Novo Audi A3 2009

Nesta nova geração foram mantidas a transmissão S tronic com dupla embreagem e a direção eletromecânica. Além disso, equipamentos opcionais como o Audi Parking System na traseira, também adicionam mais qualidades ao veículo. Também o visual do modelo 2009 ficou mais atraente com o facelift da carroceria, que inclui lâmpadas de LEDs nos faróis dianteiros, novos espelhos retrovisores e novas lanternas traseiras.

Novo Audi A3 2009

Os preços dos novos A3 Sportback estão mais acessíveis em suas três versões: R$ 102.700,00 no modelo equipado com motor 1.6, R$ 125.600,00 no 2.0 TFSI com câmbio mecânico e R$ 132.600,00 no 2.0 TFSI com câmbio S tronic (automático). Antes, o preço do menor modelo começava em R$ 110.900,00 e o do 2.0 TFSI S tronic em R$ 145.500,00. “Elaboramos um novo pacote de equipamentos, tornando o modelo mais competitivo, sem reduzir os preços. Na realidade, o veículo continua sendo mais equipado que os principais concorrentes e com maior amplitude de opções de configurações e preços, o que possibilita uma customização maior.

Design

O visual do novo Audi A3 Sportback ganhou mais expressividade. A tampa do motor e os pára-lamas têm mais estilo e os pára-choques e a grade do radiador foram modificados. Luzes diurnas permanentes fazem parte do conjunto ótico e os faróis xenon plus (item opcional) incorporaram LEDs, tecnologia antes disponível apenas a partir da família A4, que incrementam o ar esportivo e de última geração. Na lateral, o foco são os espelhos retrovisores com luzes indicativas de LEDs de mudança de faixa, item de série para todas as versões.

Novo Audi A3 2009

Novas maçanetas nas portas e rodas mais atraentes completam as modificações nas laterais. Na versão 1.6, as rodas de liga leve são no tamanho 6,5 x R16, com design de seis raios e pneus 205/55 R16. Nas versões 2.0 TFSI Manual e S Tronic, as rodas são no tamanho 7,5J x R17, com design de dez raios e pneus 225/45 R17.

Novo Audi A3 2009

Na traseira, destaque para os pára-choques e lanternas modificadas, bipartidas e com LEDs (item de série para todas as versões). O novo A3 Sportback recebeu detalhes em fibra ótica na parte de trás que criam um de aço projetadas especificamente para suprir as exigências de cada parte do carro. Uma única chapa - seja do capô, do teto ou do assoalho - pode ter até quatro espessuras diferentes, conforme a necessidade de reduzir ou acrescentar resistência a determinado ponto ou região do monobloco.

Novo Audi A3 2009

Com a carroceria menos suscetível às torções, mais o processo de soldagem a laser aplicado no teto, foi possível reduzir significativamente todas as folgas aparentes da estrutura, um sonho sempre acalentado pelos designers, em benefício da maior beleza do conjunto.

Interior

Os projetistas resolveram também aperfeiçoar a atmosfera de elegância esportiva no interior do veículo. Detalhes em alumínio nas entradas de ar, interruptores e console central acentuam o caráter Premium do automóvel. Os instrumentos têm mostradores pretos e agulhas vermelhas que reforçam a impressão de precisão e de tecnologia avançada. Painel de instrumentos e computador de bordo ganharam novo padrão. Na lateral de portas, o carro recebeu aplicações decorativas no padrão micro metálico.

Novo Audi A3 2009

A esportividade é reforçada pela baixa altura dos assentos, pelo alto e amplo console central e o generoso painel de instrumentos. O volante de direção de três raios no padrão micro metálico, com o desenho estilizado da grade trapezoidal, símbolo da nova geração Audi, reforça a imagem de elegância do modelo. Destaque, também, para a alta qualidade dos revestimentos de bancos, tapetes e laterais das portas.

Novo Audi A3 2009

O elevado padrão do acabamento interior avança para dentro do compartimento de bagagens, que tem capacidade no Sportback para 370 litros e pode crescer até para 1.100 litros, com o rebatimento do banco traseiro. Um sofisticado sistema eletrônico de ar-condicionado soma-se à elegância e à esportividade da cabine de passageiros. Ele permite ajuste individual de temperatura para o motorista e o passageiro da frente. E dispõe de um sensor que desliga a recirculação do ar, quando a qualidade do que vem do exterior está abaixo do nível aceitável. O teto-solar panorâmico é oferecido como opcional no modelo.

Direção eletromecânica

A caixa de direção eletromecânica, outra novidade exclusiva do carro, emprega tecnologia de ponta, aumenta a segurança ativa e incrementa o prazer de dirigir. Os sensores de torção ajudam o A3 Sportback a retomar o caminho em linha reta, depois de contornar uma curva. A unidade de comando do sistema reconhece o esforço feito no volante e aciona um motor elétrico que leva as rodas para a posição desejada. Presa ao subchassi dianteiro, em local de fácil acesso, a nova caixa é outro componente pensado, também, para facilitar a manutenção.

Novo Audi A3 2009

Trabalhando integrada com o ESP (electronic stabilisation program) na versão 2.0, a direção eletromecânica assiste o motorista em situações críticas. Se, por exemplo, ele tentar corrigir uma derrapagem esterçando o volante corretamente, a direção obedecerá. Caso a manobra seja mal feita, a direção oferecerá resistência. Além de respostas ágeis, a nova caixa de direção do Sportback combina extrema maciez para as manobras e muita firmeza e precisão em alta velocidade.

Equipamentos

Os novos A3 Sportback têm duas versões: quatro portas com motor 1.6 e 2.0 TFSI (este último com duas opções de câmbio: mecânico e S tronic). Diversos equipamentos e padrões de acabamento estão à disposição do comprador nas concessionárias da marca.

Novo Audi A3 2009

Entre os equipamentos opcionais oferecidos para a versão 1.6 do novo A3 Sportback versão 2009 estão sensor de auxílio de estacionamento no párachoque traseiro, teto solar open Sky com acionamento e ajuste elétrico, volante multifuncional em couro, airbags laterais traseiros e de cabeça, computador de bordo com display de multifunções e check-control, preparação para celular bluetooth e ipod, e Audi Backguard, sistema que não permite que a cabeça dos passageiros dos assentos dianteiros vá para trás no caso de uma colisão.

Novo Audi A3 2009

Além destes importantes equipamentos, a versão 2.0 turbo pode vir com piloto automático (versão com câmbio Stronic), banco esportivo de couro, detalhe de acabamento em madeira de raiz de nogueira, programa eletrônico de estabilidade ESP (equipamento standard para a versão com câmbio Stronic e opcional para a versão com câmbio mecânico), cortina de proteção solar traseira, faróis com xenon plus (fachos alto e baixo) e lavador elétrico, sistema premium de áudio da marca Bose e revestimento dos bancos de couro. O pacote exterior S-line, mais esportivo, pode ser incoporado à versão 2.0 e contém pára-choque esportivo, grade do radiador com emblema S-line, faróis de neblina, spoiler traseiro e soleira das portas.

Seja o primeiro a comentar: