O Chevrolet Astra SS, um veículo que chegou em meados dos anos 2000, buscava um equilíbrio tênue entre a história e as necessidades de um mercado em transformação. Enquanto a versão esportiva da linha Astra procurava substituir o lendário GSi, enfrentava, paradoxalmente, restrições de custo que resultaram em um motor menos potente.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 preto e vermelho
O Astra SS foi apresentado inicialmente no Salão do Automóvel de 2004 em São Paulo, ganhando admiração instantânea. No entanto, apesar de aparecer com rodas de liga leve de 17 polegadas no evento, o modelo que chegou às concessionárias trouxe rodas de 16 polegadas.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 preto e vermelho
A General Motors do Brasil (GMB) tinha a intenção de criar uma linha esportiva "SS" que abrangeria também modelos como Meriva e Corsa, mas acabou focando no Astra SS hatch como a representação dessa família.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 preto e vermelho
Com uma carroceria de quatro portas e faróis de dupla parábola, o Astra SS tinha um visual distinto. Vincos acentuados no para-choque e uma grade tripla na parte inferior conferiam um ar esportivo ao carro.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 preto
O interior era uma mistura de tecido vermelho e couro cinza, oferecendo um ambiente jovial e esportivo. Em termos de tecnologia, o veículo vinha equipado com airbag duplo, freios ABS com EDB, ar condicionado automático e direção hidráulica.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 preto
A maior controvérsia foi, sem dúvida, a escolha do motor. O Astra SS abandonou o motor 2.0 16V de 150 cavalos que equipava seu antecessor GSi, adotando em vez disso um motor 2.0 8V de até 127 cavalos.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 preto e vermelho
Embora eficiente, o motor 2.0 8V FlexPower não possuía o caráter esportivo que se esperaria de um carro com a sigla "SS". Apesar disso, o carro ainda conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 201 km/h.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 preto e vermelho


Consumo e Eficiência

Em termos de consumo, o Astra SS era mais eficiente que o GSi. Com gasolina, o carro fazia 7,9 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. No etanol, esses números mudavam para 6,6 km/l na cidade e 10,1 km/l na rodoviária.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 - interior
Infelizmente, o Astra SS não teve uma vida longa. Em 2007, a GMB começou a focar mais na versão Advantage, o que levou ao declínio e eventual descontinuação do Astra SS em 2008.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 preto e vermelho
A versão SS acabou se tornando um "Kit Esportivo" para o Astra Advantage.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 preto e vermelho
O Chevrolet Astra SS tinha todos os ingredientes para ser um sucessor digno do GSi: um design arrojado, um interior bem acabado e um conjunto de características tecnológicas sólidas. No entanto, sua motorização menos potente, resultado das limitações de custo da GMB, tornou o carro um pouco menos empolgante do que poderia ter sido.
Chevrolet Astra SS 2006-2008 preto
Assim, o Astra SS serve como um lembrete tanto do potencial não realizado quanto da importância de manter a coerência entre a promessa de uma marca e sua entrega real.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem