A Volkswagen está lançando, a partir desta semana, o modelo Golf com mais um motor dotado de tecnologia bicombustível. Além da opção 1.6, o hatchback oferece agora a opção 2.0 Total Flex. Dessa forma, a versão também permite que o condutor abasteça o tanque com álcool, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção.

VW Golf 2009

Com as modificações realizadas pela Volkswagen, o renovado motor 2.0 se destaca também por outros aspectos importantes: o consumo de combustível caiu sensivelmente e o torque cresceu, passando a oferecer ainda mais prazer para quem está ao volante.

VW Golf 2009

A adoção do novo motor levou a engenharia a promover uma outra alteração: o alongamento das relações da 4ª e da 5ª marcha. A medida traz como vantagens a redução do consumo rodoviário e do nível de ruídos.


“O consumidor aceitou muito bem a tecnologia Total Flex e, atualmente, esses veículos respondem por aproximadamente 90% das vendas totais do mercado brasileiro. A flexibilidade de escolher o tipo de combustível no ato do abastecimento agradou tanto o cliente que a Volkswagen já se aproxima de 100% de motores bicombustíveis em sua linha”, afirma Fabrício Biondo, gerente executivo de Planejamento de Marketing.

VW Golf 2009

Como oferece desempenho superior, o novo motor 2.0 Total Flex está disponível para as versões do Golf equipadas com transmissão manual.

VW Golf 2009

Com a introdução do motor 2.0 Total Flex, a versão de entrada 2.0 passa a vir equipada de série com rodas de liga leve 15” Solstice o que a deixa ainda mais completa.

Golf GT 2.0: Esportividade e muitos equipamentos

Seguindo a estratégia mundial da Volkswagen e resgatando o sucesso das versões lançadas no passado, a nomenclatura “GT” foi escolhida para denominar a nova versão da linha Golf.

VW Golf 2009

Esportividade, sofisticação e exclusividade são os principais atributos da nova versão GT 2.0. Desenvolvido a partir da versão 2.0, a nova versão agrega vários itens de apelo esportivo e tecnológicos por um preço atrativo. É a opção entre a versão Sportline 1.6 e GTI.

VW Golf 2009

A imagem do carro, o prazer ao dirigir e o status que o carro confere ao motorista são as principais razões de compra do modelo, além dos aspectos funcionais do equipamento.

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Uma das qualidades que melhor sustenta a excelente imagem do Golf é sua esportividade. Os proprietários não cansam de elogiar a sensação de liberdade, a adrenalina da velocidade, a satisfação de curtir o caminho e o prazer de estar no controle do carro, lembra Fabrício.


Nas pesquisas realizadas pela Volkswagen, a segmentação dada aos consumidores de Golf são os “Guiados pela Imagem” – em sua maioria homens entre 30 e 40 anos, casados, bem informados sobre automóveis, gastam muito tempo na escolha, valorizam igualmente o próprio prazer e status, além de apreciarem tanto os atributos funcionais quanto os benefícios emocionais proporcionados pelo veículo. São consumidores apaixonados por dirigir que valorizam performance, status, esportividade, exclusividade.


A nova versão já chega equipada com motor 2.0 Total Flex. A opção, caracterizada pela riqueza de detalhes esportivos, também se destaca pela quantidade de itens de série. Além do visual atraente, a nova versão oferece os itens mais desejados pelos consumidores do modelo. Entre eles estão rodas de liga de aro 16”, grade frontal com pintura diferenciada, faróis e lanternas traseiras com máscara escura e detalhes internos em alumínio escovado, entre outros detalhes estéticos”, diz Fabrício.

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Além do cuidado estético, o Golf GT se destaca por equipamentos como os bancos dianteiros esportivos com revestimento combinado de couro e tecido, soleiras das portas de alumínio com a inscrição “GT”, ar condicionado Climatronic, as novas palhetas Aerowisher (que proporcionam varredura mais eficiente) e o Sistema Interativo Volkswagen I-System, computador de bordo que integra funções como aviso de velocidade limite, destravamento das portas, alerta sonoro para o acionamento do alarme, sensor de estacionamento traseiro e aviso sobre manutenção, entre outras funções.

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Entre os opcionais, o Golf GT conta com piloto automático, teto solar elétrico, módulo tecnológico (sensor de chuva e retrovisor interno anti-ofuscante automático) e CD player “Double Din”, com sistema bluetooth integrado e entradas para cartões de memória tipo SD card e dispositivos USB. “Além disso, a Volkswagen oferece para a versão o pacote que reune airbag duplo frontal e sistema ABS por um valor muito inferior ao praticado pelo mercado. Vendemos esses itens praticamente pela metade do preço”, diz Biondo.

ITENS DE SÉRIE / OPCIONAIS – LINHA GOLF 2.0 Total Flex

Itens de série - Golf 2.0 Total Flex

Exterior

• Antena eletrônica no teto com haste curta
• Retrovisores externos com pisca lateral incorporado
• Maçanetas das portas, frisos laterais, carcaça dos retrovisores e maçaneta da tampa traseira pintados na cor do veículo
• Palhetas do limpador de parabrisa tipo “Aerowisher”
• Rodas de liga leve 15” Solstice com pneus 195/65 R15
Interior

• Banco do motorista com regulagem de altura
• Painel de instrumentos com molduras em alumínio e iluminação azul
• Porta-copos dianteiro no painel
• Porta-copos traseiro no console central
• Porta-óculos no teto (lado do motorista)
• Pára-sóis com espelhos
Segurança

• Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura
• Cintos de segurança laterais traseiros de 3 pontos
• Freios a disco sólidos nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados
• Imobilizador eletrônico de ignição “Transponder”
• Sistema de alarme anti-furto com imobilizador e sensor de ultra-som operado por controle remoto
• Terceira luz de freio (“Brake Light”)
Conforto

• Ar-condicionado
• Extensão traseira para a ventilação do ar-condicionado
• Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
• Direção hidráulica
• Travamento central elétrico com acionamento a distância
• Vidros elétricos com função “One Touch” para o motorista
• Acionamento elétrico dos retrovisores
• Porta-luvas e porta-malas com iluminação
• Luzes de cortesia nas laterais da portas
• Luzes de leitura no teto, dianteiras e traseiras
• Retrovisor externo do lado direito com rebatimento automático em marcha ré (auto tilt-down)
• Computador de bordo
• Buzina dupla
• Sensores de estacionamento traseiro
• Preparação para som (4 alto-falantes e 4 tweeters)
Itens opcionais – Golf 2.0 Total Flex

• Ar-condicionado eletrônico Climatronic
• I-System (sistema interativo)
• Rodas de liga leve 16” Darlington ou Aztec
• Rádio CD Player MP3 com entradas USB / SD-Card e Bluetooth
• Rádio “Concept” MP3 Player com entradas USB / SD-Card
• Faróis de neblina
• Banco traseiro bi-partido com 3 apoios de cabeça e cinto segurança traseiro central retrátil de 3 pontos
• Piloto automático
• Teto solar elétrico
• Módulo Air-bag duplo frontal + Sistemas ABS e EBD
• Módulo Volante multi-função + airbag duplo frontal + piloto automático
• Módulo Tecnológico (Sensor de chuva e retrovisor interno com sistema anti-ofuscamento automático)
• Módulo Couro (bancos e laterais de porta em couro de 2 tonalidades)
• Módulo “Sport” (faróis dianteiros com máscara em cromo escurecido, faróis de neblina, spoiler traseiro na cor do veículo, coluna B com adesivo preto, soleira inferior pintada na cor preta)
• Módulo “Comfort” (bancos dianteiros “conforto”, banco traseiro bi-partido com 3 apoios de cabeça e cinto de segurança central automático de 3 pontos, descansa braço dianteiro central, banco dianteiro do passageiro com regulagem de altura, revestimento dos banco em tecido tear “Mies”, Luz de cortesia para os pára-sois, piloto automático, volante e manopla da alavanca de câmbio revestidos em couro)
Itens de série - Golf GT 2.0 Total Flex (Itens adicionais em relação a versão 2.0 Total Flex)

Exterior

• Rodas de liga leve 16" - ‘Aztec' II com superfície polida e região interna pintada em cinza “Cross”
• Pneus 205/55 R 16
• Spoiler traseiro na cor preta
• Faróis dianteiros e lanternas traseiras com máscara escurecida
• Grade do radiador pintada na cor cinza “Cross”
• Coluna “B” com adesivo preto
• Soleira inferior pintada na cor preta
• Logotipo “GT” na tampa do porta-malas e na grade do radiador • Faróis de neblina
• Escapamento com saída dupla cromada
Interior

• Insertos decorativos em alumínio no painel central, maçanetas internas e puxadores das portas
• Revestimento dos bancos em couro com partes em tecido exclusivo
• Bancos dianteiros com formato esportivo
• Descansa braço central entre os bancos dianteiros
• Volante revestido em couro com detalhe em alumínio e inscrição GT
• Manopla da alavanca de câmbio em couro com detalhes em alumínio
• Pedaleira esportiva em alumínio
• Insertos em alumínio com inscrição GT nas soleiras internas das portas dianteiras
Conforto

• Ar condicionado eletrônico Climatronic
• I-System (sistema interativo)
• Tampa do porta-luvas com chave
• Luz de cortesia para os pára-sois
• Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros
• Abertura interna elétrica da tampa do bocal de combustível
Itens opcionais – Golf GT 2.0 Total Flex

• Rádio CD Player MP3 com entradas USB / SD-Card e Bluetooth
• Rádio “Concept” MP3 Player com entradas USB / SD-Card
• Teto solar elétrico
• Módulo Airbag duplo frontal + Sistemas ABS e EBD
• Módulo tecnológico (Sensor de chuva e retrovisor interno com sistema anti-ofuscamento automático)
• Piloto automático
Motor 2.0 Total Flex oferece consumo e desempenho aprimorados

As modificações realizadas pela engenharia no motor 2.0 trouxeram uma série de benefícios para o consumidor. Além da introdução da tecnologia Total Flex, o propulsor teve o torque aumentado, solução aplicada pela engenharia para tornar a condução do Golf ainda mais agradável, principalmente no trânsito urbano – que exige constantes trocas de marcha.

“Além disso, o torque máximo é atingido em uma faixa mais baixa de giros, a 2.250 rpm, e essa força é mantida praticamente até 4 mil rpm. Com esses aprimoramentos, o Golf ganha maior agilidade, ao mesmo tempo em que passa a precisar de menos trocas de marcha para retomar velocidade”, explica João Alvarez Filho, gerente executivo de Planejamento e Desenvolvimento do Powertrain.

Com as mudanças, o novo motor EA 113 2.0 Total Flex passa a contar com 17,7 mkgf de torque a 2.250 rpm com gasolina e 18,4 mkgf com álcool na mesma faixa de rotação, ante 17,3 mkgf a 2.400 rpm da versão anterior. A potência, anteriormente de 116 cv a 5.200 rpm, passou a 116 cv a 5.250 rpm com gasolina e a 120 cv na mesma faixa de giros com álcool.

Outras melhorias observadas dizem respeito ao consumo e ao desempenho: além de oferecer maior economia, o novo motor 2.0 Total Flex faz o Golf acelerar de 0 a 100 km/h em um tempo menor e proporciona maior velocidade final.

Enquanto o aumento do torque melhorou a dirigibilidade na cidade, o alongamento da 4ª e da 5ª marcha contribuiu para a redução de consumo em viagens. Outro ponto favorável trazido por essa mudança é a significativa redução do nível de ruído produzido pelo motor.

Modificações

O novo motor EA 113 2.0 Total Flex foi desenvolvido pela Volkswagen do Brasil, pioneira na aplicação da tecnologia bicombustível. O processo contou com o acompanhamento dos engenheiros do México (onde o propulsor é produzido), da Alemanha e também da Audi AG.

VW Golf 2009

“Trocamos os materiais de pistões, anéis, válvulas, assentos de válvulas, comando de válvulas e coletor de admissão. A árvore de manivelas também é nova. Agora ela é forjada – a antiga era fundida”, explica Alvarez.

VW Golf 2009

De acordo com o gerente executivo, a nova árvore de manivelas tem maior resistência contra flexão e torção, qualidade que faz o motor trabalhar de forma mais silenciosa e com nível menor de vibrações.

A ECU, da Bosch, também é diferente, já que o motor passa a trabalhar com dois tipos de combustível. Com uma outra composição de metais nobres, o catalisador está ajustado também para a utilização de álcool. Além disso, esse componente já está em conformidade com as normas de emissões previstas para entrar em vigor somente em 2009.

O filtro de combustível, adequado ao uso dos dois combustíveis, teve seu desenvolvimento baseado no filtro do motor 1.6 Total Flex. Com a adequação do propulsor para a utilização de gasolina e álcool, a taxa de compressão ficou mais elevada
(11,5 : 1).


Para facilitar o processo de montagem do novo motor EA 113 2.0 Total Flex e manter sua linha de produção no México, a Volkswagen firmou contrato com filiais de fornecedores brasileiros instaladas naquele país. Quando chega ao Brasil, o propulsor recebe apenas os itens periféricos na fábrica de São Carlos (SP) – linha de combustível, coletores, correias e outras peças.

Dados técnicos

Motor EA 113 2.0 Total Flex

GASOLINA ÁLCOOL
Potência máxima (cv / rpm) 116 / 5.250 120 / 5.250
Torque máximo (mkgf / rpm) 17,7 / 2.250 18,4 / 2.250
Velocidade máxima (km/h) 200 203
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 9,8 9,6
Consumo urbano (km/l) 11,2 7,5
Consumo rodoviário (km/l) 16,7 11,1
Consumo médio (km/l) 13,7 9,1
Relação de compressão 11,5 : 1
Motor EA 113 2.0 Gasolina (comparativo)

Potência máxima (cv / rpm) 116 / 5.200
Torque máximo (mkgf / rpm) 17,3 / 2.400
Velocidade máxima (km/h) 195
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 10,4
Consumo urbano (km/l) 10,9
Consumo rodoviário (km/l) 16,2
Consumo médio (km/l) 13,3
Relação de compressão 10,3 : 1
NOVAS RELAÇÕES DE TRANSMISSÃO

1ª marcha 3,778 : 1
2ª marcha 2,118 : 1
3ª marcha 1,360 : 1
4ª marcha 0,971 : 1
5ª marcha 0,769 : 1
Diferencial 4,235 : 1
Tecnologia bicombustível: pioneirismo da Volkswagen do Brasil

Primeira montadora a lançar um veículo bicombustível – o Gol Total Flex 1.6, em março de 2003 – a Volkswagen do Brasil deu os principais passos na consolidação do sucesso da tecnologia flex. Criou o primeiro motor 1.0 flexível (Fox, em outubro de 2003) e também foi a primeira montadora a atingir a totalidade de sua produção nacional com o motor Total Flex.

O desenvolvimento do primeiro motor Total Flex passou a ser uma realidade no final dos anos 90. “O maior desafio era tornar a tecnologia acessível e viável para o consumidor. Foi quando abandonamos uma solução em hardware e desenvolvemos um software, capaz de identificar o tipo de combustível ou mistura presente no tanque, que ela deslanchou”, explica o gerente executivo de Planejamento e Desenvolvimento do Powertrain João Alvarez Filho.

O bicombustível inaugurou uma nova era no mercado brasileiro com um motor flexível, que possibilita ao cliente escolher o combustível mais adequado para seu uso no momento de abastecer e não mais na hora da compra do veículo, como acontecia no passado.

O Gol 1.6 foi o primeiro modelo nacional a receber a tecnologia bicombustível em março de 2003. Em agosto do mesmo ano, chegaram ao mercado os modelos Parati e Saveiro, também 1.6, com a nova tecnologia em todas as versões de acabamento.

O Fox, lançado em outubro de 2003, já nasceu com 100% da oferta de motores Total Flex e com uma novidade: a introdução do motor 1.0 bicombustível. Era o início da popularização e a extensão da tecnologia para todas as faixas de preços de automóveis do mercado brasileiro. Os demais integrantes da família Fox, o CrossFox e o SpaceFox , também chegaram ao mercado somente com opção de motores com flexibilidade de abastecimento.

A linha Polo recebeu a tecnologia em janeiro de 2005. A Kombi ganhou nova motorização no final do mesmo ano, com a substituição do motor 1.6 arrefecido a ar pelo 1.4 Total Flex. Em março de 2006 a Volkswagen do Brasil lançou o Golf 1.6 Total Flex.

Desde junho de 2006, a Volkswagen do Brasil tornou-se a primeira montadora a ter 100% da sua produção nacional de motores com a tecnologia Total Flex, consolidando o sucesso da tecnologia e o pioneirismo da marca.

Histórico de lançamento dos modelos Volkswagen Total Flex

Modelo Lançamento

Gol 1.6 Março/2003
Parati 1.6 Agosto/2003
Saveiro 1.6 Agosto/2003
Fox 1.0 e 1.6 Outubro/2003
Polo 1.6 (Hatch e Sedan) Janeiro/2005
Gol 1.8 Fevereiro/2005
Parati 1.8 Fevereiro/2005
Saveiro 1.8 Fevereiro/2005
Gol 1.0 Março/2005
CrossFox 1.6 Abril/2005
Kombi 1.4 Dezembro/2005
Golf 1.6 Março/2006
Mais informações sobre a tecnologia Total Flex

1. Não é verdade que, às vezes, o motor precisa ser abastecido com gasolina para ficar lubrificado. O motor Total Flex é preparado para trabalhar com os dois combustíveis e sua mistura em qualquer proporção.

2. Durante o inverno não é necessário abastecer o Total Flex com gasolina. Vale lembrar que o motor Total Flex possui um reservatório para injeção de gasolina para partidas a frio. O cliente deve manter este tanque abastecido.

3. O cliente pode abastecer seu carro com um combustível diferente do que já está no tanque. Isto não provoca nenhuma alteração no funcionamento.

4. Não existe a mistura ideal, que combine o combustível de melhor preço com o melhor desempenho do motor Total Flex. O cliente deve avaliar qual o melhor combustível a ser utilizado, levando em conta a maneira como usa o veículo e o preço dos combustíveis em sua região.

5. Quando a diferença de preço entre o álcool e a gasolina for igual ou superior a 70%, é mais conveniente abastecer com álcool.

6. Com veículos Flex deve se tomar os mesmos cuidados quanto à adulteração de combustível.

7. A durabilidade do veículo Total Flex não se altera se o plano de manutenção for seguido adequadamente.

8. O Total Flex não é somente uma “chipagem” do motor. Os motores Total Flex recebem várias modificações que o protegem contra corrosão e desgaste prematuros, além de adaptação de pressão de injeção, velas, velocidade e capacidade de memória da unidade de controle, etc.

9. A tecnologia Total Flex foi desenvolvida no Brasil e tem boa aceitação aqui por causa das condições apropriadas para a produção de álcool e da infra-estrutura de abastecimento já montada. Ela pode não ser sustentável em outros países do mundo.

10. O tempo de partida quando o carro está abastecido com álcool será diferente do tempo de partida quando o carro está abastecido com gasolina.

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