Lançado em 1993 e com continuidade em 1994, o Volkswagen Gol 1000 foi criado com o objetivo de se enquadrar na política de incentivos ao carro popular promovida pelo governo federal no início da década de 1990. Para atender às exigências do programa — que previa isenção ou redução de tributos para veículos de baixa cilindrada e custo acessível — a Volkswagen desenvolveu uma versão específica do Gol equipada com motor 1.0 litro e proposta simplificada.
O Gol 1000 utilizava o motor AE-1000 (motor derivado do CHT, da Ford), um quatro cilindros em linha, carburado, de aspiração natural, com comando de válvulas no bloco e tuchos mecânicos. A cilindrada total era de 997 cm³, com diâmetro de 70,3 mm e curso de 64,2 mm. A taxa de compressão era de 9:1, resultando em potência máxima de 50,2 cv/litro e torque de 7,3 kgfm a 3.500 rpm. O conjunto entregava desempenho modesto, com aceleração de 0 a 100 km/h em 20 segundos e velocidade máxima de 137 km/h.
A transmissão era manual de cinco marchas, com tração dianteira e embreagem monodisco a seco. O câmbio leve e escalonado visava priorizar a economia de combustível em detrimento da performance.
O consumo era um dos pontos de destaque para sua categoria na época: o Gol 1000 fazia, segundo dados do fabricante, 10,9 km/l em ciclo urbano e 14 km/l em rodoviário, resultando em autonomias estimadas de 512 km e 658 km, respectivamente, com tanque de 47 litros.
A construção seguia o padrão da plataforma BX, com motor dianteiro em posição longitudinal. A suspensão dianteira era independente do tipo McPherson com molas helicoidais, e a traseira adotava eixo de torção com o mesmo tipo de mola. Os freios utilizavam discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, sistema típico dos modelos compactos da época. A direção não contava com assistência, e o diâmetro de giro era de 10,2 metros.
Em termos de dimensões, o Gol 1000 tinha 1.601 mm de largura, 1.350 mm de altura e 2.358 mm de entre-eixos. Seu porta-malas comportava 273 litros e a carga útil era de 410 kg. O coeficiente aerodinâmico era de 0,45, com área frontal de 1,84 m². O modelo vinha equipado com pneus 145/80 R13 em todas as posições, incluindo o estepe.
O Gol 1000 representou uma alternativa acessível para o consumidor brasileiro, combinando simplicidade mecânica, custo reduzido e manutenção facilitada. Apesar do desempenho limitado, cumpriu com eficácia o papel de transporte urbano econômico, especialmente em um cenário de transição e abertura do mercado automotivo nacional.
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