A General Motors apresentou nos EUA o Equinox EV - SUV de médio porte, 100% elétrico, com lançamento confirmado para o Brasil em 2024.
O modelo tende a ser um dos modelos mais acessíveis da categoria de SUVs elétricos. O preço não foi especificado, mas há indicações que deve começar em cerca de US$ 30 mil (R$ 156 mil), no mercado norte-americano.
O modelo será vendido em duas versões inicialmente, com diferentes capacidade de baterias e autonomia de até 500 km.
O novo modelo complementa a gama eletrificada da marca, que já conta com os Bolt EV e Bolt EUV, e terá ainda Blazer EV e Silverado EV.
Apesar de adotar o nome Equinox - tradicional SUV da gama da Chevrolet - o Equinox EV é um projeto totalmente novo, baseado na plataforma Ultium da General Motors, criada desde o zero para ser exclusivamente elétrica.
Esse tipo de abordagem de engenharia traz benefícios em termos de eficiência energética (maior autonomia) e também espacial, visto que o conjunto mecânico elétrico é bem mais compacto que um sistema a combustão.
O interior traz painel 100% digital e um sistema multimídia com tela de 17,7 polegadas.
No âmbito de sistemas de assistência, o Equinox EV terá nos EUA o sistema de condução autônoma Super Cruise, que leva o veículo praticamente de forma autônoma por estradas compatíveis.
O Equinox EV básico vem com tração dianteira, tela sensível ao toque de 11 polegadas, bancos dianteiros com ajuste manual e um único motor elétrico de 213 cv com torque de 33,5 Kgfm. Modelos topo de gama terão tração elétrica nas quatro rodas, um motor elétrico adicional e potência total de 294 cv e 47,8 Kgfm de torque.
Todas as versões acima do modelo básico terão autonomia de no mínimo 480 Km (EPA) em versões FWD, e de 448 Km (EPA) para as configurações e-AWD.
Ambas as configurações trazem a tecnologia One-Pedal Driving, que permite conduzir o veículo apenas com o acelerador, já que ao reduzir a pressão sobre o pedal, o veículo inicia o processo de frenagem regenerativa para aproveitar a energia cinética que ajuda a recarregar a bateria, otimizando a autonomia.
No que respeita ao sistema de recarga, o Equinox EV será compatível com carregadores doméscos AC (corrente alternada) de 11,5 kW (AC) nos modelos de acesso - que permite adicionar 56 km de autonomia estimada por hora de carga.
Versões mais sofisticadas serão compatíveis com carga AC (corrente alternada) em potência de até 19,2 Kw, permitindo adicionar 85 km de autonomia estimada por hora de carga.
Já em carregadores rápidos de corrente contínua (DC) a potência de recarga será de até 150 Kw, que permite adicionar aproximadamente 115 km de autonomia estimada em 10 minutos de carga.
A GM não detalhou o tamanho das baterias, mas pelos tempos de carga informados e as potências envolvidas permitem supor que as baterias terão capacidade superior a 100 Kwh.
O SUV elétrico de médio porte da Chevrolet estreia no fim de 2023 nos Estados Unidos, com uma edição limitada da versão RS, de acabamento esportivo.
O Equinox EV chega depois a outros mercados, como o brasileiro. A produção será na fábrica da GM em Ramos Arizpe, no México. Detalhes adicionais estarão disponíveis mais perto do lançamento.
Que espetáculo de carro!
ResponderExcluirO design dos caros da Chevrolet está muito legal, carros com personalidade, bonitos e com linhas que não são excessivas
Show demais
Só eu que achei esse modelo pouco eficiente? 100 kwh de bateria para míseros 300 milhas de autonomia? Ora, ora, o ID.4 da VW tem uma bateria de 82 kwh e tem 290 milhas de autonomia no mesmo EPA. E vemos que aqui no Brasil essa versão de 82 kwh conseguiu ir de SP ao RJ com 1 carga, e ainda sobrou 130 km. Isso dá mais de 350 milhas.....
ResponderExcluirid4 é uma carniça perto dessa equinox
ExcluirO ID.4 é uma realidade. Líder de vendas na Europa, e sendo testado no Brasil. O Equinox por enquanto apenas prognósticos de marketing.
ExcluirO que, fora do Grupo VW presta pra você???
ExcluirCara, nem comenta, a gente já sabe qual sua opinião...
Ela tem 7 lugares?se tem o rival dela é o ID.6
ResponderExcluiresse CHEVROLET estupra os IDiotas
ResponderExcluire sepá vai chegar antes dos IDiotas kkkkkkkkkkkkkkkkk
Ô,não tem realidade aumentada,fora a autonomia menor.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.