O funcionário da Volkswagen do Brasil que tirou e compartilhou as fotos do novo sedã Virtus foi demitido da empresa por justa causa. Junto com ele foram demitidos outros três colaboradores que compartilharam as imagens no WhatsApp. (Atualização 21/08: conforme fontes, foi demitido apenas o responsável pelas fotos, e mais ninguém).


Segundo fontes, a ordem de demissão dos responsáveis veio da Alemanha, que determinou que fossem identificados os responsáveis pelo vazamento e posterior demissão. Caso o responsável não fosse encontrado, a ordem era para demitir o setor inteiro - conhecido como "Ala K8" - desde os funcionários do chão de fábrica até os gerentes. (Atualização 21/08: conforme fontes, a ordem de demissão não teve intervenção da Alemanha, e foi decidida pela VW Brasil)


Assim, foi identificado e apontado o responsável, que seria um funcionário de 24 anos, o qual foi mandado embora por justa causa (sem direitos).


Esse funcionário disse que compartilhou as imagens com outros três, e então os quatro foram demitidos. Atualização/correção. (21/08/2017): conforme apuramos, apenas 1 funcionário (o que tirou as fotos) foi demitido, e não quatro.


A demissão por justa causa ocorre pois todos que entram nas dependências da Volkswagen do Brasil assinam termo de compromisso que não podem tirar fotos de carros ainda não lançados, e sua violação enseja demissão por justa causa.



Procurada, a Volkswagen do Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, declinou de comentar a questão.

73 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Seda com um design muito bem resolvido...e esse suporte de celular no painel acho excelente, até porque pode ser removido...
    O carro está lindo...parece o A4...vai vender muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero q esse suporte n seja de serie, vai ter mirror link no radio, n precisa disso, ainda mais q se vc deixar um celular ali, é beeem visado nesse nosso pais

      Excluir
    2. O sistema suporte para Cel é a melhor opção pois não tem como a multimídia do veículo ter todos os recursos existentes e futuros lançamentos que um celular dispõe, a única exceção é uma multimídia com espelhamento do celular.

      Excluir
    3. Cara, se não a central não oferece espelhamento ou um decente (já que mirrorlink só funciona em poucos aparelhos e as marcas não tem interesse em desenvolvê-lo) o suporte é um caminho... Mas só acho legal o do Ford Ka, que protege o celular do sol e esconde um pouco mais da visão externa... Esse suporte da VW é gambiarra mesmo... Imagine o solzão no seu aparelho por 30 min...

      O Polo não está nos meus planos, mas seria legal oferecer um acabamento para quem não deseja usar esse suporte, pra não ficar vendo essa haste o tempo todo...

      Excluir
    4. O suporte do Ka é horrível - um desnível que vc pega e o celular cai.

      Excluir
    5. Pode ser Diego... Fiquei uma semana com o carro, em uma viagem para Gramado. Comigo funcionou bem legal, inclusive a fixação, pois o suporte apresentava uma resistência interessante, pressionando o aparelho. Achei ótimo! Agora, não sei se você tem o carro e, com o tempo cedeu... Mas enfim, no meu teste foi 10!

      Excluir
  2. Já sei, foi o famoso "4" , hahahahaha !!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que fiquei sabendo o cara tinha 24 anos de empresa...e esse setor K8 existe mesmo...é da montagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tinha que mandar o Carlos pra rua tb, por divulgar as imagens.

      Excluir
  5. É verdade, k8 é o ajuste final no fim da linha de montagem, só corrigindo no texto da há entender que o cara tinha 24 anos de idade mas ele tinha 24 de volks, estava na iminencia de se aposentar.
    Há um tempo atrás eu estava até comentando bastante aqui no blog sobre o polo sobre o que vejo passando na linha, até parei. Várias pessoas tiram fotos encondidas a diferença é que ele foi pego e o piro é que ele nem vendeu apenas colocou em uma rede social

    ResponderExcluir
  6. Coitado, só porque tirou foto do novo Voyage? Tem tanto nas ruas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz....que engraçada essa piada...cara! Nunca tinha ouvido ninguém a pronuciar! Totalmente inovadora mesmo, uma piada inédita! Que me fez rir muito! Muito engraçada! Que incrível, que perspicácia!
      O nível de inteligência de uma pessoa se percebe pela ineditismo de suas frases e tiradas!
      Essa foi demais! Parabéns! Que criatividade!

      Excluir
    2. Pois é. Carros da vw são todos iguais.

      Excluir
    3. O cara foi demitido por mostrar o voyage, ops o virtus...cara, muito inovador esse carro, kkkkkkkk

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. É só ele entrar na justiça alegando que ele tirou foi fotos de um voyage, carro já lançado e assim não vale a clausula. quero ver a vw provar que era o virtus kkkkkkkk

      Excluir
    6. Poxa..que engraçadíssimo . Estou rindo mui5o...que engraçado!!!!
      Nem precisava colocar o original "kkkk" no final de tão engraçado que e.

      Excluir
    7. O Virtus terá opção de MPI também? Ele vai fazer papel de sedã médio ou de compacto do andar de cima?

      Excluir
    8. Não. Versões de entrada com o 1.6 MSI e os top com o 1.0 TSI.

      Excluir
    9. Voyage não é mais segredo faz tempo... nada a ver fazer isso com o cara.

      Excluir
    10. Quando o 1.6 jurássico MSI vai ser aposentado? Logo bate o AP de anos em uso 😂
      Troca tudo pelo 1.0tsi!!!

      Excluir
    11. "Jurássico"? Como fala besteira.

      O Motor EA-211 1.6 MSI da VW Brasil é do mesmo nível de modernidade dos 2.0 VVT-i da Toyota, mais moderno que o 2.0 16V da Honda. O motor 1.6 MSI é mais moderno que todos os motores usados em concoerentes. O motor 1.6 MSI é muito mais modenro que o 1.8 E-Torq da Fiat, mais moderno que o 1.6 16V da Hyundai, muitíssimo mais modenro que os motroess da GM todos fabricados no BRasil.

      Em resumo. Esse motor 1.6 MSI é um dos mais modernos motores do Brasil.

      Por favor, pesquise antes de relinchar. E antes de relinchar besteira em post do motor 1.6 MSI da VW, reliche em posts de Fiat, GM< Hyuindai e etc. Mané,.

      Excluir
    12. Andador de bicicleta e leitor de fichas técnica, não relinche vc estagiário da VW.
      Mas vamos aos fatos, existem 2 1.6 MSI correto? 8 e 16v, o 8v não é jurássico?? Esse 16v é muito melhor que o etorq só, no mais é um motorzinho fraco, o dia qe sair sua carteira de motorista ande em um desses 16v da vw e ande no da Hyundai, eu tenho um hb20 1.6 e já andei nesse 16v vw, dá até dó!! Ande, sinta o carro e depois fale, ler ficha técnica qualquer afabetizado faz!!

      Excluir
    13. Tem carro coreano e acha que tá abafando. O 1.6 mai da vw humilha o do hb20. Aliás o hb20 1.6 consegue ser mais beberrão que o argo 1.8. Uma piada.

      Excluir
    14. Melhor que ter uma ceci só, mas para seu conhecimento tenho um vw tb, já tive 2(gol g2 1.8, parati 16vT)!! Hoje tenho um golf mk3 98, meu xodó, conservadissimo, mas com certeza o coreano(meu segundo hb20) é muito bom!!
      Mas a gente te entende, fica tranquilo!!! 😂😂

      Excluir
    15. O carlos nem teve como responder e mudou de assunto, kkkkkkkk, típico de quem não sabe discutir...

      Excluir
    16. Qual dos carlos 😂? Meu xará aí é fanboy, mas as vezes vejo coerência em alguns comentários dele.

      Excluir
    17. Não viaja Carlota!!!
      O motor 1.6 MSI é econômico e robusto, mas é de concepção antiga...
      A VW sabe fazer coisa melhor que esse motor velho...

      Excluir
    18. O motor 1.6 MSI da VW é de alumínio, duplo comando no cabeçote, comandos variáveis na admissão e escapamento.
      Qualquer pessoa que andou nesse motor sabe que ele é muito elástico e com muito torque em qualquer regime.
      O próprio motor 1.6 8V tem excelentes resultados. com bom torque em baixa.

      O fato é que o 1.6 8V é mais moderno e eficiente que os 1.4 da GM. e o 1.6 16V é mais moderno que o 1.6 16V da Hyundai, muito mais moderno que o 1.8 E-Torq da Fiat, e no mesmo nível do 2.0 VVT-i do Corolla.

      Ou seja, o 1.6 MSI 16V é um dos motores mais modernos do país.

      Excluir
    19. msi e vvt da toyota estão longe de serem modernos hein... convenhamos.....
      igual falar que o motor do cruze é moderno... que é f1 com duplo comando de valvula variavel em aluminio.....

      Excluir
    20. Carlos não diz besteira e não fala orelhada. O motor 1.6 do HB20 dá de relho neste 1.6 da VW.

      Tenho um HB20 1.6 e dirijo o 1.6 MSI da VW.

      Não escreve o que não sabe rapaz, vai te internar.

      Excluir
    21. Não fala besteira vc. O Fox 1.6 MSI andou mais e bebeu menos que o HB20 1.6 no teste da Quatro Rodas. E no INMETRO idem.

      Excluir
    22. Impressionante o nível!!! O conhecimento é invejável, a arrogância é compatível e à altura dos comentários do nosso amigo Carlos! Por favor, seja mais humilde, porque assim meu amigo, tu não vai a lugar algum, e se for, não irá longe, e se mesmo assim conseguir vôos mais altos, vai cair tão rápido que ficará sem rumo!!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Não deveriam ter lançado no Brasil como Polo ou Virtus e sim como Gol e Voyage. A versão TSi poderia ser o Novo Gol Gti 1.0 turbo com 125cv.

    ResponderExcluir
  9. O cara deu muito mole. Trabalha na área secreta da empresa e dá uma mancada dessas! Bom somente para os consumidores que puseram curtir o novo sedã matador de hb20s, prisma e até Honda City. Qdo vão lançar esse virtual? Esse painel tá show! A traseira e lanternas tem identidade própria mesmo sendo discretas diferentemente do voyage e do jetta q já deram o q tinha q dar.

    ResponderExcluir
  10. Conheço o cara. Era um entusiasta, patriota da marca, assim como o carlos.
    Tinha mais de 20 anos dentro da empresa, alimentava-se do amor pela marca diariamente.
    Amava mais a VW que os filhos.
    Ele divulgou as fotos com um sentimento de êxtase em ver a sua amada empresa (que era sua vida) sendo inovadora com um ótimo produto e tendo a capacidade de novamente liderar as vendas de sedãs.
    E foi assassinado pelo próprio sistema capitalista... São dias de luto.
    Pobre homem, vítima da mediocridade das redes sociais. Foi incentivado a compartilhar as fotos, pois queria mostrar para os amigos o belo design do novo carro.
    Dizem que está em depressão profunda. É provável que nem se recupere mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah....o unico erro dele é ser burro

      Excluir
    2. fale serio man, serio??...tb sou muito fã da vw , apaixonado mesmo ..triste isso, ele fez isso no calor sei lá. achou que pelos 24 anos estaria super seguro em fazer uma coisa dessas , agora lá na vw a galera vai pensar 1 milhao de vezesantes defazer

      Excluir
    3. pow man, serio mesmo?? tb sou fã da vw doente, uma pena pelo cara ,foi no calor da emoção, agora os func da vw vao pensar 1 milao de vezes antes de fazer bobagem.

      Excluir
    4. Os fins não justificam os meios. Fez caca e das grandes. infelizmente não pensou antes de agir, agora colheu o que plantou. Fica a lição: pense duas vezes, aja uma depois. A realidade é triste, mas a lei da ação e reação é um fato. Não tenho pena. Pediu pelo que recebeu.

      Excluir
    5. O preço por compartilhar o que não devia. Ele sabe que não podia em hipótese alguma tirar foto e compartilhar, e o que ele fez? Quem procura , acha!

      Excluir
    6. Rede social nao só acaba com emprego....namoro....casamento...rede social é o diabo personificado. Quem nunca se ferrou ou quase em rede social que jogue a primeira pedra.

      Excluir
    7. Que conversa afiada quem já trabalhou em montadora como eu trabalhei sabe como são fechados com vazamentos

      Excluir
    8. Nao tem desculpa. Se preocupa com a empresa sabe que segredo industrial é importante. Sempre trabalhei em autopecas com acesso a diversos carroa antes do lancamento em etapa de projeto 3d e sempre tive a responsabilidade de guardar essa informacao a 7 chaves inclusive sempre cortando conversas que tentavam descobrir algo em roda de amigos. Tudo é questao de bom senso e responsabilidade com k patrimonio da empresa.

      Excluir
    9. Eu já trabalhei na VW e é óbvio a todos que assinaram o termo de confidencialidade que este comportamento não é aceito.
      No Design Studio, não me lembro se é na ala 13, as câmeras fotográficas e celulares são proibidos.
      Se um com tanto tempo de casa fez uma estupidez dessa... é porque queria mesmo ser desligado.
      Sai com uma mão na frente e outra atrás.

      Excluir
    10. Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
      g) violação de segredo da empresa;

      Excluir
  11. CARLOS! Ou Villaça! Por favor, vocês que são bem informados sobre a VW: há planos ainda, como parecia haver antes, de que o Golf 1.0 TSI seja lançado com câmbio automático? Se for, qual seria o preço estimado? Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Do ponto de vista jurídico a empresa nunca poderia demitir uma ala inteira por justa causa pela atitude singular de um colaborador, se isto ocorresse seria uma enxurrada de ações na justiça do trabalho, soa até como inocente por parte de uma empresa deste porte cogitar tal coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No regime CLT pode se demitir qualquer um a qualquer momento, exceto quando há acordo coletivo por prazo determinado restringindo as demissões.

      Excluir
    2. Ele falou "por justa causa". Justa causa não poderia mesmo, não.

      Excluir
    3. Não serão demitidos por justa causa. A VWB certamente os indenizou.

      Excluir
    4. A ala inteira, realmente não poderiam demitir por justa causa. Agora se identificaram quem vazou, esse com certeza é demitido por justa causa

      Excluir
    5. Errado, Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
      g) violação de segredo da empresa;

      Neste caso concreto o funcionário sabia que não podia fotografar e muito menos divulgar o novo modelo. Isto pode gerar prejuízos para a empresa pois os concorrentes podem se antecipar. Mas é claro que o cara vai contestar a justa causa na justiça do trabalho.

      Excluir
  13. 24 anos de VW?

    Deve ter conhecimento de muita coisa. Certamente será contratado por outra montadora. Acho que a VW pode ter avaliado mal a sua atitude. Poderia ter dado alguma punição interna.

    ResponderExcluir
  14. Eu mesmo recebi essas fotos por Zap. E mais duas de um vermelho.

    ResponderExcluir
  15. Ele podia ter falado que o Carlos que tirou a foto, 24 anos de dedicação a empresa é realmente uma pena.

    ResponderExcluir
  16. Vish,como o Carlos4patas vai ficar sem emprego agora?

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente torço para que o carro seja muito bom e tenha preço competitivo, mas dizer que tem design inédito, aí não dá. Tem a frente do Gol e a traseira do Honda City.

    ResponderExcluir
  18. Podem ficar putinhos a vontade, criticar a vontade, mas o carro é um show !!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Deviam demitir o designer. Ficou muito feio, pelo menos por fotos. Vamos ver ao vivo se melhora

    ResponderExcluir
  20. Esse é o grande problema da geração WhatsApp e Facebook, querem ficar tirando foto de tudo para ganhar 15 minutos de fama.
    Ontem a noite vi na tv uma mulher que agarrou uma pequena Sucuri em uma estrada no Rio de Janeiro só para ganhar 15 minutos de fama, ainda ficou gritando "tira foto, pessoal, tira foto".
    O cara que vazou as fotos tem mais é que ser demitido mesmo, isso não é coisa que se faça.

    ResponderExcluir
  21. Caros amigos
    Vou ajudar o carlos o motor 1.6 16v MSI e otimo muito elastico , economico e unico defeito dele e que o torque em caixa rotação e menor do que o 1.6 8v , mas isso e claro o 8v tem mais torque em baixa
    Agora e desempenho o MSI e superior ao do HB 20
    Tenho uma saveiro cross 16v com penus ATR e deixo muito HB20 comendo poeira ate uns 150KM\h o HB20 vem junto depois fica para traz

    ResponderExcluir
  22. galera atrasa discutindo assunto de um carro que desde o inicio de julho ja tem informaçao dele
    https://www.youtube.com/watch?v=2sB_QCOeXdE

    ResponderExcluir
  23. Será que esses caras não sabem que só agência de MKT pode vazar foto!!!?😀

    ResponderExcluir
  24. O rapaz que foi demitido com justa causa.Se ele tiver sorte vai ganhar muito mais dinheiro com publicidade do que o dinheiro que ele pode ter perdido no tempo de firma.Ta sujeito os concorrentes contratarem ele pra fazer comerciais.Essa é a realidade do fato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem