Car.blog.br

Pesquisar este blog

Fiat Mobi Drive 2017: consumo, preço e desempenho - fotos

Categorias: , , , 26 Comentários

A Fiat Chrysler do Brasil lança oficialmente a nova versão do Fiat Mobi - Drive - que chega com novo motor FireFly 1.0 de três cilindros, mais econômico, novo recurso de conectividade e novos itens de conveniência, com preço sugerido de R$ 39.870 reais.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly

O Fiat Mobi Drive adota o novo motor Firefly 1.0 três cilindros, que oferta potência de 77 cv e torque de 10,9 kgf.m a 3.250 rpm, ambos com 100% de etanol. Outra novidade é o sistema HCSS, que elimina o tanquinho extra para partidas a frio.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly

Com gasolina, a potência é de 72 cavalos @ 6.000 RPM, e o torque máxiomo de 10,4 Kgfm @ 3.250 RPM.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly

Segundo a Fiat, o Mobi Drive é o veículo mais econômico do Brasil entre os equipados com motor 1.0 aspirado. O quadro abaixo mostra o comparativo de consumo entre Fiat Mobi Drive e Volkswagen Up!.



Modelo
Consumo EtanolConsumo Gasolina
Média Gasolina
CidadeEstradaCidadeEstrada
Vokswagen Up! 1.0 TSI9,611,113,816,114,8
Volkswagen Up! MPI I-Motion9,410,614,015,814,8
Fiat Mobi Drive Dualogic9,811,114,015,814,8
Fiat Mobi Drive9,611,313,716,114,8
Volkswagen Up! 1.0 MPI9,610,614,215,314,7

O Fiat Mobi Drive será oferecido com transmissão automatizada Dualogic a partir de 2017, mas seus dados de consumo foram incorporados na tabela acima.

Desempenho

O novo motor 1.0 FireFly permite ao Mobi Drive acelerar de 0 a 100 Km/h em 12 segundos quando abastecido com etanol, e 12,8 segundos com gasolina. Para efeito de comparação, o Mobi 1.0 Fire registra 13,8 segundos e 14,6 segundos, respectivamente, segundo dados da Fiat.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly

A velocidade máxima é de 161 Km/h com gasolina, chegando a 164 Km/h com etanol.

Itens de série

O Fiat Mobi Drive adota direção com assistência elétrica, item de série no Mobi Drive, que traz ainda a função City, ativada por meio de um botão no painel. Ela reduz a necessidade de esforço durante as manobras de estacionamento e é desativada automaticamente em velocidades maiores.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly - interior

Outra novidade é a tela de LCD de alta resolução junto ao quadro de instrumentos, com diversas funções, como velocímetro digital, econômetro, trip A e B, alerta de lâmpadas queimadas, temperatura e número de horas em funcionamento do motor e outras.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly  - interior

O pacote de equipamentos de série traz, além dos equipamentos já citados, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, vidros elétricos nas portas dianteiras e trava elétrica nas quatro portas com função one touch e antiesmagamento, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly - interior

Há ainda volante com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, cargo box, lane change, ESS, sinalização de frenagem de emergência, e pneus “superverde” com alta durabilidade e maior aderência.

Fiat Live On

O Mobi Drive também marca a estreia na gama Mobi do Fiat Live On, um app que transforma um smartphone comum na central multimídia do veículo, que pode ser acessada pela própria tela do aparelho ou pelo volante multifuncional. É um novo conceito de conectividade e integração do veículo com o celular, via Bluetooth.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly -  sistema multimídia Live On

O Live On traz os aplicativos mais usados no smartphone quando o usuário está dirigindo em um único menu – o que minimiza desvio de atenção, aumentando a segurança –, suporte retrátil no painel do veículo com acabamento em preto brilhante e entrada USB no painel, que pode ser usada para carregar a bateria do smartphone.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly -  sistema multimídia Live On

Além de acessar aplicativos de trânsito e de músicas como o Spotify, rádios, fotos, internet e realizar e receber chamadas, o Fiat Live On traz uma série de aplicativos exclusivos que auxiliam o motorista, como o EcoDrive, que orienta a dirigir o veículo com mais economia de combustível e redução de emissões, e o Onde Parei?, que informa o último local em que o veículo foi estacionado.

Opcionais

O Fiat Mobi Drive oferece opcionais, como o rádio Connect com Bluetooth e entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com Tilt Down e luz de seta integrada, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina, alarme com telecomando, console de teto com espelho auxiliar e rodas de liga leve 14 polegadas.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly - interior

Há ainda outros opcionais como bancos com acabamento premium, porta-óculos, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, apoio para o pé e detalhes com acabamento em preto brilhante.

Fiat Mobi 2017 Drive FireFly

Vídeos - Fiat Mobi Drive 2017 - completo





Com o Mobi Drive, o modelo passa de seis para sete o número de versões. Ela somando-se à Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On, equipadas com o motor 1.0 Fire, que acabou de passar por uma recente atualização, entregando agora um consumo 4% menor do que a família anterior.

Tabela de Preços - Fiat Mobi 2017
  • Fiat Mobi Easy: R$ 32.380 reais
  • Fiat Mobi Easy On: R$ 36.340 reais
  • Fiat Mobi Like: R$ 38.470 reais
  • Fiat Mobi Like On: R$ 42.930 reais
  • Fiat Mobi Drive: R$ 39.870 reais
  • Fiat Mobi Way: R$ 39.890 reais
  • Fiat Mobi Way On: R$ 44.460 reais

Ficha Técnica - Fiat Mobi Drive 2017


Motor
PosiçãoTransversal, dianteiro
Número de cilindros3 em linha
Diâmetro x curso70,0 x 86,5 mm
Cilindrada total999,0 cm³
Taxa de compressão13,2:1
Potência máxima/regime72 cv / 6.000 rpm (gasolina) 77 cv / 6.250 rpm (etanol)
Torque máximo/regime10,4 Kgfm / 3.250 rpm (gasolina) 10,9 Kgfm / 3.250 rpm (etanol)
Número de válvulas por cilindroDuas no cabeçote
Eixo de comando de válvulasUm no cabeçote
Ignição / Alimentação
TipoMagnetti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
CombustívelGasolina/Etanol
Injeção eletrônicaMagnetti Marelli, multiponto, sequencial
Transmissão
Número de marchas5 à frente e uma à ré
Relações de transmissões1ª – 4,273 2ª – 2,316 3ª – 1,444 4ª – 1,029 5ª – 0,795 Ré – 3,909
Relação de transmissão do diferencial4,2
TraçãoDianteira com juntas homocinéticas
Freios
De serviçoHidráulico, comando a pedal com ABS e EBD
DianteiroA disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
TraseiroA tambor (Ø de 185 mm) com regulagem automática
Suspensão dianteira
TipoMc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores
AmortecedoresHidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elásticoMola Helicoidal
Suspensão traseira
TipoEixo de torção com rodas semi independentes
AmortecedoresHidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elásticoMola Helicoidal
Direção
TipoElétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva9,96 m
Rodas
Aro5,5JX14 em chapa de aço
Pneus175/65 R14
Peso do veículo
Em ordem de marcha945 Kg
Capacidade de carga400 Kg
Capacidade máxima rebocável400 Kg
Dimensões
Comprimento do veículo3.566 mm
Largura do veículo1.633 mm
Altura do veículo (vazio)1.502 mm
Distância entre-eixos2.305 mm
Bitola dianteira1.406 mm
Bitola traseira1.400 mm
Altura mínima do solo156 mm
Volume do porta-malas215 litros
Tanque de combustível47 litros
Desempenho
Velocidade máxima161 km/h (Gasolina) / 164 km/h (etanol)
0 a 100 km/h12s8 (gasolina) / 12s0 (etanol)
Consumo
Ciclo urbano13,7 km/litro (gasolina); 9,6 km/litro (etanol)
Ciclo rodoviário16,1 km/litro (gasolina); 11,3 km/litro (etanol)

Postagens relacionadas:

26 comentários:

  1. Será el melhor opção que o UP Move ou o Onix Joy ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O Mobi tem o mesmo comprimento externo do Up!, porém é muito menor por dentro. Oferece menos espaço interno, tanto para passageiros quanto porta-malas. O Up! tem um porta-malas muito maior, de 285 litros, contra 215 do Mobi.

      Fora que o interior do Up! parece um latifúndio perto do aperto do Mobi. Não dá para comparar.

      Outra questão é a segurança. O Mobi é derivado do Uno, que levou ZERO estrelas no latin ncap. Reprovado. E até agora não há testes do Mobi, mas sendo uma plataforma derivada do Uno, não se pode esperar algo muito bom.

      O Up!, por outro lado, recebeu 5 estrelas em 2 testes no latin ncap, e ainda 5 estrelas no Euro NCAP.

      Em resumo: não há nada, absolutamente nada, que o Mobi seja melhor que o Up!. Então, Up! muito melhor.

      Excluir
    2. Já andei em um Mobi. tenho 1,84 de altura. Carro horrível, bancos desconfortáveis, espaço traseiro insuficiente para qualquer adulto, só cabe crianças e anões.

      Excluir
  2. mas o motor fire não era jurássico?
    agora ele consome igual ao ultra moderno up!

    Amigos, o fato é o seguinte: eu acho o up melhor construído que o mobi, como produto em si, ele é melhor. Só não taaaaaaaaaaaao melhor que os outros como algumas pessoas afirmam neste blog. E uma das provas está no consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Mobi não te3m o motor fire. Esse aí tem o FireFly, que não tem nada a ver com o Fire.

      Excluir
    2. Esses dados são furados, divulgados pela Fiat. Na realidade o consumo deve ser maior.

      Excluir
    3. Esses dados são furados, divulgados pela Fiat. Na realidade o consumo deve ser maior.

      Excluir
  3. Respostas
    1. A questão de segurança do UP não tem nem comparação. Agora estou impressionados com o desempenho e consumo desse novo motor do Mobi. Pelo visto, a injeção direta só tem vantagem em alta.

      Excluir
    2. Injeção direta somente no TSI, o 1.0 "normal" é igual ao 1.0 Firefly.
      Senhores, dêem o braço a torcer, a Fiat conseguiu fazer um bom motor.

      Excluir
    3. Se o carro fosse tão bom quanto o motor, talvez o Mobi-Firefly fosse tão bom quanto o UP-MPI

      Excluir
  4. O onix só tem, só, 22 cm a mais de entre eixo!

    ResponderExcluir
  5. Ridiculamente feio esse mobi ...tem que ser muito mortadela pra comprar esse carro!

    ResponderExcluir
  6. Não tem jeito, faltou qualidade no projeto do Mobi, foi um carro feito para ser barato, a começar por usar a mesma plataforma do uno sendo bem menor... agora tem um motor de 3 cilindros 1000, num compartimento que cabe até 1800... pra quê perder esse espaço todo? Pra não ter o custo de desenvolver uma nova plataforma... resultado: espaço interno exíguo, um homem de 1,75 ajustado no banco do motorista não consegue sair e sentar no banco de trás pois não cabe... com isso, bancos minúsculos, desconfortáveis, mala minúscula...
    Deu tudo errado!
    O motor parece mesmo ser bom e moderno, o design do painel me agrada, esse sistema de infotainment de baixo custo usando o celular agrada muito! Mas são poucas qualidades para compensar tanto defeito! E por 39000 reais. To fora! Boa sorte aos compradores! Tem coisa melhor no mercado nessa faixa de preço!

    ResponderExcluir
  7. Desde quando o Mobi Fire acelerava de 0-100 em 13,8? Era de 16s para mais. A Fiat como sempre querendo enganar o cobsumidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dados da Fiat x dados de testes reais. Pode apostar que esse novo também não faz em 12s.

      Excluir
  8. Desde quando o Mobi Fire acelerava de 0-100 em 13,8? Era de 16s para mais. A Fiat como sempre querendo enganar o cobsumidor.

    ResponderExcluir
  9. Não confio nesses dados divulgados pela Fiat, parece o milagre que a peugeot quis fazer com as medias do 208, muito aquém das medias alardeadas pela Peugeot.

    ResponderExcluir
  10. Este ai não serve nem pra colocar escada no teto já que não tem porta malas para levar os materiais dos técnicos. É um carro inferior ao Uno que já não é grande coisa.

    ResponderExcluir
  11. Esse carro deve favorecer um lucro absurdo. Os motores 3 cilindros apesar do investimentos tem bem menos componentes que um motor 4 cilindros, no caso do Mobi alie a um veículo diminuto, menos material a ser gasto em todos os sentidos, o preço elevadíssimo pelo que oferece, já nasce morta essa versão drive, muito melhor comprar um Ford Ka que é um Compacto, tem melhor desempenho ( esses dados da fiat sempre são muito promissores, não acreditem nesses números, só retiro o que eu disse quando alguém da imprensa fizer o 0 a 100 deste carro ), o Ka acelera normalmente abaixo dos 12 segundos tem diversos videos no youtube comprovando, fora o preço, o mesmo do MOBI, que convenhamos, tem um desenho horroroso.

    ResponderExcluir
  12. Engraçado que a Fiat não tem vergonha.
    fazer isso.... Mobi. Deveria ter usado seus profissionais de desenvolvimento para criar algo um pouquinho melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os caras devem esconder o crachá quando saem da fábrica rsrs

      Excluir
  13. Visualmente ele é bem mais agradável que o Up.

    ResponderExcluir
  14. O cara que conseguir falar "new mobi drive firefly easy on" 3x consecutivas rapidamente é pq é fera!

    Vale também para as versões "way on" e "like on"

    Kkkk

    ResponderExcluir
  15. Mobi Drive fez 28,6 km/l, num teste prático de consumo rodoviário abastecido com gasolina.
    https://www.youtube.com/watch?v=9C211mewz6U

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.