A Volkswagen do Brasil comemora 20 anos de atividades e 10 milhões de motores produzidos, marca que foi atingida com uma unidade 1.0l TSI da família EA211, que equipa o recém-lançado Golf TSI.


No dia 12 de outubro de 1996, quando também é comemorado o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, a Volkswagen do Brasil iniciava suas atividades na fábrica de São Carlos, produzindo o motor EA111 1.0l, que equiparia a segunda geração do Gol. De lá para cá, a fábrica duplicou seu tamanho em área construída, recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos e passou a produzir outros motores, como por exemplo, os propulsores da família EA211.


A unidade é responsável pela produção dos propulsores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipam os modelos up!, cross up!, Fox, CrossFox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro e Nova Saveiro Cross.


Em São Carlos, também é fabricado o EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage, SpaceFox e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina.


A unidade de São Carlos foi a primeira a produzir o motor 1.0l bicombustível do Brasil (2003); a primeira a fabricar o motor 1.0l de três cilindros (2012) e também o propulsor 1.0 TSI (2015), tecnologia que rendeu a Volkswagen do Brasil diversos prêmios, dentre os quais o “Motor do Ano 2016” da 49ª edição da premiação Carro do Ano da Revista AutoEsporte.


No final de 2015, São Carlos foi selecionada dentre todas as operações da marca no mundo para exportar blocos de motores 1.0l da família EA211 para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa; em maio deste ano, a Volkswagen comemorou ainda o marco de 300 mil EA211 produzidos desde 2013.


Com três prédios produtivos – EA111, EA211 e Usinagem e Montagem de Cabeçotes –, conta com três linhas de montagem de motores, quatro linhas de usinagem de blocos, uma linha de usinagem de virabrequim, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes.

Investimentos

Em 2015, a Volkswagen do Brasil anunciou o investimento de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores, em São Carlos (SP), até 2018. O aporte teve como foco o início de produção no Brasil de uma tecnologia global para motores, a TSI, que agrega ao motor um bom desempenho a um baixo consumo de combustível, e também contempla uma preparação para o aumento da capacidade produtiva da fábrica e uma nova linha de virabrequim, que começou a operar em 2016.

Entre 2012 e 2013, a fábrica já havia recebido R$ 425 milhões, para o desenvolvimento do novo prédio produtivo e instalação de novas linhas para a produção dos motores EA211 e para o aumento de capacidade produtiva dos motores EA111 na unidade.

Fábrica da Volkswagen - São Carlos - cronologia

• 1996: Inauguração da fábrica em São Carlos, no dia 12 de outubro
• 1997: Primeira unidade do Grupo Volkswagen, fora da Europa, a conquistar a certificação ambiental ISO 14001
• 1999: Produção do primeiro motor turbo do Brasil
• 2000: Comemoração do marco de 1 milhão de motores produzidos
• 2003: Produção do primeiro motor 1.0l com a tecnologia Total Flex do Brasil
• 2007: Ampliação da capacidade produtiva com a produção das linhas de Usinagem e Montagem de Cabeçotes
• 2012: Implementação de nova linha de usinagem de Blocos e aumento da capacidade produtiva
• 2013: Inauguração de novo prédio produtivo responsável pela fabricação da família EA211
• 2014: Comemoração do marco de 9 milhões de motores produzidos
• 2015: Produção do primeiro 1.0l TSI Total Flex produzido no Brasil, com investimentos de R$ 460 milhões, e exportação de blocos de motores EA211 para fábrica de Chemnitz, Alemanha
• 2016: Comemoração de 300 mil motores EA211 produzidos e início da fabricação do virabrequim e do motor 1.4 TSI

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