Car.blog.br

Pesquisar este blog

Toyota Corolla x Nissan Sentra 2017: preço, consumo, itens

Categorias: , , 40 Comentários

A Nissan do Brasil apresentou hoje a linha 2017 do Novo Sentra, sedã médio importado do México, que chega com facelift na dianteira, novos equipamentos de série para estabelecer melhor competição no segmento, especialmente com o líder, Toyota Corolla. Neste artigo comparamos as versões intermediárias, Sentra SV contra Corolla GLi Automático Couro Black Pack.

Toyota Corolla x Nissan Sentra 2017

O quadro abaixo relaciona as características técnicas, preços, consumo (INMETRO) e dados de desempenho dos dois sedãs, com grifo em azul no vencedor.

Ficha Técnica
Nissan Sentra SL
Toyota Corolla GLi
PreçoR$ 84.990R$ 83.720
MotorTransversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustívelTransversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível
Cilindrada (cm³)2.01.8L
Potência (gasolina/etanol)140 cv a 5.100 rpm144 cv a 5.800 rpm
Torque (gasolina/etanol)20 kgfm a 4.800 rpm18,6 kgfm a 4.800 rpm
Consumo Cidade (etanol)6,77,8
Consumo Estrada (Etanol)9,19,2
Consumo cidade (gasolina)9,911,4
Consumo Estrada (Gasolina)12,713,2
0 a 100 Km/h10,910,5
Retomada de 80 a 120 Km/h6,76,4
Freios dianteirosDiscos ventilados com ABS e EBDDiscos ventilados com ABS e EBD
Freios traseirosDiscos sólidos com ABS e EBDDiscos sólidos com ABS e EBD
Suspensão dianteiraIndependente tipo McPherson com barra estabilizadoraIndependente tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseiraEixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidaisEixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais
RodasLiga leve de 17 polegadasLiga leve de 16 polegadas
Pneus205/50 R17205/55 R16
DireçãoElétricaElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)13601320
Comprimento (metros)4,634,62
Largura (m)1,761,77
Altura (m)1,51,47
Distância entre-eixos (m)2,72,7
Tanque de combustível (litros)5260
TransmissãoCVT (continuamente variável) com função de desligamento do overdriveCVT (continuamente variável) com simulação de sete marchas
TraçãoDianteiraDianteira

Os dados mostram que o Corolla GLi 1.8 CVT, apesar de contar com um motor de menor deslocamento volumétrico (1.8 x 2.0 do Sentra), é mais potente, oferece melhor desempenho e menor consumo. O Corolla acelera de 0 a 100 Km/h em 10,5 segundos, sendo 0,4 s mais rápido que o Sentra SL 2.0 CVT.

Já em termos de consumo, o Corolla GLi Automático tem uma vantagem expressiva em cidade. Com etanol, o Corolla registra 7,8 Km/l em percurso urbano - número que é 16,4% melhor que os 6,7 Km/l do Sentra 2.0 CVT 2017. Com gasolina a vantagem do Corolla cai um pouco, mas continua grande: 11,4 Km/l, o que é 15,2% melhor que os 9.9 Km/l do Sentra 2.0 CVT.

Toyota Corolla x Nissan Sentra 2017 - comparativo

No que respeita às suspensões, ambos adotam basicamente o mesmo esquema, independente na dianteira e semi-independente na traseira, adequado ao tipo de piso que se observa no Brasil. Ambos adotam ajustes de suspensão macio, que favorecem o conforto, mas o Sentra é um pouco mais macio que o Corolla.



Essas informações evidenciam uma maior eficiência do conjunto motriz do Corolla, que oferta melhor desempenho com menor consumo.

Equipamentos

Os dois modelos vem de série com transmissão automática CVT (mas a do Corolla tem simulação de sete marchas), direção com assistência elétrica, sistema de som, sensor de estacionamento e revestimento interno em couro.

Toyota Corolla x Nissan Sentra 2017 - interior
Nissan Sentra SV 2.0 Automático - interior - painel
Entretanto, o Sentra oferta a mais controle de estabilidade e tração (VDC) - itens que estarão presentes no Corolla linha 2017, retrovisor foto cromático, faróis com acendimento automático, rodas aro 17, câmera de ré, navegação por GPS e plataforma de conectividade Nissan Connect™ com informações visualizadas na tela de 5.3 polegadas.

Toyota Corolla x Nissan Sentra 2017 - comparativo
Toyota Corolla GLi 1.8 Automático - interior - painel
Já o Corolla GLi responde com 5 airbags (2 frontais, 2 laterais e 1 de joelho para motorista), enquanto o Sentra SV adota apenas 2 airbags frontais.

Garantia

Tanto Corolla quanto Sentra oferecem 3 anos de garantia, e revisões com preço fixo.

Mercado: Corolla vende 7 vezes mais

O Toyota Corolla é o quatro carro mais vendido do Brasil, com números de vendas impressionantes para um carro desse valor - em 2016 já foram vendidos 24.632 unidades. Isso se reflete em uma maior liquidez no modelo de revenda, e também menor desvalorização.

Toyota Corolla 2017 X Nissan Sentra 2017

O Sentra, por sua vez, mesmo importado do México, vem se estabelecendo como o terceiro sedã médio mais vendido do Brasil, mas os números de venda são bem mais modestos: em 2016 foram emplacados 3.626 unidades.

Toyota Corolla 2017 X Nissan Sentra 2017

Isso significa que para cada Sentra comercializado, a Toyota vende 7 exemplares do Corolla.

Conclusão

O duelo entre Toyota Corolla 1.8 CVT e Nissan Sentra 2.0 CVT mostra que o Corolla tem mais desempenho e menor consumo, e melhor liquidez de mercado, além de contar com 3 airbags adicionais.

Toyota Corolla x Nissan Sentra 2017 - comparativo

O Sentra, por sua vez, oferta uma lista de itens de série mais completa e itens de segurança como controle de estabilidade e tração.

Postagens relacionadas:

40 comentários:

  1. Vendo o comparativo realmente o Corolla é mais negócio, mas conhecendo o blog pergunto aonde está pegadinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pegadinha é que o comparativo da versão SV do Sentra deveria ser com a XEI do Corolla que custa bem mais caro. Abaixo comparativos corretos de acordo com acabamento:

      Sentra S x Corolla GLi Upper
      Sentra SV x Corolla XEI
      Sentra SL x Corolla Altis

      Em todos os casos o Sentra tem custo beneficio muito superior!

      Excluir
    2. Mas o que importa não é ter os preços parecidos e daí comparar quem tem mais a oferecer?

      Excluir
    3. Seria bacana avaliar mais itens como nota nos testes de segurança (ponto para o que foi testado ou para o que possuir maior nota), volume de porta-malas já que se trata de um carro para família e viagens....Cesta de peças, seguro (comparativo de corretoras), pacote de revisões e por ai vai.Índice de satisfação dos donos...Eliminar o máximo possível o subjetivismo....

      Excluir
    4. é, não intendi porque comparar as versão básica do corola com a intermediária do sentra, a primeira estranheza foi o preço, como o sentra mais caro? ai notei as versões. sacanagem.

      Excluir
    5. Na verdade tem um erro na matéria, a versão do Sentra que contem 2 airbags é a de entrada S.
      A versão SL do Sentra é a top de 95.990 mil reais e possui airbags de cortina, FCW, teto solar, banco com regulagem elétrica, som premium da bose, monitoramento de ponto cego, etc...

      Excluir
  2. Corolla 1.8 faz de 0 a 100 em 9,7s, já tem testes mostrando isso, inclusive ele faz de 0 a 100 melhor que o 2.0!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz o test drive dos dois e fiquei impressionado com esse cambio CVT da Toyota.
      O comportamento do 1.8 achei bem próximo ao 2.0.

      Excluir
  3. bom o que se mostra é que o corolla vai continuar reinando
    esse motor do sentra como esposto é beberrão, e esta na contramão dos lançamentos, que é o motor turbo aonde ele é eficiente na aceleração e consumo otimizado
    mas por enquanto não tem para o corolla, duvida ou questione
    veja as vendas

    ResponderExcluir
  4. Não faz sentido o blog afirmar que a cilindrada 2.0 é superior a 1.8 (grifo em azul). Não é através da cilindrada que se mede qual motor é o mais eficiente. Parece que estamos no tempo do lançamento do jogo Super Trunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O Sentra tem mais torque, porém o Corolla tem mais potência e é mais econômico, nesse caso acho mais justo deixar empatado nesse fator.

      Excluir
  5. Realmente o sentra entrega mais no papel. Mas basta fazer um teste drive pra ver como o e desajeitado, sem falar que há poucas concessionárias e a revenda e pessima

    ResponderExcluir
  6. Se com esses preços no Sentra, imagina o Honda Civic novo.

    ResponderExcluir
  7. O sentra SV tem o que o Corolla gli black (upper) não tem:
    -Central Multimídia;
    -Camera de ré;
    -Ar condicionado 2 zonas (Corolla nem no altis);
    -Estepe com roda de liga;
    -Piloto Automático;
    -Roda aro 17";
    -Controle de estabilidade;
    -DRL em led;
    -Lanterna Led;
    -Farol de Neblina;
    -Sensor crepuscular;
    -Espelho eletrocrômico;
    -entrada e partida por chave presencial;
    -6 alto falantes;

    Agora sim estão devidamente comparados, sendo que o Corolla tem uma mecanica mais refinada, mais airbags (que não torna o sentra inseguro) e melhor revenda, sentra é de se pensar nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  8. O Sentra é um excelente carro, quem fala que é desajeitado e porque nunca andou em um. E dizer que a revenda é ruim, não sabe o que esta falando. Não tiro o mérito do Corolla, que por sinal é o carro! Mas também não acho justo desmerecer um carro tão bom quanto o sentra. Quanto a economia de combustível, cá entre nós quem compra um carro desse porte não importa com isso, senão andaria de Up!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai vc exagerou quem compra um carro desses é gente comum normal que trabalha e sabe que precisa dar valor ao seu dinheiro
      ou seja se vc tem um carro médio, pois o sentra é isso não é um classe S , ele tem o consumo de um Cruze antigo e fatalmente não emplacou
      O corolla emplaca pois tem um bom motor

      Excluir
    2. Gente comum que compra um carro desses ? Em que país vc vive ? Quem compra um sedan médio até concordo que do jeito que o país estar vai se importar com consumo sim, mas quem compra um carro desses estar tendo grana de sobra.

      Excluir
    3. Discordo. Acho gente comum. É só um sedã médio intermediário.

      Excluir
  9. FICO COM MEU COROLLA XEI 15/16.COM GASOLINA POD. CHEGUEI 204KM P/H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num autódromo? Se sim, legal; se não, uma irresponsabilidade digna de vergonha e não de vanglória.

      Excluir
    2. Num autódromo? Se sim, legal; se não, uma irresponsabilidade digna de vergonha e não de vanglória.

      Excluir
    3. Espero que faça isso sozinho e não leve quem está dentro da velocidade da via para o hospital/cemitério...

      Excluir
  10. Respostas
    1. Eu prefiro o sentra, mais seguro e com acabamento bem superior ao corolla.

      Excluir
  11. No teste da quatro rodas,o consumo do sentra e bem melhor... Bate o Corolla neste quesito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dados de consumo, descritos na reportagem, são INMETRO. Assim, nas mesmas condições, o Corolla vence no quesito consumo.

      Excluir
    2. Discordo do fato de simplesmente ter uma roda maior seja vantagem. O Corolla tem pneu de perfil mais alto, isso protege melhor a roda e absorve melhor os impactos. Acho que essa questão de conforto é mais racional do que simplesmente a questão estética, sem falar que 16'' já é um tamanho bacana.

      Excluir
  12. O novo Cruze vira o melhor e mais bem construído carro da categoria no Brasil. Disputando pau a pau com o novo Civic.

    http://www.foxplay.com/ar/branded/gmmegafabricas?id=687251523766

    ResponderExcluir
  13. Tá difícil ganhar do Vovorolla. O bicho tem a fama de inquebrável (eu tenho um desde 0km modelo 2003 ano 2002 e compartilho daqueles que acreditam na super-durabilidade do Corolla) , melhor valor de revenda e conjunto cambio/motor muito bom! A esperança dos Toyota-haters está na chegada do novo Civic. Até eu estou empolgado com o melhor Civic de todos os tempos que vai chegar aí... o problema é o preço que a Honda quer colocar no bicho... se for o que estão dizendo aí, o Vovorolla vai continuar reinando.

    ResponderExcluir
  14. eu não andei em nenhum dos carros, mas queria entender qual a vantagem de ter cambio cvt com simulação de 7 marchas,......eu tenho um fit com cambio cvt e é excelente sem essa baboseira que inventaram pra enfiar goela abaixo dos consumidores, se é para o motorista sentir tranco ou barulho de mudança de marcha, que compre manual ué....só queria entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima resposta,o CVT é pra quem não quer tranco, e é muito gostoso sair num farol e ver os carros tentando acompanhar com trocas de marchas, o Sentra só sobe o giro e BYE BYE !!

      Excluir
  15. Senhores, tinha um Sentra SV 15, e troquei nessa semana por SV 17. Sem sombras de duvida, uma ótima escolha. Quando comprei o 2015, fiz teste drive em todos os sedans médios, cada tem suas qualidades, porém escolhi por conforto, acabamento, espaço e requinte. Então, carro não existe aquele ou outro, e sim aquele que te agrada e cumpri aquilo que você coloca com premissas. Beberrão? Um carro que você paga 80 mil, e roda em média 1500 km por mês, uma carro que faz 6,5 etanol igual o Sentra ou outro que faz 7,5 Km, o que você economizará??? Carro, você escolhe por gosto, se não ande com Gol 1.0...sem desmerecimento, pois a partir do momento que você compra um carro de 80 mil pra cima, tem que saber que você terá revisões, ipvas, seguros, consumo de combustível...etc! Por isso que estamos na merda, o cara ganha 5000 por mês e se arrisca em comprar um carro caro, ai deixa falta conforto para sua família...pensem nisso? Voltando ao Sentra, antes de falarem algo, ande nele e depois escolha pelas razões certas que te agrade e não pela que a mídia fale! Um dia um senhor falou para mim, carro é para satisfazer seu desejo e não investimento, se fosse assim, andaria de bike e investiria em terreno ou casa! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. playCar vc esta de parabens, não encontrei uma resposta tão perfeita quanto a sua. é exatamente isso.

      Excluir
    2. É isso aí mesmo. Falou tudo. Corolla é carro sim, mas ainda c todas essas premissas sobre ele, vou continuar com a linha Sentra.

      Excluir
    3. Acabei de comprar um Sentra. De fato, lendo várias matérias sobre o assunto fica claro que alguns jornalistas comparam laranja com abacaxi. O Sentra SL vem até com teto solar, airbags frontais, laterais e de cortina, vários recursos como alerta de ponto cego e ti colisão frontal, som bose e está 15 mil mais barato que cívic exl e o corola. O Corolla tem multimídia ultrapassada e não tem um mísero controlé de tração.

      Excluir
  16. Putz, estou entre um Corolla GLI 1.8 automático (R$ 70.000) e um Sentra S (R$ 80.000). Vou financiar um saldo, o Corolla terá juros e ao final terei pago R$ 77 mil; o Sentra está com taxa zero. Minha dúvida é pela economia que o conjunto mecânico do Corolla proporciona e a liquidez na revenda. Tenho medo de "casar" com o Sentra, pois quase não acho seminovo para entender a desvalorização. O que fariam??

    ResponderExcluir
  17. Amigos,tenho um sentra 2013;está com 90 mil km,e quem andar nele, vai pensar que acabou de sair da loja.Nunca deu mecânica;nunca gastei 1 real com ele a não ser com troca de óleo, pastilhas etc. Ando 400km nele toda semana e,como eu disse, nunca quebrou nem um parafuso. O corolla é muito bom tbm,e não dá oficina. Como o amigo lá em cima disse, carro vc compra por gosto, e não pelo que a mídia diz. Mesmo com o motor 2.0 antigo, se fosse pra trocar agora, sem sombra de dúvidas que pegaria outro sentra, pq o carro me inspirou confiança. Portanto, quem estiver com dúvida, pode adquirir sem medo, pq a qualidade é digna de um produto japonês, assim como Honda e Toyota. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  18. Amigos,tenho um sentra 2013;está com 90 mil km,e quem andar nele, vai pensar que acabou de sair da loja.Nunca deu mecânica;nunca gastei 1 real com ele a não ser com troca de óleo, pastilhas etc. Ando 400km nele toda semana e,como eu disse, nunca quebrou nem um parafuso. O corolla é muito bom tbm,e não dá oficina. Como o amigo lá em cima disse, carro vc compra por gosto, e não pelo que a mídia diz. Mesmo com o motor 2.0 antigo, se fosse pra trocar agora, sem sombra de dúvidas que pegaria outro sentra, pq o carro me inspirou confiança, e na Nissan sempre há boas promoções. Portanto, quem estiver com dúvida, pode adquirir sem medo, pq a qualidade é digna de um produto japonês, assim como Honda e Toyota. Abraço a todos.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.