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Audi A3 Sedan Flex: o sedã de luxo mais adaptado ao Brasil

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O Audi A3 Sedan Ambiente Flex é atualmente é sedã premium alemão mais acessível do mercado brasileiro. Neste artigo relacionamos nossas impressões com o modelo nacional, que ganhou em qualidade em relação ao importado, e se tornou o carro de luxo mais adequado para rodar nas vias brasileiras.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016

O Audi A3 Sedan 1.4 Flex nacional tem alguns aperfeiçoamentos importantes em relação ao importado, sendo que o mais notável é a troca da transmissão automatizada S-Tronic de 7 marchas no importado para esta transmissão automática convencional com conversor de torque de seis marchas no modelo nacionalizado.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016
O Audi A3 Sedan 1.4 Flex no Cerrado do Planalto Central
Essa substituição revelou-se amplamente vantajosa para o modelo nacional. Apesar de contar com uma marcha a menos, o câmbio automático do A3 Sedan nacional conta com conversor de torque, e oferece mais robustez e suavidade de funcionamento, sem perder esportividade e agilidade nas trocas de marchas.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016 - interior
Iluminação ambiente noturna mistura tons de branco, vermelho e azul: harmonia e discrição
Isso fica claro ao se conduzir o A3 Sedan 1.4 Flex Automático nacional. Ao se acelerar, o câmbio troca as marchas com tamanha suavidade que fica até difícil detectar que a comutação de marchas está ocorrendo. Além disso, as trocas são realizadas em frações de segundo, de forma tão rápida, que parece uma transmissão automática de dupla embreagem.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016
Faróis de bi-xenôm com LED de circulação diurna são de série
Aliás, quando saí acelerando este A3 Sedan nacional, eu fiquei em dúvida se não era um modelo importado, tamanha era a rapidez com que o câmbio trocava as marchas - mesmo estando em modo "D" (drive, convencional, e não no modo esportivo "S"). Como era noite, coloquei em modo manual e acionei o seletor direito de mudança sequencial até o máximo para ver a qualidade de marchas - e parou na 6ª. Ou seja, observei que eram as seis marchas do câmbio automático AISIN, que se mostrava incrivelmente rápido.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016
Belas rodas de 17 polegadas, lanternas em LED, design elegante
Assim, observando a qualidade dessa transmissão, ratificamos nossa impressão de que o modelo nacional ficou, de fato, melhor, pois este câmbio, além de rápido, é absolutamente silencioso, não produzindo os tradicionais e incômodos ruídos metálicos oriundos das transmissões automatizadas de dupla embreagem secas, como a S-Tronic usada no Audi A3 importado.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016
Audi A3 Sedan fica bem prateado 
Outra vantagem deste câmbio automático de seis marchas em relação ao S-Tronic do A3 importado é o fato de que esta caixa conta com conversor de torque. Some-se isso ao fato de que o modelo nacional tem um motor flex com 28 cavalos a mais (150 cv no nacional contra 122 cv do importado) - e 5 Kgfm de torque adicionais - que o importado, e tem-se um carro muito mais ágil em qualquer situação, mas sobretudo em uso urbano, em baixos regimes.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016
Motor 1.4 TSI Flex: 28 cavalos e 5 Kgfm de torque a mais que o motor dos importados
Isso ocorre porque neste A3 Sedan nacional não ocorre o fenômeno de "Lag" do turbo - característica de insuficiência de torque em baixos regimes em motores turbo, pois a sobre-alimentação só passa a funcionar a partir de cerca de 1.900 RPM.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016
Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016 no Cerrado
O motor 1.4 TFSI flex do A3 Sedan nacional, como qualquer motor turbo convencional, tem esse "lag" em baixos regimes, mas ele é neutralizado pelo conversor de torque, que produz uma desmultiplicação adicional da primeira marcha, adotando uma relação final de transmissão mais curta ao retirar o carro da imobilidade, o que faz com que o motorista sinta o carro muito ágil e pronto logo à primeira acelerada.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016 - Prata
Grade singleframe é característica dos carros da Audi
Dessa forma, ao se conduzir este A3 Sedan 1.4 Flex nacional tem-se a impressão de estar acelerando um carro com motor muito maior, como se fosse um motor aspirado com deslocamento acima de 2 litros, tamanha é a agilidade do carro em todos os regimes de rotação - algo que favorece também o prazer ao conduzir.

Suspensão mais macia e elevada

Esse powertrain mostra-se harmonizado com os sistemas de suspensão, freios e direção. Como mostramos no vídeo a seguir, o A3 Sedan 1.4 Flex nacional apresenta-se com comportamento muito neutro e previsível em qualquer tipo de curva.



Entretanto, como é típico de carros de tração dianteira, quando se atinge o limite de aderência, o A3 apresenta um leve e previsível tendência de desgarrar a dianteira. Ocorre que esse movimento ocorre de forma muito progressiva, tornando a correção muito fácil e tranquila. Basicamente, basta aliviar o acelerar que a frente volta aos trilhos.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016

O A3 Sedan 1.4 Flex nacional ganhou também um novo conjunto de suspensão traseira, do tipo de semi-independente, por eixo de torção. Esse sistema é mais robusto e exige menos manutenção que o esquema multilink usado no importado.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016

Além disso, ele é mais leve e mais simples, sendo mais adequado para enfrentar a buraqueira, as lombadas e valetas das vias brasileiras. Ademais, ele adota uma altura em relação ao solo mais elevada - o que faz com que este Audi nunca raspe a frente ou a parte inferior da carroceria, mesmo quando se abusa da velocidade ao superar esses obstáculos.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016

E se a altura em relação ao solo garante maior praticidade do A3 nacional, o ajuste mais macio da suspensão aumenta o conforto interno, sem qualquer prejuízo para o comportamento dinâmico.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016

Quando vieram a público as especificações técnicas do Audi A3 Sedan nacional, verificou-se um "mimimi" de leitores sobre o modelo nacional, sugerindo que a suspensão "multilink" do A3 importado seria melhor que a adotada no brasileiro, mas a realidade é outra.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016

A suspensão multilink é um esquema mais complexo, caro e pesado, e que exige manutenção mais atenta - pois ela requer alinhamento nas rodas traseiras também - e equipamentos e profissionais mais sofisticados e caros para se lidar com ela. Ademais, como é um sistema mecânico com mais peças e componentes móveis, ele é mais susceptível de perder as especificações e geometria de fábrica ao passar por buracos e irregularidades nas vias brasileiras. Isso evidencia os "custos" de dispor desse tipo de suspensão no carro.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016

Ocorre que esse tipo de suspensão multilink só mostra seus benefícios em curvas contornadas acima de 200 Km/h, algo só possível na Alemanha, com suas estradas sem limite de velocidade máxima.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016

Dessa forma, para um carro como o A3 Sedan 1.4 Flex, com velocidade máxima em torno de 205 Km/h (dados de fábrica), e que é projetado para andar no Brasil, a adoção de uma suspensão traseira multilink seria totalmente contraproducente, pois faria com que o carro ficasse mais caro, de manutenção mais cara, mais duro, menos confortável, sem trazer qualquer benefício ao consumidor brasileiro (já que ele não vai usar o carro na Alemanha, mas no Brasil).

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016

Sendo assim, a suspensão adotada no A3 Nacional, semi-independente, mais robusta, macia, elevada, mais leve e de manutenção menos frequente e mais barata, mostra-se a escolha correta.

A3 2.0 Ambition mantém a suspensão multilink

Um dos argumentos muito ventilados nessas discussões sobre esquemas de suspensão traseira do Audi A3 Sedan (e do Golf nacional também) também é: "se a suspensão por eixo de torção é superior, por qual motivo o A3 2.0 Ambition e o Golf GTI" usam multilink?".

Audi A3 2.0 Ambition: suspensão multilink e câmbio DSG
Audi A3 2.0 Ambition: suspensão multilink e câmbio DSG
Essa é uma questão extremamente simples. O A3 Ambition 2.0 e o Golf GTi contam com motores capazes de levá-los muito acima de 200 Km/h, com velocidades máximas acima de 240 km/h. Então, neste caso, faz todo o sentido adotar um conjunto de suspensão traseira que tornará o carro mais estável acima de 200 Km/h em curvas.

Audi A3 Sedan 2.0 Ambition
Audi A3 Sedan 2.0 Ambition 
Ademais, por se tratar de modelos com típico enfoque em performance, o comprador já sabe que optará por um carro que tem suspensão mais sofisticada e cara, mais baixa, e que terá que ter mais cuidados ao transitar em vias de baixa qualidade. Mas isso é uma escolha do consumidor: mais performance, em troca de um custo maior de aquisição e de manutenção.

Audi A3 Sedan 2.0 Ambition - interior
Audi A3 Sedan 2.0 Ambition - interior da versão topo de gama
Dito isso, fica claro que a suspensão semi-independente do A3 Sedan 1.4 Flex nacional é, do ponto de vista de engenharia e do consumidor, a melhor opção para um sedã de luxo familiar e uso diário, já que não faz sentido fazer o consumidor bancar um esquema mais caro, sofisticado e de manutenção mais exigente, se ele não irá se beneficiar em nada desse esquema.

Enquanto para o A3 2.0 Ambtiion, o esquema multikink é tecnicamente mais adequado, pois são modelos orientados à performance. Dessa forma, uma suspensão mais cara e sofisticada traz retorno ao motorista em comportamento dinâmico acima de 200 Km/h

Interior

O interior do Audi A3 Sedan 1.4 Flex nacional não traz qualquer indício de que se trata de um modelo nacionalizado, visto que é idêntico ao importado. Na realidade há sim um "indício", que é a ausência do emblema "S-Tronic" na manopla de transmissão, mas aí já estamos no campo dos preciosismos.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente - interior
Posição de dirigir "alemã" - perfeita
De qualquer forma, o padrão de acabamento é exatamente o mesmo dos importados, com um painel totalmente formado por material emborrachado macio, de alta qualidade de aparência e muito agradáveis ao toque.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente - interior
Audi A3 Sedan: acabamento irrepreensível
O volante é o mesmo de quatro raios adotado no importado, com comandos multifuncionais e seletores de trocas de marchas manuais atrás do volante, em posição muito ergonômica. Esse volante admite ajuste em altura e profundidade, o que, associado com o ajuste de altura do assento, permite encontrar a ótima posição de dirigir.

Espaço traseiro comporta dois adultos e uma criança com conforto
Aliás, o A3 Sedan, por ter uma boa altura interna, permite que se ajuste o volante e assento tanto para quem prefere ficar mais elevado ao volante, como em posições mais esportivas, tipicamente alemãs, com o volante e assento baixo - nossa preferida.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente - interior

O espaço interno é bastante generoso, tanto para passageiros dianteiros quanto traseiros. Em termos comparativos, o A3 Sedan 1.4 Flex tem basicamente o mesmo espaço traseiro que um Honda Civic. Em relação a seus concorrentes, o A3 Sedan fica no nível do BMW Série 3, e a Mercedes-Benz Classe C oferta um pouco mais de espaço na traseira.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente - interior
Porta-malas com 430 litros
O porta-malas, por sua vez, conta com 425 litros de capacidade, traz o estepe na parte inferior, e dobradiças que não invadem o volume de bagagem. O compartimento é totalmente revestido de carpete, e oferece acesso à cabine por meio de rebatimento 40/60 do encosto traseiro.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente - interior
Interior com aspecto premium
No que respeita aos revestimentos, este A3 Sedan 1.4 Ambiente está com couro, mas é originalmente ele vem com tecido, com o couro sendo opcional - algo que consideremos inadequado para um carro premium que tem preço sugerido acima de R$ 120 mil reais.

Notáveis ausências

Aliás, por falar em inadequações, outros pontos que chamam a atenção neste A3 Sedan 1.4 Flex é o fato de ser um carro, como dissemos, de preço sugerido acima de R$ 120 mil reais (na prática se encontra este carro por valores entre R$ 100 e R$ 110 mil, pois a fábrica está praticando descontos), não oferecer de série recursos básicos para um modelo premium.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente - interior
Ar-condicionado de comando manual
Assim, é estranho em um carro desse valor não contarmos com itens como piloto automático, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro, acendimento automático de faróis, sistema "Coming and Leaving Home".

Esses são recursos básicos e só entram no A3 Sedan Ambiente em pacotes de opcionais que elevam ainda mais o seu preço. Outros pontos destoantes são a ausência de sistema de navegação no sistema multimídia. Alías, o sistema multimídia não oferece nem sequer a possibilidade de espelhamento de tela de celular, tornando-o muito pouco útil.

E para finalizar a relação dos recursos faltantes, este A3 Sedan não conta com porta-óculos (também é opcional) e nem com uma conexão USB - o que exige um caro cabo de conexão com a interface da Audi colocada no porta-objetos abaixo do descansa braço central. Assim, se você quiser carregar seu celular no A3 Sedan, prepare-se para comprar esse cabo adicional nas concessionárias Audi.

Audi A3 Sedan ou BMW 320i?

Em artigo anterior nós publicamos (veja aqui) a opinião de uma pessoa que apontou as razões pelas quais trocou sua BMW 320i pelo A3 Sedan 1.4 Flex nacional. Agora, vamos comparar os dois modelos objetivamente.

Consumo

O quadro abaixo mostra os dados de consumo do A3 Sedan 1.4 e 2.0 contra o BMW 320i e o Mercedes Benz C180, evidenciando que o .A3 Sedan é, em média, 15% mais econômico que o BMW 320i. Ademais, o A3 Sedan 2.0 também é 2,4% mais econômico que o BMW 320i, mesmo sendo 20% mais potente (220 cavalos do A3 Sedan contra 184 cavalos do BMW).

Modelo
Consumo de etanol [km/l]Consumo de gasolina [km/l]
CidadeMédiaEstradaCidadeMédiaEstrada
Mercedes-Benz C18010,9013,1515,90
Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático7,808,759,9011,7012,8314,20
Corolla Altis 2.0 CVT-S Flex7,207,928,8010,6011,5012,60
Audi A3 Sedan 2.0 Ambition10,3011,4312,80
BMW 320i Active Flex Automático6,507,769,309,4011,1613,30

Desempenho

O quadro abaixo traz uma comparação de dados de desempenho (aceleração e retomadas), frenagem e preços do Audi A3 Sedan (1.4 e 2.0), BMW 320i Active Flex, Mercedes-Benz C180 e VW Jetta 1.4 TSI, todos com gasolina (grifo em azul no melhor resultado, grifo vermelho no pior).

Modelo
Desempenho (gasolina) [s]Frenagem [metros]
Preço
0 a 100 Km/h80 a 120 Km/h0 a 1000 m60 Km/h120 Km/h
Audi A3 Sedan 2.0 Ambition6,804,0027,0015,7062,80R$ 147.990
BMW 320i Active Flex Automático7,105,1027,9014,3066,10R$ 163.950
Mercedes-Benz C1809,206,4030,3015,1065,50R$ 144.900
Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático9,406,6030,2015,7066,50R$ 106.990
VW Jetta 1.4 TSI10,306,7031,2015,7058,20R$ 85.650

Como fica claro, em termos de desempenho, o Audi A3 Sedan 2.0 Ambition é o campeão em todas as provas, enquanto o A3 Sedan 1.4 Flex fica no nível do Mercedes-Benz C180.

Espaço interno e comodidade

Se o BMW é um pouco maior em comprimento e largura, o Audi responde com um melhor aproveitamento de espaço, fazendo com que, internamente, a diferença de espaço seja desprezível.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente - interior
Painel do Audi A3: design minimalista, funcional e elegante
Entretanto, a vida a bordo do A3 Sedan é mais agradável que no BMW Série 3, não só pela suspensão mais macia e confortável - e mais elevada e prática - como também pela qualidade dos materiais empregados no acabamento do Audi ser superior.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente - interior
Espaço interno amplo acomoda quatro adultos com conforto
Os Audi hoje são os modelos referenciais em termos de acabamento entre as marcas premium, e o A3 Sedan, mesmo com seu interior clean e minimalista, não é exceção à regra. O sistema MMI do Audi é colorido, enquanto o do BMW é mono-cromático, passando a sensação de ultrapassado.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente - interior
Volante revestido em couro, quatro raios, comandos multifuncionais, ótima empunhadura e múltiplos ajustes
O A3 Sedan tem uma ergonomia melhor também que o BMW Série 3. O Audi tem comandos mais próximos do motorista, com posicionamento mais lógico e amigável, e o sistema MMI é um exemplo disso.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente - interior
Acabamento interno: material emborrachado e de toque suave por toda a parte
Então percebe-se um maior cuidado do A3 Sedan em tratar bem os ocupantes. E até mesmo em itens como posição de dirigir, que o BMW Série 3 sempre foi referencial, o A3 Sedan está no mesmo nível, sendo que, no caso do A3 Sedan Ambition, com seus bancos esportivos e extensor de assento, a posição de dirigir é até melhor.


E a tração traseira do BMW? Bem, a não ser que você pretenda ficar fazendo drift com seu carro, isso não faz a menor diferença. E, inclusive, a BMW se encaminha para a tração dianteira também, assim com a Mercedes, sendo que a marca da Baviera já tem alguns modelos no mercado com esse sistema de tração.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente

O Audi A3 Sedan, além de mais macio, tem uma suspensão mais silenciosa e pneus menos ruidosos, enquanto o BMW adota os inadequados run-flat.

Conclusão

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Ambiente

O Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático nacional, mesmo em sua versão de entrada, que custa R$ 50 mil menos que o seu concorrente BMW 320i, é um carro agradável de ser conduzido, prazeroso, e muito adequado à realidade brasileira.

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32 comentários:

  1. É um carro muito bonito e de boa mecânica, mas não trocaria meu Corolla por ele não, custo de manutenção é bem salgado e a desvalorização é grande também!

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    1. Andar de Corolla é a mesma coisa que transar com a Madre Teresa de Calcutá. Tecnicamente é possível, mas não dará prazer algum.

      Quem anda em um Audi, jamais voltará para um carro anódino e anestesiado como o Corolla.

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    2. Hahahahahahaha! Pior que é verdade.

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    3. Corolla sempre imitado, agora perceberam porque o carro da Toyota vende tando né? Mecânica simples,adequada a realidade do país, com custo de manutenção barata. Quem compra Corolla não está preocupado em prazer ao dirigir, tem desempenho satisfatório, adequado ao perfil de seu consumidor.

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    4. Comparação Bisonha!
      Na verdade eu acho que tu andas de MB 4o lugares.

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  2. kkk corolla com audi? esse entende de carro

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  3. Isso é o que vc pensa ne! Pois nem carro tu tem, então não venha aqui com achismos!

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  4. E pros mais entendidos eu dei ênfase ao preço de manutenção e a alta desvalorização do Audi perante ao corolla!

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  5. O blog continua comparando A3 com BMW serie 3 mesmo? Para que ta feio...
    Outra coisa, referência em acabamento alemão é a Mercedes..."Imparcialidade" aqui é mato!!

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  6. E outra, dono de corolla quer tranquilidade, conforto, amplo espaço interno, baixo custo de manutenção, confiabilidade, boa valorização na hora da troca, e nesse ponto o corolla é imbatível, por isso ele vende 6000 unidades/mês! Sei que são de categorias distintas, mas com preço similar, e eu jamais trocaria um corolla por um a3, porque eu tenho outras prioridades, e que são as que o corolla me oferta!

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  7. Um carro desse com valor de R$ 110 a 120 dilmas ou temers kkk, sem piloto automático de série, não dá. Prefiro um SUV ix35, Deixo a emoção de lado e parto para a razão, mais para quem quer emoção tem novo honda Civic chegando, creio que vai apimentar essa dispusta por sedans de luxo.

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  8. painel desse audi é horrível!
    pagar mais de 100 mil pra levar pra casa um painel com aspecto de carro 1.0!

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    1. To tentando encontrar um carro 1.0 com multimedia retrátil, mas tá difícil...

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    2. Gustavo, o Audi A1 1.0 possui tela retrátil.:

      https://www.youtube.com/watch?v=2p7zy09n9vY

      3:11 você verá.

      Abs!

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  9. Vou repetir aqui o comentário que fiz em outro post, e que é pertinente a esse também.

    Aluguei um a3 sedã nacional ontem, pois meu carro estava na revisão (Golf GTI), e fiquei impressionado negativamente pela simplicidade e acabamento fraco do carro, comparado com o do Golf.

    Com relação ao novo ajuste de suspensão, eu achei mais confortável, mas parecia que eu estava em um corola, não em um audi. Bem macia mesmo.

    Já o câmbio de fato é bom (comparo com o câmbio de 6 marchas tiptronic que eu tinha no meu Jetta 2.5) mas ainda assim anos luz distante da velocidade do DSG, principalmente nas mudanças da 4ª para 5ª e da 5ª para sexta, onde dá até para sentir um tranquinho.

    Os bancos são de um couro sintético de baixa qualidade, daquele tipo que se esbarrar uma chave fica marcado pra sempre. Os do Golf (pelo menos do alemão, que é o que eu tenho) são muito superiores.

    Incrível também um carro desse porte não ter sequer uma porta usb.

    Diria que o golf é em todos os aspectos um carro melhor que esse audi, inclusive se compararmos com o TSI Highline 1.4 (alemão) que eu também já tive.

    A única coisa que eu achei melhor no audi que no golf foi o sistema start stop. Funciona de forma quase imperceptível, enquanto no golf ele atua de forma mais bruta. Fora isso, o audi não faz sentido como compra, pois tem garantia menor, seguro mais caro, revisões mais altas e uma qualidade inferior à do Golf.

    Enfim, um bom carro, mas não parece que é um audi.

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    1. A suspensão do A3 nacional é mais macia mesmo, mas fica em um meio termo entre a firmeza do A3 importado e a maciez do Corolla.

      E mesmo macia, o comportamento do carro é irrepreensível. Muito neutro, previsível e estável. Impossível de ver diferença, em termos de comportamento dinâmico, com o importado.

      E a suspensão mais elevada é um alívio para andar nas vias brasileiras. Não bate ou raspa nada. Pegou uma cratera? Só se ouve um ruído abafado da suspensão absorvendo o choque.

      O interior é muito bom e agradável, e mais sóbrio que o do Golf highline. Fica faltando apenas o ar digital e sensores de chuva e retrovisores eletrocrômicos, além de outros itens, que vem no pacote Assistence.

      Sobre o couro, achei de ótima qualidade. Por falar nisso, o couro do BMW Sèrie 3 e Mercedes Classe C também é sintético, e hoje os couros sintéticos estão no mesmo nível - ou até acima - dos naturais, especialmente em se tratando de durabilidade.

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    2. Então Fábio, me desculpe, mas ou você andou no importado, ou então no ambition, pois é impossível alguém que tenha andado no a3 1.4 nacional dizer que os bancos estão no mesmo nível de bmw e Mercedes. Sequer estão no mesmo nível da VW. Não sou parcial, aliás sou até fã da audi e do grupo VW, mas esse carro é um retrocesso se comparado ao importado.

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    3. Eu já andei em vários A3, tanto nacionais quanto importados. E apesar de gostar dos importados, os nacionais ficaram muito melhores. Suspensão, câmbio, motor e conforto nos A3 nacionais muito superiores aos importados.

      O A3 Sedan importado húngaro eu andei em São Paulo, e faz barulho de DSG em todas as ruas. E chama muito a atenção, e isso não é bom. Já o A3 nacional é absolutamente silencioso.

      Quanto a acabamento, não há diferença alguma do importado para o nacional. Aliás, achei o padrão do nacional até um pouco superior ao do importado, mas é pouca coisa.

      E também já andei em C180 e BMW 328i, inclusive andei na C180 logo depois de andar no A3 importado. A C180 tem um acabamento interno visto, cheio de black piano, mas a iluminação do painel parece dos Fiat, muito colorida. Não gostei. O sistema multimídia da Mercedes é muito confuso.

      Andando, o A3 é muito mais agradável de ser dirigido que a C180. Não dá para comparar. A posição de dirigir da C180 é muito afundada, e nesse ponto ela perde feio para o A3 Sedan e para o BMW Série 3 (estes no mesmo nível).

      A direção da C180 é lenta, e a suspensão é macia demais para os padrões de um carro alemão. E acaba balançando muito.

      Enfim, a Mercedes C180 é que tem comportamento muito parecido com o do Corolla.

      Já a BMW é o oposto. É dura, direção dura e pesada, máximo de esportividade, mas é cansativa. Não é um carro leve de andar em cidade.

      O A3 Sedan 1.4 Flex, especialmente o nacional, conjuga as qualidades dos dois C180 e BMW Série 3. É mais macio que o BMW e mais firme que o Mercedes. O A3 tem a mesma ótima posição de dirigir do BMW Série 3, mas sua direção é leve e direta. O desempenho do 328i é melhor, mas o do A3 1.4 Flex é muito superior ao do C180. Mas se vc quer desempenho top, basta pegar o A3 2.0, que anda bem mais que o 328i, e é muito mais barato.

      Por fim, não recomendo A3 Sedan importado. Suspensão firme demais, baixa e cãmbio barulhento. Fora que no mercado de usados os nacionais vão valorizar muito mais.

      []s.

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  10. Nunca, mais nunca compraria esse ai pelado, nem entrada USB tem, aff.

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  11. Fábio o couro desse Audi a3 não chega nem perto da qualidade do couro encontrado no c180, qualquer um vê isso!

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  12. Possuo um A3 1.4T 2015
    O carro é muito bom
    Mas não não se comparar versão de entrada do A3 com série 3 e Classe C
    Não tem como não tem comparação
    Não regulam e nem tem mesmo preço
    O A3 1.8T Ambiente que estamos distantes 30-40k reais do modele de entrada dai sim pode se comparar
    Dai vai no gosto - andei nos 3 (A3 / BMW /C180)
    Os 3 são bons carros - extremamente caros pro Brasil e tem opções de maior "volume" tão bem ou melhor porte (Fusion e Passat)
    Já o A3 de entrada da pra comparar com o Corolla sim ( com opcionais o corola vai ao preço do de entrada )
    Mas entra naquela - nem tudo que te dá conforto, te da prazer ( exemplo mulher vs sofá!!!)
    Já andei com Corolla / carro muito bom confortável / mas não me deu mesmo prazer de dirigir
    Os ajustes do modelo de entrada são pilantragens pra cortar custo / fiz a revisão na concessionária semana passada e confirmei com vendedores e mecânicos da Audi ( mecânica inferior / e mudaram o ajuste de potência do motor pra compensar)
    O blog tem opinião muito enviazada
    Pouco dado técnico (0-100 não conta !!!! )
    Mas bem ou mal o blog ainda um dos melhores daqui
    PS Só esperando o Carlos4carros comenta embaixo me trolando com uns absurdos ( deve tá querendo muito ganha um carro da fábrica pra fazer tanta propaganda hehe )

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  13. Lembrando: Audi A3 sedan 1.8: 125 temers
    BMW 320i GP: 185 temers
    Mercedes C Class top 170 temers.

    Nem compara os valores, por 50/60 mil a menos. Se for pensar em custo, tem o fusion titaniun awd com tudo de opcional de existe, o civic novo chegando, acho que ele poderiam ter colocado a motorização do Golf GTi em uma versão esportiva do Jetta, ficaria interessante. Resumo todos são bacanas, quem tem bala na agulha compra o que gostar mais, se for assim ninguém compra Ferrari que faz 2 km/ litro porque bebe demais... Gosto não tem preço! Abraço senhores!

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  14. Como pode um carro dessa categoria não vir com sensores dianteiros que até ''Fox'' tem ...ISSO É UMA VERGONHA... MESQUINHARIA

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    1. O A3 Sedan tem sensores de estacionamento traseiros de série, e vem com os dianteiros como opcionais.

      Já a BMW Série 3 e Mercedes Classe C não tem nem sensores de estacionamento traseiros de série. Então se vc está bravinha com o A3, deveria ficar ainda mais brava com a BMW e Mercedes.

      Em tempo: Corolla Altis tb não tem sensor de estacionamento nem na traseira.

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    2. BMW TEM SIM SENSOR DE ESTACIONAMENTO TRASEIRO.

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    3. E pior, o sensor do audi é apenas sonoro. Sem nenhum auxílio gráfico.

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  15. Em tempo: Corolla Altis tb não tem sensor de estacionamento nem na traseira.

    Mas tem câmera de ré que é muito mais útil do que sensorzinho de estacionamento.

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  16. Para falar a verdade, é mais vantajoso pegar um Jetta 1.4 TSI completíssimo por muito menos $... suspensão multilink, mesmo motor, mesmo câmbio mais CSS,não vejo vantagem nenhuma em relação ao Jetta.

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    1. Verdade, mas de valor já pega o 2.0 TSI mesmo.

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  17. Sério!? Quer dizer que tração traseira não tem nenhuma vantagem em relação à dianteira?

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