A Fiat do Brasil lançou esta semana sua nova aposta no segmento de sub-compactos: o Mobi, veículo urbano e funcional criado para responder à necessidade de se movimentar em cidades e entre elas, com dimensões compactas, fácil de manobrar e estacionar, leve e com desempenho adequado ao contexto.

Novo Fiat Mobi 2017

O Fiat Mobi será vendido em seis versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way on, as quais são detalhadas no vídeo a seguir.



O Fiat Mobi adota uma linguagem estética marcante, com aparência mais robusta, parecendo ser maior do que realmente é, tendo na traseira a tampa do porta-malas de vidro de alta resistência na cor preta - recurso inspirado no adotado no Volkswagen Up! vendido na Europa, e que eleva a sensação de sofisticação do modelo.

Novo Fiat Mobi 2017

O modelo está homologado para até cinco pessoas - mas no máximo quatro adultos conseguem se acomodar no carro. Para facilitar o acesso ao banco traseiro, as portas têm amplo ângulo de abertura.

Novo Fiat Mobi 2017 - interior - painel

Tendo em vista o pequeno entre-eixos de 2,30 metros de comprimento, que comprometeu o espaço interno, o porta-malas tem capacidade de apenas 200 litros, mas todas as versões do Mobi têm banco traseiro bipartido de série, podendo ser rebatido só em um dos lados ou nos dois, aumentando o volume para bagagem.

Novo Fiat Mobi 2017 - porta-malas

Ainda é possível ampliar o espaço do porta-malas com as duas posições do encosto do banco traseiro. Há também o Cargo Box, um compartimento removível para o porta-malas.

Fiat Live On

Como mostrado no vídeo, o Mobi inaugura na linha Fiat o sistema Fiat Live On, que faz o carro "vestir" o celular do proprietário.

Novo Fiat Mobi 2017 - Sistema Live On

Através de um aplicativo o celular assume o papel de uma central multimídia conectada ao sistema do carro, podendo ser operado inclusive por meio dos comandos multifuncionais.

Estética

A dianteira tem um aspecto imponente, com o capô alto (esculpido com vincos longitudinais) e os faróis ousados, que se estendem pela lateral do veículo. A grade tem papel fundamental, com o contorno inferior se repetindo em vários pontos. Ela pode ainda contar com acabamento em preto brilhante, dependendo da versão. Na parte frontal inferior, os cortes que formam a entrada de ar e os abrigos dos faróis de neblina.

Novo Fiat Mobi 2017 - Frente

A impressão de porte maior se repete na lateral do Mobi, graças aos para-lamas “musculosos”.

Novo Fiat Mobi 2017 - lateral

Eles se interligam por um grande vinco que começa no farol, percorre a parte inferior das portas e sobe de novo na traseira, para terminar na lanterna.

Novo Fiat Mobi 2017 - traseira

Atrás, o maior destaque do Mobi é a tampa do porta-malas, uma peça única de vidro preto. Exclusividade entre os carros nacionais, ela deixa em evidência a tipologia do logo da Fiat. Assim como os faróis, as lanternas têm máscara negra e exibem volumes que acompanham a lateral da carroceria.

Interior

Por dentro, o Fiat Mobi conta com textura especial na porção central do painel, repetida nas portas. O painel tem um módulo central que engloba o espaço para o sistema de áudio/entretenimento, as saídas de ar – redondas nas pontas e quadradas no centro – e o bloco formado pelos comandos de ventilação/ar-condicionado.

Novo Fiat Mobi 2017 - interior

O quadro de instrumentos com iluminação a LED e display de 3,5 polegadas permite boa visualização das informações, como o nível do tanque de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

Novo Fiat Mobi 2017 - cluster de instrumentos

Possui ainda indicação para a troca de marcha (Shift Up/Down), instruindo o motorista para uma condução mais econômica. Simultaneamente, mostra hora, hodômetros parcial e total, além da indicação do nível de combustível e temperatura do motor. E pode ser equipado com conta-giros e computador de bordo.

Tecnologia e segurança

O carro tem o sistema ESS (da sigla inglesa para sinalização de parada de emergência). Em caso de frenagem brusca, o pisca-alerta é acionado para alertar o motorista que vai atrás, juntamente com as luzes de freio tradicionais. Outro recurso é o Lane Change. Com apenas um leve toque na alavanca da seta, as luzes de direção piscam por cinco vezes, dando mais segurança em mudanças rápidas de faixa. Ambos os itens equipam todas as versões do Mobi que saem da linha de montagem de Betim (MG).

Novo Fiat Mobi 2017

Também estão disponíveis visor multifuncional de TFT (quando equipado com o Fiat Live On) no quadro de instrumentos, computador de bordo e sensor de estacionamento traseiro, além de retrovisores externos elétricos com repetidor lateral de direção e função Tilt Down para auxiliar nas manobras de estacionamento (ao engatar a ré ele reposiciona a imagem do espelho retrovisor direito para melhor visualização de obstáculos).

Novo Fiat Mobi 2017 - interior

Mas o maior destaque do novo compacto da Fiat são os sistemas de som. A partir das versões Like, o consumidor tem duas opções, sempre com comandos no volante e conexões Bluetooth: o rádio B7 com entradas USB e auxiliar, também usado no Uno e no Jeep Renegade, e a grande novidade, o Fiat Live On.

O celular é a central multimídia do carro

Com o Live On, o celular é fixado no meio do painel (mas o aparelho também pode ficar em algum porta-objetos ou bolsa, por exemplo), e se torna o display do carro. A integração é feita por meio de um aplicativo específico.

Novo Fiat Mobi 2017

O objetivo é controlar com facilidade – por uma tela inicial própria, com atalhos, e por meio dos comandos no volante – o rádio e outros recursos do celular, como navegação, músicas e estações de rádio pela internet.

Na metade superior da tela inicial, o Live On apresenta hora, data e temperatura externa. Logo abaixo ficam as informações do Eco Drive, uma função própria do sistema, assim como o Car Parking.

Eco Drive Live: Recurso que analisa como o motorista está dirigindo em termos de economia. Quanto menos combustível for consumido, mais eficiente é a condução.
Car Parking – Aplicativo que ajuda a lembrar onde o carro foi estacionado, além de informar sobre restrições de trânsito, como o rodízio de placas paulistano.

Mais leve e prático

O Fiat Mobi pesa 907 kg, o que traz benefícios tanto na economia de combustível como no desempenho. A leveza colabora em mais uma série de quesitos, até mesmo na hora de esterçar a direção (com assistência hidráulica de série em cinco das seis versões), mas ajuda ao antiquado motor Fire Evo Flex 1.0, de até 75 cv de potência (com etanol), a empurrar o carrinho. O desempenho, porém, não é brilhante: 0 a 100 Km/h em 13,8 segundos.

Novo Fiat Mobi 2017

Entretanto, o modelo oferece soluções inteligentes de acesso, como as portas traseiras, com ângulo de abertura de 75 graus - isso faz muita diferença na hora de entrar e sair do banco de trás. A facilidade de acesso é complementada pelo amplo vão de entrada, tanto na frente como atrás.

Novo Fiat Mobi 2017 - interior

Há também uma multiplicidade de lugares para espalhar pequenos objetos: no console central e nas portas dianteiras, com opções de porta-óculos acima da porta do motorista e até console de teto com espelho (convexo) auxiliar.

Novo Fiat Mobi 2017 - espaço traseiro

Para transportar objetos no dia a dia é possível contar com o Cargo Box, uma caixa organizadora para o porta-malas. Ela pode ficar lá o tempo todo, ou pode ser retirada a qualquer momento. Assim, o consumidor pode levar as compras do supermercado diretamente para casa, por exemplo. Item de série já a partir da versão Like, ela pode ser adquirida como acessório Mopar no caso das configurações Easy e Easy On.

Compacto

Primeiro veículo compacto inteiramente novo desenvolvido após a completa fusão que gerou o grupo FCA - Fiat Chrysler Automobiles em 2014, o Fiat Mobi herdou a plataforma do Novo Uno, mas com alterações para reduzir peso e dimensões e obter mais resistência a impactos ou simplesmente por questões estilísticas.

Novo Fiat Mobi 2017 - interior

O modelo é vendido com garantia total de três anos, e com revisões programadas já no momento da aquisição do veículo, da mesma forma que acontece com o recém-lançado Fiat Toro, que estreou essa modalidade – a Revisão sob Medida. Assim, abre-se a possibilidade de diluir os valores da quantidade de revisões que o consumidor desejar nas parcelas do financiamento, caso seja essa a forma de compra.

Também para o Fiat Mobi será oferecida garantia estendida diretamente da fábrica. O cliente poderá adquirir 12 ou 24 meses a mais de garantia, além da contratual do veículo.

Consumo de gasolina e etanol

O quadro abaixo traz um comparativo de consumo de gasolina do Fiat Mobi (dados do INMETRO) com os dados (também do INMETRO) do Volkswagen up!.

Modelo
Consumo de GasolinaVantagem do Up!
CidadeEstrada
Cidade
Estrada
Fiat Mobi11,913,3
VW Up! MPI13,514,613,4%9,8%
VW Up! TSI13,816,116,0%21,1%

O Fiat Mobi gasta mais combustível que o Volkswagen Up! em qualquer situação, mesmo apresentando desempenho inferior tanto em relação ao Up! com motor MPI (aspirado) quando ao Up! TSI. O Up! MPI é 13,4% mais econômico em cidade que o Fiat Mobi, e 9,8% mais econômico em estrada. Já o Up! TSI é 16% mais econômico em cidade que o Fiat Mobi, e 21,1% mais econômico em estrada.

Esse resultado não muito favorável do Fiat Mobi 1.0 deve-se ao fato de ele usar o mesmo motor do Uno, isto é, o Fire 1.0 - um propulsor antigo, quatro cilindros, com 2 válvulas por cilindro. Esses números devem melhorar em 2017, quando o Mobi receberá o novo motor Fiat de três cilindros 6V.

Etanol 

No caso do Etanol, o Mobi 1.0 consome, segundo o INMETRO, 8.4 Km/l de etanol em cidade, e 9.2 Km/l em estrada. A tabela abaixo coloca seu número em perspectiva ao Up! MPI e Up! TSI.

Modelo
EtanolVantagem do Up!
CidadeEstrada
Cidade
Estrada
Fiat Mobi8,49,2
VW Up! MPI9,210,29,5%10,9%
VW Up! TSI9,611,114,3%20,7%

Sendo assim, o Up! MPI, com 9.2 Km/l de etanol em cidade é 9,5% mais econômico que o Mobi, enquanto em estrada o Up!, com 10.2 Km/l, é 10.9% melhor que o Fiat Mobi. O up! TSI, por sua vez, é 14,3% mais econômico que o Mobi em cidade, e 20,7% melhor em estrada.

Fiat Mobi - versões, itens e preços

Mobi Easy. R$ 31.900 reais

Novo Fiat Mobi 2017

Esta versão tem seguintes itens de série: banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro. Como opcionais há ar quente e o pacote Functional, composto por vidros dianteiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.

Mobi Easy On. R$ 35.800 reais.

Novo Fiat Mobi 2017

Em relação à Easy, ela ganha de série o conforto de ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, além do estilo das rodas de 14 polegadas. Esta versão não possui opcionais.


Mobi Like. R$ 37.900 reais.

Novo Fiat Mobi 2017

Por sua vez, a configuração Like aposta no conteúdo da Easy On, com o acréscimo de vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Fiat Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.


Mobi Like On. R$ 42300 reais.

Novo Fiat Mobi 2017

Somam-se à versão Like rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Não há opcionais.


Mobi Way. R$ 39.300 reais.

Novo Fiat Mobi 2017

A versão Way traz todos os itens da opção Like, com uma dose extra de aventura e jovialidade. Seus diferenciais são as barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e as molduras nas caixas das rodas, que são de 14 polegadas, além das suspensões mais elevadas. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Way On. R$ 43.800 reais.

Novo Fiat Mobi 2017

A configuração Way On completa a gama do Fiat Mobi. Ela repete o visual mais robusto da Way e o conteúdo da Like On, com a adição de rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.

Acessórios Mopar.

Novo Fiat Mobi 2017

O proprietário de um Mobi poderá ainda equipar seu carro com os acessórios Mopar na rede de concessionárias Fiat. São mais de 40 itens que poderão deixar o Mobi ainda mais prático, funcional e seguro. Entre os destaques estão retrovisor com câmera de ré, alarme, central multimídia, protetor solar de para-brisa, porta-óculos, pedaleira esportiva, bagageiro de teto tubular, rede elástica para porta-malas, par de bolsas expansíveis, kit malas, capa de tecido toalha para bancos, capa para transporte de animais e cinta para prancha de surf, entre outros.

Fichas Técnicas - Fiat Mobi

EasyEasy OnLikeLike OnWayWay On
Motor
PosiçãoTransversal, dianteiroTransversal, dianteiroTransversal, dianteiroTransversal, dianteiroTransversal, dianteiroTransversal, dianteiro
Número de cilindros4 em linha4 em linha4 em linha4 em linha4 em linha4 em linha
Diâmetro X Curso70,0 x 64,9 mm70,0 x 64,9 mm70,0 x 64,9 mm70,0 x 64,9 mm70,0 x 64,9 mm70,0 x 64,9 mm
Cilindrada Total999,1 cm³999,1 cm³999,1 cm³999,1 cm³999,1 cm³999,1 cm³
Taxa de compressão12,15:112,15:112,15:112,15:112,15:112,15:1
Potência máxima (ABNT/regime)73 cv / 6.250 rpm (gasolina) / 75 cv / 6.250 rpm (etanol)73 cv / 6.250 rpm (gasolina) 75 cv / 6.250 rpm (etanol)73 cv / 6.250 rpm (gasolina) / 75 cv / 6.250 rpm (etanol)73 cv / 6.250 rpm (gasolina) 75 cv / 6.250 rpm (etanol)73 cv / 6.250 rpm (gasolina) / 75 cv / 6.250 rpm (etanol)73 cv / 6.250 rpm (gasolina) / 75 cv / 6.250 rpm (etanol)
Torque máximo (ABNT/regime)9,5 Kgfm / 3.850 rpm / 9,9 Kgfm / 3.850 rpm9,5 Kgfm / 3.850 rpm 9,9 Kgfm / 3.850 rpm9,5 Kgfm / 3.850 rpm / 9,9 Kgfm / 3.850 rpm9,5 Kgfm / 3.850 rpm 9,9 Kgfm / 3.850 rpm9,5 Kgfm / 3.850 rpm / 9,9 Kgfm / 3.850 rpm9,5 Kgfm / 3.850 rpm / 9,9 Kgfm / 3.850 rpm
Número de válvulas por cilindroDuas no cabeçoteDuas no cabeçoteDuas no cabeçoteDuas no cabeçoteDuas no cabeçoteDuas no cabeçote
Eixo de Comando de válvulasUm no cabeçoteUm no cabeçoteUm no cabeçoteUm no cabeçoteUm no cabeçoteUm no cabeçote
Ignição
TipoBosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoBosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoBosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoBosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoBosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoBosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Alimentação
CombustívelGasolina/EtanolGasolina/EtanolGasolina/EtanolGasolina/EtanolGasolina/EtanolGasolina/Etanol
Injeção eletrônicaBosch, multiponto, sequencialBosch, multiponto, sequencialBosch, multiponto, sequencialBosch, multiponto, sequencialBosch, multiponto, sequencialBosch, multiponto, sequencial
Câmbio
Número de marchas5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão1ª – 4,273 / 2ª - 2,316 / 3ª - 1,444 / 4ª - 1,029 / 5ª – 0,838 / Ré - 3,9091ª – 4,273 / 2ª - 2,316 / 3ª - 1,444 / 4ª - 1,029 / 5ª – 0,838 / Ré - 3,9091ª – 4,273 / 2ª - 2,316 / 3ª - 1,444 / 4ª - 1,029 / 5ª – 0,838 / Ré - 3,9091ª – 4,273 / 2ª - 2,316 / 3ª - 1,444 / 4ª - 1,029 / 5ª – 0,838 / Ré - 3,9091ª – 4,273 / 2ª - 2,316 / 3ª - 1,444 / 4ª - 1,029 / 5ª – 0,838 / Ré - 3,9091ª – 4,273 / 2ª - 2,316 / 3ª - 1,444 / 4ª - 1,029 / 5ª – 0,838 / Ré - 3,909
Relação de transmissão do diferencial4,2004,2004,2004,2004,2004,200
TraçãoDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticas
Embreagem
Tipo
Sistema de Freios
ServiçoHidráulico, comando a pedal com ABS e EBDHidráulico, comando a pedal com ABS e EBDHidráulico, comando a pedal com ABS e EBDHidráulico, comando a pedal com ABS e EBDHidráulico, comando a pedal com ABS e EBDHidráulico, comando a pedal com ABS e EBD
DianteiroA disco (Ø de 240 mm) com pinça flutuanteA disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuanteA disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuanteA disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuanteA disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuanteA disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
TraseiroA tambor (Ø de 185 mm) com regulagem automáticaA tambor (Ø de 185 mm) com regulagem automáticaA tambor (Ø de 185 mm) com regulagem automáticaA tambor (Ø de 185 mm) com regulagem automáticaA tambor (Ø de 185 mm) com regulagem automáticaA tambor (Ø de 185 mm) com regulagem automática
Suspensão dianteira
TipoMc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferioresMc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferioresMc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferioresMc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferioresMc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e barra estabilizadoraMc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora
AmortecedoresHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elásticoMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMola Helicoidal
Suspensão traseira
TipoEixo de torção com rodas semi independentesEixo de torção com rodas semi independentesEixo de torção com rodas semi independentesEixo de torção com rodas semi independentesEixo de torção com rodas semi independentesEixo de torção com rodas semi independentes
AmortecedoresHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elásticoMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMola Helicoidal
Direção
TipoMecânica com pinhão e cremalheiraHidráulica com pinhão e cremalheiraHidráulica com pinhão e cremalheiraHidráulica com pinhão e cremalheiraHidráulica com pinhão e cremalheiraHidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva9,50 m9,96 m9,96 m9,96 m9,96 m9,96 m
Rodas
Aro4,5JX13” em chapa de aço5,5JX14” em chapa de aço5,5JX14” em chapa de aço5,5JX14” em chapa de aço (liga leve opcional)5,5JX14” em aço estampado5,5JX14” em liga leve
Pneus165/70 R13175/65 R14175/65 R14175/65 R14175/65 R14175/65 R14
Peso do veículo
Em ordem de marcha (Std A)907 Kg919 Kg933 Kg946 Kg940 Kg966 Kg
Capacidade de carga400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg
Carga máxima rebocável (sem freio)400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg
Dimensões externas
Comprimento do veículo3.566 mm3.566 mm3.566 mm3.566 mm3.596 mm3.596 mm
Largura do veículo1.633 mm1.633 mm1.633 mm1.633 mm1.685 mm1.685 mm
Altura do veículo (vazio)1.490 mm1.501 mm1.502 mm1.500 mm1.550 mm1.550 mm
Distância entre-eixos2.305 mm2.305 mm2.305 mm2.305 mm2.305 mm2.305 mm
Bitola dianteira1.404 mm1.405 mm1.406 mm1.406 mm1.394 mm1.396 mm
Bitola traseira1.400 mm1.400 mm1.400 mm1.400 mm1.400 mm1.400 mm
Altura mínima do solo (vazio)146 mm157 mm157 mm156 mm171 mm171 mm
Volume do porta-malas235 litros235 litros215 litros235 litros (215 litros Like)215 litros215 litros
Tanque de combustível47 litros47 litros47 litros47 litros47 litros47 litros
Desempenho
Velocidade máxima153 km/h (Gasolina) / 154 km/h (etanol)153 km/h (Gasolina) / 154 km/h (etanol)153 km/h (Gasolina) / 154 km/h (etanol)153 km/h (Gasolina) / 154 km/h (etanol)151 km/h (Gasolina) / 152 km/h (etanol)151 km/h (Gasolina) / 152 km/h (etanol)
0 a 100Km/h14s3 (gasolina) / 13s4 (etanol)14s6 (gasolina) / 13s8 (etanol)14s6 (gasolina) / 13s8 (etanol)14s6 (gasolina) / 13s8 (etanol)14s6 (gasolina) / 13s8 (etanol)14s6 (gasolina) / 13s8 (etanol)

51 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. É um carro tipicamente Fiat e se vacilar não é nem dos piores considerando a proposta/preço, por isso deverá vender bem. Vamos aguardar os números e comprovar que a galera prefere as firulas aos aspectos técnicos de segurança, desempenho, eficiência energética.

    ResponderExcluir
  2. Feio, muito feio, feio demais, mais feio que brigar com o irmão por causa de mistura...

    ResponderExcluir
  3. Resumo da Obra do Fiat Mobi:

    Chegou 2 anos depois do Up!, e muito pior que o up! EM TUDO.

    O Mobi tem desempenho muito inferior ao do VW Up!
    O Mobi é muito mais beberão que o Volswagen Up!
    O Mobi tem muito menos espaço interno que o Volkswagen up!
    O Mobi tem muito menos segurança que o Volkswagen Up!
    O Mobi custa basicamente o mesmo que o Volkswagen Up!.

    Em resumo: quem comprar o Fiat Mobi mostrará que tem baixo QI.

    Aliás, eu sugiro aos recrutadores de empresas colocar nos seus processos de seleção o seguinte teste: coloque o Fiat Mobi e o Volkswagen Up! lado a lado, com fichas técnicas, preços e consumo, e segurança, e peça peça para o candidato escolher entre os dois carros.

    Se o sujeito escolher o Mobi, demita-o na hora e não o recomende para nenhuma outra empresa ou recrutador, pois vai ficar claro que trata-se de uma pessoa sem qualquer capacidade de análise racional. Esse tipo de pessoa vai dar muito prejuízo para sua empresa.

    Agora, se a pessoa escolher o Up!, pode contratá-la imediatamente, pois mostrará que é uma pessoa de alto QI e de capacidade de análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse carro vai vender muito. Independente se é melhor ou pior que o UP, mérito da FIAT fazer um carro que agrada o consumidor e mérito da VW por fabricar o UP com tantas qualidades, pena o visual não agradar a todos. Cada um com sua estratégia de vendas mas achei o lançamento do MOBI mais pensado comercialmente do que o lançamento do UP.

      Excluir
    2. Seria muito bom se todos seguissem esse conceito seu, com certeza seria um mundo bem melhor, concordo em número gênero e grau...

      Excluir
    3. Todas as vantagens técnicas do Up são por ele ser projetado na Europa e ser vendido lá, onde os países de 1° mundo são mais exigentes.
      O Mobi foi projetado no Brasil para atender Brasileiros e futuramente mercados emergentes, desta forma é impossível comparar as qualidades. Dá pra dizer que na parte mecânica e técnica o Up é muito superior em tudo.
      Mas não quer dizer que quem compra o Mobi tem baixo QI pois não deixa de ser um bom produto é até mais completo que o Up, seja em equipamentos de conveniência, como uma verdadeira central multimídia, vidros elétricos nas 4 portas ou até mesmo no fato de não mostrar a lataria. Mesmo que o acabamento do Up seja bem feito e bem montado a lataria aparente nas portas remete aos anos 90 e desvaloriza a imagem do carro.
      Sem falar que a Fiat é a marca mais popular no Brasil, muitos anos em primeiro lugar nas vendas, talvez a mais utilizada em frotas de empresas e táxis, o que dá ao consumidor de baixa renda a idéia de que não gera problema é tem baixo custo de manutenção.
      Não esqueça que o Gol foi o mais vendido por 25 anos e nem por isso ele era o melhor, o que não significa que seus compradores tinham baixo QI.
      Minha previsão é que esse carrinho fique entre os 5 mais vendidos.

      Excluir
    4. Sem falar que a compra de carros populares não pode ser definida como racional.
      Uma revenda que financia em 60x pode fazer o comprador levar um Clio ao invés de um Up por exemplo. Significa que o cara é burro? Não, simplesmente o valor da parcela encaixou melhor no orçamento, e ele vai levar um carro zero km, econômico, com bom desempenho da mesma forma, apesar de defasado e não tendo o mesmo refinamento.
      O que a VW tem que fazer é entender e oferecer o que o consumidor quer, em tempos de crise, qualquer desconto de 500 reais ou melhores condições de pagamento e TX de juros fazem diferença na hora da compra.

      Excluir
    5. Concordo plenamente. Não vejo nenhum motivo para alguém comprar o mobi em vez do up!

      Excluir
    6. Concordo plenamente com o Carlos, o Up! é superior em todos os sentidos. A fiat conseguiu fazer um carro pior que o Uno, frente horrível, traseira medonha e ainda tiveram a capacidade de copiar o formato do banco do Vw Up! Mais como o povo brasileiro é burro, não me será uma novidade se vender igual água.

      Excluir
    7. Esse motor matou o carro. Tá certo que o zé povinho não sabe de nada além do que ver a casca do carro e achar mUderno. Mas reparem que o Mobi conseguiu o absurdo de beber mais na estrada que o Up na cidade.

      Excluir
  4. 13,8 s no 0-100 km/h achei muito bom. Tem 3 cilindros no mercado que faz isso tambem. Meu gol g6 1.0 tec faz em 15s, e eu acho o motor muito bom para meu uso cotidiano. O Fire é mais economico que o gol (tec) e que o Onix. Resumindo, ele não esta tão mal assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 13,8 é dado de fábrica. A Quatro Rodas já testou, e deu mais de 17s.

      Excluir
    2. Na Quatro Rodas o Up fez 15,6 e o HB20 fez 17s. Sendo assim ele anda como o HB20.
      Não esqueça que a Quatro Rodas faz os testes com gasolina e a fábrica com etanol.

      Excluir
  5. Quando colocarem o GSE nele pode ser que alguém comece a ler reportagem e se interessar. Com Fire, não atrai em nada.

    ResponderExcluir
  6. Indiscutivelmente o Up é mais carro.

    Agora quando se vê as duas últimas matérias do blog, dá para colocar na mesma tela o Mobi e o UP.

    Gente não dá, eu queria muito gostar do visual do up, mas eu não consigo. O farol do Mobi é infinitamente mais bem desenhado, mais robusto enquanto o farol do Up parece um abacate amassado. Como o up não têm vincos na lataria, ele parece um carro feito com uma única peça. As rodinhas de brasilha do Up então...nem se fala.

    As lanternas e a traseira do Mobi também são horríveis.

    Enfim....gosto é gosto.

    O up é mais carro em todas as características técnicas !!!

    Agora, o Mobi também é uma boa opção na sua faixa de preço. Carrinho de mecânica confiável, qualquer mecânico sabe concertar, várias css, relativamente econômico e com potência suficiente para fazer o que se presta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consertar? Isso não é justificativa. Então é melhor comprar um Chevete, qualquer mecânico arruma com um arame e um chiclete.
      O Mobi não é boa opção, sob NENHUM aspecto. Dá uma olhada no vídeo no site da Quatro Rodas, do Mobi que eles receberam para testes, e tira tuas conclusões.

      Excluir
    2. Em nenhum aspecto mesmo, podre esse carro da FIAT

      Excluir
  7. Segurança inferior, mais gastão, mais apertado, direção hidráulica por preço similar ao VW up!... Não traz nada novo... NON SENSE.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do carrinho da Fiat. Essa versão Way ficou com um visual até bacana. O interior tem revestimentos integrais das portas, banco traseiro bipartido, controles no volante, porta-malas totalmente acarpetado, esses mostradores do painel de boa visibilidade (semelhantes o do Uno), opcional essa telinha multifuncional e o espaço interno parece ser bom (até surpreende pelo tamanho do carro).
    Lógico que o Volkswagen UP é superior em segurança, na parte mecânica, tem melhor desempenho e melhor consumo. Ao UP falta um visual mais ousado e um interior mais bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra no site da Quatro Rodas e dá uma olhada no vídeo do Mobi que a Fiat entregou pra testes.

      Excluir
    2. Indiscutível que o UP tem mais qualidade. Mas pra um carrinho urbano, pra substituir o Uno vivace e o Palio Fire, tá bom.
      Curioso o design desse Mobi. De frente parece uma Evoque, de lado parece um JAC J2, e a traseira lembra o Geely GC2. De frente parece um carrão, até dá pra enganar. Hehe

      Excluir
  9. Vejam a reportagem da Quatro Rodas. A Fiat faz seus clientes de trouxa.

    ResponderExcluir
  10. As únicas coisas boas desse carro são o banco bipartido e o visual um pouco mais agradavel, mas não tem o puta q pariu (aquelas alças no teto)? Ridículo assim como o hb20 q só tem na versao topo style. O restante desse carro é um lixo e concordo com o Carlos q quem comprá-lo por esses preços tem QI baixo. Como tem muitas pessoas assim, deve vender bem, infelizmente.

    ResponderExcluir
  11. Em determinado site, autossegredos, é afirmado que o DESIGN é o ponto forte do carro... imagine os pontos fracos!

    ResponderExcluir
  12. A melhor definição sobre o Up! eu vi em um site concorrente foi a seguinte:
    "Fiat Mobi: Sem inovar em nada, Mobi mira..."
    Não poderia concordar mais.
    A única coisa que eu gostei foi o design dianteiro, gostei bastante, mas a traseira podia ter sido pensada melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A melhor definição sobre o MOBI eu vi em um site concorrente foi a seguinte:"

      Errei ali, era Mobi, não Up!.

      Excluir
  13. Tomara que não, mas meu mecânico falou que quando começar a da problemas nestes motores turbo,
    tomara que não seja uma facada para arrumar

    ResponderExcluir
  14. Ahh tá, ficha técnica. Porque apostar as fichas no mobi só a Fiat mesmo...

    ResponderExcluir
  15. Tem algum casado aqui? faça a prova se tiver, convida tua esposa e vai a uma revenda fiat e mostra o novo mobi para ela. Depois vem aqui e posta.
    Aposto que entre as mulheres e similares este carrinho vai vender e muito, pois tem forte apelo visual.
    Aos apreciadores de carros com mecanica e dirigibilidade resta o up.

    ResponderExcluir
  16. Comparem com os dados de consumo e desempenho do New QQ, esqueçam o UP...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olhei, 11.8 vs 11.9 na cidade e 13.3 para ambos na estrada, respectivamente New QQ e Mobi .Sempre com gasolina, o atual QQ é monofuel.

      Excluir
  17. Mobi não tem interior com lata aparente como no UP, o banco traseiro é bipartido e as portas traseiras podem vir com vidro elétrico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu da tampa de vidro!!! O grande diferencial!!!

      Excluir
    2. New QQ tem e ninguém elogiava... Mas agora é um Fiat já vão dizer que é bom.

      Excluir
  18. Mobi com visual bem mais agradável que uno e up. Como o brasileiro vai pelo visual, esse vai vender bem

    ResponderExcluir
  19. Vi na cc fiat e pessoalmente é muito bonito, pequeno ele é mas é bem acabado e montado, o porta malas e minusculo, o que salva é o banco bi-partido, vai vender mais que palio e uno, pena não vir já com o novo motor.

    ResponderExcluir
  20. Vi na cc fiat e pessoalmente é muito bonito, pequeno ele é mas é bem acabado e montado, o porta malas e minusculo, o que salva é o banco bi-partido, vai vender mais que palio e uno, pena não vir já com o novo motor.

    ResponderExcluir
  21. Quem quiser conhecê-lo, basta vir ao parque da cidade aqui em Brasília, na Mobi Parte.

    ResponderExcluir
  22. Olha, posso dizer com firmeza que o novo QQ da CHERY fabricado em JACAREÍ-SP é um carro de 3 cilindros, muito bonito, excelente torque, anda muito bem na estrada e na cidade, muito econômico, 3 anos de garantia....É preciso que, o consumidor brasileiro conheça essa marca, sem "torcer o nariz", fazer um test drive e ver que este carro é muito bom! Preço excelente, deveria estar na mira daqueles que querem valorizar o seu dinheiro! Todos os concorrentes do QQ - Chery fabricados no Brasil, são mais caros que ele! Os 1.0 concorrentes pelados custam mais caro que o QQ - Chery que vem completo! Esse novo da Fiat completo por R$ 43.800,00 Estão loucos! Jamais verão a cor do meu dinheiro... Tenho um QQ e em breve comprarei outro QQ-Chery! Fiat, Ford,GM, Wolkswagem, Nissan, são boas marcas? Claro! Mas convenhamos...,são caros demais!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Olha, posso dizer com firmeza que o novo QQ da CHERY fabricado em JACAREÍ-SP é um carro de 3 cilindros, muito bonito, excelente torque, anda muito bem na estrada e na cidade, muito econômico, 3 anos de garantia....É preciso que, o consumidor brasileiro conheça essa marca, sem "torcer o nariz", fazer um test drive e ver que este carro é muito bom! Preço excelente, deveria estar na mira daqueles que querem valorizar o seu dinheiro! Todos os concorrentes do QQ - Chery fabricados no Brasil, são mais caros que ele! Os 1.0 concorrentes pelados custam mais caro que o QQ - Chery que vem completo! Esse novo da Fiat completo por R$ 43.800,00 Estão loucos! Jamais verão a cor do meu dinheiro... Tenho um QQ e em breve comprarei outro QQ-Chery! Fiat, Ford,GM, Wolkswagem, Nissan, são boas marcas? Claro! Mas convenhamos...,são caros demais!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o problema do QQ é que em muitos lugares onde há concessionária, não faz manutenção, só venda. Dai tem que ligar pro atendimento ao consumidor e agendar o atendimento em outra cidade e vi um caso que o veículo foi e voltou porque na concessionária não havia agendamento para o cliente naquele dia. Fora a perda de tempo e gasto com o deslocamento, pois no geral o serviço como revisão só é feito nas capitais. Mas não deixa de ser um bom carro.

      Excluir
  24. Para mim o importante do motor é se ele responde as suas necessidades. o motor do mobi é conhecido e confiável e de baixo valor de manutenção, portanto é ideal. o turbo gsi é excepcional, mas, ainda não é muito conhecido por aqui. gostei muito do mobi e vou comprar um. Nem por isso me considero de baixo QI. apesar de seu baixo consumo o up. se comparada as versões com o mobi, ele up é bem mais caro. conclusão: tem QI quem compra up e também o mobi. O que percebi que faltou foi respeito a opinião dos demais...

    ResponderExcluir
  25. Penso que muita gente compara UP com Mobi e no fim do ano o Renault Kwid chega para entrar na briga das avaliações. Mas na verdade cada fabricante tem sua característica, leva o produto ao mercado mesmo com prós e contras e agrada a alguns e desagrada a outros. Só que o na realidade deveríamos reclamar dos preços lá em cima praticados no Brasil, e disso quase ninguém reclama. Tenho visto muito Up na rua e já vejo Mobi rodando também. Eu compraria qualquer um deles, mas de início o mais econômico e seguro e por fim o que cabe no bolso.

    ResponderExcluir
  26. Qual a capacidade de ocupantes do MOBI?

    ResponderExcluir
  27. Fiat e um fabricante que não vejo muito respeito em vcs, já lançou muito carro top mas hoje em dia estão fracos, a vw lançou o gol gt que ficou top demais vamos ver se vcs voltam com o STILO um dos carro mais bonitos que a FIAT ja lançou e não deu continuidade no modelo

    ResponderExcluir
  28. QUANDO A FIAT CRIOU UM CARRO SUBCOMPACTO, ELA ACHOU QUE AS PESSOAS TAMBÉM SÃO SUBCOMPACTAS. NÃO SEI PORQUE INSITIR EM CARREGAS CINCO PESSOAS SE COM ESSE ENTRE EIXOS SÓ CABEM DUAS PESSOAS. PODERIAM MUDAR O NOME PARA MBI FOR TWO COMO O SMART FOR TWO. AO INVÉS COMPETIR COM O UO A FIAT PODERIA TER CRIADO UM CARRO MAIS FUNCIONAL E DIFERENCIADO. ESSA EQUIPE DE CRIAÇÃO DO MOBI ENTENDE DE CARRO MESMO? ATÉ EU FARIA UM CARRO MELHOR. NÃO PRECISA NEM SER ENGENHEIRO! A FIAT NÃO HOUVE O CONSUMIDOR E NÃO HOUVE O FUNCIONÁRIO QUE POR SUA VEZ NÃO FALA QUE ACHA PORQUE TEM MEDO DE PERDER O EMPREGO. TAÍ O ELEFANTE BRANCO! O FAMOSO SAPATO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem