Car.blog.br

Pesquisar este blog

Gol 1.0 2017 x HB20 1.0 x Onix 1.0 - consumo e desempenho

Categorias: , , , 56 Comentários

O Volkswagen Gol 2017 recebeu um facelift externo, novo painel, e, na parte mecânica tem como principal inovação o fato de passar a contar com o motor EA-211 1.0 12V de três cilindros, com 82 cavalos de potência, em substituição ao quatro cilindros VHT adotado até 2015. Neste artigo vamos comparar os dados de desempenho e consumo do Gol 1.0 2017 com Hyundai Hb20 1.0 e Chevrolet Onix 1.0 - seus principais concorrentes.

VW Gol 2017 1.0 x Hyundai Hb20 1.0 x Onix 1.0

A tabela abaixo traz os dados de desempenho do Gol 1.0 2017 com etanol (medidos pela Revista Auto Esporte), e dados de desempenho e consumo do mesmo modelo com gasolina (medidos pela Quatro Rodas), juntamente com dados de desempenho com gasolina de Hyundai HB20 1.0 e Chevrolet Onix 1.0, com grifo azul no melhor resultado em cada prova, e em vermelho no pior.


ProvaVW Gol 1.0 12V 2017 (Etanol - Auto Esporte)VW Gol 1.0 12V 2017 (Gasolina - 4 Rodas)Hyundai HB20 1.0 (Gasolina - 4 Rodas)GM Onix 1.0 (Gasolina - 4 Rodas)
0 a 100 Km/h [s]15,316,516,116,4
0 a 1000 metros [s]36,437,3
40 a 80 Km/h [s]8,810,49,69,6
60 a 100 Km/h [s]14,216,7
80 a 120 Km/h [s]22,229,325,931,4
Frenagem 100 Km/h a 062,5
Consumo urbano [Km/l]
1311,910,5
Consumo rodoviário [km/l]17,215,515,4

Desempenho

Os dados acima mostram que, com gasolina, há um empate técnico do Gol 1.0 2017 12V com o Hyundai HB20 e Onix 1.0. Dizemos empate técnico pois o HB20 teve um desempenho 2,5% melhor que o Gol 1.0 2017 na aceleração de 0 a 100 Km/h, enquanto o Onix foi menos de 1% melhor.

VW Gol 2017 1.0 x Hyundai Hb20 1.0 x Onix 1.0

Como diferenças menores que 3% são irrelevantes em termos estatísticos, fica claro que há uma equivalência em termos de desempenho entre Gol 1.0 2017, Hyundai HB20 1.0 e Onix 1.0.

Hyundai Hb20 1.0 x VW Gol 2017 x Onix 1.0

O HB20 1.0 tem uma vantagem clara, de 13,1% na prova de retomada de 80 a 120 Km/h em relação ao Gol 1.0 2017, que, por sua vez, foi 7% melhor que o Onix 1.0 nessa situação.

Chevrolet Onix 1.0 2017 x Gol 2017 x HB20 1.0

O que fica claro também é que a adoção do motor 1.0 12V EA-211 no Gol 2017 promoveu um ganho expressivo no hatch da VW em relação ao modelo 2015. A aceleração de 0 a 100 Km/h ficou mais de 2 segundo melhor, e, ainda assim, o consumo do modelo 2017 está cerca de 20% melhor.

Consumo

Já quando se comparam os dados de consumo com gasolina de Gol 2017 versus HB20 1.0 e Onix 1.0, verifica-se que o modelo da VW com o novo motor mostra-se mais eficiente, sendo mais econômico tanto em relação ao Hyundai Hb20 quanto o Onix 1.0.
VW Gol 2017 Comfortline 2017 - interior
VW Gol 2017 Comfortline 2017 - interior
O VW Gol 1.0 2017 obteve uma média de 13 Km/l de gasolina em cidade - número que é 9,2% melhor que os 11,9 Km/l do Hb20 1.0, e nada menos que 23,8% melhor que os 10.5 Km/l do Onix 1.0.

Hyundai Hb20 1.0 Comfort Plus - interior
Hyundai Hb20 1.0 Comfort Plus - interior
Em estrada, com gasolina, o Gol 1.0 2017 atingiu 17,2 Km/h - número que é 11% melhor que os 15,% Km/l do HB20 1.0 e 11,7% melhor que os 15,4 Km/l do Onix 1.0.

Chevrolet Onix LT 1.0 - interior
Chevrolet Onix LT - interior
Sendo assim, observa-se que o VW Gol 1.0 2017 tem um conjunto mecânico mais eficiente que o HB20 e Onix 1.0, pois oferece mesmo nível de desempenho, mas com consumo menor.

Gráficos comparativos  - consumo e desempenho

VW Gol 1.0 2017 x Hyundai Hb20 1.0 x Chevrolet Onix 1.0 - aceleração

O Hyundai HB20 1,0 abastecido com gasolina obteve uma aceleração de 0 a 100 Km/h em 16,1 segundos, contra 16,4 segundos do Onix 1.0 e 16,5 segundos do Gol 1.0 2017 com o motor EA-211.

VW Gol 1.0 2017 x Hyundai Hb20 1.0 x Chevrolet Onix 1.0 - retomadas de velocidade

Os dados de retomada de velocidade mostram o Hyundai HB20 10 com um tempo de 25,9 segundos para ir de 80 a 120 Km/h em quinta marcha, enquanto o Gol 1.0 2017 faz a mesma prova em 29,3 segundos  - sendo mais rápido que os 31,4 segundos do Onix 1.0. É importante considerar, porém, que o Gol 1.0 tem uma 5a. marcha mais longa, para privilegiar a economia, de modo que, nas retomadas, o ideal é reduzir para 4a. marcha.

VW Gol 1.0 2017 x Hyundai Hb20 1.0 x Chevrolet Onix 1.0 - consumo de consumo

Os números de consumo mostram que o Gol 1.0 2017 com o novo motor EA-211 ficou mais eficiente que Hyundai HB20 1.0 (que também adota um motor de três cilindros) e também que o Onix 1.0, este com motor quatro cilindros.

Preços

Outro ponto a se considerar é em relação aos preços. O Gol 1.0 Comfortline 1.0 2017 sai a R$ 42.690 reais - valor que é mais baixo que os R$ 43.745 reais pedidos pelo HB20 1.0 Comfort Plus, e inferior também aos R$ 43.250 reais que a GM pede pelo Onix LT 1.0.

Vídeos

VW Gol 2017 - detalhes



Hyundai HB20 1.0 2016 - impressões ao dirigir



Chevrolet Onix 1.0 2017 - detalhes



Conclusão

As alterações estéticas do Volkswagen Gol 2017 o deixaram mais bonito e com aspecto mais sofisticado tanto externa quanto internamente. Já a troca do motor pelo moderno EA-211 1.0 12V deixou o Gol mais eficiente que HB20 e Onix 1.0.

Novo VW Gol 2017 - interior

Além disso, com o novo posicionamento de preços do Gol 2017 - mais barato que os valores pedidos pelo 2015 - o hatch compacto da VW ficou com a melhor relação custo x benefício do segmento de hatchs compactos de entrada.

Postagens relacionadas:

56 comentários:

  1. Gostei desse GOL vou dar uma olhada com mais atenção!

    ResponderExcluir
  2. o interior do gol ficou bem bacana, agora só falta uma versão tsi

    ResponderExcluir
  3. quando realmente tiverem todos os dados postem de novo esse comparativo. por que assim não da pra entender muita coisa. OBRIGASO

    ResponderExcluir
  4. O Gol comfortline de R$ 42.690,00 já vem com chave canivete (telecomando), alarme, vidros elétricos traseiros e controle de som no volante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, claro que não.

      Série: Trendline + ar-condicionado, palhetas aerowisher, chave-canivete, computador de bordo, faróis de neblina, iluminação do porta-malas, rodas de aço aro 15″ com pneus 195/55 R15 e calotas, tampa do porta-malas com abertura elétrica e rádio Media Plus com Bluetooth.

      Opcionais: acabamento interno escuro com detalhes em azul, sistema de Infotainment ‘Composition Touch’, suporte para celular, volante multifuncional com comando de sistema de som e do “I-System”, I-System com Eco-Comfort”.

      Pacote Urban: rodas de liga leve aro 15″ “Marga”, tapetes de carpete, tampa do porta-malas com abertura por controle remoto, travamento elétrico com comando remoto, vidros elétricos dianteiros e traseiros, espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito, sensor de estacionamento traseiro, chave tipo “canivete” com comando remoto, Sistema de Infotainment ‘Discover Media’ (NAV) com suporte para celular, volante multifuncional com comando de sistema de som e do “I-System”.

      Pacote Connect: sistema de Infotainment ‘Discover Media’ (NAV), volante multifuncional com comando de sistema de som e do “I-System”, rodas de liga leve aro 15″ “Marga”, tampa do porta-malas com abertura por controle remoto, travamento elétrico com comando remoto, vidros elétricos dianteiros e traseiros, espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito, sensor de estacionamento traseiro, chave tipo “canivete” com comando remoto, “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo.

      Excluir
    2. A pergunta foi sobre a versão Comfortline e não Trendline, correto? A resposta correta é que sim os componentes perguntados já são de série na versão Comforline 1.0.

      Excluir
  5. ESTES NUMEROS ESTÃO TOTALMENTE INVERTIDOS COM OS DOS FABRICANTES DAS TRÉS MARCAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os números dos fabricantes são difíceis de serem comparados, pois não são medidos nas mesmas condições.
      Os números da 4 Rodas comparam-se com os da Rodas, os do INMETRO com os do INMETRO. Então estão correto.

      Excluir
  6. E a relação do consumo com a altitude do nivel do mar onde foram testados....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gol 2017, Hb20 1.0 e Onix 1.0 todos testados a 800 metros acima do nível do mar pela quatro rodas. Portanto dados totalmente comparáveis.

      Gol 1.0 bem superior a hb20 e muitíssimo superior a Onix.

      Excluir
    2. Superior em que? No preço sabemos que o Onix é vendido com preços abaixo da tabela.

      Hb20 continua sendo a melhor das opções, pois não vejo superior tão grande em um gol confortline pelado só porque ele faz apenas 2km a mais por litro.

      Excluir
    3. Preço promocional por preço promocional todos tem.
      Então o correto é comparar preços sugeridos. E aí o gol 1.0 2017, muito mais econômico que o ONix e muito superior.
      Em relação ao HB20, esse hyudai Hb20 tem problemas sérios de projeto. visibilidade interior muito ruim, painel com deficiencias de ergonomia.
      Já o Gol 2017 é uma aula de design interno, sóbrio, ergonômico e eficiente. Um desbunde!

      Excluir
    4. Tu ja entrou no novo gol e testou a tal ergonomia?
      Para de ser doente. Não vejo um proprietário reclamar do interior do Hb20. Único ponto negativo no hb20 é seu design que é muito poluído e a visibilidade também não é das melhores mas creio que os projetistas do carro estudaram e muito mais do que eu e você, então amigo como dizem por aí. Só aceita!

      Gol já não é o melhor carro desde 2000 e bolinha.

      Excluir
    5. O interior do HB20 é tão ruim quanto seu interior. Não há visibilidade alguma. As janelas são ridiculamente pequenas. E o painel tem uma ergonomia ridícula, muito distante do volante, com todos os comandos longe das mãos do motorista.
      O interior desse novo Gol dá uma aula de design, estética e funcionalidade no Hb20.

      Excluir
    6. Amigao em relação a visão de dentro do carro não vejo nenhum problema pois tenho um hb20 a 2 anos e nunca me senti inseguro no carro tenho visão perfeitamente de tudo

      Excluir
    7. Olha na minha opinião vou de Gol, já aluguei o HB20 carro com uma suspensão horrivel pra quem viaja atrás, cheio de porta trecos isso impressiona o povo hoje em dia tem até um porta consolo atrás do cambio com portinha para esconder o objeto... mas sou mais o simples mesmo... Onix nem pensar o carro nem medidor de temperatura do motor tem!!!

      Excluir
  7. O que o onix está fazendo nesta comparação? o coitado tem motor do século passado, bebe mais que qualquer 1.6 !! Cade o ford KA, o March ? estes sim são objeto de comparação, com motores de 3 cilindros ..
    Evoluindo heim!! Car_Blog ... voces fazem cada comparação que é de tirar o chapéu ,, do tipo comparar carro turbo com aspirado, como se fosse normal ... espera a chegada do Turbo da hyundai .. aí vcs faram uma comparação justa, e claro, sempre a VW ganha, pois as pessoas estáo preocupadas só com desempenho e segurança, o resto é firula..kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa cara mas quando o assunto é carro turbo prefiro o Up! THI testado e aprovado, não tem pra Hyundai não.

      Excluir
  8. "Gol 2017 o deixaram mais bonito "
    Não entendi isso, por fora é praticamente a mesma coisa da atual. Por dentro sim, concordo plenamente.

    Cadê o baba ovo do carlos pra contar algo pra nós?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Continuo achando muito sem graça. É um g5 no terceiro facelift, não admira que tenha perdido tanto market share. Como li em um comentário anterior, a VW continua bem de engenharia e mal de marketing. Ainda não será nesse ano que HB20 e Onix verão o Gol no retrovisor, nas vendas. Já o interior ficou bacana, excelente pro segmento.

      Excluir
  9. O que eu observei que é o interior do Gol 1.0 2017 está séculos luz á frente do HB20. O do Onix, então, está uma lástima.

    A verdade é que chega a ser INACREDITÁVEL que a Volkswagen pegou o Gol com projeto de 2008 e conseguiu deixar ele SUPERIOR ao HB20 (de 2012) e Onix (tb de 2012).

    Isso só mostra como os carros da VW são à frente de seu tempo. O Gol 1.0 muito mais econômico que o Hb20 é emblemático.

    Em resumo: Gol 2017: mais barato que o HB20, mesmo desempenho, mais equipado e 15% mais econômico, com 4 vezes mais concessionárias.

    Quem comprar HB20 1.0 hoje assina atestado de que não sabe analisar carro.

    Gol 1.0 é hoje DISPARADO a melhor opção entre os compactos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, voce esqueceu de comentar que o Ka é um carro boqueta tão escroto que nem mereceu entrar neste comparativo. Vai, manda bala!

      Excluir
    2. Carlos suas analises são perfeitas

      Excluir
  10. a única coisa que eu sempre me pergunto: porque c@r01h0%#* alguém ainda compra esse Onix? e não estou me perguntando isso com base nessa matéria não, mas sim porque esse carro é ridículo mano, e ainda consegue liderar as vendas, não tem benefício nenhum, até Celer é melhor.

    ResponderExcluir
  11. Carroceria do hb20 e mais rigida que o gol e mais segura tb. Ah e
    Tem opcao de cambio automatico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, são 4 estrelas adulto e 3 crianças para o HB20 contra 3 adulto e 2 crianças no Gol. É algo a ser levado em consideração.

      Excluir
    2. O Gol só não tinha 4 estrelas pois não tinha aviso de cinto de segurança, e atrás náo tinha ISOFIX.
      O Novo Gol com o aviso de cinto de segurança terá 4 ou 5 estrelas.
      Em termos estruturais, a carroceria do Gol é mais rígida e resistente que a do HB20.
      Entao o povo que fala que a carroceria do Hb20 é "mais rígida" fala besteira. E não sabe do que fala.
      O sujeito fala isso porque o HB20 teve 4 estrleas, e o Gol 3. Mas o Gol só levou 3 pois nao tinha aviso de cinto de segurança. Agora ele tem aviso de cinto, então terá 4 ou 5 estrelas.

      Excluir
    3. obrigado pelos esclarecimentos qyuantos as estrelas no ncap

      Excluir
    4. Ô coisinha irritante esse tal de aviso de cinto de segurança!!!

      Excluir
  12. A marca pode ter 500 CSS a mais do q outra, mas se não tiver um pós venda de qualidade e eficiente não vende mesmo... A engenharia da Volkswagen deixa várias no chinelo, mas em se tratando de marketing, pos venda, estratégia de mercado a VW ainda tem muito q aprender com a concorrência...

    ResponderExcluir
  13. Com Gol e UP 1.0 a VW tem que acabar com o Fox com este motor, não tem sentido pagar mais caro por ele. Sem contar que o Gol já era mais bonito que o Fox por fora, agora esta mais bonito por dentro também.
    Quanto ao Onix, concordo com o Gabriel Cabral ai em cima, não sei pq vende tanto.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que a VW foi muito tímida com essas mudanças no Gol.

    Infelizmente,apesar de comprovadamente ser um bom carro e agora com um 3 cilindros moderno,não acredito que essa atualização seja suficiente para recuperação do modelo no nosso mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "muito tímida"? Acho que vc não sabe o que esse termo significa.

      O Gol 2017 tem um novo motor 1.0 que faz ele 2,5 segundo mais rápido que o 2015, e mesmo assim 25% mais econômico.

      O interior do Gol 2017 hoje é DISPARADO o melhor da categoria, com um visual de cair o queixo, muito superior a qualquer coisa que existe entre os concorrentes.

      O Gol já tinha um padrão de acabemento superior aos demais, e agora ficou melhor ainda.

      E, como se isso não bastasse, ele ainda ficou entre R$ 2.000 e R$ 3.500 reais mais barato que o anterior, e mais barato e mais equipado que Onix e HB20.

      Isso não tem nada de tímido. O Gol 2017 é um carro sensacional.

      Excluir
    2. Concordo que o painel do gol ficou muito bom, tão agradável quanto o do hb20. Pena que o cambio automatico de 6 marchas do hb20 está anos luz a frente do péssimo I-motion da volks que dá trancos e apresentas diversos problemas depois de 60 mil, 70 mil km. Fora o motor 1.6 16v do hb20 que é extremamente ao da volks. Não usa correia dentada e é mais forte.

      Excluir
    3. O cambio automático do HB20 pode ser melhor que o I-motion, mas o Gol I-Motion é R$ 5.000 reais mais barato que o Hb20 1.6 Automático mais barato que existe.

      Então o objetivo da VW é oferecer uma opção de câmbio automático, que é o I-Motion, que atende muito bem, com um preço mais acessível.

      E, de mais a mais, o grande foco do Gol é com as versões 1.0. Estas é que vão responder pela maior parte do mix de vendas.

      Entao ficar com esse mimimi que o HB20 automático é melhor, sim, mas ele é muito mais caro.

      E para pagar R% 65 mil em um Hb20 1.6 Automático Premium, prefiro dar R$ 70k em um Golf 1.6 MSI.

      Excluir
    4. com 65 mil do HB20 automatico sou mais um FIT ou um City.

      Excluir
  15. Quando o Gol chegar na ccs e ter seu preço na ponta, aí saberemos se ele tem o custo x benefício em relação aos outros. A GM tem o preço de tabela muito doido, quando você chega na ccs é bem mais abaixo. Esses tempos mesmo tinha ônix ltz 1.4 a 46.900, acho que por isso ele tá vendendo tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio, não é esses tempos não. Os descontos continuam, em curitiba onix ltz ta 45900 e o effect também. O up tsi esta 42990. C3 origine esta 39990. Enfim, as concessionárias estão oferecendo vários descontos mesmo.

      Excluir
  16. Acredito que este para-choque dianteiro parecendo mais robusto e pronunciado é para caber o intercooler. Tomara que eu esteja certo.

    ResponderExcluir
  17. Os dados de desempenho oficiais do fabricante (Gol 1.0 2017) são: Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,3s (E) / 12,6s (G). Velocidade máxima: 170km/h (E) / 168km/h (G). Essa diferença de aceleração é muito grande, tendo em vista os números apresentados pelas revistas especializadas. Vamos aguardar mais testes...

    ResponderExcluir
  18. Finalmente a VW acordo, tenho um G5 2011 e um bom carro, o que arrebenta esse projeto de 2008 PQ-24 são as portas batem em todas as versões, acredito que o problema vai continua, meu irmão tem um G6 2015 bate à porta do mesmo jeito.

    Agora de resto e bem superior ao onix, ka esse motor EA211 1.0 tinha que ter entrado no gol em 2012 porque o EA-111 ja esta cansado e um bom motor mas já era, até hoje não sei porque a vw não tiro o 1.6 EA-111 de linha ja chega com esse motor existe alguma explicação pra isso? Motor problemático até hoje tanto no 1.6 tanto no 1.0 nos 1.6 existe um sério problema de sede de válvula que nunca foi resolvido, acredito eu que vai continuar.

    Agora esse novo 1.0 vai da trabalho para o 1.6 antigo, de resto a vw ta de parabéns, eu mesmo nao compro mais o gol, vou aguarda a plataforma MQB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho um G5 2011 1.0. O carro nunca, repito, NUNCA me deixou na mão. 120.000 km. Me levou desde grandes capitais a interiores longínquos.

      Viu concessionária apenas nos primeiros dois anos. Mecânico? Apenas pra troca de óleo, filtros, correias e outras minudências. O maior problema foi a troca do radiador interno do ar condicionado. No entanto, peça de reposição pra Gol não falta: apenas um dia pra troca e problema resolvido pra curtir meu frigobar de boas.

      Com álcool viajo tranquilamente sustentando entre 130 e 140km/h com ar ligado sempre. 9km/l. Consumo razoável (consumo realista, nada de consumo feérico de revista). Não tenho do que reclamar.

      Próximo carro? Gol Highline 1.6 2017. Detalhe: não irei me desfazer do meu. Não sou imbecil pra ficar me importando se meu carro é um segundo mais rápido ou mais lento que outros.

      Pra mim carro tem que ter mecânica confiável e acessível, caso precise quando estiver nos rincões desse Brasilzão, qualidade construtiva, consumo condizente e incrível dirigibilidade. E nisso ainda vai nascer um carro que vença o Gol.

      Ps: o Gol será assim vendendo 100 ou 10000 por mês!

      Excluir
  19. Fábio, Boa Tarde!

    Com todas essas vantagens do Novo Gol, corre o risco da Volkswagen no BRasil tirar o up! de linha, ou será que vem alguma novidade para o pequeno notável? Sabe e dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Up! tem longa vida no Brasil e na América Latina. O Gol, Up! e Fox são carros que atingem segmentos diferenciados.
      O Up! agora está onde deveria, no segmento de entrada dos hatchs de entrada. O Gol no segmento médio dos hatchs de entrada, enquanto o Fox fica com a categoria "premium" dos hatchs de entrada.

      Excluir
    2. Obrigado Sérgio pela resposta.

      Creio muito nisso tudo o que falou e espero mesmo que o up! tenha uma longa vida por aqui, pois é um carrinho que merece ficar entre nós.

      Excluir
  20. Esse motor deu uma sobrevida ao gol, que teve sua eficiência melhorada em relação aos seus concorrentes diretos. Esse motor é uma delícia no Up que dirigi, e anda mais que um HB20 que dirigi tb. Resta saber como ficou no novo Gol, ansioso para ver vídeos de primeiras impressões do carro.

    ResponderExcluir
  21. Essa metodologia de retomada em quinta marcha (80-120) para comparar desempenho não vejo sentido, porque não retomam na menor marcha possível ?

    ResponderExcluir
  22. Uma duvida minha amigos preciso escolher um que responde bem no asfalto e na terra qual melhor?

    ResponderExcluir
  23. Coloca no projeto do Gol as inovações de espaço interno e tecnologia do Fox, e deixa o Gol e Up! em linha.

    Se a VW fusionar Gol e Fox mantendo o preço do Gol, vão ir a liderança do mercado certo.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.