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VW Up! TSi roda mais de 800 Km com 1 tanque em cidade

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O Volkswagen Up! TSi do nosso teste de longa duração vai se aproximando dos 3.000 Km rodados e na última medição tivemos uma agradável surpresa com relação ao consumo: conseguimos rodar mais de 800 Km em cidade com apenas um tanque de gasolina.

Volkswagen Up! TSI - consumo

A quilometragem total que rodamos em cidade foi de 804,8 Km, em, quando abastecemos conseguimos colocar 49.93 litros. Como resultado tivemos um consumo de 16,12 Km/l de gasolina em cidade - uma melhora de 30% em relação aos 12,4 Km/l medidos na última vez.

Volkswagen Up! TSI - consumo

Computador de bordo : 11% otimista

É importante considerar que essa é uma média efetivamente aferida, e não informada pelo computador de bordo. Aliás, por falar em computador de bordo, este foi zerado quando abastecemos, e, ao final do tanque ele estava informando uma média de 17,9 Km/l - um média 11,1% mais otimista que a realidade. No vídeo a seguir fazemos algumas considerações sobre consumo.



Gasolina de boa qualidade - postos de confiança

De qualquer forma, essa melhora pode ser explicada por dois aspectos principais: abastecimento em posto de gasolina de nossa confiança, e adoção de técnicas de redução de consumo de combustível.

Volkswagen Up! TSI - consumo

Com relação ao posto, esta foi a primeira vez que abastecemos o Up! TSi em um posto de combustível que normalmente usamos nos testes do Ka 1.0 SE e do Golf 2.0 TipTronic. Trata-se de um posto de nossa confiança, que não vende etanol, só gasolina. E temos a certeza que a gasolina comercializada contem os 27% de etanol definidos na legislação.

Volkswagen Up! TSI - consumo

Nós temos motivos para acreditar que os outros postos que abastecemos oferecem gasolina com um teor de etanol mais elevado, o que acaba fazendo com que as médias de consumo de gasolina se aproximem das médias de etanol, visto que a mistura provavelmente contém um teor de etanol superior aos 27% regulamentares.

Volkswagen Up! TSI - consumo

Técnicas de redução de consumo

Além da melhora em termos de combustível, nós também passamos a adotar algumas técnicas de economia de combustível. A primeira consiste em trocar as marchas logo que motor chega a 2.000 RPM, antes mesmo da indicação do econômetro - o motor do Up! TSi é tão elástico que permite isso sem prejuízo de dirigibilidade.

Volkswagen Up! TSI - consumo

Além disso, estamos optando para, na maior parte das vezes, passar a marcha de 1ª para 3ª, e de 3ª para 5ª, evitando usar a 2ª e a 4ª. Isso é possível também pela ampla disponibiloidade de torque em baixa rotação. Evidentemente em algumas situações esse procedimento não é possível, mas, na maior parte do uso urbano, sim, e isso ajuda a economizar, sem prejudicar a dirigibilidade.

Volkswagen Up! TSI - interior - painel

Outra técnica que estamos usando é a de prestar a atenção ao fluxo dos carros que vão à frente do que está imediatamente à frente de nós. Assim, quando percebemos que haverá uma parada, já tiramos o pé do acelerador, para evitar, sempre que possível, uma parada total do carro. Isso se deve ao fato de que tirar o carro da inércia é mais dispendioso em termos de combustível do que mantê-lo em movimento.

Volkswagen Up! TSI - espaço dianteiro

Estamos também evitando usar a chamada "banguela", que consiste em deixar o carro em ponto morto em declives. Nessas situações estamos optando por deixar a 5ª engatada, e tirar o pé do acelerador, visto que a central de gerenciamento do motor envia menos combustível quando percebe o carro engatado e sem aceleração que na situação do motor em marcha lenta.

Volkswagen Up! TSI - espaço traseiro

Finalmente, mudamos a calibração dos pneus para 36 PSI tanto na dianteira quanto na traseira. Essa é medida indicada pela VW para o carro com 4 pessoas, mas mesmo com duas a bordo e os pneus com tal pressão, o Up! se mantém extremamente confortável e agradável de ser conduzido.

Volkswagen Up! TSI - consumo

Assim, com todas essas técnicas combinadas conseguimos essa ótima média de 16,12 Km/l de gasolina em cidade, o que nos deixou bastante satisfeitos.

Trocando o Golf pelo up! TSI

O Up! TSi vem agradando cada vez mais. Aliás, agradando tanto, não só em consumo, mas também em termos de prazer ao dirigir, que optamos por vender o Golf 2.0 TipTronic e substituí-lo pelo Up! TSI como carro de uso pessoal.

Volkswagen Up! TSI - consumo

O fato é que a diferença de consumo é tão elevada, que fica completamente irracional andar com o Golf. Por tal motivo, anunciamos o Golf e o vendemos, e não sentimos falta, até mesmo porque, antes, tínhamos que abastecer toda a semana, e, agora, a dada duas semanas.

Volkswagen Up! TSI - consumo

Em termos de espaço interno, na dianteira, o Up! TSI não deve nada ao Golf. Em prazer ao dirigir, o Up! TSI é até mais agradável - quando não há congestionamento, evidentemente, pois o Golf era automático - pois é bem mais ágil em uso urbano, muito silencioso e, ainda, com a mesmo comportamento de carro alemão do Golf.

Conclusão

Volkswagen Up! TSI - consumo

O Up! TSI se mostra um carro extremamente econômico, sendo possível rodar mais de 800 Km em cidade, com apenas um tanque de combustível. Além disso, é muito agradável de ser conduzido, silencioso, sem ruídos internos.

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51 comentários:

  1. Acho impossível essa média de consumo ser conseguida aqui na cidade de São Paulo. Mas de qualquer forma, a VW está de parabéns. Conseguiu fazer um carro que alia potência com economia e muito bem construído. Agora só precisa ver se ele não está poluindo mais que uma d-20 a diesel.......kkkkkkk.

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    1. Com certeza, para fazer isso aqui em São Paulo tem que ser as 3:00hs da manhã e olhe lá, mas o mais difícil mesmo seria conseguir um posto de confiança aqui.

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    2. Se for percurso onde deve parar ou reduzir a cada esquina, semáforo, congestionamento.... também acredito ser um media impossível......... ou realmente eh um chocolate que não engorda. ? :-/

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    3. Acabou de sair o Full power lap com o UP TSI. Tomou quase 1 segundo do punto, 3 segundos do Bravo e perdeu até para o 208 griffe. Cadê o "sumiu" do punto? E olha que a pista lá agora está mais rápida que da época do punto.

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  2. Muitas destas medidas são factíveis e amplamente utilizada, entretanto, não seria o uso do ecômetro a forma mais econômica de se conduzir? Senão por que motivo estaria lá? Outra dúvida, será que passar mais vezes a marcha também não melhoraria o consumo, haja vista que o esforço do motor em rotações extremamente baixas, leva a ECU a deixar a mistura mais rica fazendo o caro consumir mais?

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    1. Pular marchas pode ser mais econômico, pois obriga o motorista a pressionar mais o acelerador levando a uma abertura maior da borboleta que diminui as perdas de bombeamento.

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    2. Quanto ao econômetro deve ter uma indicação que leve a maioria dos motorista a economizar, mas cada situação exige uma forma adequada de condução.

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  3. Perfeição !!! Esse motor 3 cilindros está plenamente ajustado a nossa necessidade, enquanto oprimidos por gasolina com 27% de Etanol, além de cara.

    O câmbio da VW é muito gostoso, incrivelmente macio e preciso.

    Fábio, sugiro uma dica para que você aumente a autonomia, utilize o freio motor e tire o pé do acelerador quando vê um sinal a frente, pois entrará em ação o Cut Off, faça esse teste.

    As vezes você vê aquele sinal bem longe, ele está vermelho, reduza para 4° marcha e deixe o carro perder velocidade e vá reduzindo as marchas.

    O grande problema é que as pessoas jogam no ponto morto, assim não economiza combustível.

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    1. Ele já disse que faz isso ao deixar o carro rolar sem acelerar. Não acredito que ele deixa no ponto morto, deve apenas embrear quando já vai parar.

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  4. É fácil conseguir esta média, só saber dirigir, manter o carro alinhado e com pneus novos, calibragem correta, além do abastecimento que é crucial. Tive um celta e fazia sem muito esforço 15km/l na cidade. Observando essas condições de usabilidade, lembrando que moro no Rio de Janeiro.

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  5. Fábio, poderia dizer por quanto vendeu o golf e qual era consumo dele para poder comparar com o do up?

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  6. Essa técnica de pular marcha eu fazia muito num golf manual que eu tinha. Mas eu fazia mais para economizar braço mesmo, até que resolvi partir para um carro automático logo. Espero que saia o up TSI automático.

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  7. Vendi a Saveiro que usava na empresa. Após rodar pouco mais de 1 ano com ela, consegui vender por 1 mil a menos do que paguei com desconto de PJ.
    Comecei a procurar um carro 0km, completo, "barato", com espaço para 4 passageiros e que não fosse 1.0 (aspirado).
    Fui conhecer o UP TSi que na versão Move Up está sendo vendido aqui em Floripa por 45 mil.
    É um carrinho bem agradável de dirigir, mas o porta-malas é muito pequeno, o carro é bem simples e não tem desconto para PJ.
    Olhei outros carros que me agradavam visualmente (Ka, Prisma, 208), todos com desconto para PJ.
    Até Honda Fit EX 2013 com apenas 10 mil km eu fui ver. Pediam 49 mil e não abaixavam.
    Mas na Peugeot o vendedor ofereceu-me o 308 Active, que já vem com leds, teto panorâmico e rodas 17". Faturando para PJ o desconto está em 28%, ou seja, o carro será faturado por 47 mil.
    Vi anúncios de carros similares com 2 anos por mais do q isso.
    Será q vale a pena?

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    1. Vai de Peugeot ...
      comprei um 208 griffe automático e não volto mais pra Vw e Gm.
      obs: Já tive fox,cobalt e cruze, mas a Peugeot me surpreendeu...

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    2. Vai de Peugeot ...
      comprei um 208 griffe automático e não volto mais pra Vw e Gm.
      obs: Já tive fox,cobalt e cruze, mas a Peugeot me surpreendeu...

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    3. O Peugeot 308 1.6 você vai pagar meio caro de seguro e combustível.
      Mas o motor é até suficiente pro tamanho do carro e por 47k você esta praticamente pegando o carro já desvalorizado, pra revender daqui 3 anos você deve conseguir uns 40k...
      Nesse valor, até 50mil, não tem nenhum médio bom além do 308, se é médio que você quer, vai ter que ser ele...
      Tem opções de usados, claro, mas ai abrange muita coisa, depende do que você quer...

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    4. Peugeot é fria...os carros são até bonitos,mas quando começar a dar "biziu" ,é pode ter certeza que a maioria dá,só Deus na causa,css não atendem direito,se precisar de peças,nunca tem,fora a desvalorização monstro na hora da revenda.Gosto é gosto,mas se fosse você, só escolheria Peugeot em ultimo caso,carros Peugeot são terríveis...

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    5. Peugeot é fria...os carros são até bonitos,mas quando começar a dar "biziu" ,é pode ter certeza que a maioria dá,só Deus na causa,css não atendem direito,se precisar de peças,nunca tem,fora a desvalorização monstro na hora da revenda.Gosto é gosto,mas se fosse você, só escolheria Peugeot em ultimo caso,carros Peugeot são terríveis...

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    6. Já deve ser o modelo com facelift argentino.
      Se for realmente está barato.

      Já andei em 206 e 207 e nunca me agradaram (seja pela cara ou pela dirigibilidade). Mas tive a oportunidade de experimentar o 208 e digo que nem parecia um Peugeot. Este carrinho é muito interessante e pelo preço e opcionais que oferece, pra mim, é o melhor custo/benefício da categoria.

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    7. Se for ficar por muito tempo, não recomendo, pois ouço falar de muitos problemas inclusive de um amigo meu que o pai é mecânico. Mas a escolha é sua. Meu irmão tinha um Peugeot 308 completíssimo (vendeu em menos de 1 ano, pois mudou de país), e ele adorava, pois tinha teto solar, bom rádio, cambio automático, sensor de chuva, couro, etc que outros carros na mesma faixa de preço nem sonhavam em ter. Só que bebia horrores e sua frente baixa e bicuda ralava em qualquer valeta (dobrei a placa ao pegar uma entrada de garagem mais íngreme). Enfim, Peugeot = carro completo, barato, emocional, mas de mecânica ruim e cara. Depende do que vc espera de um carro. Eu não ligo para esses mimos, só quero um carro de boa mecanica, confiável, econômico, e confortável e que não me deixe na mão, o que me levaria a escolher um corolla usado ou honda fit novo.

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    8. Vale dar uma olhada no atual 308 THP. Minha mulher tem um, carro top. Motor, câmbio e suspensão show, superconfortavel, média de 10 km/l. Como está chegando o novo modelo, a Peugeot está vendendo o atual a preço de banana. Saiu no Notícias Automotivas (acho) q ele está saindo por 59 k.

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  8. Esse carro é um show de tecnologia! Vide comparações com carros de 60 e até 70 mil, onde ele mostra um custoXbenefício astronomicamente maior.

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  9. Com a Saveiro 1.6 da empresa fiz 852km na estrada (com veículo vazio em pista plana, pisando leve e sem ar)...

    A 2 meses atrás falasse que o up tsi faria na estrada 23 km/l pisando leve...

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  10. Um bom consumo! Mesmo assim poderia ter versão híbrida "comprável".

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  11. Pô se for verdade, um belo consumo,realmente a Volks esta de parabéns pelo conjunto motor desse carro,que alem de seguro agora tem um belo motor que alem de andar bem é muito econômico é uma pena esse carro não ser um pouco maior se não seria uma bela opção pra uma família com 02 filhos!!!

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  12. "E temos a certeza que a gasolina comercializada contem os 27% de etanol definidos na legislação."

    Vocês aferiram em laboratório? Se não, como podem ter certeza? Há alguns anos fizemos a aferição da gasolina comum de diversos postos da região. Conclusão: todos dentro do limite de 25% de etanol (valor da época).

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  13. Realmente poder andar mais que carros maiores economizando no combustível, visitando menos o posto, com mais autonomia e com a mesma ou maior agilidade é incrível, e justifica a troca do golf pelo UP TSI. Ele inaugurou a nova era dos carros com motores eficientes no Brasil, e a concorrência vai ter ralar muito para tentar começar a se imaginar com um motor como esse. Algumas montadoras até tem lá fora motores desse nível como honda e toyota, mas trazer para cá é outra história.

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  14. A maioria das pessoas acham que usar carro na banguela na descida é mais econômico que descer engatado. Veja o vídeo do ADG mostrando o contrário:

    https://youtu.be/WdLQO9dIR68

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  15. Novidades:
    Saiu o teste do up! TSI em Interlagos, vale apena conferir!

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    1. Mais rápido que Fluence GT. Ficou a menos de 1 segundo de Punto e Bravo T-Jet.
      Up! TSI APAVOROU. E isso que disseram que o controle de tração atrapalhou muito o resultado....imagina se desliga...

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    2. Desligar o controle de tração do up? Não tem como, só se desconectar o sensor ABS da roda, mas aí você perde outras funções.

      Apavorou ficando atrás, sério isso?

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  16. Acho bem plausível essa média. Eu conseguia fazer 700 km com um tanque de gasolina no meu Renault Logan 1.0 08/09. Isso pegando Marginal Tietê de ponta a ponta todos os dias.

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    1. Já fiz 820 km com um gol bola 1.0 1997. Só estrada e a 90 km/h. Acredite se quiser.

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  17. O meu high up TSI peguei ontem!
    For força do trabalho, saí direto da concessionária, passei no posto, calibre corretamente (TODOS estavam calibrados com 38psi) e peguei a Dutra, do Rio à S.J. Campos e volto amanhã!
    Entre o posto, estrada e uso urbano, o hodômetro já chegou nos 386 km rodados!
    Como teste, reabasteci com gasolina comum, e deu 26,9 litros, o que deu uma média estrada/cidade de ótimos 14,34 km/l, considerando a baixíssima quilometragem do carro.
    Imagina quando amaciador!
    Na estrada, o CB cravou, em determinados momentos, exagerados 24/26 km/h, mais acredito que chegou, fácil, fácil, à uns 19/20 km/h.
    Em tempo: quando do reabastecimento, o CB marcou 15,5 km/l, ou uns 6/7% à mais que o real.
    Agora, gente, o carro é ,absolutamente, sensacional em estrada e, absurdamente ágil na cidade!
    É o melhor 1.0, de longe, que dirigi na vida! Vale o investimento.

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  18. Como foi possível aferir o consumo de um tanque inteiro pelo computador de bordo (CB)? O CB do Up admite a medição de dois percursos. Um deles mede os dados (distância, tempo, velocidade média e consumo médio) do percurso realizado nas últimas 2 horas. O segundo modo faz a mesma coisa, mas considerando as últimas 19 horas. Assim, a não ser que os 800km tenham sido rodados em menos de um dia (19 horas, pra ser mais exato), o consumo médio apontado no CB, 17,9 km/l, não se referiria ao tanque inteiro.

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    1. Com certeza, foi computada a distância anterior nesse caso, e descontado na hora do cálculo ou feito o cálculo após as 2 horas.

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    2. Horas corrida ou de carro ligado?

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  19. Qual a velocidade media informada pelo computador de bordo?

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  20. resumo da matéria: andaram igual uns muquiranas e 'BANGUELANDO' em todo momento para conseguirem essas medias. Muito comedia essa materia.

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  21. A média obtida e fácil de ser alcançada com um trânsito razoavelmente livre, já fiz 20km/l na cidade no domingo andando tranquilo parando pouquíssimas vezes.

    Já no anda e para faz 11km/l, sobre o CPU de bordo já havia falando sobre sua generosidade, faz um bom tempo que não uso mais pois é bem mentiroso para o meu uso diário.

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  22. Alguem sabe me dizer qual o film (G20 ou 35) que foi utilizado nesse cross up (prata egito?)
    achei bem bonito como ficou....
    http://www.car.blog.br/2014/10/vw-cross-up-2015-fotos-e-especificacoes.html?showComment=1446812944873#c3084576925362367587

    Aguardo uma alma boa haha õ/
    Abraços

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  23. Alguém sabe me dizer qual film (g20,g 35....) foi colocado nos vidros desse cross up (prata egito, testado)
    achei que ficou bem legal o resultado!

    www.car.blog.br/2014/10/vw-cross-up-2015-fotos-e-especificacoes.html?showComment=1446812944873#c3084576925362367587

    Alguma alma boa por ai? hehe
    Abraços

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  24. Tenho um Up TSI idêntico a esse e o meu está fazendo média de 10km/l no trânsito de Natal/RN, sempre com o ar condicionado ligado e não me preocupando com o consumo. Dependendo do horário e trajeto ele chega a fazer 14, 16, mas tem que sera trânsito fluído e andando calmamente.

    Uso a calibragem recomendada para o carro vazio 28/26 e fiquei surpreso com a prática de pular marchas especificamente neste motor, pois o câmbio é extremamente longo para a cidade.

    Abaixo dos 1500 rpm o torque é baixo e o motor vibra um pouco, por isso essa prática de pular marchas deve causar um esforço grande para propulsor e um desconforto ao motorista.

    Mesmo trocando as marchas pela indicação do painel as vezes ele parece sofrer até embalar dependendo da inclinação da via, mais uma vez, por conta do câmbio extremamente longo. Pulando marcha deve ser terrível de conduzir.

    Mas não deixa de ser um ótimo teste, infelizmente não é prático. Para quem pretende comprar o carro e fazer o mesmo certamente não vai aguentar por muito tempo. Além de forçar em demasia o motor vc irá se arrastar pelas ruas perdendo um pouco do propósito da versão que na minha opinião não é só economia e sim dar um pouco de diversão a condução também.

    Quem quer estritamente o consumo a versão aspirada é a mais indicada pois mesmo que vc queira, não vai conseguir ter a agilidade do TSi dependendo da situação.

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  25. Acabei de testar meu primeiro tanque. 10,5km na cidade em BH. Da para ser mais econômico as o excesso de morro e transito faz vc ser "obrigado" a dar aquelas "puxadas" rs... Vou testar o segundo tanque com etanol em posto mais confiável e depois volto na gasolina. No Etanol ja ficou nítido a diferença na potencia. Dependendo dos resultados vou por o SpeedBuster nele

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