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HB20 1.6 x Up! TSi: comparativo - desempenho; consumo

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O Hyundai HB20 1.6 e Volkswagen Up! são carros de categorias diferentes, mas próximas. O HB20 é um compacto, vendido em versões 1.0 e 1.6, exclusivamente com quatro portas, e preços, na versão 1.0, partindo de R$ 38.500, enquanto o Up! é um sub-compacto, com motores 1.0 MPI ou TSI, 2 ou 4 portas, e preços partindo de R$ 30.900 reais.

Hyundai Hb20 1.6 x Volkswagen Up! TSi

Ocorre que, com a chegada da versão TSi do up! , sua promessa de "desempenho de 1.8 e consumo de 1.0" e preços a partir de R$ 43.990 reais, ele se posiciona como competidor de modelos 1.6. Este artigo traz uma análise desses dois carros com base em desempenho, consumo, preço e dimensões.

Volkswagen Up! TSi x Hyundai Hb20 1.6

Inicialmente vamos esclarecer que as imagens aqui são de uma versão de entrada do Up!, um Move-Up! TSI, equipada com o pacote de opcionais "Move Completo", que deixa seu preço em R$ 45 mil reais, enquanto o HB20 1.6 mostrado é um exemplar da versão Premium, Automática, completa, que tem preço de R$ 60.775 reais.

Volkswagen Up! TSi x Hyundai Hb20 1.6

Entretanto, para efeito de comparativo de preços e itens, vamos usar os dados das versões de entrada de cada carro, no caso o Up! TSI Move, e o Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus.

Preços - Custo x Benefício

O Up! TSI é mais barato, partindo de R$ 43.990 reais, enquanto o HB20 1.6 Comfort Plus custa R$ 47.235 reais. Ambos trazem de série ar-condicionado, direção com assistência (elétrica no Up!, hidráulica no HB20), vidros dianteiros elétricos, travas (com chave de telecomando) e retrovisores elétricos, sistema de som com Bluetooth, alarme, banco do motorista com regulagem de altura e fixação ISOFIX de cadeiras infantis. E os itens de segurança legalmente exigidos: ABS + EBD e duplo airbag dianteiro.

Volkswagen Up! TSi - interior - painel
Volkswagen Up! TSi - interior - painel
O Up! oferece os seguintes itens a mais que o HB20 1.6: controle de tração (M-ABS), regulagem de volante em altura, sistema de alerta de velocidade, 3 apoios de cabeça no banco traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, sistema s.a.v.e. no porta-malas, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters.

Hyundai Hb20 1.6 - interior - painel
Hyundai HB20 1.6 Premium - interior - painel
Já o HB20 1.6 Comfort Plus tem os seguintes itens a mais que o Up! TSI Move: vidros elétricos nas portas traseiras, sendo todos com função one-touch, comando interno de abertura do tanque de combustível, volante multifuncional com comandos de áudio e Bluetooth, iluminação no porta-luvas.



Em termos de custo x benefício o Up! Move, por ser mais R$ 3.245 mais barato acaba levando vantagem, sobretudo se se optar pelo pacote completo, de R$ 1.000 reais, que acrescenta rodas de alumínio, faróis e lanternas de neblina e sensor de estacionamento traseiro, e mesmo assim ainda sobra mais de R$ 2.000 reais de "troco" em relação ao preço do HB20.

Dimensões e espaço interno

O Hyundai HB20 mede 3,9 metros de comprimento, sendo 25 cm maior que o Up! TSI. Sua distância entre-eixos é de 2,5 metros, 8 cm maior que os 2,42 cm do Up!. Essa vantagem dimensional do HB20, porém, é usada principalmente no cofre do motor. O HB20 é preparado para receber motores de 4 cilindros, enquanto o Up! só usa motores de três cilindros.

Volkswagen Up! TSI - Espaço traseiro
Volkswagen Up! TSI - Espaço traseiro
Hyundai Hb20 - Espaço traseiro
Hyundai Hb20 - Espaço traseiro
Então o cofre do motor do Up! é bem menor que o do HB20, fazendo com que seu espaço interno útil - para passageiros e bagagem - seja comparável ao do HB20, mesmo o modelo da VW sendo bem menor por fora. O porta-malas do Up! tem capacidade de 285 litros, 15 litros a menos que os 300 litros do HB20.

Up TSi - interior
Volkswagen Up! TSi - interior

Hyundai HB20 1.6 - interior
Hyundai HB20 1.6 - interior
Já no espaço para motorista e passageiro dianteiro, o Up! é mais espaçoso, sobretudo verticalmente, evitando que se bata o joelho no console - como ocorre no HB20. No banco traseiro há uma vantagem marginal para o HB20.

Hyundai HB20 1.6 - interior
Hyundai HB20 1.6 - interior
Volkswagen Up! TSi - interior
Volkswagen Up! TSi - interior
O resultado é que no quesito dimensões, há um empate entre Up! e HB20, e isso significa que o que você transporta no HB20, é possível transportar também no Up!.

Design

Já no que respeita ao design, o Up! adota linhas sóbrias e funcionais. Não há exageros, nem o recurso a modismos, com uma carroceria de formas discretas e simples - sempre com foco na função.

Volkswagen Up! TSi x Hyundai Hb20 1.6

Já o HB20 é mais chamativo e usa e abusa de linhas rebuscadas, recortadas em excesso, muitas das quais sem função alguma, exceto o estilo pelo estilo.

Hyundai HB20 x Up! TSI

Um exemplo são os faróis: esticados para a lateral, apesar de não adotarem nenhuma função de iluminação nesse espaço. Isso é um tipo de recurso que não se observa no up!.

Hyundai Hb20 1.6 x Volkswagen Up! TSi

Em artigo anterior nós fizemos uma análise detalhada dessa questão de design do Up! e do HB20 com base nos princípios do funcionalismo estético de Dieter Rams, onde consideramos o Up! superior (veja aqui).

Volkswagen Up! TSi x Hyundai Hb20 1.6

Entretanto, a maioria das pessoas considera o HB20 mais "bonito". Então, consideramos que há um empate no quesito design, já que o Up! se sobressai na avaliação sob o prisma técnico, enquanto o HB20 tem um desenho que agrada mais aos consumidores, pelo menos em um primeiro momento (já que o visual do HB20 tende a enjoar mais rápido).

Segurança

Tanto Hyundai HB20 quanto Volkswagen Up! foram bem classificados no teste de segurança do Latin NCAP, mas o Up! foi superior tanto na classificação de segurança de adultos, com 5 estrelas, quanto na de crianças, que obteve 4 estrelas. Já o HB20 ficou com 4 estrelas e 3 estrelas, respectivamente.


Na parte de sistemas ativos de segurança, o Up! leva vantagem por oferecer o controle de tração M-ABS - item ausente no HB20. Ademais, o up! Move conta com 3 apoios de cabeça na traseira, enquanto o HB20 apenas 2.


E, por fim, no teste de frenagem a 100 Km/h executado pela Revista Auto Esporte, o Up! TSi veio a imobilidade em 40,3 metros, enquanto o HB20 1.6 demandou 43,4 metros.

Volkswagen Up! TSi x Hyundai Hb20 1.6

Assim, em termos de segurança, a vitória é inequívoca do Up! TSI.

Desempenho

O Up! usa um motor 1.0 TSi (Turbo e Injeção Direta) que oferta 105 cavalos e 16,8 Kgfm de torque. Já o Hyundai HB20 1.6 usa um quatro cilindros 1.6L com 128 cavalos e 16,5 Kgfm de torque. Ocorre que o torque máximo do Up! surge já a 1.500 RPM, enquanto o do HB20 vem a 5.000 RPM. Ambos usam uma transmissão manual de cinco marchas, e o HB20 pesa 1000 Kg, 50 Kg a mais que os 950 Kg do Up!.

Volkswagen Up! TSi x Hyundai Hb20 1.6 - desempenho

O resultado dos testes da Revista Auto Esporte mostra que o Up! TSi supera o HB20 1.6 Manual em todas as provas de desempenho. O sub-compacto alemão acelerou de 0 a 100 Km/h em 9,5 segundos, enquanto o HB20 1.6 MT fez em 10,2 segundos. Na retomada de 80 a 120 Km/h o Up! TSI foi 2,4 segundos mais rápido, terminando em 12,5 segundos, contra 14,9 segundos do HB20 1.6.

Volkswagen Up! TSi x Hyundai Hb20 1.6 - desempenho

A prova de aceleração de 0 a 1000 metros mostra nova superioridade do Up!, que chega primeiro à marca de 1000 metros, em 30,6 segundos, 0.7 décimos antes que o HB20 1.6. Nessa marca, o Up! TSi estará a 172 Km/h, enquanto o Hb20 a 169,4 Km/h,



Assim, como fica evidente ao se andar nos dois carros, como fizemos no vídeo acima, a vantagem de desempenho do Up! TSI sobre o HB20 1.6 é bastante notável e muito significativa. E isso fica claro logo nas primeiras aceleraras, pois o up! é muito mais ágil em baixa rotação. Então a sensação de mais desempenho é muito favorável ao modelo da VW.

Consumo

A tecnologia TSi aplicada ao motor do up! lhe confere uma grande vantagem em termos de desempenho, e também em consumo, como fica claro nos números aferidos pelo INMETRO, que relacionamos abaixo.

Volkswagen Up! TSi x Hyundai Hb20 1.6 - consumo

O gráfico acima traz os números de consumo de gasolina em cidade e estrada. Em estrada, com 16,1 Km/h, o Up! TSi é 23,8% mais econômico. Já em cidade a vantagem do Up! é de 20%. O dado interessante é que o consumo em cidade do Up! é 6,1% melhor que o consumo em estrada do HB20 1.6.

Volkswagen Up! TSi x Hyundai Hb20 1.6 - consumo

Com etanol a vantagem do Up! TSI cai, mas ainda assim é grande: 19,3% em estrada e 24,6% em estrada.  E novamente o Up! TSI consome menos em cidade que o HB20 1.6 em estrada. A tabela abaixo traz uma simulação de gastos com consumo do Up! TSI e HB20 1.6, considerando uma rodagem anual de 15.000 Km em um percurso 55% cidade e 45% estrada. Os preços médios da gasolina e do etanol considerado são os informados pela pesquisa da ANP: R$ 3,296 e R$ 2,059, respectivamente.

Modelo
Consumo médio (55% estrada / 45% cidade) - Km/lCusto para rodar 15.000 Km por anoGasto a mais que o Up! TSI
EtanolGasolinaEtanolGasolinaEtanolGasolina
VW Up! TSI10,2814,84R$ 3.006R$ 3.333
Ford Ka 1.58,6212,45R$ 3.583R$ 3.973R$ 577R$ 640
HB20 1.6 Manual8,4212,18R$ 3.668R$ 4.061R$ 662R$ 728
VW Fox 1.6 16V7,9611,34R$ 3.880R$ 4.360R$ 874R$ 1.027
Palio 1.6 16V7,2110,49R$ 4.287R$ 4.715R$ 1.281R$ 1.383

Assim, ao longo do ano, o dono do HB20 gastará R$ 4.061 reais de gasolina, enquanto o do Up! TSI dispenderá R$ 3.333 reais. Ou seja, com o Up! TSi ele economizará  mais de R$ 728 reais por ano. Já o dono de um Ka 1.5 gastará R$ 640 reais a mais por ano, enquanto um Fox 1.6 16V fica R$ 1.027 reais mais dispendioso. Por fim, o Palio 1.6 16V custa R$ 1.383 reais a mais que o Up! TSI só com gastos de gasolina.

Dados - performance, consumo, dimensões [Revista Auto Esporte]

HB20 1.6 ManualVW Up! TSIVW Fox 1.6 16VPalio 1.6 16VOnix 1.4Ford Ka 1.5
0 a 100 Km/h [s]10,29,510,311,711,910,6
80 a 120 Km/h [s]14,912,516,222,218,616,2
0 a 1000 metros [s]31,330,631,933,333,531,7
Velocidade a 1000 metros [Km/h]169,4172165155,5154,4166
Frenagem a 100 Km/h [metros]43,440,342,145,647,442,6
Consumo Cidade (E) [Km/l]7,79,67,66,8
N/D
7,9
Consumo Estrada (E) [Km/l]9,311,18,47,79,5
Consumo cidade (G) [Km/l]11,513,810,89,911,5
Consumo estrada(G) [Km/l]1316,11211,213,6
Preço [R$]R$ 47.235R$ 43.990R$ 54.170R$ 47.820R$ 45.150R$ 43.690
Porta-malas [litros]300285357280280257
Comprimento [cm]390365386388393388
Distância entre-eixos [cm]250242246242253249
Latin NCAP [estrelas]4544
Peso [Kg]10009511105106210631034

Conclusão

O Up Tsi é mais barato, oferece desempenho cerca de 10% superior, e consumo médio 20% menor. O Up! ainda é mais seguro, pois freia melhor, tem recursos ativos de segurança (M-ABS) e se saiu melhor em testes de impacto.

Hyundai Hb20 1.6 x Volkswagen Up! TSi

Sendo assim, o Up! TSi vence o HB20 1.6 Manual nesta análise de desempenho, consumo e custo x benefício.

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61 comentários:

  1. Não adianta. O up! tsi é carro para ser comparado com outros 2.0, tipo focus.
    1.6 e 1.8 não dá nem para o cheiro...
    HB20 não chega no chulézinho do up tsi...

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    1. HB20 é um bom carro, mas peca por ser meio anestesiado de direção e suspensão. Isso para o meu gosto, claro.

      Sinceramente, para quem realmente gosta de dirigir e sentir o carro, Up! na cabeça... Direção muito mais afiada e suspensão firme ajudam numa condução mais agressiva.

      Quem quer carro pra "chegar chegando no xópis", vai de HB20.

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    2. O único VW comparável com o Focus é o Golf, e mesmo assim não está sequer aparecendo na lista dos 50 mais vendidos enquanto que o Focus é líder da categoria.
      A pessoa chega numa css VW é mal atendido, se depara com preços altos e não querem negociar, por isso perdem vendas.

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    3. Peguei o HB20 ao invés do UP pela CSS e, em segundo lugar, pela revenda.

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    4. Peguei o HB20 ao invés do UP pela CSS e, em segundo lugar, pela revenda.

      HB20 muda o mês que vem, e virá menos emperequitado.
      parabéns. Pegou um carro que vai ficar velho em 1 mês.

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    5. Olha anunciei meu UP! na webmotors e vendi em apenas 2 dias!!! me surpreendi!!!! e pedi preço de tabela.

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    6. Estou há 15 meses com um UP.
      Gosto muito da dirigibilidade do carrinho, é esperto no trânsito, super econômico.
      Até agora, não vi nenhum dono de UP arrependido da escolha.

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    7. carlos4carros,
      Não vamos exagerar Carlos...

      Rogerio H,
      Não acho que a suspensão do up! seja firme, a estabilidade dele também não me surpreende, o desempenho (aceleração/retomada/velocidade máxima) é fantástico mas a estabilidade deixa um pouco a desejar.

      Douglas,
      No caso, o Golf é superior ao Focus, o Focus pode vender mais mas no quesito carro temos a vitória do Golf. Quanto ao atendimento, a Ford é horrível em minha opinião, quando eu estava interessado em olhar um Ford Focus mal fui atendido, resultado? Acabei ficando de Golf na época e não me arrependo.

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    8. Comparar motor turbo com aspirado é fácil! quero ver é vender esse carro .. De que adianta ser economico, potente, seguro, manutençao barata .. se tu entra dentro dele, parece que tá entrando numa carroça ... Nao adianta, tenque ter o mínimo de capricho, acabamento, no minimo razoavel .. Coloca o painel e farol do fox nele, que vende que nem agua,,, agora essa cara de besouro quebrado não vai!! a VW só vai voltar a ser lider de vendas, quando unir carro completo, acabamento legal e motor ultramegapower eficiente, do tipo tsi ... antes disso, jamais um up

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    9. São dois ótimos populares. Mas ainda prefiro o UP TSI do que o HB20 1.6!

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  2. Só faltou um câmbio automático ou automatizado para esse excelente carrinho.

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  3. Espero ver o UP na ponta tabela e ser líder de vendas ,fis o teste no TSI e me encantei com ele vou comprar um FOX mais confesso que estou com um pouco de dúvidas entre os dois .

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    1. Taí a alta escolaridade dos admiradores do up! que o vendedor tanto brada.

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    2. Rafa,
      vá de TSI, o Up é muito superior ao Fox.
      Já tive Fox e tenho Up aspirado que já é melhor, imagine um turbo. Sds

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    3. Fox é um projeto mais velho e menos seguro que o o up!

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  4. Apenas uma coisa.... Quando a diferença e pequena pró up, ele vence. Quando a diferença e pequena pró hnb20 eles empatam. E falando em up cade o consumo do carro que estao testando? Estamos na espera.

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    1. exatamente , pra min 0-1000 metros concerteza empate tecnico , o up sai na frente pelo torque em baixa e por ser mais leve , porem na pratica o hb20 por ter um motor de maior litragem e potencia andam praticamente juntos .

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    2. 0 a 100 o up leva mas depois dos 180 o hb20 passa...é o que tenho visto por ai...hb20 tem mais alta,e leva de final

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  5. Up ficou um canhão com o tsi. Apenas o aspecto talibãn do interior dele. E o espaço no banco de trás muito pequeno. Vai vender muito, mas inicialmente vai canibalizar gol, fox, o o up MSI.

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  6. Contra qualquer compacto o UP TSI vai ganhar, já que é o que oferece um dos melhores preços, é o mais seguro, mais econômico e o que mais anda. Porém quem escolhe outro tem suas razões que devem ser respeitadas. Se fosse comprar um carro hoje o UP TSI seria a primeira opção. Apesar de nunca ter dirigido um. Mas antes de comprar claro que testaria ele e seus concorrentes e levaria o que mais me agradar. E não me basearia somente pelos comparativos.

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  7. Se for pra pegar um carro com câmbio manual, levaria o TSI sem dúvida. Se precisar de um automático, o HB 20. Depende da necessidade do sujeito.

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  8. Considero absurdo o Up não ter vidro elétrico nas portas traseiras, mesmo na versões mais completas;

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    1. Essa questão do vidro elétrico traseiro é irrelevante. Olhem nas ruas e vejam que 99% dos carros estão com apenas uma pessoa a bordo. Ou seja, vidro elétrico na traseira é firula total.
      O que realmente é absurdo é o Ka, por exemplo, estar há 1 ano no mercado e a Ford não ter sido submetido a teste de impacto. Isso sim é absurdo.

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    2. Referente ao vidro eletrico traseiro do up, aqui tem uma solução http://www.revistaautomotivo.com.br/auto/tragial-lanca-kit-vidro-eletrico-traseiro-vw/
      Acho que isso resolve o problema.

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    3. Essa é que é a questão. Vidro elétrico traseiro, para quem acha que é algo realmente importante pode ser facilmente resolvível, com uma solução como essa aí de cima.

      Agora, a carroceria desalinhada do Ka não tem jeito de resolver. O interior que enche de barulho do Ka não tem como resolver. A falta de segurança por ausência de teste no Latin NCAP não tem como resolver.

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    4. Essa eu vou ter que concordar com o carlos.

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    5. Pagar mais de 50k em um carro sem vidro elétrico traseiro não dá, mesmo que tenha outras soluções não é viavel, pois acarretará na perca da garantia da parte elétrica, ainda mais em um carro que conforme você disse deve ser comparado ao focus. Vidro elétrico traseiro não é firula, mesmo que normalmente as pessoas andem sozinhas no carro, quando for levar 5 pessoas ele fará falta. Entenda Carlos, carro e opinião de gosto e estilo, cada um tem sua necessidade, e nem sempre o Up!, gol, tiguan, golf... Etc agradará a todos. Eu não gosto de carros da vw e nem por isso saio críticando todos os outro carros que aparecem.

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    6. Carlos, desiste! Rs
      Se bem que o up 2017 é bem capaz de vir com comando interno pra abrir a tampa do combustível, vidro elétrico traseiro e controle de estabilidade.
      Vou ficar puto se eu levar o up! 2016 e o 2017 vir assim...

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    7. Se for pela lógica do Carlos em relação ao vidro elétrico, quem usa o carro na cidade não precisa comprar o Up TSI pois em 99% do tempo não vai poder passar de 50km/h.

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    8. Tem uns tipos de consumidor que devem fazer um engenheiro repensar a escolha da profissão. O carro tem um motor moderno de alumínio, leve, potente e econômico, que está dando uma surra na concorrência e o cidadão vai atenção no vidro elétrico nas portas traseiras...

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  9. O up! é muito mais carro do que o HB20... o Ka nem merece ser comparado com ele, carro mal montado, motor 1.0 péssimo, 1.5 que anda muito menos e bebe muito mais que o TSI.
    Não tem carro mais divertido, com entrega de muito torque em baixa como ele, até 50 pratas. Muito mais divertido do que 1.8 aspirado, que mesmo tendo torque só entrega em alta.
    Um show, sem concorrência até o momento!

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  10. Vontade de adquirir este foguete! Deve ser mto interessante o Speed uP!

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    1. Melhor ainda é que nem subiu de preço.
      Alguém pode adivinhar que vai ter redução de ipi fim do ano pra eu levar o speed up! Mais tarde???

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    2. Não subiu porque não existe ainda.

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    3. subiu sim , partia de 43500 agora custa 44k ( a versão com calota basica )

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  11. Que engraçado citar aviso de faróis ligados como algo a mais que o HB 20. O HB 20 não tem esse aviso por que ele já desliga o farol pra você sozinho, ele não precisa ficar apitando pra você desligar, então isso é uma desvantagem, não uma vantagem.

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  12. Fui à CSS deixar meu Fox na revisão e aproveitei para fazer o teste drive no VW UP TSI por curiosidade. Fiquei surpreendido com o desempenho, construção e conforto ao conduzir, entretanto, regulado o banco do motorista para um condutor com minha altura de 1,84cm (o banco bateu na trava de recuo) não consegui me acomodar direito no banco traseiro - fiquei espremido e a cabeça batia no teto.

    Confesso que pelo desempenho trocaria meu FOX 1.0 2014 pelo TSI mas pelo espaço interno nem pensar. Quem sabe esse motor vindo no GOL ou mesmo no FOX eu fa

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    1. Bom dia vou ter de discordar de Vc Jacson acabei de adquirir um up tsi cross , eu tenho 1,98 de altura e minha cabeça não bate no teto e nem uso o final do Banco .... acho q Vc esta falando bobeira meu amigo

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  13. A matéria é comparativo com HB20 e o Carlos vem falar do focus e Ka.

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  14. O interior do HB20 e painel ganha longe do espartano Up

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    1. realmente com plasticos de baixa qualidade e baixo acabamento para daqui a pouco nao precisar de som por ter uma bateria dentro do carro....

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  15. Olha a situação do Up! TSI no inmetro:

    http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2015.pdf

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  16. Ficou show de bola o Up TSI. Soh falta agora vir com cambio I-motion...

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  17. Isso é uma comparação xula do baralho!
    E os comentários? Sobretudo de um certo senhor que se intitula mais ixperto e çabio que todos aqui...sei não...

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  18. o up TSI realmente é um carro superior e sem concorrentes. porém é muito feinho e o mercado de subcompactos no brasil é muito fraco. se aumentar as medidas desse carrinho, vai vender como água no deserto.

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  19. Esse Carlos é um completo idiota ao falar que vidro elétrico traseiro é firula. Quando é a VW que faz as merdas ele procura amenizar, mas se fosse outra marca estaria metendo o pau. Pra quem tem criança a manivela é uma merda, pois não pode ser travada. E além do mais, paga-se caro por um carro e não é pra ficar fazendo gambiarra (http://www.revistaautomotivo.com.br/auto/tragial-lanca-kit-vidro-eletrico-traseiro-vw/).

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  20. acho que no UP só faltou uns controles de som no volante e um cambio automático.

    De resto é um carrinho "justo" pra bananalandia.

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  21. Ai o carlos diz que o up tsi anda mais que o focus 2.0, coloque na pista de interlargos pra vê se o up anda mesmo, o focus faz curvas a 140 km, quero vê o up a 140km na curva S kkkkkkk !!! Dá lhe focus só falta dizerem que anda mais que o fusion 2.0 ecobooster.

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    1. Não precisa ser em pista específica, o pessoal que anda fazendo racha com o up! TSI já falou que depois dos 140~150km/h o turbo simplesmente vai "desaparecendo" e é atropelado pelos rivais aspirados.
      Essa não é a proposta do carro que ainda continua sendo um 1.0, na "alta" se torna evidente a falta de cilindrada.

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    2. A verdade é que o up! é o melhor 1.0 que o Brasil já teve. 1.4, 1.5 e até 1.8 os conhecerão como 'chapa preta'... só verão mesmo a tampa preta traseira dos mesmos!
      Principalmente em aceleradas, o up! tem muito mais torque em alta. Mas é um carro que faz mais que 20km/l. É uma maravilha tecnológica, mas não é magica, não foi feito pra bater racha com 2.0.

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    3. ja puxei com um focus 2.0 power shift na reta ele passou depois dos 180...mas sei q na curva a coisa ficaria mais preta p Uptsi

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  22. Comparar motor turbo com injeção direta a motores convencionais pra mim é chover no molhado Tem que esperar as outras marcas lançarem pra podermos ter algo pra comparar e dizer qual realmente é o melhor.
    Agora quando se trata de motores convencionais, o HB20 ganhou em consumo e desempenho do Fox com o motor 1.6 16 v da VW, que aí sim acho que seria uma comparação mais justa.

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  23. Os 6 anos de garantia do HB20 nem citaram no comparativo né.

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    1. garantia para que se eles falam que foi mal uso na hora da reclamação?

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  24. Quem for testar o up TSI precisa ir com ele pra estrada. Se testar só na cidade não sentirá tanto o diferencial do TSI. Peguei uma br pista unica no test drive e me surpreendeu a força para ultrapassar, quase colando no banco em terceira. E em uma puxada em reta, botar 160 km H como se fosse 110 num aspirado. Pra mim, puxou mais que o Civic 1.8

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    1. Civic 2.0 já é meio "preso" por conta do câmbio defasado, imagina o 1.8...

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  25. Fiz o test drive do up TSI gostei porém 3 coisas me incomodaram 1) abertura interna tanque 2) volante pelado 3) valor do seguro no TSI beira os 2 a 2500 reais e no MPI não passa de 1300!

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  26. Rapidinho, o up! não tem abertura interna do tanque? É na chave pelo lado de fora só? Ou eu entendi errado?

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  27. so pra retificar a aceleração do hb20 na revista auto esporte foi de 9,9 s ,10,2 foi o tempo cravado pelo hb20 sedan manual 1.6

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