O governo federal decidiu não prorrogar as alíquotas reduzidas de IPI para automóveis vigentes no País desde 2012, o que deve ocasionar elevação dos preços dos veículos no Brasil. A GM foi a primeira a reajustar sua tabela (veja aqui).


As maiores elevação de preços devem ocorrer nos modelos 1.0, cuja alíquota subirá de 3% para 7%.


Já no caso dos modelos com motor entre 1.0 e 2.0, o aumento é de 3%, passando de 9% para 11% no caso dos veículos flex, e de 10% para 13% para os movidos à gasolina.


Carros com motores acima de 2.0 já não contavam com incentivos, e permanecem em 18% no caso dos flex, e com 25% para os movidos exclusivamente à gasolina.


Com a volta das alíquotas do IPI aos seus valores normais, espera-se um aumento médio em torno de 4,5% nos carros.


Entretanto, é provável que leve algum tempo para que isso ocorra, pois os modelos faturados em em estoque nas concessionárias e não vendidos ainda contam com as alíquotas reduzidas.



Além disso, determinadas montadoras podem aproveitar o momento para lançar promoções (vídeo acima) não alterando os preços, como é o caso da Volkswagen com o up!, que anunciou IPI reduzido preço de nova fiscal de fábrica para os modelos vendidos a partir de janeiro de 2015 (veja detalhes aqui).

8 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. quem conhece bem essa republiqueta de terceiro mundo, sabe que as montadoras vão aumentar o valor acima dessa tabela do ipi e esperar pra ver o que acontece, bem como quando começou a redução do ipi nos primeiros meses as montadoras nao repassaram o valor pro consumidor....

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente feliz ano novo para todos e que tenham mts e mts discussoes boas e menos fanboyolagem...
    Um absurdo... As vendas ja estao fracas e vai aumentar o preço ? A minha opniao é que o ipi vai ser reduzido novamente em breve...

    ResponderExcluir
  3. Dessa vez, vendo o ritmo das vendas, o cenário econômico, aliado a ganância das montadoras, receita perfeita para a estagnação do mercado.

    Por um lado é muito bom esse aumento, vai frear esse excesso de carros nas ruas. Não temos estrutura para absorver tantos carros como em países desenvolvidos com grande extensão territorial.

    Alguns modelos o próprio mercado já mandou o recado como o UP!, em pleno mês de dezembro onde praticamente todos venderam fortemente, este apresentou uma forte retração, emplacando menos de 5 mil unidades, basta comparar com as vendas do Gol que tem valores similares, mais de 22 mil unidades vendidas, sucesso absoluto, até mesmo o HB20 conseguiu mais de 11500 emplacamentos, vão ter que reestudar como pretendem vender este carro.

    Uma grande mentira dita aos 4 cantos, mercado de luxo não sofre abalo, os números dos últimos meses estão aí para demonstrar o contrário.

    Janeiro vai ser bem duro com qualquer ramo da economia

    ResponderExcluir
  4. Agora as montadoras vao pirar pq com ipi zero juro zero n tavam conseguindo vender imagina agora

    ResponderExcluir
  5. As montadoras têm muita gordura para queimar. No meio do ano, o governo segurou o IPI e vimos foi aumentos consecutivos. O governo deve parar de intervir no mercado.

    ResponderExcluir
  6. Agora mais do que nunca, vale a pena pesquisar e chorar. O consumidor tem que visitar varias lojas, principalmente de marcas diferentes e observar qual e o melhor custo beneficio. Esse governo lixo de sp aumentou a passagem dos ônibus, em SP tem e mais que andar de carro mesmo, passagem cara e serviços péssimos, vcs acham que o trabalhador não vai comprar carro??? Com ou sem IPI vai vender.....

    ResponderExcluir
  7. Tem que acabar essa sacanagem de ipi reduzido as montadoras se um pequeno ou médio empresario paga todos os seus impostos e não tem regalias do governo porque então vai somente beneficiar essas multinacionais milionarias eu acho que se for para tirar impostos de um tem que tirar de todos e tem mais esse negócio de ipi reduzido é pura enganação porque o preço do carro aumenta toda hora e se quiserem vender é facil é só abaixarem o preço de acordo com a realidade do mercado que vendem.

    ResponderExcluir
  8. Por aqui o pessoal acha normal um carro 1.0 custar quase 50k ou um hatch médio custar quase 100k as vezes eu me pergunto ou o nosso dinheiro perdeu o poder de compra ou o pessoal está perdendo a noção do dinheiro. Hj eu nunca pagaria quase 50k num carro 1.0 e nem 100k num hatch médio por melhor que ele fosse preferia colocar o dinheiro num suv ou um sedan top,desculpem mas é o que eu acho, e um feliz 2015 a todos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem