O órgão de segurança automotiva Global NCAP realizou testes de impacto com o novo carro compacto Datsun Go, fabricado pela Nissan e constatou que o modelo teve desastrosos devido à fraqueza de sua estrutura nos impactos. O modelo recebeu 0 estrelas no teste de impacto.


As conseqüências do mau desempenho estão vindo à luz agora. A primeira dela é um pedido oficial do Global NCAP para que a Nissan cesse imediatamente a comercialização e fabricação de Datsun Go até que você tenha resolvido os problemas estruturais.


Segundo o órgão, a deformação da carroceria é tão grande em impactos que o cidadão pode sofrer lesões graves mesmo com a abertura do airbag.


O chefe da Global NCAP, Max Mosley, disse em entrevista a vários meios de comunicação especializados que considera "incrível que a Nissan tenha autorizado o lançamento de um novo veículo, que é está claramente bem abaixo dos padrões atuais de segurança (e ele se refere ao padrão indiano de segurança, e não ao europeu, ainda mais rigoroso).



Para ele, o Datsun Go, como foi projetado, não será capaz de superar o teste de impacto frontal em vigor, o que deveria forçar a Nissan a não comercializar o carro na Índia até que ele receba as mudanças estruturais necessárias para garantir a segurança dos seus ocupantes.

Fonte: AutoBlog

19 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não é novidade em se tratando de Nissan. O march vendido no brasil é 2 estrelas.
    Por falar em estrelas, e o Novo KA? Quantas estrelas recebeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, você já respondeu esta pergunta há muito tempo e não percebeu... Se você afirma que pode-se considerar que o "Novo Fox" tem quatro estrelas no Latin NCAP, pois esta foi a nota do Polo e ambos dividem a mesma plataforma, a PQ24 (plataformas iguais, notas semelhantes).
      Assim, se o Ecosport tirou cinco estrelas no LatinNCAP e tem a mesma plataforma do Novo Ka, seguindo a "lógica" do seu raciocínio, por coerência, presume-se que o Novo Ka tenha as mesmas cinco estrelas (tanto a plataforma do Ka quanto a do Eco derivam da plataforma do New Fiesta, e apesar da nota do Fiesta ser menor, foi testado em 2012. Assim, considerei as cinco estrelas do Eco, pois é o teste mais recente da plataforma utilizada em comum).

      Eu não concordo com esse seu raciocínio, Carlos, de que plataformas iguais resultados iguais, mas seguindo as suas premissas, a "sua conclusão" só pode ser esta: O Novo Ka tem CINCO estrelas no LatinNCAP.

      Excluir
    2. O Fox é 4 estrelas sim, foi testado em 2006 pelo Euro NCAP no período em que o carro foi exportado para a Europa.

      Contudo, já passou da hora da VWB testar o Fox através do Latin NCAP.

      Cadê os resultados do crash test do Ka?

      Excluir
    3. Carro Eddie!!

      Mas la o Fox testado contava com isofix entre outros itens de segurança, itens que dão um "up" na nota e também acredito que em 2006 os testes não eram tão rigorosos como hoje são!!!Abs

      Excluir
    4. Olá Luiz,

      Vc está certo, obrigado pela correção; para a Europa o Fox (em 2005) era equipado com isofix.

      A VWB precisaria fazer o crash test patrocinado do Fox, se pensa numa sobrevida de 3 anos para este carro. Assim, colocaria hoje o Fox no mesmo balaio do New Fiesta tupiniquim e KA, carros que precisam ser testados para dar tranquilidade ao consumidor.

      Acredito, que o Fox teria escore 4 estrelas para adultos por utilizar a plataforma do Polo, já para as crianças no banco traseiro, devido a ausência de isofix, não passaria de 2, infelizmente. Abraço.

      Excluir
  2. OFF TOPIC:
    Pessoal:
    Acabo de ler uma matéria em outro blog do Brasil, onde a Suzuki soltou uma declaração para justificar o péssimo resultado dos testes do LatinNcap!
    Ocorre que, em alguns países da área do Caribe, como Curacao, Trinidad and Tobago, Jamaica, etc, a montadora, em parceria com uma montadora da Índia, comercializa a versão indiana do Suzuki Swift, que levou bomba no LatinNcap!
    Diferentemente ao comercializado no Brasil, que vêm do Japão e conseguiu nota máxima no EuroNcap, a montadora justificou que, para a Índia, comercializa um produto de pior qualidade que o vendido no Brasil, fabricado no Oriente!
    Indignados, muitos leitores mostraram toda sua revolta por oferecer produtos piores que seus pares vendidos na Europa e Brasil, desqualificando o povo indiano, querendo dizer que para o indiano se oferece um produto inferior ao brasileiro ou europeu!!!!
    Como pode uma montadora discriminar seus consumidores, pelo país onde moram?
    Um absurdo!
    Mesma situação do March mexicano /brasileiro e o europeu (micra)!!!!
    Senhores, vidas são vidas e devem ser respeitadas em sua totalidade, seja no Brasil, Europa ou Índia!!!!
    Por isso, a VWB com o up! e a Ford Brasil, estão de parabéns, por não discriminar seus compradores, pelo país que vivem!
    Meu dinheiro, essa Suzuki nunca verá!

    PS: Sugiro ao Fábio que faça uma matéria a respeito e divulgue-a aki no blog, pois é direito do consumidor saber e se informar sobre esses verdadeiros escândalos que empresas, supostamente, sérias, deveriam ter a ética como linha de partida para comercializar, em igualdade de condições, seus produtos!
    Fica aki meu protesto contra esta empresa e minha sugestão de pauta aos redatores!
    Abs a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cao, feliz comentário! Minhas futuras trocas terei como critérios os teste de impacto, não testado não compro!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Fraga:
      É revoltante uma montadora do porte de uma Suzuki vir, PUBLICAMENTE, justificar e afirmar que um automóvel de sua fabricação, dependendo do país, é menos seguro que o oferecido em outro determinado país!
      É um preconceito inadmissível e digno de repúdio de todos que prezam pela igualdade de todos, seja em qual ponto de vista se veja!
      Comentei esse post em vários blogs aki da Europa, e a repercussão contra a montadora, foi enorme!
      Assim como não se justifica considerar o povo indiano de 2a classe, não se justifica a homofobia, o racismo, etc
      É por aí que começaremos a ter um mundo mais justo!
      Um grande abraço

      Excluir
    3. Sacanagem. Quer dizer que indianos podem morrer a vontade.

      Excluir
  3. Certíssimo Cao. Vidas são vidas em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  4. Esse carro só de olhar já se ve que é ruim,tem que tacar fogo nesta coisa.

    ResponderExcluir
  5. No Brasil, estamos evoluindo na questão segurança. Já temos a obrigatoriedade de air bags e freios Abs nos carros. E carros inseguros (como a Kombi e o Uno Mille - que deram sua contribuição no passado) foram tirados de linha. Ainda temos muitos carros medíocres em segurança no mercado. Mas acredito que com o tempo as pessoas comecem a valorizar a importância de andar num carro seguro. / Acho um falta de respeito o que algumas montadoras fazem: colocam modelos seguros e modernos em alguns países e em outros países colocam essas carroças inseguras (como esse Datsun). Tratando as pessoas como cidadãos de 2ª linha.

    ResponderExcluir
  6. Brasil está melhorando, mas o próximo passo para o Brasil será:

    Controle de estabilidade em todos os carros
    Air Bags laterais e de cortina para todos
    Cinto de três pontos para todos
    Apoio de cabeça para os cinco ocupantes

    Aí o negócio ia ficar bonito. Daria até para sentir um orgulho do nosso mercado. Ia pedir suspensão independente na traseira e discos de freios nas quatro rodas, mas isso seria num terceiro passo.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente isso não interessa para o consumidor brasileiro ,Se esse carro vir para o brasil e com o preço do do Palio e uno iria vender do mesmo jeito ,o povo só dá valor quando morre um ente querido da familia ,Não defendo nenhuma montadora mais o VW UP pelo menos tem segurança em outros carros,Nós Brasileiros deveriamos cobrar mais qualidade dos carros brasileiros e não essas carroças que são vendidas hoje em dia

    ResponderExcluir
  8. Este filme do crash test do Nissan Datsun lembra muito o mesmo teste do falecido Agile e ainda bem vivo Classic. Vergonha, pura bandidagem, essas Montadoras vendem milhares de carros como estes ao ano sem qualquer ressentimento, matam pessoas.

    ResponderExcluir
  9. O slogan devia ser: Datsun Go - if you crash you Go straight to the graveyard.

    Sou obrigado a concordar com o carlos4carros, não dava pra esperar algo diferente de um Nissan de entrada piorado, ainda mais um modelo destinado a venda em país subdesenvolvido. Lamentável, porém, realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um nissan de entrada feito para primeiro mundo é seguro, o problema da marca está nos carros feitos para países pobres.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem