A Volkswagen do Brasil confirmou nesta segunda feira (29) a produção do sedã médio Jetta em sua unidade fabril em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo - anuncia a produção nacional da versão renovada do Jetta, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), conforme foi noticiado anteriormente (veja aqui).

Volkswagen Jetta 2015

O VW Jetta nacional já contará com o facelift que foi aplicado ao modelo produzido no México e que é vendido nos EUA - modelo que será mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, e será importado para o Brasil a partir de 2015.

Volkswagen Jetta 2015

A fabricação nacional vai complementar a importação do México, permitindo ao sedã médio da VW posicionar-se melhor no segmento hoje liderado pelo Toyota Corolla e Honda Civic, visto que o modelo mexicano do Jetta conta com quotas restritas de importação - quotas estas compartilhadas com modelos como Golf e Fusca.


O Jetta atual adota a plataforma PQ35, sendo derivado do Golf de 6ª geração.

Volkswagen Jetta 2015

Os primeiros Jettas brasileiros sairão da linha de montagem no primeiro semestre de 2015, e a capacidade de produção da linha será de 18.000 unidades por anos.



O Jetta 2015 que será fabricado Brasil conta com itens como detector de ponto cego, sistema de aviso de colisão frontal, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de iluminação diurna em LED, faróis de xenônio, entre outros itens.

Volkswagen Jetta 2015 - interior

No interior adota o mesmo volante do Golf 7, apliques em black piano, nova configuração de botões e inserção de elementos cromados.

49 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A minha dúvida é a seguinte: será que o nosso Jetta terá o mesmo reforço estrutural que o que é vendido nos EUA, por exemplo? Digo porque aqui existe a péssima política de economia de custos na produção... E parte dessa economia se dá na redução da aplicação de soldas...

    Caso não ocorra tal tipo de "economia" é um carro que vou ficar doido pra colocar na minha garagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha dúvidas. Olha o que estão fazendo com o Golf. Começou muito bem, mas as novas unidades virão com menos recursos, provavelmente custando o mesmo ou mais do que antes.

      Excluir
    2. Não tenha duvida com relação a estrutura do carro, existe um padrão mundial.O que pode ocorrer e o que de fato ocorre sempre é que, os carros poderam vir menos equipados, mas estruturalmente falando não, seria um risco muito grande a VW vender o mesmo carro com diferentes caracteristicas estruturais. Falando nisso so vi ate hoje 2 carros mudarem sua estrutura pra pior, o nissam match e o fiat punto.

      Excluir
    3. Hoje em dia, com as leis mais rigorosas e as empresas buscando economizar na escala de produção, é mais fácil adotar uma único padrão de fabricação.

      O Golf mexicano tem a mesma estrutura do alemão, pois é vendido nos EUA e ele foi aprovado no crash-test do IIHS, até mais rigoroso do que o EuroNCAP e o LatinNCAP.

      E lembremos que a legislação brasileira irá exigir crash-tests também... O LatinNCAP já está aí e isso nos ajudou a separar o joio do trigo.

      Não acredito que a VW irá economizar na estrutura do Golf. Nem no Up!, muito mais barato ela o fez, porque faria no Golf?

      Sobre o fato dos carros virem depenados, isso não é política só do Brasil ou México. Meu Golf Comfortline 2014/2015 é o alemão ainda e simplesmente riparam a gaveta sob o banco do motorista, já que os modelos 2014/2014 ainda possuem esse item de série...

      Excluir
    4. Acho que não, afinal o iihs não irá testar o Jetta nacional. E espero que continue tendo as mesmas 5 estrelas no Latin Ncap.

      Excluir
    5. Só que o Jetta conquistou 5 estrelas no LatinNCAP, não esqueçam disso...

      Excluir
    6. Achei que perdesse a gaveta em baixo do banco do motorista quando o banco tem ajuste elétrico.

      Excluir
    7. Já escrevi aqui, quem tem "bala" na agulha, compre seu Golf alemão agora, amanhã!

      Na Css que comprei o meu Highline fazem 11 meses, estão para chegar as ultimas unidades alemãs 2014/15, 3 Highline, 1 Comfortline e 1 GTI Exclusive, nenhum foi vendido ainda, estou com um olho no GTI (faltam, o outro olho e as duas mãos), mas aí me vem à cabeça...Eleições, Dilma e a BV-SP despencando, Marina...vou parar por aqui.

      Excluir
    8. Negativo, Fábio... Foi corte de custos na Comfortline mesmo.

      Excluir
    9. Ahhhh, Eddie.....
      O Gti é, simplesmente, espetacular!!!!
      Sempre "roubo" o carro de meu filho, principalmente nas viagens, rss....
      E olha que eu achava o Golf um carro que não tinha nada a ver com meu estilo! Achava......

      Excluir
    10. CaO, meu colega,

      Não andei num GTI ainda, e é bom que não, pra não fazer besteira.

      Não existe estilo A ou B pra carro, primeiro é "bala" na agulha e depois escolher um que vc literalmente "vista" o carro, quando sento ao volante do meu TSI, não há arestas entre nós dois, entendeu? Então, pense, e quem sabe vc largue logo essa estória de carro de Tiozão e vá curtir a vida a bordo dum GTI com ACC, LDA e com teto panorâmico/ GPS integrado, etc.!

      Incrível CaO, mas me sinto muito bem (e seguro) também no "pequeno notável da VWB" nas poucas vezes em que coloquei a mão nele.

      Abraço

      Excluir
    11. Verdade, Eddie :
      Mas eu não tenho carro de 'tiozão', não!
      Minha mulher que gosta de carro de 'tiazona', rss, com seu Corolla!
      Nosso up! é fantástico, espetacular mesmo e o Edge, estou trocando por um Land Rover Sport, que chegará em janeiro!
      Fora que, como te disse, sempre "roubo" o Gti do meu filho, rsss
      Quanto ao estilo, realmente você tem toda razão, com seus sábios argumentos!
      Não há estilos para carros; há escolhas!!!!!
      Obrigado pelas tuas lições....
      Abs

      Excluir
    12. Cao
      Se o 1.4 Tsi já é nervoso com os 140 cv, fico imaginando esse Gti de 220 cv.
      Segundo dados do carrosnaweb.com:
      Golf Gti - de 0 a 100 km/hora em 6,5 segundos / Velocidade Máxima de: 244 km/hora.
      É um foguete esse carro.

      Excluir
    13. Olá, André :
      Nem te conto o quanto esse Gti anda, viu!
      Já fui multado por excesso de velocidade, pois, simplesmente, vc não percebe o carro em alta velocidade!
      E a aceleração, com seus 35kgfm de torque (se não me engano), é avassaladora!
      Ou seja, esse carro é um perigo ambulante para meu prontuário, rsss
      Abs

      PS: porquê vc mudou teu avatar?

      Excluir
    14. cao
      Desempenho desse carro é muito bom pra um carro de "passeio". Tem que segurar mesmo, e ficar de olho no velocímetro, rs. / Mudei o avatar pq já tava meio cansado do antigo. E esse "Maveco" (Maverick anos 70) combina mais com os blogs onde gosto de comentar do que a imagem do Machado de Assis, rs.
      Abs

      Excluir
    15. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    16. Eu não entendi Edu, motor TFSI (do Audi) bebe gasolina com óleo? Isto é, vc quer dizer que queima, consome lubrificante? Minha experiência, TSI 1.4 l gasolina somente, com 6 mil km rodados não baixa o nível da vareta do óleo do motor.

      Excluir
    17. Não sabia dessa história de consumo de óleo no motor 1.4L TFSI que equipa alguns carros da Audi.

      Excluir
    18. Boa, André!
      Adorei o "maveco ", como vc diz!
      Abs

      Excluir
    19. Dependendo do motor, gasta um pouquinho de óleo sim...

      Os AP 2.0 consumiam mais óleo do que os AP 1.6 e 1.8, por conta dos bicos injetores de óleo na base dos pistões, para assegurar a lubrificação nas condições mais críticas, já que era um motor que aquecia mais rapidamente.

      Era normal gastar cerca de 1 litro a cada 5000 km... Lembro quando tive meu Santana 2.0.

      Excluir
    20. Edu,

      Apesar de não gostar, é considerado normal baixar 1 litro a cada intervalo de troca (ou 10 mil km), mas em 4.000 km é muita coisa, só tem uma explicação, deram muito pau no carro.

      Na estrada com um Golf o sujeito tem que ser muito disciplinado, caso não seja e ainda usando modo S, o pequeno motor turbo vai consumir gasolina com tempero oleoso!

      Excluir
    21. Mas isso é normal... Em condições críticas, há consumo de óleo sim...

      É inevitável.

      Mas antes isso do que ter falhas na lubrificação...

      Excluir
    22. Com certeza, no pau é isso mesmo, aqueles motoristas da 4Rodas devem baixar o cacete naquele TSI branco do LDuração.

      Excluir
  2. Gosto do visual limpo desse carro. Embora acho difícil competir com Toyota Corolla e Honda Civic. / Bem que a Volks poderia adotar o motor do Golf (Tsi 1.4 de 140 cv) e tbm o freio de estacionamento eletrônico (dispensa a alavanca) e o ar condicionado digital dual zone. Aí, o Jetta ficaria bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão comfortline poderia ter o motor 1.4 turbo. Ou poderia ter 3 versões, 2.0 flex, 1.4 TSI e 2.0 TSI. A versão highline já tem ar condicionado digital e automático dual zone, asr, esp, abs, 6 air-bags. As novidades poderiam ser o freio de estacionamento eletrônico e park assist.

      Excluir
    2. Valeu pela informação, Fabio
      Se viesse com essas 3 opções de motorização, seria um carro muito competitivo.

      Excluir
  3. Muito provável o maquinário do México será enviado ao Brasil, porque irão fazer outro veículo usando a base do atual Golf. Como ainda não foi amortizado, vem para o Brasil para terminar de amortizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho difícil Emerson, pois o governo brasileiro incentiva a aquisição por aqui, com juros subsidiados. Além do mais, temos grandes fornecedores alemães aqui, como Siemens, Grob e Festo.

      Excluir

  4. Tomara que venha.
    Mais um concorrente p/ o nosso mercado mas não tenham esperanças, virá menos seguro, com menos itens de conforto e espero com preços inferiores aos do Corolla.
    Digo isso pq a VW esta sem nenhuma noção de preços ultimamente, que nem a Toyota e Honda.
    Antes que alguém venha dizer que tofos estão caros e tralalá estas marcas que citei são as mais metem a mão na hora de precificar os carros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Como sempre, brilhante explanação, Eddie!
      Parabéns e abs

      Excluir
    3. Obrigado CaO, com nossa "maturidade" nós dois temos que abrir os olhos desta moçada!

      Eles tem que aprender, nem que seja pela exaustão, que antes de comprar o sonhado seminovo ou 0Km procurar saber, informar-se sobre a folha de dados de construção, montagem, equipamentos de segurança e testes de impacto realizados sobre o modelo desejado. assim vai morrer menos gente CaO, principalmente jovens, fora o que já comentamos aqui, educação, skill, treinamento, rodovias e sinalização, etc, etc.

      Abraços

      Excluir
    4. Menos seguro? Vc não conhece o Up então, ou o Polo que acabou de sair de linha.

      A VWB vai entrar com 5 estrelas, realizando e publicando os resultados do crash test do New Jetta do LNCAP, não iria perder uma oportunidade dessas.

      Já confiava na marca, confio mais hoje, pois até agora foi a única montadora no Brasil (New KA é uma tunga geral), que teve a coragem de "popularizar" a segurança num automóvel de entrada como o Up; com ele, as pessoas não precisam ser mais esmagadas em latas por não ter 70k+ no banco para compra dum 0km 5 estrelas.

      Excluir
    5. Vc foi um gentleman com referência à nossa "maturidade"!rsss
      Mas é isso aí, Eddie: bater, bater e bater na tecla da segurança, é a melhor contribuição que nossa "maturidade" pode ajudar e esclarecer os jovens!
      Abs

      Excluir
  5. Rogerio, tem gaveta é o Highline.

    Saiu hoje no Best Cars:

    "...Embora a empresa não forneça informações técnicas, acredita-se que o motor turbo de 1,4 litro do Golf, agora flexível em combustível, será usado na versão de entrada do Jetta em substituição ao antigo aspirado de 2,0 litros."

    Se a noticia tiver fundamento, e não há razão para não ter, a VWB finalmente terá um sedan médio para enfrentar os lideres do Mercado, que cobram muito em troca de muito pouco. A VWB terá na mão o melhor motor do mercado, esse turbo de 1.4 l e 140 cv (e flex para poder atender paulistas, fobias e Usineiros), num sedan comprovadamente confiável, resistente e hábil em contornar curvas com a plataforma PQ35 com 5 estrelas na Europa comprovadamente resistente.

    Se isso acontecer, parabéns pra VWB e mais um excelente sedan a disposição de quem gosta (ou precisa) dessa categoria.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eddie, os Comfortline até 2014 tem a gaveta também...

      Vi 2 no showroom da concessionária e ambos tinham.

      E no manual do meu 2015, tá confirmado... Ele diz: "...dependendo da versão, poderá haver uma gaveta sob o banco..."

      Ou seja: corte de custos!

      Excluir
    2. É uma pena, Rogério. Acredito que a versão nacional perderá alguns itens que no entendimento da VWB são dispensáveis.

      Excluir
    3. É Rogerio,
      vc deve estar certo, pois não aparece a gaveta na linha 2015 nem no Highline, pena, pois é um bom lugar pra guardar cds.
      Sds

      Excluir
  6. Esperamos o 1.4TSI no Jetta intermediário, acredito que o EA113 2.0L 8V continuará por algum tempo ainda. O 1.4 TSI tem previsão para entrar em produção aqui no Brasil no final de 2015 para o início de 2016. Já foram cotados componentes para esse motor, bem como para o 1.0 TSI que deve equipar o Taigun por aqui e quem sabe, uma eventual versão "apimentada" do Up! rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria ótimo também se a VW fabricasse localmente o EA888 2.0L, mas acho difícil.

      Excluir
    2. SDS,
      concordo e respeito, pois vc está no Ramo, talvez eles importem os motores TSI (mesmo flex) no primeiro ano, tanto para Golf e Jetta, tomara. se não a VWB vai quebrar a cara, hoje o Mercado não aceita "meia-sola" (uma expressão antiga dos sapateiros, trocava-se apenas metade da sola do calçado, tudo era muito caro!). Abr

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Legal essa sua expressão rs. Quanto aos motores, todas as montadoras vão ter que se adequar ao Inovar Auto, portanto, todos os fabricantes deverão melhorar seus respectivos propulsores. Nesse aspecto, tanto VWB quanto Ford estão bem adiantados.

      Excluir
    5. Sim concordo, o motor do GTI deverá vir de fora, ou mesmo o carro completo.
      Não haverá escala de produção para comportar um GTI, mas estas linhas de produção moderníssimas acho que hoje podem tudo, não sei.

      Excluir
  7. Sempre achei o Jetta o sedan médio com o design mais sóbrio de todos, particularmente muito bonito no meu ver, o que falta pro Jetta " na minha opinião" , é um motor decente na versão mais "em conta", pois na minha visão o atual de 120cv não condiz com a sua categoria , fora isso o Jetta tem um belo acerto dinâmico, fora seu espaço interno generoso, ou seja., se o Jetta vier com versões com o motor do novo golf tem tudo pra ser um dos lideres do segmento, no mínimo roubar o lugar do cruze no pódio!!!!Abs

    ResponderExcluir
  8. Olhem, eu não sou fã do design da VW, acho muito insonso (mas admito que, mecanicamente e em acabamento, os VW alemães são muito bons). Porém este Jetta está sóbrio mas elegante e muito belo, sim. Está um carro muito bonito e dependendo do conteúdo seria uma grande opção pra qualquer garagem. Inclusive a minha.

    ResponderExcluir
  9. Jetta elétrico existiu.
    Electric vehicle[edit]
    In the early 1980s, Volkswagen released a limited production electric Jetta called the Jetta CitySTROMER. It featured a 24.8 hp (18.5 kW) powertrain (later 37.5 hp (28 kW)), with a range of 190 km (250 in the later version).[141]

    The second concept vehicle was called the Bora Electric. It had a power rating that varied according to the operating conditions. The Bora Electric could accelerate from 0 to 100 km/h in 10 seconds with a range of 160 km. The energy needed to drive the vehicle is stored in a Lithium-ion battery. It was noted that its chance of success was limited in the marketplace given the high cost of the electric drive system.[142]

    http://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Jetta#Electric_vehicle

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem