A subsidiária norte-americana da Honda planeja modificar 12.000 Honda Fit 2015 que já estão nas mãos de consumidores, para adequá-los à mudança de projeto pela qual passou o modelo depois de ter obtido nota baixa em um teste de colisão.


O Honda Fit 2015 recebeu a nota "Marginal" no primeiro teste do IIHS no teste de colisão frontal com pequena sobreposição (Small overlap front), ocorrido em março. Depois disso, os engenheiros da Honda dos EUA ajustaram o processo de solda do pára-choques ao corpo do carro para veículo mais resistente aos impactos.


Em um segundo teste de colisão do IIHS, em junho, o Fiat 2015, já com a mudança efetuada pela Honda recebeu a classificação "aceitável" no teste de colisão frontal pequena sobreposição (vídeo abaixo).



A mudança foi implementada no modelo de produção em 9 de junho - deixando milhares de Fits 2015 produzidos no México entre 11 de abril e essa data sem sem o pára-choque dianteiro reforçado.

O teste de colisão frontal com sobreposição é feito com um impacto a 66 Km/h contra um anteparo que cobre 25 por cento da extremidade dianteira do lado do motorista.

Esse tipo de colisão, que simula a colisão do carro com um poste, árvore ou outro veículo, é responsável por um quarto de todas as lesões e mortes que ocorrem em colisões frontais, de acordo com o IIHS.

No primeiro teste do Fit 2015, o IIHS disse que uma barra de aço localizada atrás da tampa do pára-choques plástico soltou-se da estrutura do carro do lado do passageiro. Com isso, mais energia do impacto teve que ser absorvida pelo lado do motorista do carro, resultando em extensa intrusão no habitáculo e em movimento ascendente excessivo da coluna de direção.


No segundo teste, com as soldas melhoradas, a barra de aço do para-choque permaneceu conectado à estrutura do carro, reduzindo a intrusão no habitáculo, e tornando a coluna de direção mais estável. resultando em uma melhora da classificação para aceitável.

Correção

Dessa forma, a Honda dos EUA irá notificar todos os proprietários de Honda Fit 2015 que não contam com a solda melhorada. Os proprietários terão seus carros modificados feitos gratuitamente.

Fonte: IIHS

12 Comentários

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  1. Bom, pelo menos a Honda tentará resolver essa falha.

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    1. Esse teste é fatal. Bater de frente no "el paredon" você tem quase 2 metros de lata para absorver a energia cinética do carro. Bater de ladinho são 45 centímetros absorvendo a energia cinética de um pouco mais de uma tonelada a 66 km/h.

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    2. Isso que chamo de seriedade e respeito ao consumidor...

      Primeiro Mundo é outra coisa.

      Agora, se fosse aqui na Bananalândia... Pode esperar sentado!

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    3. A palavra "subdesenvolvido" pesa colegas. Ou se preferirem, terceiro mundo.

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    4. Agradeçamos à iihs que faz estes testes, do contrário nunca saberíamos desta fragilidade tão grande dos carros nos testes de quina, para quem não sabe o iihs é ligado às seguradoras que obviamente tem interesse direto na segurança dos carros.
      Seria fantástico termos a nossa iihs aqui, com o que ganham as seguradoras os fundos seriam ilimitados.

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  2. Enquanto por aqui, nestas plagas, um bando de ignorantes em outros sites de discussão questionam os testes, metodologia e resultados do LNCAP. Tem comentários do tipo, "e se o carro bater a 120 km/h num caminhão não vai sobrar nada...não adianta nada ter 1, 2 ou 5 estrelas...", etc. É muita bobagem escrita em tão pouco espaço, um desserviço para quem deseja e busca informação sobre tão importante tema, lamentável.

    Pelo menos ou felizmente aqui no Carblog o nível de conhecimento das pessoas é bastante mais elevado. Muito bom fazer parte deste grupo, temos divergências sim, várias, mas o nível é muito bom.

    Na Europa e USA por exigência do Mercado, as montadoras se preocupam com o reflexo dos resultados negativos de seus carros, afetando vendas e também a responsabilidade civil/ criminal. Enquanto aqui, algumas montadoras dão é uma "banana" para estes testes pois, ninguém reclama, suas latas continuam vendendo e matando gente, ninguém vai preso ou responde na Justiça. Também, depois do que li faz pouco na Web, o nível cultural e de conhecimento da maioria dos consumidores (talvez pseudos) de automóveis é muito baixo.

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    1. Pois é, Eddie, uma pena esse pensamento estar apenas em estado embrionário por aqui. O que justifica a pequena quantidade de carros aprovados no crash test disponíveis por aqui.

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    2. SDS, por outro lado, pensando no lado bom, temos poucas opções sim de 5 estrelas, assim é fácil escolher, por exemplo (entenda que meu cut-off hoje é carro 5 estrelas):

      Fabricados na AL somente e testados pelo LNCAP ou IIHS:

      - Sedan médio: VW Jetta
      - Hatch médio: Ford Focus e VW Golf
      - Pseudo SUV: Ford Ecosport
      - Compacto: VW Up

      Acho que não esqueci nenhum carro, ficou fácil não, escolher um carro 0Km utilizando como base escore 5 estrelas para ocupantes da frente?

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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    4. Acho que não Eddie rs, uma vez que não é qualquer um que pode desembolsar cerca de 30 mil reais em um Up! e muito menos 70k nos outros citados. Segurança ainda é para poucos em nosso país, infelizmente.

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    5. SDS,

      Eu me refiro ao reduzido numero de opções de carros 0km, quando se utiliza como critério de decisão de compra o escore 5 estrelas do LNCAP. Fica muito simples e fácil a escolha, sobraram poucos modelos num universo, diria, de 30 modelos diferentes a venda hoje no Mercado nacional.

      Eu sei muito bem como é difícil para muita gente nesse pais comprar seu primeiro 0km.
      Abraço

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