A Audi, divisão de carros de luxo da Volkswagen, divulgou nesta semana seus resultados financeiros, mostrando que a empresa ganha tanto dinheiro que poderia facilmente comprar a Fiat-Chrysler inteira.

Audi A3 Sedan

Recentemente surgiram especulações na imprensa européia de que o presidente do grupo VW, Ferdinand Piech, de 77 anos, estaria de olho em um acordo com a Fiat-Chrysler e com a fabricante de caminhões norte-americana Paccar, com vistas a reforçar a presenta da VW no mercado dos EUA.

Audi A3 Sedan

Entretanto, Hans Dieter Poetsch, diretor financeiro do conglomerado, negou Volkswagen tinha planos adicionais de aquisição de novas marcas no futuro próximo, mas a especulação sobre esse acordo continuará porque Piech e a VW têm bilhões de dólares para gastar em aquisições, sobretudo em decorrência da elevada lucratividade da Audi.

Audi A3 Sedan

Os últimos boletins financeiros da Audi mostram que a empresa dispõe de recursos em caixa, com disponibilidade imediata, de 15,3 milhões de euros no final de junho - um avanço de 600 milhões de Euros se comparado com os 14,7 bilhões no final do ano passado. Isso é resultado de uma geração de caixa de 2,3 bilhões de euros nos primeiros seis meses de 2014.

Audi A3 Sedan

Esse montante é mais do que suficiente para pagar os €6 bilhões necessários para comprar todas as ações da Fiat e mais um acréscimo de 50% disso, € 3 bilhões, pelo prêmio de aquisição do controle acionário, totalizando cerca de €9 bilhões. E mesmo assim ainda sobraria no caixa da Audi mais de €6 bilhões de Euros.

Alfa Romeo Giulietta

O que é mais impressionante é o fato de que nesses € 15,7 bilhões de euros da Audi não estão contabilizados os recursos da joint-venture da Audi na China - mercado que absorve quase meio milhão de seus automóveis por ano, 25% de sua produção global.

Mercedes-Benz Classe C

Em termos comparativos, a Mercedes-Benz, por exemplo, que vende caminhões comerciais, comerciais leves e carros de luxo, sofreu uma redução de 1,1 milhões de euros em suas reservas líquidas no mesmo período, para € 12,7 bilhões agora.

BMW Série 2 Active Tourer

A BMW, por sua vez, registrou € 600 milhões de euros de redução em suas reservas nos primeiros seis meses deste ano. O segmento de automóveis da BMW tem uma geração de caixa que não chega a metade da desfrutada pela Audi.

BMW Série 2 Active Tourer

Os resultados financeiros da Audi mostram também que, as contas consolidadas do Grupo Volkswagen, que inclui a contribuição da Audi, dispõe de recursos em caixa de "apenas" € 14 bilhões. Isto significa que todas as demais marcas do grupo têm uma dívida líquida de mais de um bilhão, e evidencia o quão dependente a VW está do balanço da Audi para sua saúde financeira.

Volkswagen up! Automático

Assim, se a VW fez ou não uma oferta pelo controle da Fiat, Paccar ou qualquer outra empresa, ela pode agradecer à Audi. Se não fosse o dinheiro que sua marca de carros de luxo ganha, a VW não estaria na situação invejável ela está agora.

Fonte: Automotive News

23 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Poderiam colocar um PASSAT no lugar do UP!...

    Se bem que o UP! é o melhor de todos das fotos anteriores kkkkk.. Só pra descontrair kkkk

    ResponderExcluir
  2. Agora veremos um Dodge Journey com o logo da Volkswagen?

    ResponderExcluir
  3. ..."mostrando que a empresa ganha tanto dinheiro que poderia facilmente comprar a Fiat-Chrysler inteira."

    Me engana que eu gosto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiateiros desesperados com os fatos. Só resta choramingar e não apresentar nada para sustentar. Isso é um fiateiros.

      Excluir
    2. Nunca tive carro da fiat, entretanto, acho que essa compra da fiat vai ser ruim para o mercado brasileiro. Se isto acontecer, aí sim teremos no Brasil carros com padrão de preços VW (ou seja, a peso de ouro). Sem falar que, como carro da VW externamente é quase tudo igual, vai parecer que estaremos voltando para a antiga União Soviética.

      Se ocorrer, vai ser mais um estímulo para partir de vez para os usados e seminovos.

      Excluir
    3. Esses balanços financeiros são tão manobráveis quanto o Up ! Eheheh ! Se até o governo mascara, que dirá a marca de Ingolstadt.

      Excluir
  4. Se não fosse o dinheiro que sua marca de carros de luxo ganha, a VW não estaria na situação invejável ela está agora.

    Blog deplorável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiateiros são limitados. Quando confrontados com os fatos eles tentam negar a realidade. Ou atacar o veículo. Fiateiros podem chupar que é de uva...Rá Rá rá

      Excluir
    2. Ta fraca as respostas dos fanboy da VW. Ter que apelar para argumentos do tipo "ad hominem", em vez de se ater a respostas relacionadas a notícia, é muita falta de criatividade.

      P.S.: nunca tive carro da fiat e não sei se vou ter algum dia, pois não ganho nada sendo fanboy de qualquer marca.

      Excluir
  5. Se a BMW tem uma rentabilidade (por veículo) maior que a AUDI e vende mais carros, gera mais caixa.
    Certamente tem investido mais no aumento de produção ou quem sabe, em tecnologia. Razão pela qual, tem manos dinheiro em caixa.

    ResponderExcluir
  6. Amigão, o grupo VW está com as "pernas quebradas" com a tal plataforma MQB, os executivos da empresa estão preocupados e o lucro por unidade produzida caiu drasticamente em função do elevado custo de automação não previsto pela Vw/Audi dessa nova plataforma! Quem tem que chupar essa é você com seu fanatismo pela VW. Acho que nem o próprio presidente da VW tem tanta paixão pela marca com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E realmente . Tá quebrada mesmo. 14 bilhões em caixa. Dinheiro que dá para comprar 3 fiat Chrysler juntas. Ei cara, limite - se a relinchar de raiva sobre minhas ponderações. Vc não tem a mais remota condição de tecer comentários sobre aspectos financeiros de empresas.

      Excluir
    2. Falou o economista sênior da VW...

      Excluir
  7. E falou o cara que entende tudo sobre carros e empresas e não tem competência sequer de ter um carro na garagem. Acho que o mais plausível aqui seria você para de zurrar tantas asneiras. Acorda velho! Melhor ficar quieto.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito do blog, muito bem estruturado, com matérias na maioria das vezes interessantes, mas as vezes vem com alguma mancada, como certas matérias tendenciosas, tais como esta. Faço parte do clube do Up! no facebook e alguns participantes reclamaram de matérias de caráter tendencioso referentes ao Up!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro SDS SP!!

      Cada vez mais vejo que você é diferente dos fanaticos pela volks aqui encontrados, vejo que você por mais que tenha veiculo volks não fala as asneiras que uns aqui falam que veiculos volks são isso e aquilo e que os outras não tem veiculos de qualidade, parabens pelos seus comentarios sensatos isso só agrega aqui no blog, onde quanto mais gente que tenha conhecimentos e analise sensatas nos seus comentarios sem "Fanatismo", assim como você são sempre bem vindos pra debatermos com analises sadias e com respeito da opinião um do outro!!!abs

      Excluir
  9. Tem gente que fica insultando os outros só pq não concordam com o fanatismos dele, e o pior ele nem tem carro. É igual um padre falar de casamento ou um virgem falar de mulher, sabem muito na teoria mas na prática nada.

    ResponderExcluir
  10. Esse é bem o perfil da maior parte dos fanáticos apzeiros desse blog, eles pensam que agindo assim estão valorizando a marca e dando credibilidade ao blog, sendo que acontece tudo ao contrário! Parece político em campanha!

    ResponderExcluir
  11. Normal que a Audi tenha uma lucratividade maior.

    Os carros são mais equipados e a marca tem uma boa imagem no segmento premium.

    E as montadoras tem suas margens de lucro ampliadas nos carros que são mais equipados, diferentemente do que ocorre nos carros mais básicos.

    Sobre essa possível aquisição da Fiat-Chrysler pelo Grupo VW, sei não... Tá me parecendo especulação. Mas é a velha história... Onde há fumaça, há fogo.

    ResponderExcluir
  12. Compra essas Duas Falidas que só fazem carros pessimos, pra que????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a SEAT antes de ser comprada pelo grupo VW montava carros sob licença da Fiat... Era motivo de risos na Espanha.

      E hoje, a reputação dela na Europa melhorou bastante.

      A Skoda, mesma coisa... Era motivo de piada por lá e hoje tem boa reputação.

      É lógico que, se o negócio for bom tanto para a família Agnelli e para o grupo VW, a compra será possível sim.

      E a VW já teve um acordo com a Chrysler, que montava no Canadá uma versão VW da Dodge Caravan, o que pode facilitar um pouco as coisas.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem