A Volkswagen apresentou ontem na Alemanha a nova geração do Passat (veja detalhes e vídeos aqui), tendo como objetivo colocar o seu sedã médio em uma categoria de preço e status superior, sem perder seus tradicionais clientes. O carro deve estrear nas concessionárias europeias em novembro.

2015 Volkswagen Passat

O movimento de ascensão de classe do Passat é emblemático de uma tendência que se observa no mercado europeu depois de seis anos de recessão: marcas de baixo custo adicionando frescuras em seus veículos para tentar seduzir os mais endinheirados, enquanto as marcas tradicionalmente premium empurram seus modelos para categorias mais acessíveis (A3 Sedan, BMW Active Tourer e Mercedes-Benz Classe A e CLA são exemplos).

2015 Volkswagen Passat

O movimento de upgrade de classe do Passat tem explicação nos dados agregados do mercado europeu: enquanto a quota de mercado das marcas generalistas caiu de 48% para 44% nos últimos seis anos, a das marcas premium subiram de 13% para 17% - recessão não afeta os mais ricos.

2015 Volkswagen Passat

Além disso, apesar de os lucros gerados por modelos de luxo como Audi e Porsche, a Volkswagen não pode ser dar ao luxo de ignorar o mercado de massa, sobretudo em um contexto em que a empresa estabeleceu como objetivo a Toyota para se tornar número 1 do mundo em 2018.

2015 Volkswagen Passat

Dessa forma, em um panorama de mercado marcado por forte competição, a estratégia da Volkswagen de invadir o segmento de luxo com o Passat é um passo sensato, mas não livre de riscos.

2015 Volkswagen Passat - interior

Para seduzir o consumidor de carros premium, a Volkswagen terá que oferecer padrão de segurança e de infotainment de veículos se luxo, mas sem subir muito o preço a ponto de afastar os tradicionais consumidores familiares do Passat, ou estreitar ainda mais as margens de lucro de sua marca principal - a VW.

Margens de lucro

Adicionando equipamentos de luxo ao Passat a Volkswagen pretende competir com BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, mantendo-se à frente de rivais tradicionais da Peugeot-Citroen, Renault e Ford Motor - marcas que estão comprometidas a intensificar a competição no segmento "quase premium" com versões mais sofisticadas e a adição de futilidades de luxo em seus modelos.

2015 Volkswagen Passat

Apesar de os preços oficiais ainda não terem sido divulgados, fontes da empresa informaram ao Automotive News que a Volkswagen posicionará o novo Passat na faixa de 26.000 euros (35.500 dólares americanos, ou R$ 78.300 reais) - um valor ligeiramente acima da geração atual, porém abaixo dos € 29.350 (R$ 88.400) pedidos pela BMW Série 3 e dos € 33.558 (R$ 101.000 reais) sugeridos da Mercedes-Benz.

2015 Volkswagen Passat Variant

É importante ressaltar, porém, que analistas europeus da industria automotiva consideram improvável que o Passat, que é o segundo carro mais vendido da VW - atrás apenas do Golf -, consiga roubar venda de modelos premium, visto que falta ao Passat o apelo de prazer ao dirigir presentes nos modelos premium.

2015 Volkswagen Passat Variant

Segundo a IHS Automotiva, as vendas do Passat vão aumentar quase 10 por cento, para mais de 600 mil carros em 2020 em relação aos 550 mil carros de hoje. A BMW Série 3, por sua vez, deve vender cerca de 432 mil exemplares em 2020, enquanto a Mercedes-Benz Classe C atingirá cerca de 359 mil unidades.

EUA

A estratégia de posicionar o VW no segmento de luxo na Europa contrasta com o movimento de simplificação do Passat nos EUA, onde a VW em 2011 lançou um Passat mais barato e simplificado fabricado localmente. As vendas subiram no primeiro ano, mas entraram em declínio posteriormente, contribuindo para a derrubada do seu principal executivo nos EUA.

2015 Volkswagen Passat Variant

Em 2014 as vendas do Passat nos EUA já caíram 11% em um mercado que cresceu 4%. Pior: só em junho as vendas do Passat nos EUA despencaram 34% quando comparadas com o mesmo mês de 2013, mas o modelo americano do Passat só será reformulado entre 2017 e 2018.

2015 Volkswagen Passat Variant

Enfim, com um mercado de massa em alta competição na Europa, o movimento da VW em direção ao luxo afigura-se como o mais correto.

Fonte: Automotive News

20 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não desmerecendo de forma alguma o carro mas a proposta premium inclui uma série de fatores subjetivos que vão além da qualidade.

    Portanto, nunca com esse VW na grade.

    Pra isso tem as 4 argolas e a VW sabe muito bem disso. Viagem do blog presumir isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas vc ja diriigiu um
      ai meu caro elee é premium, genuinamente
      uma vez ele foi comparado com o Azera e acredito ele venceu o Azera
      Tai um carro que os alemães da vw são primorozos em produzir

      Excluir
  2. Ele já me seduziu, o único problema é que não sou consumidor de carros "premium". Mas esse Passat está simplesmente maravilhoso, se o atual já da uma coça na 320i em minha opinião fico imaginando esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente por isso que seduziu.

      Se você fosse consumidor do segmento premium pensaria em outros modelos, inclusive mais caros e tecnologicamente inferiores ao Passat.

      Excluir
  3. Esse Passat vai vender muito. Com toda certeza incomodará os veículos premium, assim como o Golf VII faz, pois oferecerá um acabamento superior, mais tecnologia embarcada, maior espaço interno, design classudo e de extremo bom gosto e preço inferior.

    É esperar para confirmar, mas essa é minha aposta. Hoje o Passat, em sua categoria, vende o dobro do Novo Fusion, em âmbito mundial, depois que essa geração for lançada a distância ficará ainda maior. O veículo está excelente, deixou Novo Fusion e Novo Camry com cara de "carro de pobre".

    ResponderExcluir
  4. A VW ta maluca?!?!

    Que lateral de BMW é essa?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maluco é vc que não enxerga
      A BMW 320 se identifica-se pelo longo capo e o habitaculo recualdo e traseira bem curta
      E ai a silueta lateral do BMW é muito mais elegante, diria um sedan com que de esportividade

      Excluir
    2. A VW claramente pegou inspiração no desenho da BMW série 5, mas o aperfeiçoou . E um estilo Bmw melhorado. Ficou bem bonito, mais ainda que Bmw série 5 e 3.

      Excluir
    3. Pois é, tbm achei mt "inspirado" na BMW, mas, convenhamos, são montadoras alemãs, tem q ter um desconto.

      Excluir
  5. O Passat não é tão caro lá fora. Nos EUA a versão de entrada custa apenas 25% a mais que um Jetta. No México custa 43% a mais. Aqui custa o dobro!!!

    ResponderExcluir
  6. Quem tem bom gosto e quer primor entra em um Passat e observa seus concorrentes sempre abaixo de suas expectativas,suas linhas sóbrias e modernas somente exemplificam a nova tendência global,que invoca e incorpora a nova tecnologia global,usufruindo de seu acabamento impecável e seu desempenho desconsertante.Seria injuria tentar compara o Passat com esse ou aquele veículo,o mais justo seria tirá-lo de circulação para que houvesse comparativo,mas que heresia a minha,assim não haveria evolução da categoria premium,como poderiam definir a nova geração do Passat:"do ápice à perfeição!!!

    ResponderExcluir
  7. Agora sim a VW AG acertou no design do Passat e da Variant, lindos carros e principalmente confiáveis e altamente tecnológicos.

    Acabei de ver em outro site fotos melhores que estas, os dois carros são realmente muito bonitos, espero vê-los na revenda VWB em 2015.

    Para quem pode é uma opção muito interessante, a qual deve ser considerada na compra de um sedan de alto luxo, e a perua então, não tem concorrentes nesta faixa de preço no mercado brasileiro, eu estimaria entre 150 e 170k reais.

    ResponderExcluir
  8. Quem quer um carro Premium nem cogita um VW, pra isso a mesma tem a Audi, vai perguntar pra quem vai atrás de um BMW ou Mercedes se cogitou alguma vez dar uma passada em uma Css da VW pra ver um Passat, só aqui neste blog de idólatras da VW que imaginariam que aconteceria algo assim.

    Bando de non-sense lunáticos.

    ResponderExcluir
  9. Achei bem legal, mas não compraria. Vejo opções mais interessantes na faixa de preço do passat.

    ResponderExcluir
  10. Isso sim é carro......um clássico , bonito ,robusto , confiável , elegante , confortável, enfim é uma referência alemã para as outras montadoras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem