O Volkswagen up! foi submetido ao teste de consumo do INMETRO em suas versões com carroceria de 2 portas, e também a versão com transmissão automática I-Motion, todos testados com o ar-condicionado.

Volkswagen up! Automático - consumo

O up! 2 portas com transmissão manual e ar-condicionado registrou, com etanol, 9,1 Km/l em cidade, e 9,9 Km/l em estrada. Com gasolina as marcas sobem para 13.2 Km/l em cidade e 14.3 Km/l em estrada.


Volkswagen up! Automático - consumo

O up! Automático I-Motion apresentou consumo ligeiramente pior que o up! com transmissão manual em cidade, e ligeiramente melhor que o MT em estrada.

Volkswagen up! Automático - consumo

Dessa forma, o up! com câmbio de operação automática registrou, com etanol, 9 Km/l em cidade e 10 Km/l em estrada. Já com gasolina, ficou em 13 Km/l em cidade, e 14,4 Km/l em estrada.

Volkswagen up! Automático - consumo

Os números do INMETRO colocam o Volkswagen up! como o carro com ar-condicionado mais econômico do Brasil em cidade, tanto com etanol quanto com gasolina. Já a versão I-Motion fica atrás, nesse comparativo, apenas do Clio 1.0 16V com ar-condicionado e câmbio manual e, claro, do Up! com transmissão manual.

Comparativos

O gráfico a seguir traz os dados de consumo de etanol do Volkswagen up! em suas versões de 2 portas, 4 portas e I-Motion, comparados com os dos principais concorrentes de mercado - sempre com medições dos carros com ar-condicionado, além do Uno 1.4 Economy. A classificação foi feita com base nos valores de consumo em cidade.

Volkswagen up! Automático - consumo

Como se pode observar, o up! com transmissão manual é o mais econômico em cidade. Já em estrada, o campeão, com etanol, é o Nissan New March 1.0, com o mesmo dado do Uno 1.4 Evo Economy.

Volkswagen up! Automático - consumo

Com gasolina, o up! continua sendo o carro mais econômico, com ar-condicionado, em cidade. Em estrada, porém, fica atrás de Nissan New March 1.0, Fiat Uno 1.4 Economy, Hyundai HB20 1.0 e do Uno 1.0.

Conclusão


Os dados de consumo do Volkswagen up! com transmissão automática I-Motion e com a manual mostram que o compacto da VW figura entre os carros mais econômicos do Brasil, sobretudo em cidade. Em estrada, porém, ele é superado por Uno e Clio.

62 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Até o momento emplacou 199 unidades por dia, isso com promoções e ainda gozando do efeito novidade que deve dar lugar ao new já,
    aí sim eu quero ver como vai vender o Up

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele è muito mais econômico já fiz 20km.l na estrada , e 16 na cidade

      Excluir
    2. O que acontece é que esses números do INMETRO tem uma correção todos de 18%.
      Então tem que pegar todos os valores e dividir por 0,82, e vc terá o valor de consumo correto.
      O up, com 14,3, na realidade é 17,4 Km/l.

      Excluir
    3. faço 12 km/l com uma Montana na cidade, dirigido de forma econômica.

      Excluir
    4. Não esqueçam que o teste é feito com condicionador de ar ligado, por isso 14,3.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Ridículo esse mega marketing que estão fazendo sobre o consumo desse carro, que por sinal não tem nada de inovador. Se fosse tão bom venderia na Alemanha, onde em três meses vi apenas um. Na Alemanha se vê muito mais Fiat 500(sucesso de vendas no mundo todo) e Nissan Micra. Viajo muito há anos e o Celta VHC (com o ar ligado) e o Uno Fire fazem 18 na estrada. Uma vez viajei com um Gol Plus 96 e fez 20 na estrada....lamentável como a VW continua tentando enganar as pessoas. ...

      Excluir
    7. Enganando quem cara?

      Estou satisfeito com o consumo do meu, que aliás já chegou em 25 Km/l na cidade sem ar condicionado e média geral de 16 km/l sem rodar em estrada.

      Excluir
    8. Olha 20 km/l em um motor antigo, desculpe minha ignorância, mas não há "cristo" que consiga fazer isso. O uno até pode fazer isso, mas um gol 96 acho dificil.

      Abraço

      Excluir
    9. Prezado Douglas, enganando com esse marketing de que o motor de três cilindros é inovador e mais econômico.
      Prezado Stefano, essa minha medição no gol foi no ano de 1997 em uma viagem de 500 km, indo a 80km/h....motor Ford cht da Autolatina.

      Excluir
    10. Prezado Leandro, o EA211 é o melhor e mais moderno motor 1.0L que temos hoje no Brasil (Bloco em alumínio, pacote de componentes com baixo coeficiente de atrito e por ai vai) não querendo puxar a sardinha para o lado da VW (quando e para elogiar eu elogio e quando é para criticar eu critico mesmo),Comparado o que temos hoje aqui, e o mais moderno sim, não só pelo consumo, mas também pelo desempenho. Vamos aguardar o novo motor 1.0L da Ford e espero que tenha o desempenho tão bom quanto o EA211, pois vai motivar a VW a fazer melhorias e quem ganha somos nós consumidores.

      Excluir
    11. Leandro, o Gol 97 da empresa faz 700 km com 1 tanque, e olha que eu moro em Minas, a terra das montanhas.

      Excluir
    12. Desculpe... Mas não quer comparar o desempenho de um AE-1000 (versão 1.0 do CHT usado na época da Autolatina), com comando de válvulas lateral, varetas, balancins e baixa potência específica com o do EA-211, né?

      Esse AE-1000 é MANCO de dar dó. É econômico e só.

      E outra: em 1997 existiam somente carros monocombustíveis, comprovadamente mais eficientes em rendimento do que os flex...

      Excluir
    13. Só precisa ser econômico mesmo, já que este é i aspecto em discussão.
      Não li ninguém falando em desempenho.

      Excluir
    14. Mas o desempenho esta ligado ao consumo também. Deve haver um equilíbrio entre essas duas características.

      Excluir
    15. Exatamente. A relação consumo/desempenho do Up! é muito boa e sim, revoluciona o segmento...

      Excluir
    16. Desculpe, Leandro, mas, não te desacreditando e já desacreditando, o up! é o compacto premium não só mais vendido na Alemanha, como na Holanda e, mais recentemente, no Reino Unido, terra do Mini Copper!
      Viajo de 2 em 2 meses para a Alemanha, pois tenho negócios lá, além de familiares residindo em Frankfurt e Munique, e vejo sempre muito mais up's! que o 500, carro de uma de minhas filhas que residem lá!
      E outra, o up! É um projeto inovador na Alemanha, sim!, atestado pelos inúmeros prêmios concedidos a sua inovação e design, e aclamado pela rigorosa crítica da imprensa européia!
      O up! é valorizado por lá, pois os europeus sabem reconhecer quando um automóvel tem qualidade!
      Talvez vc não saiba, mas o up é o único compacto 5 estrelas no rigoroso EuroNcap, e fez até escola, pois, desde janeiro deste ano, NENHUM carro europeu é considerado seguro com menos de 4 estrelas!
      Talvez vc também não saiba, mas o europeu considera a segurança importantíssima e é o 1o. fator levado em conta quando vai comprar um carro, e depois vem o resto, ao contrário do brasileiro, que valoriza beleza, rodas e penduricalhos e, por último dos últimos, infelizmente, a segurança passiva e ativa!
      Mas, a chegada do up!, como sempre falei aqui, está sendo um marco e um divisor de águas, encurralando essas gambiarras que temos e forçando a concorrência a oferecer produtos com a qualidade e segurança do up!
      É só ver o lançamento do New Ka e dos próximos que virão!

      Excluir
    17. Prezado Stefano. Ser moderno é uma coisa. Ser inovador é outra. O motor do up é apenas moderno. Também não podemos ainda dizer nada sobre a durabilidade desse motor.
      Prezado Cao-rj, fiquei três meses viajando de carro pela Alemanha, inclusive fiz vários vídeos nas rodovias do norte a sul do país. De onde você tirou esse dado da liderança do up ? Os dados oficiais de vendas na Alemanha no último mês mostra o Nissan Micra em primeiro na categoria. O Up realmente foi líder de vendas em um pequeno período há alguns meses atrás, mas antes ainda o 500 reinou soberano.....continuo com minha opinião de que esse carro nada tem de inovador.

      Excluir
    18. Desculpe, novamente, mas o Micra concorre com Fiat Panda, que são do segmento de entrada na Europa, diferente do up!, que lá é do segmento de compactos premium e concorre com o 500 e, agora, com o Peugeot 108!
      Abs

      Excluir
    19. Eu como eng de desenvolvimento em uma empresa que fabrica componentes para motores, e continuo afirmando que o motor e sim moderno e inovador também. Posso te falar de quase todas as soluções técnicas que foram implementadas nesse motor. Agora do ford não posso falar, pois nós não vamos fornecer componentes para ele.

      Abraço

      Excluir
  2. A média de vendas por dia útil está em mais de 300 por dia. No último dia foi de 331. E já é o 10º carro mais vendido no acumulado. No varejo já despachou todo mundo, inclusive o Uno.
    Não vai demorar muito até superar o Uno, e a superação do Uno pelo up! é o passaporte para a VW superar a Fiat no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei cara vc fala que o up vende mais em "varejo" q todos os outros..mas me fala ai na categoria do gol qual vende mais em varejo??me diz ai pq o gol é o lider de mercado ainda?!!!sera que é pq pro gol esta computado tbm a vendas pra "FROTISTAS"?..esse mimimim,,de q em varejo carro x espanca carro y, ja q as comparações aqui só é feita assim pra beneficiar um veiculo volks, ja disse tbm q o up é esta um mundo de diferença do uno em todos os aspectos, so q vender mais que o uno ele ainda esta longe de vender....

      Excluir
  3. Ehhhhh, consumo... que vergonha! O velho Renault Clio é mais econômico que o moderno motor de 3 cilindros do UP. Como pode o Clio gastar menos combustível que o UP!?????? E os dados são do Inmetro

    ResponderExcluir
  4. As médias de consumo são obtidas de maneira vergonhosa, pois trata-se de condição de uma reta plana, sem ar condicionado com apenas 1 ocupante, são situações raras e hipotéticas, por isso que não conseguem obter o "Dream Number" na prática.

    UP! vendeu 199 unidades pela contagem da Fenabrave com 598 unidades vendidas em 3 dias computados. O New Ka vem chegando o que irá acirrar o mercado ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado:
      Esse número se refere às vendas dos dias 2 e 3, portanto, 2 dias úteis (as vendas do dia 4, serão computadas amanhã, 6/6)!
      Como sempre, chutando, né Souza/Rasec?

      Excluir
    2. Não entendi a "maneira vergonhosa".
      Se é feita do mesmo modo para todos, serve de comparação.
      Só não se pode querer que essa média obtida valha para todas as situações.

      Excluir
    3. Até ontem o up já vendeu mais de 900 unidades. O gráfico da fenabrave q vc está acessando está desatualizado. Amanhã vc verá.

      Excluir
    4. 929 ups vendidos até ontem em junho. Sem as vendas de hoje.

      Excluir
  5. Bom, o meu moveup, está fazendo uma média de 17/18 na cidade, chegando, não raro, a 23km/l em trechos planos e sem trânsito ; na estrada, média de 23/24km/l, sempre na podium.e sem ar!
    O de minha nora, com praticamente a metade da quilometragem do meu, está com média de 15/16, sempre com podium também!
    Duvido que qualquer de seus concorrentes chegue a esses números!
    Uma dúvida de alguém que entenda do assunto:
    Me disseram que, para motores tri-cilíndricos, a melhor gasolina é a podium, mas já abasteci com a V-power, e o consumo ficou praticamente o mesmo!
    Existe essa diferença de qualidade mesmo? Uma vez que a alta octanagem da podium, também está presente na V-power, desde o início do ano.
    E outra, a V-power tem o mesmo poder lubrificante da podium?
    Na Europa, por exemplo, não existe gasolina aditivada, pois todas tem 90 octanas e baixos índices de enxofre, a não ser uma, chamada de azul, com 110 octanas, usada por veículos com motores turbo!
    Agradeço a quem souber tirar minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O número de cilindros nada tem haver com o tipo de combustível e sim sua taxa de compressão, quanto maior melhor será o resultado com um combustível com mais "octanas".

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Cao, reveso uso de gasolina comum com aditivada e o consumo na cidade com trânsito pesado varia de 9 a 14 km/l e na estrada faz em média de 17 km/l ate 22 km/l. A unica coisa que posso afirmar e que a gasolina podium não vai mudar em nada no consumo (para mais ou para menos) uma vez que nossos motores (em sua maioria flex) não aproveita o fato da maior octanagem. As vantagens que enxergo e a possibilidade de maior durabilidade do motor e também do catalisador devido ao menor concentração de enxofre. Mas no geral não vejo muitas vantagens em relação a gasolina comum.

      abs

      Excluir
    4. So complementando, carros com motores de alta performance que utilizam a gasolina podium há um pequeno aumento de potência, em carros de baixa cilindrada é quase imperceptível.

      Excluir
    5. A maior taxa de compressão tira vantagem da podium, mas como você mesmo disse é quase nula e acho jogar dinheiro pelo ralo, ainda mais em 1.0
      Hoje a aditivada com menos enxofre seria a ideal, não precisa mais que isso.

      Excluir
    6. Então a V-power tem mesmo alto poder lubrificante, assim como a podium?

      Excluir
    7. Não sei te responder, infelizmente, mas a V power e apenas uma gasolina aditivada como qualquer outra. Acho que existe muito marketing nessas gasolinas com nomes "vistosos" assim como em muitos óleos lubrificantes.

      Se você quer uma maior durabilidade do seu motor e do catalisador use a podium, mas só enxergo um custo benefício, caso você fique com o carro por muitos anos.

      Excluir
    8. Cao qto pagou no seu move?? Quais opcionais pegou??

      Excluir
    9. Meu moveup, comprado em 14/02, da cor preto ninja, veio com ar, direção, vidros/retrovisores/travas elétricas, som completo, por $ 36.000,00, no Rio!
      O de minha nora, igual ao meu, com os mesmos opcionais, só que na cor prata sirius, custou os mesmos $ 36.000,00, ou seja, um desconto sobre o meu, de $ 1.100,00, que corresponde ao valor da pintura metálica!
      Hj, vc compra um idêntico ao meu (cor sólida), por $ 35.500,00, já incluindo o último aumento!
      Mas, esses preços só valem no Rio. Não sei dizer quanto sairia em outros estados, ok?
      Abs

      Excluir
    10. Olá Cao, permita-me fazer uma explanação de minha experiência como mecânico e gestor de frota. Na Europa eles vendem principalmente gasolina com 92 e 98 octanas, e mais a gasolina azul. Bem, a gasolina podium não é lubrificante, é apenas uma gasolina verdadeira, e não o "produto" que é vendido no Brasil como gasolina comum, que na verdade é apenas uma mistura de vários componentes químicos....enfim.....Não lhe aconselho colocar a gasolina aditivada também, haja vista que não sabemos as condições de armazenagem da mesma no transporte e no posto. Assim, pode abastecer com uma gasolina comum de qualidade (preferencialmente Ipiranga ou Shell com Dna) e entre duas abastecidas colocar no tanque um frasquinho de aditivo de boa qualidade, stp preferencialmente ou bardahl.
      Um abraço !

      Excluir
  6. Segundo o Inmetro o novo Ka será o carro mais econômico do Brasil (equipado com ar condicionado e direção elétrica) perdendo somente para os híbridos e Uno Economy e Clio (sem ar condicionado).

    Segundo a reportagem o Ka registrou 13 km/l na cidade e 15,1 km/l em estrada com gasolina. Já com etanol, os índices ficaram em 10,4 km/l nas rodovias e 8,9 km/l em uso urbano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O up! é mais econômico na cidade e o Ka na estrada.
      up - 9,1/9,9 e 13,2/14,3 E/G
      ka - 8,9/10,4 e 13,0/15,1 E/G

      Excluir
  7. para que falar disso esse up não é um carro, não merece tantos posts falando só desse carro parece que o dono desse blog só conhece up porque nesse blog só fala de UP.

    ResponderExcluir
  8. Sugiro você a procurar outro blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Stefano :
      Não gosta, procure posts que sejam de seu agrado!
      Simples assim....

      Excluir
    2. eu procuro o blog que eu quiser e comento aquilo que eu quiser.
      agora o blog é de carros( e não do UP) por isso dei a minha opinião.

      Excluir
    3. Postar aqui é um serviço oferecido e não um direito, meu caro.

      Ninguém lhe pediu para vir postar aqui. Não gosta, sai fora...

      Excluir
    4. Assino embaixo!
      Nada mais chato que um "mala" desses, que não trazem nada de útil em seus comentários!

      Excluir
  9. Meu Up! HIGH PRATA EGITO FEZ 17,8 KM POR LITRO SHOW DE BOLA ...to muito satisfeito 1400 km ja rodei otimo de consumo estabilidade, ar cond gela muito FELIZ DE QUEM COMPRAR SEM FALAR QUE NEM PARECE SER 1.0 PARECE MAIS 1.5.. . FALTOU SO VIDROS NA TRASEIRA IMPOSTO BARATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo,

      Vc adquiriu o melhor compacto do Mercado latino-americano, "anos-luz" na frente da concorrência inclusive na própria linha VWB.

      O VW Up será considerado o compacto da década.

      Excluir
    2. Não dá para comparar Up! com Gol e Fox... Ele é bem superior.

      O Up! mostrou como esses carros estão ultrapassados...

      Excluir
    3. Fico imaginando um europeu lendo um comentário desse. Lamentável!

      Excluir
    4. Dirigi o o Up e ele parece 1.0 kkkk é um bom carro mas é exagero falar que parece 1.5. Só se for 1.5 do século passado.

      Excluir
    5. Bunker:
      Fique imaginando mesmo!
      Porque eles comentariam a mesma coisa! A diferença é que os europeus são instruídos, são consumidores conscientes e sabem quando um carro é bom ou não, ao contrário do brasileiro, que em vez de enaltecer um projeto tão avançado como o up!, tacam-lhe críticas infundadas e sem o menor conhecimento do que criticam. Isso chama-se IGNORÂNCIA!
      Agora, imagine este mesmo europeu vendo a lista dos mais vendidos no Brasil!
      Eles olham as tranqueiras que compramos, pelos preços absurdos que pagamos e riem da nossa cara e veem o quanto o brasileiro é atrasado e ignorante!
      Imagine, mas imagine certo, ok?

      Excluir
  10. Para você carlos4carros:

    http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/05/ford-ka-sera-o-carro-mais-ecologico-fabricado-no-brasil-diz-inmetro.htm

    ResponderExcluir
  11. Tudo muito bom, tudo muito bem.... Mas cadê as fotos do Up, 2 e 4 portas, vermelho ópera e azul júpiter?

    ResponderExcluir
  12. O Car.Bolg tem feito excelentes comparativos com o Up!, estão de parabéns, em tempos de aumentos constantes de combustível, um carro compacto, mas moderno como o Up, deva vender muito bem.

    ResponderExcluir
  13. Nao sei o que acontece com o meu up entao ele é 2015 esta com 6000 km faz 10 km por litro na cidade com gasolina sera que esta desregulado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem