Procuradores federais dos EUA estão tentando responsabilizar a General Motors por 303 mortes que aconteceram entre 2003 e 2012 em virtude de falhas no sistema de airbag em carros produzidos pela montadora. A alegação é a de que a GM sabia do mau funcionamento dos sistemas muito antes de ter acionado o recall recentemente (veja aqui) - e que agora já foi ampliado para mais de 1.6 milhão de veículos nos EUA - e como não fez nada, passa a ser responsável pelas fatalidades.


As ações da empresa na Bolsa de Valores de Nova York despencaram cerca de 10% na semana passada, com investidores preocupados com os custos envolvidos no recall de milhões de carros nos EUA, e também em decorrência dos prejuízos à reputação da empresa, a qual se encontra abalada pois está ficando claro que a engenharia e o controle de qualidade da empresa falharam ao não impedir a comercialização de carros com um defeito grave de segurança.


O dispositivo defeituoso em questão é o interruptor de ignição, que em determinadas situações falhava, causando o desligamento do motor e falha na ativação dos airbags em uma colisão. Uma enfermeira de 25 anos morreu em uma estrada no Tenesse em 2009 quando o seu Chevrolet Cobalt saiu da estrada, bateu em uma árvore e os airbags do seu carro não funcionaram (veja aqui).

A GM ainda não foi legalmente responsabilizada pela morte de tais pessoas pois a empresa foi à falência em 2009 e, após ter sido estatizada, emergiu como uma nova empresa. Além disso, há cláusulas de imunidade no processo que levou à recuperação da GM no período, que impedem que fatos relacionados à "velha GM" (antes de 2009) possam afetar a "nova GM" que surgiu após a falência.

Entretanto, procuradores federais dos EUA estão tentando uma forma de superar esse obstáculo legal e promover a responsabilização da GM por mortes ocorridas em seus carros, cujos airbags não funcionaram em colisões, tendo em vista que estão se acumulando evidências de que a empresa sabia do problema muito antes de 2009 e não tomou nenhuma providência.

Uma notícia de hoje da Bloomberg (veja aqui) relata que a GM enviou notificações às suas concessionárias em 2005 e 2006 dizendo que os interruptores de ignição de alguns de seus modelos poderiam desligar o motor.

Entretanto, no lugar de acionar um recall, a GM pediu aos concessionários que avisassem os proprietários desses carros para remover itens desnecessários dos chaveiros onde estavam as chaves de ignição desses carros. Com isso, os chaveiros ficariam mais leves, reduzindo o risco de desligamento involuntário do motor, e, consequentemente, a falha no acionamento dos airbags.

A revelação mostra que a GM sabia do problema, o qual está sendo apontado como causa de no mínimo 303 mortes, anos atrás. A notícia também vai colocar pressão no órgão de segurança americano - Highway Traffic Safety Administration - (veja o relatório de falhas aqui) o qual também está sendo questionado pelo fato de não ter forçado o recall, visto que eles também foram notificados do problema pela GM.

Fonte: The New York Times Reuters

17 Comentários

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  1. Fanboys da GM neste post falando do recall do Gol no século 18....em 3...2..1....

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    1. Com um assunto tão sério, um comentário tão infantil...

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  2. Um cliente nosso bateu sua S10 Diesel (modelo novo) há uns 15 dias em um Boi.... Batida frontal e o tal do Air bag não abriu...

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  3. Chevrolet só Opala. QUE LIXO DE MONTADORA, CARA!
    Porra, eu era fã. Não sei como foi parar nesse estado em alguns anos. Se sabiam que a falha poderia desligar o motor e apenas avisaram por debaixo dos panos, foi falta grave. Daí agora a culpa é das cc's. Eu acho que isso tá errado. Qualquer falha que seja antes do carro sair da fábrica a empresa tem que anunciar num canal e horários nobres sobre a falha e pedir pra TODOS os clientes irem verificar isso. Não sei lá, mas imagina aqui o pessoal que nao leva o carro em cc iria saber como?

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    1. E por isso que não compro carro da GM!

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    2. Quando eu vejo alguém elogiando um carro da GM ou da Fiat ou mesmo da Ford logo percebo que se trata de alguém com limitado QI, e com deficiências intelectuais e cognitivas sérias.
      Como pode alguém defender carros como Cruze e Onix, que pesam mais que seus concorrentes, são pior acabados, têm motores mais fracos, andam menos e bebem mais? Pior: carros que a montadora sequer tem coragem de submetê-los ao Latin NCAP e ao INMETRO para aferição de consumo e segurança.
      De modo que fica a pergunta: como pode alguém comprar um carro como o Onix e colocar sua família dentro, sem sequer saber qual o nível de segurança que esse carro oferece? A GM não submete esse carro ao crash test!!!!
      Bom, da Fiat nem falo nada...o fato de ela vender menos na Europa que marcas de alto luxo como Audi BMW e Mercedes-Benz mostram bem a qualidade que ela oferece..
      Ford? Bom, os carros vendidos no Brasil estão com carroceria desalinhada..

      Resumo: quer comprar carro no Brasil? Escolha entre VW, Audi, BMW, Mercedes-Benz e Toyota. Se não tem grana para as tops, fique com VW ou Toyota.
      Qualquer escolha fora estas demonstra que a pessoa não tem capacidade de análise...
      Escolher Fiat e GM deveria ser caso de internação imediata, pois a pessoa pode estar com graves problemas psíquicos, sendo um risco ao convívio social.!

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    3. Descordo ctg, Carlos. Fiat eu tenho fazem 5 anos e to muito bem obrigado. Compara um Gol G5 com um Palio lá pelos 70mil km daí vem falar aqui no blog.

      Ford tenho pé atrás, mas até passa. GM nem pensar. Não generaliza nem seja xiita que os up! tão pegando poeira nas cc VW Brasil a fora. Em Porto Alegre eu vi no máximo uns 6 ups!

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    4. Sinceramente, a GM decaiu bastante de 2005 para cá. Vejo isso com tristeza...

      Uma montadora que teve modelos de sucesso como Monza, Opala, Kadett, Vectra (os feitos até 2005), Astra, e até o simpático Chevettinho, hoje tem o que tem... É para chorar mesmo.

      Gosto dos modelos da GM... Os antigos, porque desses novos... Sem chance.

      Fico triste de ver isso, porque quem cresceu na década de 80 lembra como era o acabamento dos carros da GM na época... Impecáveis.

      Eu tentei de bom coração ver um Cruze... É bonito, tem porte classudo, mas fiquei decepcionado depois que o dirigi. Se o melhor carro da GM produzido por aqui é desse jeito, o que será então dos carros que estão abaixo dele?

      Para quem gosta de automóveis, realmente é uma pena...

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  4. O que é melhor, um barulho na transmissão ou mais de 300 pessoas mortas?
    Ficam criticando o Golf e a GM aí? Como é que fica?

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  5. O que tem de carro sem air bag no Brasil não é brincadeira... E as mortes daqui, quem vai se responsabilizar???

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    1. Só que os do Brasil já sabemos que não tem Air Bag já agora um carro que sabemos que temos Air Bag.. Não adianta, não tem justificação para o erro da GM. E é claro, um erro não justifica o outro.

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  6. Eu tenho um amigo que precisou de duas cirurgias
    pois o Air-bag do carro dele acionou sozinho... enfim...
    INDEPENDENTE DA MONTADORA (VW, FIAT, GM, FORD, RENAULT, ETC, ETC, ETC, ETC,..)
    Eu tenho uma opinião formada sobre Recall...
    Reacall nada mais é do que a montadora dizendo assim:
    "Sabe àquele carro que nós vendemos para você? então, trás ele aqui que nós lhe vendemos com defeito!".
    Eu acho muito bonito e responsável quando uma montadora assume o problema e convoca os proprietários. Isso é sinal de amadurecimento e de responsabilidade. Mas acho que na contra-mão da história e dos direitos, se o mesmo acontece com uma Fábrica de Remédios, acontece um monte de coisa: A fábrica é multada, a fábrica e fechada, alguém vai preso, cobra-se multa, etc, etc, etc,... tudo isso com a alegação de que remédio ruim ou feito de forma errada colocou a vida de alguém em risco. POOOOMBAS, UM CARRO TAMBÉM E NINGUÉM FAZ NADA!!! Já está na hora de os nossos "Artistas" do Ministério Público começarem a se mexer e rever algumas coisas relacionadas a automóvel. Não me interessa se o carro é fabricado aqui, na Europa ou no Japão. Se tem defeito, alguém tem que ser responsabilizado!!!

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    1. Totalmente certo. Mas como estamos no Brasil e a nossa PresidANTA quando vê que a economia tá ruim ou as fábricas choram por mais lucros ela vai lá e BAAAAIXA o IPI pra entupir mais ainda de carros as ruas..acho difícil qualquer coisa acontecer. O lance é produzir, vender, fazer o povo adiquirir um carnê de 4984754x pra pagar e o resto a gente vê depois.

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  7. A GMB tomou a mesma providência aqui com o problema dos motores que perdiam potência, alegando que isso não afetaria a segurança. Imaginem um carro perdendo potência no meio de uma ultrapassagem com um caminhão vindo logo à frente...

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  8. Por essas e outras só compro VW desde 2009 e não pretendo mudar tão cedo.

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    1. Até q ele dê um defeito e vc diga "nunk + vw" ......rsrs.......... todos defendem até que ele lhe deixe a pé.

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