O mercado automotivo indiano encerrou 2013 com 2.476.045 carros vendidos - o que representa uma queda de 7.3% sobre 2012, a primeira desde 2002, conforme dados da SIAM - Associação Indiana de Fabricantes Automotivos.

Maruti Alto 2014

A principal montadora da Índia é a Maruti (Suzuki), que vendeu em 2013 1.064.144 carros, com participação de mercado de 43% - alta de 3% sobre 2012 - ampliando ainda mais seu domínio. Seus modelos mais vendidos foram Alto, Swift e Dzire, monopolizando as três primeiras colocações.

Maruti Swift Dzire 2014

A sul-coreana Hyundai foi a segunda maior da Índia, com 380.002 carros vendidos e participação de mercado de 15.3% - alta de 0,6% sobre 2012. Seu modelo mais vendido foi o Eon, 6º colocado, seguido de Hyundai i10 e Hyundai i20, 7º e 8º, respectivamente. O Verna foi o 15º, Santro o 17º. O recém lançado Grand i20 foi o 18º.

Hyundai Eon 2014

A Mahindra & Mahindra é a terceira na Índia, com 242.405 carros vendidos e participação de 9.8% - queda de 0,1% sobre 2012. Seu modelo mais vendido foi o Bolero, 5º, enquanto o Scorpio ficou com 16ª colocação.

Mahindra Bolero

Toyota é a quarta, ultrapassando a Tata, mesmo perdendo 0.6% de mercado sobre 2012. Vendeu 145.132 carros e tem participação de 5,9%, emplacando o Innova na 9ª colocação, o Etios na 24ª e o LIva na 28ª.

Toyota Etios 2014

A Tata foi a 5ª, com 142.045 vendidos e participação de 5.7%, queda de 5.2% sobre 2012 - reduzindo sua participação quase a metade.

Tata Nano

A Honda ficou com a 6ª posição no ano, com 107.658 vendidos e participação de 4,3%. O carro mais vendido é o Amaze, com 13ª e o Brio ficou com a 29ª.

Honda Amaze 2014

A Chevrolet avançou para o 7º lugar, vendendo 86.825 carros, com participação de 3.5% - estável sobre 2012. Seu modelo mais vendido foi Beat, em 27º, enquanto o Sail foi o 30º.

Chevrolet Beat

A Ford é a 8ª, vendendo 80.431 carros no ano e participação de 3.2% - queda de 0,1% sobre 2012. Seu modelo mais vendido foi o Figo, em 19º e a EcoSport ficou com a 23ª posição. Abaixo temos o ranking das maiores marcas indianas.

Pos Marca Vendas 2013 Participação
1 Maruti 1.064.144 43,00%
2 Hyundai 380.002 15,30%
3 Mahindra 242.405 9,80%
4 Toyota 145.132 5,90%
5 Tata 142.045 5,70%
6 Honda 107.658 4,30%
7 Chevrolet 86.825 3,50%
8 Ford 80.431 3,20%
9 Renault 64.368 2,60%
10 Volkswagen 60.405 2,40%
11 Nissan 32.069 1,30%
12 Skoda 21.410 0,90%
13 Audi 10.284 0,40%
14 Fiat 8.801 0,40%
15 BMW 8.367 0,30%

Ranking dos 50 carros mais vendidos na Índia - 2013

Pos Modelo Vendas em 2013 Participação
1 Maruti Alto 265.777 10,70%
2 Maruti Swift 199.257 8,00%
3 Maruti DZire 198.317 8,00%
4 Maruti Wagon R 159.233 6,40%
5 Mahindra Bolero 110.470 4,50%
6 Hyundai Eon 89.964 3,60%
7 Hyundai i10 77.913 3,10%
8 Hyundai i20 71.788 2,90%
9 Toyota Innova 63.184 2,60%
10 Maruti Ertiga 62.219 2,50%
11 Maruti Omni 61.070 2,50%
12 Tata Indica/Vista 59.713 2,40%
13 Honda Amaze 59.461 2,40%
14 Renault Duster 52.862 2,10%
15 Hyundai Verna 49.715 2,00%
16 Mahindra Scorpio 49.455 2,00%
17 Hyundai Santro 42.420 1,70%
18 Hyundai i10 Grand 41.861 1,70%
19 Ford Figo 38.619 1,60%
20 Maruti Eeco 38.029 1,50%
21 Maruti Ritz 36.857 1,50%
22 Volkswagen Polo 35.131 1,40%
23 Ford Ecosport 33.702 1,40%
24 Toyota Etios 33.586 1,40%
25 Mahindra XUV500 30.432 1,20%
26 Tata Indigo/Manza 29.641 1,20%
27 Chevrolet Beat 29.041 1,20%
28 Toyota Liva 26.496 1,10%
29 Honda Brio 24.954 1,00%
30 Chevrolet Sail 22.898 0,90%
31 Volkswagen Vento 22.290 0,90%
32 Maruti M800 20.754 0,80%
33 Tata Sumo 18.773 0,80%
34 Tata Nano 18.447 0,70%
35 Toyota Fortuner 17.352 0,70%
36 Mahindra Xylo 17.210 0,70%
37 Chevrolet Enjoy 15.679 0,60%
38 Skoda Rapid 14.477 0,60%
39 Chevrolet Tavera 12.376 0,50%
40 Nissan Micra 12.155 0,50%
41 Nissan Sunny 11.840 0,50%
42 Tata Safari 11.589 0,50%
43 Maruti Estilo 9.059 0,40%
44 Mahindra Thar 7.650 0,30%
45 Renault Scala 7.392 0,30%
46 Nissan Terrano 7.380 0,30%
47 Fiat Grande Punto 6.430 0,30%
48 Renault Pulse 4.974 0,20%
49 Mercedes E Class 2.888 0,10%
50 Skoda Fabia 2.814 0,10%

21 Comentários

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  1. Na Índia não tem para a VW, a preferência por lá é Suzuki, embora com outro nome.

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  2. Na realidade a VW tentou comprar a Susuki, acho que até rolou um negócio, depois miou..

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    1. A Susuki não vai conseguir sobreviver sozinha.
      Ela já saiu dos EUA.
      É uma empresa familiar no Japão.
      Não vai ter como competir com as grandes.
      Uma hora ou outra vai se vender.
      Que seja para a VW...

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  3. Realmente, até houve compras de ações da Suzuki por parte da VW, mas logo não deu certo, porque os japoneses viram que a VW quer monopólio de mercado. A Suzuki não será vendida para a VW.

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    1. E a Susuki tem o quê na Índia? Monopólio..
      duvido q a venda foi por esse "motivo nobre'.
      Não devem ter chegado no preço que queriam...só isso.

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    2. Claro, claro, por lá é monopólio, a VW e suas subsidiárias não é caracterizado por ser uma marca "diferente".

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    3. E onde a VW tem um domínio como esse da Susuki?
      Só se for na Alemanha, e mesmo assim não chega a tanto.
      Todas almejam o monopólio....É natural da atividade empresarial.
      Porém, em um mercado livre, o monopólio só se sustenta pela competência.
      Logo, se há monopólio, há competência.
      Não vejo mal nisso.

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    4. Monopólio não é sinônimo de competência como diz, e deve saber bem disso. Monopólio não é bom para qualquer uma.

      A VW só não tem o monopólio na Alemanha, pois o Governo faz vista grossas por lá por lá, vide a Lei VW que nem a UE conseguiu derrubar.

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    5. Não entendi sua colocação.
      A VW não tem "monopólio pois o governo faz vista grossa"?
      A verdade é que a Alemanha tem o melhor órgão anti-truste do planeta.
      E mesmo assim a VW tem uma ótima participação.
      Resultado de competência sim.

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    6. Explicando, a VW tem sim o monopólio, mas o governo faz alemão faz de fato vistas grossas sobre isso, e como falei anteriormente, aquela Lei VW nem o governo quer se meter, portanto a VW mexe os seus pauzinhos, então não fale que a Alemanha tem o melhor órgão anti-truste do planeta!

      A VW tem ótima participação pois pratica preços menores onde seja favorável para ela, e os alemães como os brasileiros são trouxas em cair no conto do vigário chamada VW.

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    7. Sim, sim, alemão o povo mais rico e culto da Europa e um dos mais do mundo é trouxa...
      espertos somos nós que compramos fiat...lkkkk

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    8. Melhor Fiat que VW ever!!!

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    9. Aí vc ta exagerando!!!!!

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  4. A VW e a Suzuki tinha um acordo de troca de tecnologia, mas os germânicos ñ cumpriam a parte do negocios, os niponicos romperam com o acordo, lembrando que os americanos da GM tbm pularam fora da suzuki, resumindo ñ sera facil adquirir a Suzuki, quem sabe a FIAT consiga para crescer nos mercados asiaticos, prq so brasileiro e italianos q compram seus carros

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    1. A verdade é que tanto os alemães quanto americanos tentaram dar golpe na Suzuki e os japoneses sacaram qual era das suas!

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    1. Sim faz parte dos Brics- Brasil, Rússia ,China e India.

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