A revista FullPower liberou mais dois vídeos de testes em dinamômetro de carros vendidos no mercado nacional: Audi A3 1.8 Turbo e Renault Fluence GT Turbo.

Audi A3 Sportback 2014

Audi A3 - 180 cv divulgado / 224 cv medidos

Audi A3 Sportback 2014

A Audi informa uma potência máxima de 180 cavalos para o Audi A3, mas na prática o carro apresenta bem mais potência que isso. Com o ar-condicionado desligado o hatch médio alemão mostrou 221,2 cavalos - valor que chegou a 224,1 cv com o ar desligado. O torque máximo aferido também é superior ao oficial: no lugar os 25,5 Kgfm, observa-se 31,5 Kgfm.



Renault Fluence GT - 180 cv divulgados / 195 cv medidos

Renault Fluence GT Turbo

O sedã Fluence GT tem um motor turbo com potência declarada pela Renault de 180 cavalos. Na prática, porém, ele mostra 195,8 cv com o ar-condicionado desligado. Com o ar ligado, porém, a potência converge para o valor de fábrica: 179,3 cavalos. O torque máximo divulgado pela Renault é de 31 Kgfm, enquanto o aferido com ar é de 31,6 Kgfm e 32,7 Kgfm sem ar.

20 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Acho mega estranho as fábricas divulgarem uma cavalaria menor que a real...será que os métodos de medição são diferentes? Penso que as fabricantes não iam perder a oportunidade de contar uns cavalinhos a mais...ou iam?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade quem anda fazendo isso é a Volkswagen/Audi e não as "fabricas" em geral.
      Observe que o Fluence tem potência igual a divulgada, com o ar acionado. Mas se a Renault divulga 195 cv e só acham 180 com ar-ligado, ela corre o risco de sofrer uma enxurrada de processos judiciais, além de ser um péssimo marketing.

      No caso da VW/Audi, parece adotar a estratégia de maximização da satisfação do consumidor. A fórmula é a seguinte:

      Satisfação = Realizado - Expectativa.

      Se realizado = Expectativa => Satisfação 0
      Se realizado > Expectativa => Consumidor satisfeito

      É claro que as fábricas sabem que os carros serão testados em dinamômetro, e que isso será divulgado.

      Excluir
    2. olha, vejam só se não é o carlos tomelirola da VW chupando um saco de novo.. ¬¬

      Excluir
    3. Meu, oq esse cara ganha de ficar defendendo a vw?

      Excluir
    4. Dessa vez não achei que o Carlos falou besteira, concordo com ele... nas demais.. enfim..

      Excluir
    5. Só vc acha isso...

      Excluir
    6. carlos4carros, me diga a fonte desta sua informação extremamente técnica!...
      De onde você arrancou essa insanidadade desta fórmula bajulesca ? Deve ter sido da escola de mobral que fica na creche da fábrica da VW! Cara mais irritante, de tanta merda que fala...

      Excluir
    7. Na verdade esqueceram de avisar que o Audi não tem conversor de torque. Aí, assim, como em todas as medições com câmbio de dupla embreagem (tipo at, mas sem o conversor), nota-se toda essa distorção mencionada, já que tem-se apenas uma projeção da potência.

      Nada além disso. Esse Audi é bom, mas se fosse mais potente estaria na propaganda, pode ter certeza; e, se fosse tão potente assim não tomaria pau de Jetta TSI.

      Excluir
    8. Meldels! Esse anônimo de 14;41 conseguiu bater o recorde absoluto de bobagem por post quadrado. Em 6 linhas conseguir falar muita, mas muita besteira mesmo, deixando claro toda a sua ignorância em assunto de mecânica automotiva.
      A tipo de transmissão NÃO AFETA EM NADA a aferição de potência, pois o dinamômetro mede a potência na roda, e, portanto, depois do motor, transmissão, embreagens e tudo o mais. É completamente indiferente qual tipo de transmissão o carro adota, pois a medição é feita na roda, ponto onde a potência é maior.

      E mais, a besteirada é tão grande, que fala que perde para Jetta TSi. Coitado! Nem sabe que o Jetta TSI tem muito mais potência que os 211 cv indicados. O Jetta TSI tem mais de 250 cavalos de potência, e é por isso que ele tem melhor desempenho que o Audi A3.
      Enfim, a quantidade de besteiras que esses haters da VW pronunciam é enorme. Mas também, se esse povo conhecesse de carro, não seriam haters da VW, correto? Seriam lovers...kkkk

      Excluir
    9. Carlos, você que é um analfabeto automotivo, mesmo. Como o próprio vídeo mostra, a potência desses carros é aferida nas Rodas, de maneira que eles fazem uma ESTIMAÇÃO (em CAIXA ALTA MESMO) da potência do motor.

      Porém, seu analfabeto em mecânica, essa potência pode ser superestimada, e eles fazem alguns cálculos para chegar à potência real do veículo. Ainda, em carros ats, com o conversor de torque, a perda de potência é maior; ou seja, o cálculo utilizado na ESTIMAÇÃO é diferente. Daí vem toda essa super potência de carros "tipo" at, já que para os não fabricantes é impossível medir a potência no virabrequim.

      Um cursinho de técnico em mecânica tu já saberia isso. Vou nem falar de engenharia com você, se você tivesse feito a cadeia de cálculo toda teria um raciocínio bem mais elevado do que demonstra.

      Excluir
    10. Quanta bobagem, Oh My Gosh!
      Quanto mais tentam consertar, mais chafurdam na lama!
      Só uma informaçãozinha: o Audi A3 é DSG e o Fluence é manual!
      E por mais que o DSG tenha perda menor que o automático de conversor de torque, eo DSG tem perda MAIOR que a de um câmbio manual.
      Ou seja, os resultados do DSG do Audi seriam menos favoráveis que o do cambio manual do Fluence.
      Enfim, no duelo acima, o Audi está em desvantagem. E ganhou!
      Chorem haters...

      Excluir
    11. Carlos, dou risadas com você. Mesmo estando errado você consegue ser engraçado e não perde a linha. És, sem dúvidas, a alegria desse blog. kkkkkkk

      Excluir
  2. Caramba, o Fluence tem torque de picape diesel! Tô só esperando o décimo pra comprar um vermelho que tá por 75 mil.

    ResponderExcluir
  3. Pode comprar amigo. O carro e muito bom. Eu tenho um turbo 2013. Anda muito e é economico. O meu na cidade faz 10.3 aferidos no computador de bordo. Estou juntando grana pra esperar o megane rs de 265cv. Vou esperar ate o ano que vem; se não vier; vou comprar o fusion titanium awd. Fui conhecer o carro e achei lindo.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade nada oque o Carlos falou esta certo. Essas informações amenas é devida a taxas e impostos menores para veículos com menores potências.

    ResponderExcluir
  5. Sugiro a Full Power aferir seu equipamento!!!!

    ResponderExcluir
  6. Neste país, todo gosto por alguma coisa vira fanatismo ao extremo, e o pior é que são pelas coisas mais chulas., vide o tal carlos4

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem