O Ford New Fiesta, desde que foi lançado no Brasil em 2011, sempre se notabilizou por apresentar um padrão de acabamento acima da média, onde se destacava os componentes internos bem montados, painel de elevada qualidade - com cobertura emborrachada na parte superior -, bancos com revestimento em couro, enfim, um aspecto geral de qualidade.

Ford Fiesta : brasileiro x mexicano

Diferente não poderia ser, visto que o New Fiesta foi o carro escolhido pela Ford para estrear no mercado norte-americano de compactos - segmento até então não explorado pela Ford USA. Assim, quando chegou ao Brasil, importado do México, o carro causou boa impressão.

Ford Fiesta : brasileiro x mexicano

Mas eis que a Ford decidiu fabricar o carro no Brasil e começou o processo de nacionalização da versão hatch, tendo decepcionado em função de o modelo brasileiro apresentar um padrão de acabamento inferior, tanto no que respeita à montagem quanto aos materiais utilizados, dos quais o mais notável foi a substituição da cobertura superior do painel por uma peça de plástico duro, no lugar do sofisticado acabamento emborrachado do mexicano.

Ford Fiesta Sedan 2013 - painel emborrachado

Em relação à essa cobertura emborrachada, é importante fazer algumas considerações, visto que vimos alguns comentários segundo os quais isso seria "frescura" ou algo irrelevante, visto que "ninguém fica apertando o painel quando está dirigindo". Ocorre que a cobertura emborrachada é uma garantia de menores ruídos internos por longos períodos, pois é um material que não faz barulho quando em contato com outras peças plásticas que fazem parte do painel.

Ford Fiesta Sedan 2013

Dessa forma, um Fiesta mexicano tende a manter-se com o interior silencioso e íntegro por um período de tempo muito superior ao do nacional, aliás como tivemos a oportunidade de constatar, visto que o modelo preto das fotos está com mais de 10.000 quilômetros rodados, e tem um interior mais silencioso e com aparência mais nova que o modelo 2014 (prata) das fotos, que tem 3.500 quilômetros rodados.

Ford Fiesta 2013 - brasileiro x mexicano

É importante considerar, porém, que a questão da qualidade da montagem do Fiesta 2014 no Brasil tende a melhorar bastante à medida que a linha de montagem no Brasil vai amadurecendo e esses problemas tendem a desaparecer, em um horizonte de tempo entre seis meses a um ano. A questão dos materiais, porém, permanecerá, de modo que quem quiser um Fiesta com acabamento mais caprichado, terá que optar pela versão sedã - que continua a vir do México.

Ford Fiesta 2013 - brasileiro x mexicano

De qualquer forma, para facilitar a comparação entre os modelos brasileiro e mexicano, colocamos os dois lado a lado, para tirarmos o vídeo e as imagens à seguir.



Parte inferior do Painel

Parte inferior do Painel - Fiesta Mexicano
Parte inferior do Painel - Fiesta brasileiro

Painel

Ford Fiesta Mexicano - painel
Ford Fiesta Mexicano - painel

Interior

Ford Fiesta mexicano - interior
Ford Fiesta brasileiro - interior

Parte inferior do console central

Parte inferior do console central - Fiesta Mexicano
Parte inferior do console central - Fiesta brasileiro

Revestimento de portas

Parte inferior do console central - Fiesta Mexicano
Parte inferior do console central - Fiesta brasileiro

Conclusão

O Ford Fiesta mexicano (modelo preto das fotos) tem um padrão de acabamento superior ao observado no modelo fabricado no Brasil (carro prata das fotos), tanto no que respeita à montagem quanto aos materiais utilizados, inobstante o fato de nos dois casos a versão de acabamento seja a SE.


Com relação à montagem, é algo que deve melhorar ao longo do tempo, mas os materiais usados no acabamento sempre deixarão o modelo brasileiro em inferioridade na comparação com o mexicano.

72 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. a maioria dos carros no brasil tem defeitos tipo esses,mais mesmo ele tendo esses problemas ele eo melhor da categoria,melhor suspensão,motor economia,preço e custo benefio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De que adianta ter motor bom se o desempenho é pior do que os concorrentes? O que conta é o desempenho do carro, e nisso ele perde pra varios concorrentes.

      Excluir
    2. Qual por exemplo, não vi nenhum concorrente vencendo em desempenho o new fiesta.

      Excluir
    3. S´-o fala em desempenho fraco quem não tem um, ou quem nunca andou nele. Tenho um e te digo: Não tem pra NENHUM outro 1.6, nem outros carros do mesmo segmento...

      Excluir
    4. Quer colocar do lado do clio 1.6 16v e fazer um 0-100 ??
      creio que não saio do seu lado, isso se eu não ir na frente

      Excluir
    5. Mas qual a graça de andar na porcaria de um clio?

      Excluir
    6. verdade, nem se compara um clio com uma nave que para a balada^^

      Excluir
    7. É claro q o Fiesta é muito mais carro q o clio. Mas eu estava ,e referindo ao quesito desempenho, que uma pessoa mencionou acima, ai meu caro colega, o clio deixa o fiesta pra tras numa arrancada com certeza. Mas repito, o Fiesta é muito mais carro no geral. So q num 0 a 100 perde pro clio. Apenas isso. Saudações

      Excluir
    8. Clio é um lixo nem airbag tem, fora que não tem dinâmica nenhuma, e 0 a 100 não define desempenho final nem estabilidade e projeto tem carro melhor pra comparar

      Excluir
    9. Clio um carro mais leve consequentemente mais rápido simples assim

      Excluir
    10. A física não funciona assim, meu caro padauã

      Excluir
  2. E assim a Ford vai fazendo a sua fama de carros descartáveis.

    Eu é que não vou servir de cobaia e comprar um Fiesta até ano que vem, quando der pra ver como estiverem os carros.

    ResponderExcluir
  3. este blog só esqueceu de avisar que está comparando a versão top do mexicano coma versão intermediaria do nacional..... quanta imparcialidade, já tive a oportunidade de dirigir ambos na versão top, e digo a versão mexicana ganha por muito pouco em acabamento da versão nacional titanium..... e o painel não é emborrachado mais o plastico é muito agradável ao toque aparentando até visualmente ser emborrachado..... e não é o emborachamento do painel que deixa o mexicano mais silencioso e sim o seu parabrisa com isolamento acústico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog comparou principalmente as diferenças da qualidade de MONTAGEM das peças. E aí, tanto faz a versão...

      Não teve parcialidade alguma. O mexicano tem materiais de melhor qualidade no geral e as peças são melhor encaixadas, sem frestas irregulares.

      Sem contar as frestas da carroceria, irregulares e com peças desalinhadas no nacional.

      Só não enxerga isso quem não quer.

      Daqui a pouco, aparece o fanboy da Ford pra gritar por aqui dizendo:

      "FORD MELHOR MONTADORA 4 ESTRELAS NO LATINNCAP MAIS SEGURO DA CATEGORIA MELHORES CARROS DO BRASIL O MEU POVO COMPRA ESSE CARRO TENHO O MEU E PERFEITO NÃO TEM ESSES DEFEITOS É INVENÇÃO DO BLOG QUE VIVE DIZENDO QUE FORD NÃO PRESTA"

      Podem esperar... Tá demorando até.

      Excluir
    2. falou certinho..... não teve parcialidade nenhuma, e outra só não enxerga quem não quer que este blog é de fan boys da VW, ou alguém já viu algumas criticas ao golfsauro, gol, voyage, e foxs da vida, até o golfsauro já apareceu aki ganhando comparativos contra o cruze e o 308 e olha que já tive um golf por 6 anos(projeto de 1998) é um excelente carro porém não se compara com cruze e 308 projetos muito mais modernos.

      Excluir
    3. O fiesta nacional é um lixo perto do mexicano mesmo! Pra nós eles podem piorar o carro q ta todo mundo feliz!

      Excluir
    4. Verdade culpa da nossa política que aceita , o mexicano tem 8 airbags enquant o nacional não Est á nem sopro consumidores do Brasil , estava comprando um mês fiesta nacional 2014 quzndo vi o mexicano 2011 comprei na hora c comparar o mexicano da um baile no nacional coisa ai de 10 x2 nacional lixo .

      Excluir
  4. Na boa ,como o destinatário era o consumidor brasileiro ,fizeram de qualquer jeito. Afinal aqui se comprar qualquer carro ,de qualquer jeito e por qualquer preço! Isso é uma falta de respeito!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a qualidade de montagem não vai mudar. Tão cedo, visto o EcoSport que até hoje continua todo desalinhado, folgas enormes e interior mal montado. Uma pena, principalmente o fiesta powershift que é tão gostoso de dirigir.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o Ecosport, o comentário é muito apropriado visto que são montados na mesma base. O Ecosport é uma verdadeira ENGANAÇÃO,pois o motor 2.0 já está por demais datado. Quanto ao Motor 1.6, a FORD tem um motor fabricado no Brasil que é melhor e mais econômico. É uma verdadeira "empurra, se colar colou".

    ResponderExcluir
  7. Quando disse, montados na mesma base é doEcoSport com o Fiesta.

    ResponderExcluir
  8. O problema está na carga tributária que contamina toda a linha de montagem e na baixa exigência do consumidor que compra qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  9. E por isso que vou comprar um novo sentra mexicano e ou um jetta tambem mexicano.

    ResponderExcluir
  10. nao ponho minha mao no fogo pela seguranca do nacional...visto que ele foi adaptado aos ''pontos de solda'', o mexicano era 4 ou 5 estrelas, nao duvido se o brasileiro seja 2 estrelas...

    ResponderExcluir
  11. O mexicano era melhor msm,pois o interior era mais cuidadoso na montagem,o nacional só tem de bom o cambio aut que não era oferecido anteriormente.

    ResponderExcluir
  12. Pesquisei em classificados online os preços do New Fiesta Mexicano 2011 ou 2012 e a maioria está à venda pelo mesmo preço de um SE 1.5 ou 1.6 0KM. Quem tem o mexicano, não vende, ou se vende, pede caro.

    ResponderExcluir
  13. Não confio em carro feito no Brasil... menos pontos de soldas pra comecar.. coluna A e C de outro material etc etc.. não confio nem no Civic nacional...

    ResponderExcluir
  14. O negócio é o seguinte o carro tá vendendo pra caramba e tá encomodando neguinho por ai.

    ResponderExcluir
  15. É uma pena que as montadoras desconsiderem tanto o consumidor brasileiro. Será culpa nossa, mesmo? Será que o brasileiro não tem dentro de si, um controle de qualidade melhor? Ou será falta de opção o que as montadoras jogam prá cima de nós?
    Acho que o governo, também, tem sua parte de culpa por não realizar uma fiscalização severa sobre esses produtos, ajudando o consumidor nacional. O Programa INOVAR AUTO tem pretensão nesse sentido, porém, não acredito na sua eficácia, pelo menos nesse governo que ai está.

    ResponderExcluir
  16. O NOSSO PADRÃO DE EXIGENCIA É PIORADO MESMO.

    ResponderExcluir
  17. na boa cada um tem a sua opinião, achei este carro a melhor opção em custo beneficio disponível a venda no Brasil até na faixa de 55 mil reais, a falta de emborrachamento não faz falta nenhum pois não vou ficar se esfregando no painel, até achei o painel do fiesta titanium muito mais bonito do que do antigo importado do méxico, o que deveria ter que tem no mexicano e não no nosso é o terceiro apoio de cabeça para passageiro e cinto de 3 pontas central, luzes diurnas de led, start stop, e central multimida da sony... ahe ia ficar show.. de bola... tem muita gente comentando sem nem ter visto o carro...
    E lembrem-se o que regula os preços teoricamente deveria ser o mercado,

    ResponderExcluir
  18. Na minha humilde opinião, o fiesta hoje é sim o melhor da categoria digo em design e desempenho não sendo o melhor em conforto mas o carro está lindo ja entrei andei e comparei carros dessa faixa de preço e ele é o melhor do mercado nacional , o acabamento não se compara ao mexicano mesmo mas feito aqui no brasil nesse faixa de preço ele esta bem melhor que muitos tanto é que as vendas da ford com ele subiu muito aqui no brasil, o único problema das versões não digo só da ford não sou hipócrita mas todas as marcas quando vão começar a nacionalizar o carro acabam tirando muito do que tem de bom do carro pra ficar mais barato e vender o que eu lamento muito...nao sei o pq de fazerem isso se é os impostos aqui do brasil e só ou se tem falta de vergonha na cara...todas fazem isso e eu lamento

    ResponderExcluir
  19. Na minha humilde opinião, o fiesta hoje é sim o melhor da categoria digo em design e desempenho não sendo o melhor em conforto mas o carro está lindo ja entrei andei e comparei carros dessa faixa de preço e ele é o melhor do mercado nacional , o acabamento não se compara ao mexicano mesmo mas feito aqui no brasil nesse faixa de preço ele esta bem melhor que muitos tanto é que as vendas da ford com ele subiu muito aqui no brasil, o único problema das versões não digo só da ford não sou hipócrita mas todas as marcas quando vão começar a nacionalizar o carro acabam tirando muito do que tem de bom do carro pra ficar mais barato e vender o que eu lamento muito...nao sei o pq de fazerem isso se é os impostos aqui do brasil e só ou se tem falta de vergonha na cara...todas fazem isso e eu lamento

    ResponderExcluir
  20. Eles pioram o carro e tem gente que aplaude ainda... acha o carro o melhor do mundo! Por isso que aqui é só porcaria!

    ResponderExcluir
  21. o anterior parece ser melhor q esse atual.. pra falar a verdade nunca achei graça neste new fiesta... essa nova frente da ford copiadora então.. sem graça!

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho um fiesta mexicano, tudo nele é melhor que o fiesta brasileiro. Realmente depenaram o fiesta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcellus Barbosa, me conta como é a manutenção do Mexicano, de consegue peças fora da concessionária?
      Tenho um Fiesta Hatch Zetec Rocam 1.6 8V com a transmissão do comando de válvulas por corrente e o carro não me dá nada de manutenção, está com 61.000 km rodados.
      Estou pensando em trocar pelo mexicano, mas o fato de a transmissão do comando ser por Correia dentada me deixa com o pé atrás, já tive Peugeot e tive a infelicidade de romper a correia dentada em movimento.

      Excluir
    2. eu também to querendo saber como é a manutenção do Mexicano aqui no Brasil.

      Excluir
    3. Desisti de carros da Ford, troquei meu antigo Festa Zetec Rocam 1.6 potência de 101cv por um HB20 1.6 potência de 128cv.
      Melhor negócio que já fiz, carro bonito, esportivo, motor potente e o melhor econômico!
      Ando por dia 85km e no circuito cidade/estrada ele faz 16,5km/L.
      A isolação acústica é excelente, vedação dupla nas borrachas das portas é só subir os vidros, ligar o ar e curtir a viagem em silêncio.

      Excluir
  23. Não notei diferenças significativas no aspecto visual dos materiais. Nunca dirigi um Fiesta nacional, mas o mexicano não era essa absoluta excelência em matéria de acabamento como dão a entender. O volante, por exemplo, era demasiado simplório para um carro da valor que era o Fiesta. Considerando a maior gama de versões e a queda nos preços, devíamos estar felizes com a mudança.

    ResponderExcluir
  24. Já dirigi os dois e posso dizer que depois da nacionalização, acabaram com o Fiesta.

    O Blog ainda esqueceu vários detalhes que pioraram com a nacionalização (cito os frisos cromados, só como exemplo).

    O Fiesta Mexicano é outro nível, muito superior. Como disseram aí em outro comentário, quem tem não vende fácil.

    ResponderExcluir
  25. O mexicano é sem dúvida bem melhor. Tenho um e não me arrependi. Acabamento interno e potencia do motor excelentes. O único ponto fraco é a falta de luz no porta-luvas. Faltou falar que o nacional não tem apoio de cabeça para o terceiro passageiro no banco de trás como tem o mexicano.

    ResponderExcluir
  26. O mexicano é show..o brasileiro nem chega aos pés

    ResponderExcluir
  27. lembro muito bem quando o tal do Coloor chamou os carros brasileiros de CARROÇAS, continuam a mesma coisa em relação aos importados, não tem jeito, brasileiro não sabem exigir qualidade, compram só prá mostrar que tem carro do ano.

    ResponderExcluir
  28. Tenho um mexicano, é o carro.

    ResponderExcluir
  29. Putz... faz teeeeempo que tô atras do NF mexicano. Finalmente ontem voltei prá casa com ele. 2012/2013, Branco, versão intermediária, 14000 km, na garantia. R$ 39.000,00. Já conhecia as duas versões, tanto a mexicana quanto a nacional, e posso dizer: o NF fabricado aqui está quilometros atrás do mexicano. Concordo plenamente com o "anônimo" aqui em cima. Quem tem, pelo menos por enquanto, não vende nem f$#@#$%!!!!!! Não digo que o nacional é lixo, mas comparado ao mexicano parece um carro feito nas coxas prá ser vendido naquele país onde o povo compra tudo de 3ª pagando o preço de TOP, como é mesmo o nome.... Brasil, talvez?

    ResponderExcluir
  30. Adquiri um Titanium em 12/2013 versão 2014. Gostei do carro, e claro que não sou nenhum especialista. Os únicos defeitos na minha opinião foram a porta do porta malas e o consumo enganoso, pois no computador de bordo diz que faz até 13,6km/l quando na realidade com ae ligado não chega a 9km/l... Tirando isso, bom carro.

    ResponderExcluir
  31. Concordo com o blog tenho um new fiesta mexicano importado a qualidade de acabamento é bem melhor , veiculo silencioso, mtas vezes penso que o carro desligou quando paro no semaforo, o unico problema é esse sem luz no porta luva, enfim acabei por fazer bom uso dele adaptando um multimidia que ficou muito show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual multimídia você adaptou? Tenho um new fiesta mexicano sedan 2012 igual o do post. To procurando a melhor multimídia..

      Excluir
  32. Realmente concordo com o blog.... o acabamento do importado é bem melhor, fora que voce não escuta aqueles barulhos horriveis de tudo solto, veiculo super silencioso, realmente o porta luva nao tem iluminação e é bem pequeno fora isso , tudo perfeito....acabei fazendo um bom uso do porta luvas adaptei um kit multimidea nele ficou muito show, ficou tão perfeito que nem parece adaptado ...

    ResponderExcluir
  33. Alguem sabe se a manutenção do importado é complicada? As peças precisam ser importadas ou sao fabricadas aqui? Tenho um Cerato e sofro na mao da autorizada...rsrs quero pegar um NF branco

    ResponderExcluir
  34. Pretendo trocar o meu Fiesta Rocam por um New Fiesta Mexicano 2012. Queria saber se as peças do New Fiesta Mexicano são as mesmas do New Fiesta nacional. Claro com exceção das mudanças visuais na dianteira. Mas as peças de reposição do motor, embreagem, etc, servem no mexicano e vice-versa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não servem ! Estou passando horrores, pois há 2 meses procuro em autorizadas, ferros velhos e por todo o Brasil através da internet e não encontro por nada deste mundo, algumas peças de acabamento .

      Excluir
    2. Olá, Também estou trocando meu rocam no new fiesta 1.6 mexicano. Denise, isso vale pras peças em sua maioria ou apenas algumas?

      Excluir
  35. Um vendedor me disse que o documento do new fiesta 1.6 se vem escrito 1.597. Alguém sabe se isso é verdade? Estou negociando e não quero comprar o brasileiro e sim o modelo mexicano. Obrigado

    ResponderExcluir
  36. Um vendedor me disse que o documento do new fiesta 1.6 se vem escrito 1.597. Alguém sabe se isso é verdade? Estou negociando e não quero comprar o brasileiro e sim o modelo mexicano. Obrigado

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho o mexicano e seja na cidade ou na estrada já deixei comendo poeira golf 2.0,quem disse que ele não andaé poque é motorista tem que ser piloto guri.

    ResponderExcluir
  38. Meu new fiesta mexicano é 2013 e quando penso em trocar, vejo que somente o novo cruze tem um pacote tão bom e uma montagem que compense o investimento, mas ele tá custando 90 kg de buchada com cuscuz, então não dá por enquanto. E corolla hoje em dia está fora do cardápio, infelizmente. Como meu carro já é bem testado e está com 50mil Km eu vejo que cada dia vale mais a pena tê-lo porque não tem grilo, nenhuma folga, não desalinha nem o volante treme, nunca vazou um pingo de água nem óleo, não tem um grilo dentro, os tapetes originais são bem grossos e estão em estado de novo, uma central multimídia que ganha de muito modelo recém lançado, um sistema de som do baralho com excelentes graves, e olhe que ele é 2013.

    ResponderExcluir
  39. Infelizmente o modelo brasileiro caiu muito o padrão em relação ao mexicano, prefiro comprar um mexicano 2013 do que um brasileiro 2017, a qualidade do material é muito melhor, a única coisa que o new fiesta deixou a desejar é o espaço interno que continua um pouco apertado em relação aos concorrentes, mas no desempenho e design melhorou muito.

    ResponderExcluir
  40. Estou pensando em comprar o New festa 1.6 SE versão 2012, o que vcs me dizem compensa e qual tem custo de manutenção mais alto o mexicano ou o brasileiro, qual deles seria melhor opção?

    ResponderExcluir
  41. Estou pensando em comprar o New festa 1.6 SE versão 2012, o que vcs me dizem compensa e qual tem custo de manutenção mais alto o mexicano ou o brasileiro, qual deles seria melhor opção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um SE 2012 mexicano. Posso afirmar que é mil vezes melhor que o nacional. Porém o preço da manutenção é mais elevada mesmo.

      Excluir
  42. Gostari de saber se a mecanica do mexicano e a mesma do nacional

    ResponderExcluir
  43. Gostaria de saber se a mecanica do mecicano e a mesma do nacional

    ResponderExcluir
  44. achei muito bonito o nacional...deve ter a versão com sedan? espero que façam sedan...agora tirando esses detalhes ...o audi nacional tem tudo isso q falam...deve ter sido uma questão de logística...espero que a ford faça o ford fusion híbrido brasileiro, ford edge brasileiro e ford fusion nacional

    ResponderExcluir
  45. Tenho um mexicano sedan se 2013.
    Melhor sedan... nunca vi.
    Não vendo por nenhum dinheiro. Carro top demais.

    ResponderExcluir
  46. Estou com o meu sedan 2011 mexicano com manutenção sempre em dia e após uma revitalização da pintura, parece 0KM. O carro é lindo e não dá nem pra pensar em trocá-lo por um zero Km de verdade pagando mais 50 mil. com certeza vou perder dinheiro.

    ResponderExcluir
  47. alguem sabe me dizer quanto litros de gasolina cabe no new fiesta mexicano ??

    ResponderExcluir
  48. Ainda compensa comprar o NF mexicano? Estamos em Novembro de 2020 e ele está custando R$28.000,00. Tenho um para comprar nesse preço e já vi o carro. Está muito bem cuidado, ano 2012 com 122 mil rodados. Motor reloginho, radiador com aditivo, fumaça clara e normal, sem água nem azulada. Creio que foi um achado. Algumas marcas de uso na lataria, mas está 90% novo.
    Nesse preço compensa pegar outro carro mais novo, pelo ano que estamos?

    ResponderExcluir
  49. Vendi meu fiesta sedan 2006 completo,gostei muito,quero comprar o New fiesta sedan,mais fico com receio ,entre o nacional e mexicano,por as vezes ter problemas com peças se comprar o mexicano,o que vcs me indicam

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem