A BMW lança hoje o seu primeiro automóvel totalmente elétrico, o BMW i3, modelo que será fabricado em Munique (Alemanha) e dará origem a toda uma nova linha de carros elétricos e de baixo peso. O carro estará nas concessionárias da Alemanha em novembro.


O BMW i3 é um carro projetado totalmente do zero para ser um carro elétrico, e não um modelo que foi adaptado de um carro convencional para usar o propulsor elétrico.


Assim, o BMW i3 difere fundamentalmente da estrutura conhecida de um carro - o motor é compacto e as baterias ocupam um espaço maior e são pesadas. Para manter o centro de gravidade mais baixo possível, a BMW montou a bateria no piso do veículo - onde está também protegida de possíveis acidentes. Para manter o peso baixo - 1.195 Kg neste caso - o BMW i3 faz uso intensivo de fibra de carbono na carroceria (o peso seria 300 Kg maior se tais partes fossem feitas e aço e alumínio).


Isto significa que os ocupantes estão protegidos também, no pior caso, eles estarão rodeados por uma célula de segurança feito de plástico reforçado com fibra de carbono.


A BMW é a primeira fabricante a criar um carro de série com um habitáculo de carbono. Beneficiando principalmente o peso, o que também tem um efeito positivo sobre a autonomia.


Autonomia e tempo de recarga

A BMW promete para o modo de condução diária uma autonomia entre 130 a 200 km no ciclo europeu, e até 190 km no modo Comfort com uma carga. Por falar em recarga, o BMW i3 leva 8 horas para ficar completamente carregado em uma tomada convencional de casa. Entretanto, com um carregador rápido, de 220V, as baterias atingem 80% de sua capacidade em 20 minutos e 100% da carga em 30 minutos.


O pequeno motor eléctrico colocado diretamente no eixo traseiro fornece um torque permanente de 250 Newton-metros e fornece uma potência de 170 cavalos. A distribuição de peso é de 50% no eixo dianteiro e 50% no traseiro.


O BMW i3 é capaz de acelerar de 0 a 100 km / h em 7,2 segundos e retoma de 80 a 120 em 4,9 segundos. A velocidade máxima é restrita em 150 km / h - para evitar que a bateria acabe muito rapidamente.




O BMW i3 tem espaço para quatro ocupantes nos seus 3,99 metros de comprimento. Não há nenhum túnel central e as portas abrem-se como em um Rolls-Royce - em direções opostas.


O primeiro carro elétrico da BMW vai custar pelo menos 34950 €, o que é significativamente mais caro do que os carros de tamanho semelhante com motores convencionais.





Incluído no preço base já são estão as duas telas no interior, o sistema iDrive, ar condicionado, sensores de estacionamento traseiros e rodas de 19 polegadas.





Há também uma longa lista de opcionais que vão de sistemas de navegação, faróis completos de LED, rodas maiores e numerosos sistemas de assistência ao motorista.

Extensor de autonomia - BMW i3 REX

O BMW i3 pode ser equipado opcionalmente com um motor a gasolina, que tem a função de recarregar as baterias para gerar uma autonomia adicional. Esse motor é um dois cilindros de 650 cc, com 34 cavalos.

Esse motor entra em funcionamento quando os níveis de carga das baterias atingem um determinado nível, mantendo as baterias em patamares mais elevados de carga, dobrando, assim, a autonomia.


O Range Extender é usada de modo "seguro" para aqueles clientes que não dependem exclusivamente do nível da bateria ou ocasionalmente deseja cobrir longas distâncias sem demorado processo de carregamento. Com o motor adicional, a autonomia sobe para 340 km. Entretanto, a BMW informa que a maior parte dos consumidores faz viagens diárias de até 45 quilômetros - e, portanto, podem facilmente dispensar a fonte de energia adicional.



Chamado de BMW i3 REX, o carro com motor à combustão pesa 120 Kg a mais que o BMW i3 convencional, o que acaba prejudicando seu desempenho: 0 a 100 Km/h em 7.9 s e retomada de 80 a 120 Km/h em 5,5 s. O preço dessa versão não foi informada, mas deve ficar acima de 40.000 Euros.

Vídeos de apresentação - BMW i3



BMW i3 - desenho externo



BMW i3 - interior



BMW i3 - visão geral



Versões

A primeira aparição pública do BMW I3 ocorrerá no Salão de Frankfurt, que ocorrem em setembro deste ano, e a disponibilidade comercial dois meses depois, quando os clientes poderão encolher entre duas cores sólidas e quatro metálicas com o "cinto" preto na posição central - responsável pelo visual agressivo reforçado pelas rodas de 19 polegadas montadas em pneus de baixa resistência de medida 155/70 R19 para um modelo básico. Opcionalmente podem ser aplicadas rodas maiores e pneus mais largos - o i3 REX adota pneus 175 na traseira.

Mercado - conclusão

A BMW informa que os preços da gasolina, nos EUA, subiram 218% desde 1999, enquanto os preços da energia elétrica subiram apenas 50% no mesmo período, tornando o uso desse tipo de carro cada vez mais atrativo.

Com informações: MotorinLife

6 Comentários

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  1. Gostei. Projetos desse porte veremos no dia de SÃO NUNCA no Brasil.

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  2. exterior horrivel.

    opinião minha!

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  3. nossa esse carro é totalmente futurista!

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  4. Futuriste e horroroso! Que traseira é essa!? E é um tipo de carro que só serve pra cidade mesmo... imagina viajar nisso! 340km de autonomia... essa tecnologia tem mto o que melhorar ainda.

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    1. ele vai ser assim mesmo o é só um conceito?

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