A Hyundai Motor Brasil emitiu um comunicado comentando o mau resultado do HB20 no teste de colisão do Latin Cap - evento no qual o compacto sul-coreano ficou com três estrelas para passageiros, e apenas 1 estrela para o quesito segurança de crianças.

HYundai HB20 - teste de colisão

Segundo a Hyundai, a má nota do HB20 na segurança para crianças decorreu do fato de o teste não ter utilizado uma cadeirinha para crianças padrão Isofix, visto que tais cadeiras ISOFIX ainda não foram homologadas para venda no Brasil, o que motivou o teste ser executado com cadeiras convencionais.



Cadeiras ISOFIX não estão disponíveis nem para HB20 e nem para outros carros

Em resumo, a Hyundai alega que o seu carro, se for testado com cadeiras ISOFIX, terá bom resultado. Ok, o problema é que quando testado sem cadeiras ISOFIX, como os demais carros, o HB20 se mostrou mais inseguro que o Etios (2 estrelas), New Fiesta (4 estrelas), VW Polo (três estrelas), Fiat Palio (2 estrelas) com air-bag e Gol i-Trend com ABS e AirBag (2 estrelas).

Nota da Hyundai Motor do Brasil:

"Com base nos resultados do teste de colisão do HB20, divulgados recentemente pelo Latin NCAP, a Hyundai Motor Brasil esclarece que o veículo foi testado com um Sistema de Retenção Infantil (SRI), ou cadeira infantil para auto, sem sistema de ancoragem ISOFIX, apesar de o HB20 ser equipado de série com tal tecnologia.

O Latin NCAP exige que a cadeira infantil para auto avaliada esteja disponível em pelo menos dois dos três principais mercados na América Latina em que o carro é vendido. O HB20 é comercializado exclusivamente no Brasil, país no qual a cadeira infantil para auto com ISOFIX ainda não foi homologada para venda.

A Hyundai conduziu internamente diversos testes de colisão do HB20 com cadeira infantil para auto com ISOFIX e os resultados foram sempre superiores aos apresentados pelo Latin NCAP no que diz respeito à segurança infantil. Assim que a cadeira infantil para auto com ISOFIX for homologada no Brasil, a Hyundai solicitará ao Latin NCAP que o veículo seja testado novamente, a fim de comprovar melhores resultados de segurança.

A Hyundai mantém a segurança como sua maior preocupação. Todos os modelos lançados recentemente pela marca obtiveram notas elevadas em testes semelhantes, realizados em todo o mundo. Testes internos, feitos com protótipos produzidos na fábrica da Hyundai em Piracicaba, mostraram um resultado superior aos anunciados pela Latin NCAP para o HB20. A nota de três estrelas para proteção de passageiros adultos está na média entre os carros compactos. Itens como proteção de cabeça, pescoço e pés foram muito bem avaliados no HB20, conforme relatório final do Latin NCAP."

11 Comentários

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  1. A culpa sempre é do outro, né... Como sempre!

    Lamentável e totalmente pobre em argumentos esse pronunciamento da Hyundai...

    Etios, Gol e Palio foram considerados menos inseguros para as crianças... E no caso do Palio, a discrepância é maior ainda, já que o modelo testado era o 2010, basicamente o mesmo carro desde 1996!

    Como que um carro com projeto e plataforma mais modernos pode ser sair PIOR do que um carro com projeto e plataforma mais antigos?

    ABSURDO!

    Tsc, tsc, tsc...

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    1. Concordo!

      E essa resposta da Hyundai deixou o mau resultado do teste do HB20 mais vergonhoso ainda :/

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  2. Esse é um ponto que precisa ser melhorado pela Hyundai, que sempre enaltece demais seus produtos, mas que, na prática, ainda tem muito barro para amassar, como todos os demais carros nacionais.

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    1. Verdade, César!

      A Hyundai é uma boa marca... Mas sem essa de "premium" ou coisa do tipo.

      Ela precisa parar de pensar que tá sentada em cima da cocada preta...

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    2. Man, você tocou em um ponto interessante!

      O conceito premium, no meu entender, se aplica às marcas que prezam por qualidade e tecnologia no mais alto nível em todo o processo de fabricação e pós-venda.

      Estamos falando de MB, BMW, Audi, etc. É daí para cima.

      Aqui no Brasil, lançam um carro compacto de entrada, enchem de equipamentos, melhoram um pouco o acabamento, e, pronto, o carro se torna "premium".

      Francamente, falar que 208, C3, New Fiesta, HB20, Onix, Punto, Polo, Sonic, etc, são carros compactos premium chega a ser engraçado.

      Se compararmos um compacto premium de verdade (Audi A1, BMW série 1, MB classe A) com os nossos chamados "premium", dá vontade de chorar.

      A única coisa que os nossos carros compactos (todos) tem de premium é o preço, aí sim, premium até demais.

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    3. Verdade... nada a ver esses pseudos compactos "premium". Deveria ser no máximo compactos "Plus".
      Porque principalmente HB20, Punto e Polo não têm nada de premium... são todos de plásticos duros vagabundos, interior cinza, etc.
      O Polo tem pelo menos segurança, assim como o New Fiesta. Uma pena a VW do Brasil abandonar esse carro e não querer atualizar ele para melhorá-lo.

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  3. Desculpa esfarrapada, e a justificativa pior ainda. Como fabrica um carro exlcusivo para o mercado brasileiro e põe o bagulho que não existe por aqui?

    HYNDAI, DEIXA DE SER CARA DE PAU.

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  4. papo furado da hyundai . o isofix e opcional a escolha e do motorista .entào se não usar isofix não tem segurança alguma como assim ???

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  5. Ficou no mesmo nível do Corolla... o povo enche a boca pra dizer que o carro é bom demais, pagam caro e no final uma ridícula UMA estrela para o coitado do seu filho.
    Não será você... então deixe a criança morrer.
    Trágico :(

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  6. Melhor seria ficar calada. Quando as tais cadeiras estiverem a venda... E que tal comentar as (só) três estrelas? Cade a melhor do mundo? E aida vão oferecer outro carro (preparadíssimo) para o teste? Hahahhahahihihihuhuhuh! Uma ong alemã simplesmente jogou a tal eficiência dos novíssimos carros europeus no lixo por reconhecer que a legislação europeia não consegue evitar manipulação dos veículos testados (tapam buracos, colocam pneus de baixo atrito, desligam luzes, radio, ar, e chegam até mesmo a desligar o alternador), que dirão dos nossos. Ainda andamos em carroças. Ordinárias, mas bonitinhas.

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