Segundo estimativas de analistas de economia da Coréia do Sul, a Hyundai e a Kia vão gastar 362 milhões dólares para compensar os 900.000 proprietários de carros afetados pelas informações erradas de consumo de combustível divulgadas pelas montadoras nos Estados Unidos desde 2010.


No entanto, a Hyundai e Kia podem estar enfrentando uma outra grande penalidade em termos de imagem de marca e fidelização de clientes, segundo executivos da Interbrand - empresa de avaliação de valor da marca de empresas em todo o mundo.

O escândalo derrubou as ações das duas montadoras na Bolsa de Valores de Nova York, com a Hyundai despencando 7,2% e a Kia perdendo 6,9% de seu valor de mercado.

A penalidade foi imposta após a Agência de Proteção Ambiental dos EUA descobrir que as duas montadoras sul-coreanas informaram números de consumo de combustível 3% melhores que a realidade

O valor correto de consumo de combustível de 13 carros das duas montadoras vendidos nos EUA seria de 11,05 Km/l de gasolina, e elas informaram que seus carros tinham média de 11,48 Km/l.

Segundo comunicado das duas empresas, os dados excessivamente "otimistas" de consumo afetaram apenas  carros vendidos na América do Norte - Estados Unidos e Canadá.

Os consumidores de Elantra, Veloster e Accent nos EUA serão ressarcidos pelo valor gasto a mais de combustível utilizados além do que a estimativa original das empresas previa. E ainda haverá um acréscimo de 15% no valor calculado.

Nota da Redação: País sério é outra conversa: alguém espera ver montadoras brasileiras obrigadas a devolver dinheiro a seus consumidores pois os carros gastam mais do que o que elas informam?

Com informações: Chicago Tribune

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não, eu não espero. Meus filhos não vão esperar. E meus netos, talvez esperem. O brasileiro não é um povo sério, nunca foi.

    ResponderExcluir
  2. Acho um absurdo este tipo de penalidade. O consumo depende de como se dirige, o estado dos pneus, a ocupação do veículo, a manutenção do motor, etc. Será possível que estes fatores sejam levados em conta nas indenizações por gasto "a mais" de combustível?
    O que me parece que está ocorrendo no EUA é uma tentativa disfarçada de se prejudicar estas empresas para favorecer empresas americanas, como a Chevrolet, cujos motores sao reconhecidamente menos eficientes e consumem mais combustível que os equivalentes da Kia e da Hyundai. E isso não tem nada de "país sério".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é absurda porque a medição de consumo é feita com base em metodologia da EPA, que iguala as condições e produz resultados comparáveis e reproduzíveis. Aí, quando foram confirmar os dados, o erro apareceu. E, sim, isso é coisa de país sério mesmo.

      Excluir
    2. Você é absurdo pois, como brasileiro, não se incomoda com o erro e exerce uma relação de inferioridade em relação a tudo que é maior que você, por isso prefere pensar nos bilionários da indústria automobilística do que valorizar e buscar respeito próprio. As montadoras foram punidas porque o país onde elas erraram é um país sério. Uma nação não é feita de bunda, praia, cerveja e futebol não. Uma nação é feita de intelectuais e de pessoas éticas e moralizadas, coisa que não se encontra nesse país de ninguém, que é o Brasil. E ainda tem gente que diz que o Brasil é o país do futuro... O dia que o Brasil for considerado o melhor país do mundo, do jeito nojento e corrupto que é, vou fugir para outro planeta...

      Excluir
    3. Temos que nos incomodar com os erros sim e fazer pesar na hora da compra do veículo, porém temos que ter bom senso e não desacreditar do nosso País que está se encaminhando para uma grande potência mundial, e em relaçao a corrupção não é do dia para noite que se acaba com isso não, porém acredito que estamos no caminho certo e em relação aos intelectuais, éticos e morais temos que tomar cuidado com a demagogia, tem muito intelectual por aí dono de empresa de ônibus que polui o meio ambiente e agride a natureza e se diz ético. RAJ SPPROF

      Excluir
    4. Nada de anormal vindo da Hyundai, ou ja esqueceram o Veloster informando via televisão seus acessórios e potência que nunca existiram.

      Excluir
  3. Concordo com o cara de cima, onde um erro de 3%, pode muito bem ser em função da maneira que o teste é feito, a diferença é muito pequena.
    Aqui no brasil, isto mesmo, com letra minúscula, a historia é outra, nos dados de fabrica, tem carro brasileiro indicando que faz 18, 19 até 20km/l, quando na verdade, pelo INMETRO, não passam de 15,5km/l. Uma VERGONHA, e as autoridades ficam preocupadas em arranjar mais impostos para a classe média pagar!!!!
    Tá difícil de aguentar.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ficam preocupadas? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Em que mundo vc tá vivendo, cara?!

      Excluir
  4. Falando sério; vai me dizer que algum consumidor deixou ou teria deixado de adquirir um carro pela diferença em consumo de 3%...concordo com a punição pela propaganda enganosa, mas, até parece que isso seria impeditivo para a compra do veículo, ainda nos EUA em que consumo não é preocupação próxima a nossa.
    Agora, para os patriotas que adoram falar "bem" do seu país - diferentemente dos americanos....mudem para lá; peguem os seus veículos com consumo correto, atravessem o Sandy, mandem seus filhos para a guerra do petróleo - aí sim, combustível e medição - serão os "melhores".

    ResponderExcluir
  5. nossa, sem palavras, quanta enganaçao, mas como nosso amigo sitou, depende muito da forma de dirigir o carro, do motorista e talz, mas acho legal termos certeza do que estamos comprando, senco que so afetou os amaricanos, agora eles vao querer, por defeito sabando que nao é americano. 2 grandes marcas que estao crescendo muito.. nao podia ter dado essa brexa.

    ResponderExcluir
  6. Eu espero que a HONDA pague os meus combustiveis a mais do Honda Civic LXL SE 1.8 2011... Faz no maximo 5 km com alcool e na Gasolina não passa de 7 km p/litro....Para ganhar do corola eles dizem que faz 7 Urbano e 10 Estradas, na Gasolina 10 Urbano e 14 estrada, só se for em cima de uma cegonha.....Todas as montadoras no Brasil são mentirosas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pé deve pesar uma tonelada ou seu carro esta totalmente desregulado. Esse consumo que passou não existe, tenho o , mesmo Honda e faz no minimo 30% mais.

      Excluir
  7. uma matéria dessa só me deixa mais descontente com o tanto que o consumidor brasileiro é desrrespeitado e feito de TROUXA!!!

    GALERA, O BRASIL TEM MAIS ADVOGADO DO QUE EM TODO O MUNDO INTEIRO!!!

    VAMOS POR ESSES DOUTORES PRA TRABALHAR!!!

    PISOU NA BOLA? PUBLICIDADE ENGANOSA? VAMOS ACIONAR A JUSTIÇA!!! VAMOS COLOCAR ESSES ADVOGADOS PARA TRABALHAR!!!

    vamos ver se um dia o consumidor brasileiro naõ será respeitado ao ponto de não ter que ser feita uma LEI FEDERAL ALTERANDO O CÓDIGO DE TRÂNSITO, PARA SÓ ASSIM OBRIGAR OS CARROS BRASILEIROS VIREM COM AIR-BAG E FREIOS ABS!!!

    ISSO É UMA VERGONHA!!! EM 2014 TODOS VIRÃO, E AS MONTADORAS AINDA ESTÃO "EMPURRANDO" CARROS SEM OS ÍTENS DE SEGURANÇA ATÉ A ÚTLIMA OPORTUNIDADE!!!

    E AINDA TEM "OTÁRIO" QEU COMPRA!!!

    vamos ver se a volks vai ressarcir milhões de reais aos proprietários de gol, já que em seu comercial ela "jura" que seu carro faz 20 km/l, com aquela PROPAGANDA ENGANOSA do cara indo de são paulo a brasília com apenas um tanque!!!

    ACORDA GALERA!!! ESTAMOS SENDO FEITO DE TROUXAS!!! ELES RIEM DA NOSSA CARA!

    ResponderExcluir
  8. Vcs que acham 3% pouco, fiquem sabendo que nos EUA a tolerância em muitos casos é Zero, assim é que eles combateram a violência em muitos lugares que estava fora de controle. Aqui se roubar somente um pouquinho tá bom né?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem