Conforme informamos anteriormente, a Toyota está preparando um recall em escala global de mais de sete milhões de carros, que devem seguir às concessionárias para averiguação e substituição de sistemas de acionamento elétrico do vidro dos passageiros. Entretanto, em um primeiro momento, o Brasil não constava da lista de países cujos carros foram afetados, mas, agora, a montadora se pronunciou oficialmente que modelos Camry, RAV4 e Corolla vendidos no Brasil deverão fazer parte também desse recall.


Os carros que serão objeto de recall são veículos fabricados entre 1 de setembro de 2006 e 19 de dezembro de 2008, com as seguinte identificação:

Veículo
Data de Fabricação
Modelo dos Veículos
Chassis envolvidos
Código alfanumérico
Últimos 7 dígitos do chassi
Camry
Setembro/2006 ~ Julho/2008
GSV40L-AETGKW
JTNBK40K**
de
3013665
a
3042684
RAV4
Setembro/2006 ~ Julho/2008
ACA33L-ANPGK
JTMBD31V**
de
5056398
a
5215794
COROLLA
Outubro/2007 ~ Dezembro/2008
ZZE141L-GEMDKG
9BRBC41E**
5000509
9BRBC42E**
5000502
ZZE141L-GEPDKG
9BRBC42E**
de
5000501
a
5005950
ZZE142L-AEPNKV
JTDBR40E**
9019112
ZZE142L-GEMDKJ
9BRBA42E**
5000530
ZZE142L-GEMNGG
9BRBB42E**
de
5000534
a
5054667
9BRBB48E**
de
5000505
a
5054670
ZZE142L-GEPNGG
9BRBB42E**
de
5000515
a
5054665
9BRBB48E**
de
5000526
a
5054671

DESCRIÇÃO DO DEFEITO, DATA E O MODO PELO QUAL A PERICULOSIDADE DO PRODUTO FOI VERIFICADA

O defeito reside no interruptor de acionamento do vidro elétrico da porta dianteira esquerda dos veículos objetos da campanha, o qual pode deixar de funcionar corretamente ou, até mesmo, tornar-se inoperante.

Na tentativa de melhorar o seu funcionamento, caso o consumidor lubrifique o interruptor com qualquer tipo de graxa disponível no mercado, poderá ocorrer o derretimento dos componentes internos do interruptor com a produção de fumaça. Se suceder tal fato, o vidro elétrico deixará de funcionar e poderá permanecer total ou parcialmente aberto ou fechado.

RISCO

Derretimento dos componentes internos do interruptor, com a produção de fumaça, com muito baixo potencial risco de incêndio e a interrupção do funcionamento do vidro elétrico da porta dianteira esquerda.

MEDIDAS A SEREM ADOTADAS PELA TOYOTA DO BRASIL

A campanha consistirá na inspeção do funcionamento do interruptor de acionamento do vidro elétrico da porta dianteira esquerda e a aplicação de graxa apropriada para o componente em questão. Em casos específicos, se necessário, o componente será substituído.

PRAZO DA CAMPANHA

A campanha de chamamento terá início em 25 de outubro de 2012 e durará 12 (doze) meses, assegurado, porém, desde logo, o atendimento, a qualquer tempo, de todos os consumidores que, eventualmente, não puderem observar o citado prazo.

INFORMAÇÕES DE AGENDAMENTO E LOCAIS DE ATENDIMENTO DA CAMPANHA

Para agendar o atendimento do seu veículo, os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Toyota e, para localização dos respectivos endereços e telefones, os proprietários deverão acessar o endereço eletrônico www.toyota.com.br .

A Toyota do Brasil esclarece que a presente Campanha de Chamamento não representa qualquer custo ao consumidor, lamentando, desde já, eventual desconforto que esta situação possa vir a causar aos proprietários dos veículos envolvidos e envidará seus maiores esforços para que esta campanha de chamamento atinja seu objetivo o mais rápido possível.

Para informações adicionais ligue S.A.C: 0800 703 02 06 ou acesse www.toyota.com.br

2 Comentários

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  1. isso sim é um mega-recall ! imaginem o furdúncio que será nas autorizadas , gente que vai querer se aproveitar da situação e tentar encaixar seu velhinho na autorizada , sei lá, é muito carro ! brasileiro não pode ver nada de graça que já vai correndo .

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  2. Isso ai, se há risco problemas tem que tomar iniciativa mesmo. Cabe lembrar que provavelmente essa peça não deve ser produzida pela Toyota, e sim por fornecedores. Recall não é sinonimo de carro ruim, é obrigação e compromisso da marca faze-lo, atitude que muitas marcas aqui nao tomam ou resistem em tomar diante de problemas até mais graves

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