O Volkswagen Golf Sportline 2010 1.6L Total Flex é um dos carros nacionais com o conjunto mais harmonioso em termos de motor, câmbio e suspensão. O acerto que a VW conseguiu estabelecer em seu hatch médio produz um conjunto equilibrado , com um motor 1.6L com potência adequada associado a um câmbio de relações perfeitamente escalonadas. O resultado não é outro senão o prazer ao dirigir.

Teste Golf Sportline 2010 Flex Teto-Solar


O interior do Volkswagen Golf Sportline 2010 1.6L Total Flex também não decepciona, com estofamento em couro, e na versão com teto-solar, o ambiente remete ainda mais ao esportivo Golf GTI. Os bancos tem as laterais avantajadas para segurar o corpo do motorista em condução um pouco mais esportiva, sobretudo em estradas sinuosas.

Aliás, é nesse tipo de trajeto que o Volkswagen Golf Sportline 2010 1.6L Total Flex se sente em casa, em decorrência do acerto firme - porém confortável - da suspensão, que opera em harmonia com as rodas de aro 16” e pneus de 205mm, garantindo estabilidade acima da média, mesmo em condução esportiva.


Conforto

Volkswagen Golf Sportline 2010 1.6L Total Flex é equipado com praticamente todos os equipamentos disponíveis nas versões mais caras do Golf, como a GT e GTI (que não está mais em produção). O interior é um ambiente confortável, silencioso, requintado e moderno.



Os bancos e o voltante contam com ajustes de regulagem de altura e profundidade, ar condicionado Climatronic e teto solar.

Só o teto-solar adiciona ao preço do carro algo como R$ 2.500,00, mas o equipamento é de qualidade superior, não apresentado qualquer tipo de infiltração e funcionamento perfeito.

Motor

O motor EA 111 1.6L 8 válvulas Total Flex do Volkswagen Golf Sportline 2010 1.6L Total Flex é considerado uma das grandes virtudes do carro.

Quando abastecido com gasolina, ele entrega 101 cv, enquanto que com álcool, a potência sobe para 104cv. Trata-se de um motor projetado segundo os modernos conceitos de eficiência energética, o qual pretende combinar elevada potência a baixo consumo e cilindrada.

Esse motor apresenta um elevado torque já em baixas rotações, o que responde pela sensação de agilidade que Volkswagen Golf Sportline 2010 1.6L Total Flex proporciona ao motorista. A curva de torque fica praticamente estável entre 2.500 rpm até um pouco mais que 4.000rpm, evidenciado se tratar de um motor bom para uso urbano e em estrada.


Consumo

Volkswagen Golf Sportline 2010 1.6L Total Flex apresenta consumo médio com álcool, em ciclo urbano pesado, de 6,5km/l. Já em trajetos urbanos mais livres, sem o anda-para tradicional dos congestionamentos, ele obtém 8km/l de álcool.


Partida a frio

Volkswagen Golf Sportline 2010 1.6L Total Flex dispõe de um reservatório de gasolina com 500ml para situações em que o carro está abastecido com álcool, mas precisa ser ligado durante manhãs frias.

Em testes práticos, com temperativas variando 14,5ºC a 17,5ºC, não se verifica qualquer problema de ligar o Golf Sportline 2010, com o carro funcionando na primeira partida.

Transmissão

O sistema de câmbio usado no Volkswagen Golf Sportline 2010 1.6L Total Flex é uma caixa que está em perfeita harmonia com o tipo peso e proposta do carro. O escalonamento perfeito das marchas dá uma sensação de agilidade ao Golf Sportline 2011 típica de um carro 2.0.

Suspensão

Este é o grande destaque do Volkswagen Golf Sportline 2010 1.6L Total Flex. O acerto de suspensão é perfeito e totalmente adaptado para as condições nem sempre favoráveis da pavimentação usada nas vias brasileiras. O Golf Sportline 2010 consegue associar resistência, conforto e estabilidade, uma equação não muito fácil de ser atingida.

Evidentemente esse bom trabalho de suspensão é auxiliado pelos pneus Goodyear Excellence 205/55 R16, que mostram um casamento ótimo com o ajuste da suspensão.

Ficha técnica

Consumo cidade (km/l) (A/G): 8,1 / 9,9
Consumo estrada (km/l) (A/G): 10,4 / 14,1
Tanque de combustível/autonomia (l)/(km): 55 / 775,5

Equipamentos

O Golf Sportline 2011 vem de série com direção hidráulica, ar-condicionado e sensor de estacionamento, e apresenta como opcionais:
  • CD player/comandos no volante, 
  • Câmbio automático/cruise-control,
  • ABS/BAS/EBD,
  • Controle de tração/estabilidade
  • Airbags (frontais/laterais/cabeça):
  • Encosto de cabeça/cinto de 3 pontos para 5º passageiro,
  • Alarme/imobilizador/brake-light
Desempenho

O Golf Sporline 2010 dispõe de um revestimento antiruído no capô, o que permite apresentar baixo ruído de funcionamento mesmo em rotação máxima. Números do desempenho indicados pela fábrica:
  • 0-100 km/h (s) (A/G): 13,3 / 14,2
  • 0-1000 m (s) (A/G): 35,0 / 36,1
  • 3ª 40 a 80 km/h (s) (A/G): 8,2 / 8,7
  • 4ª 60 a 100 km/h (s) (A/G): 12,2 / 13,4
  • 5ª 80 a 120 km/h (s) (A/G): 19,4 / 22,0
  • Velocidade máxima (km/h) (A): 188
  • Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 59,3 / 26,2 / 15,3
  • Ruído interno PM/RPM máx (dB): 36,7 / 76,2
  • Ruído interno 80/120 km/h (dB): 60,2 / 65,2
  • Velocidade real a 100 km/h (km/h): 93,5
Motor
  • posição: dianteiro / transversal
  • Construção/cabeçote/cilindrada (cm3): 4 cilindros em linha / 8V / 1 599
  • Diâmetro/curso (mm): 76,5 / 87
  • Taxa de compressão: 10,8:1
  • Potência (cv a rpm) (A/G): 103 / 101 a 5 750
  • Torque (mkgf a rpm): 14,5 / 14,3 a 3 250
  • Câmbio (tipo/marchas/tração): manual / 5 / dianteira
  • Direção (tipo/nº voltas): hidráulica / 3
  • Suspensão dianteira: independente tipo McPherson
  • Suspensão traseira: interdependente com braço longitudinal
  • Freios (tipo/dianteiro/traseiro): hidráulico / disco ventilado / tambor
  • Pneus: 205/55 R16
Dimensões
  • Comprimento/entreeixos (cm): 420 / 251
  • Altura/largura (cm): 146 / 173
  • Porta-malas (litros): 330
  • Peso (kg): 1 213
  • Peso/potência (kg/cv) (A/G): 11,8 / 12
  • Peso/torque (kg/mkgf) (A/G): 83,6 / 84,8
  • Diâmetro de giro (m): 11


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