A Volkswagen do Brasil divulgou, nesta semana, um posicionamento oficial detalhando as diretrizes de comunicação da companhia para 2026.
Volkswagen - conteúdo jornalístico
Em carta aberta assinada pelo Diretor Executivo de Comunicação e Sustentabilidade, Cláudio Rawicz, a montadora analisa o impacto das tecnologias de linguagem e a importância da distinção entre conteúdo editorial e publicitário no setor automotivo.
Logo VW
IA e a validação da informação
O documento destaca que a consolidação dos Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) e assistentes de Inteligência Artificial altera o fluxo de consumo de dados.
VW Top of Mind - Folha de São Paulo
Segundo a fabricante, o funcionamento dos algoritmos de busca atuais privilegia fontes de informação verificáveis e auditáveis, o que confere ao jornalismo profissional uma função estratégica no ecossistema digital.
Cláudio Rawicz - Diretor Executivo de Comunicação da Volkswagen
A companhia afirma que a relevância das marcas, neste cenário tecnológico, passa diretamente pela produção de conteúdo técnico e contextualizado, capaz de servir como referência em um ambiente saturado por desinformação e narrativas de curto alcance.

Nunca foi tão importante produzir conteúdo técnico, imparcial, contextualizado e responsável. E nunca o papel do jornalista foi tão estratégico para a visibilidade, a reputação e a legitimidade das marcas. Em um ambiente saturado de opiniões, vídeos rápidos, narrativas rasas e, infelizmente, desinformação, o jornalismo volta a ser filtro, referência e bússola.


Transparência e Branded Content
Diante de um mercado automotivo mais competitivo e da entrada de novas fabricantes no Brasil, a Volkswagen abordou o crescimento dos formatos de branded content e parcerias pagas.
VW Tera 2026 - linha de produção
A diretriz da montadora estabelece que o uso dessas ferramentas deve ser acompanhado de transparência absoluta.
VW Top of Mind - Folha de São Paulo
A empresa defende a sinalização clara para o leitor sobre o que é conteúdo publicitário e o que é jornalismo independente, argumentando que essa separação é o que garante a credibilidade de veículos, jornalistas e das próprias marcas.
VW Golf GTI - edição 50 anos - frente
Relação com a crítica técnica
Com 72 anos de operação no mercado brasileiro, a Volkswagen reiterou o princípio da liberdade editorial. O texto pontua que o acesso a dados e fontes qualificadas faz parte da responsabilidade da montadora, enquanto à imprensa cabe o compromisso com a checagem e a clareza entre fato e opinião.
VW Nivus GTS - Golf GTI e Jetta GLI
De acordo com a marca, a recepção de críticas técnicas e legítimas é considerada parte do processo de desenvolvimento de produtos e fortalecimento da reputação institucional.



15 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Falou a marca que pediu a retirada de um influencer crítico na premiação do Uol - a mesma em que o Tera venceu. Curioso, não?

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkk
    . Ética???? Precisou tirar o Lucas da premiação,pois o cara não gostou do Tera que a imprensa babou com medo da VW não dar mais carros para teste.

    ResponderExcluir
  3. O melhor carro quem escolhe é você, isso de prêmio daqui e dali é furada e às vezes comprado.

    ResponderExcluir
  4. Lixo de posicionamento de uma marca que sequer tem respeito a uma pessoa que faz testes de carros.
    Por isso eu cai fora da VW.
    DasFraude.

    ResponderExcluir
  5. Resumindo Jabiracawagem está em vias de quebrar por ter sido a montadora que mais sentiu a pressão das empresas chinesas, não evoluiu e parou na década de 80 aonde pensou que fazer exatamente o mesmo carro apenas mudando de tamanho, continuaria a ter resultados robustos.
    A situação da Jabiracawagem só não e pior graças a mais da metade de tudo que produz estar sendo absorvida pelas Locadoras!!
    Citando apenas 1 fato dessa crise, falemos da SORANA maior CCS do Brasil da marca, que chegou a ter 22 Ccs em São Paulo entre a marca JACAUDI e Jabiracawagem, hoje tem 6 unidades, sendo apenas uma JACAUDI/Jabiracawagem.

    ResponderExcluir
  6. Penso que a Volkswagen coloca um ponto importante, que se refere ao profissionalismo e não espetacularização da cobertura jornalística, pautada na ética e na precisão da informação, evitando-se click baits baseados em narrativas superficiais. O consumidor automotivo quer informação de qualidade e não enviesadas. Nesse sentido, a VW acerta!

    ResponderExcluir
  7. Pois é.... Mas quando um "independente" afirma e reafirma suas opiniões, ele é boicotado em lançamentos, a montadora interfere diretamente em outros meios de comunicação para banir este jornalista, etc. Ah, a Toyota faz o mesmo.

    ResponderExcluir
  8. A VW está certa. Está cheio de haters VW na imprensa travestidos de jornalistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [Está cheio de haters VW na imprensa travestidos de jornalistas.]

      Não apenas da VW.

      Excluir
    2. Carblog comentando sobre ética? Maior blog de desinformação que esse não existe

      Excluir
  9. Penso que a Volkswagen não coloca um ponto importante, que se refere ao profissionalismo e não espetacularização da cobertura jornalística, pautada na ética e na precisão da informação, evitando-se click baits baseados em narrativas superficiais. O consumidor automotivo quer informação de qualidade e não enviesadas, sem prêmios comprados e censura de opiniões.. Nesse sentido, a VW erra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
      Assertivo COMO SEMPRE!

      Excluir
  10. VW a principal que fica divulgando falsas informaçoes do onix/correia
    ah vá...

    ResponderExcluir
  11. Só é bom pra VW se elogiar os carros caros e ultrapassados dela. Felizmente ela tá tomando pau na Alemanha e em breve irá rodar no Brasil também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem